sexta-feira, 18 de outubro de 2002

O Notalatina de hoje está, ele todo, explosivo. A situação da Colômbia é calamitosa. As FARC, que muitos descrêem ter alianças sólidas e fraternas com Chávez, Fidel e o PT, continuam espalhando o terror e dando as cartas, tal e qual o meliante queridinho por 9 entre 10 cineastas brasileiros, Fernandinho Beira-Mar. Há dois dias a cidade de Medellín transformou-se num inferno, causando pânico permanente entre seus moradores.



E na Venezuela, o delinquente mental que governa aquele país, joga suas últimas cartas para intimidar os opositores, tentando desmantelar a greve geral marcada para a segunda-feira próxima. As notícias são do jornal “El Nuevo Herald” e "Associated Press".



RECRUDESCEM OS COMBATES EM MEDELLÍN



A batalha urbana em Medellín, travada entre cerca de 500 rebeldes de esquerda que defendem posições em um populoso setor residencial do oeste da cidade, e 1.000 efetivos das forças governamentais que tentam derrubá-los, piorou às 2 da madrugada de ontem, com a explosão de um carro-bomba que destruiu parcialmente um moderno edifício de 18 andares dessa cidade, de dois milhões de habitantes, porém não deixou vítimas mortais.



Posteriormente, as autoridades conseguiram desativar um ônibus carregado de explosivos que esteve a ponto de estourar, perto da Comuna 13*, de 20 bairros e habitado por 100.000 pessoas. Alí, no fechamento desta edição, pelo segundo dia consecutivo, os rebeldes e a força pública continuavam combatendo casa por casa, no que tem sido considerado a maior batalha urbana da história colombiana.



Por sua vez, o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, se deslocou na tarde de ontem até Madellín, para receber informes sobre os combates, informou a Agência France Press.



Funcionários da municipalidade disseram à imprensa que o chefe de Estado reuniu-se com os comandantes militares e policiais, assim como com altos funcionários do departamento do governo de Antioquia e da prefeitura de Medellín, para passar em revista a situação da populosa Comuna 13 dessa cidade.



Antes de viajar à Medellín, Uribe qualificou de “loucura” e “assunto doloroso” a ocupação da Comuna 13 por parte dos guerrilheiros urbanos e lamentou a morte de vários membros da força pública e dos grupos rebeldes.



Em duas semanas de registros em subúrbios do sul de Bogotá, a Polícia confiscou 120 cargas explosivas usadas para a explosão petroleira e para demolição de edificações, que estavam em mãos das milícias urbanas das FARC.



Os explosivos, de acordo com o comandante da polícia de Bogotá, general Jorge Daniel Castro, foram adquiridos no Perú e podem destruir tudo num raio de 50 metros.



O chefe militar de Medellín, general Mario Montoya, denunciou que os rebeldes entrincheirados na Comuna 13 estão utilizando a população civil como “escudos humanos”. “Nós vamos ficar dentro (da Comuna 13) até que possamos efetuar todos os nivelamentos necessários.



Os rebeldes usam fuzis de assalto, metralhadoras anti-aéreas calibre 50 e lança-granadas múltiplas, que empregam para atacar caminhões da Polícia e helicópteros da Força Aérea, um dos quais foi atingido ontem. Um tripulante do aparelho acabou ferido.



O número de mortos resultantes desses combates em Medellín, ao final da tarde de ontem, não foi precisado pelas autoridades, porém, de acordo com fontes distintas, oscilava entre 11 e 14, quatro deles militares. O saldo de feridos graves é de 22 pessoas.



”Vamos conseguir que os guerrilheiros saiam dali, vivos ou mortos”, disse o general Carlos Ospina, comandante do Exército.



*A Comuna 13 é um bairro onde os guerrilheiros das FARC desabrigaram vários moradores de suas casas, para fazerem aí suas trincheiras. Muitas foram semi-demolidas, para dificultar o ingresso da Polícia e das Forças Militares em seu interior. (Notalatina)



CHÁVEZ AVALIA DECLARAR O ESTADO DE EXCEÇÃO



CARACAS – Associated Press



O presidente venezuelano, Hugo Chávez, está disposto a declarar o estado de exceção se prolongar-se a greve geral de 12 horas convocada para 21 de outubro, pelas maiores organizações sindicais e empresariais do país, afirmou ontem a Procuradora Geral, Marisol Plaza.



O governo respondeu assim, à decisão tomada pela oposição de fazer a greve geral, para pressionar Chávez a adiantar as eleições ou renunciar, para facilitar uma saída pacífica da crise que o país enfrenta desde o falido golpe de abril.



Plaza disse que o governo e os corpos de segurança estimaram que, se “a greve se estender de forma perigosa”, e “a situação escapar ao seu controle”, ditará “um decreto de estado de exceção”.



A procuradora justificou a medida assinalando que esta seria imposta para “resguardar a cidadania e evitar que se produza um golpe de Estado”.



”Poderia decretar-se o estado de emergência econômica ou de comoção interior. O primeiro procederia se se subverter a economia através de uma greve indefinida... e o segundo se se alterar a ordem pública”, declarou Plaza, na entrevista ao jornal El Universal.



Os dirigentes empresariais denunciaram a existência de grupos adeptos ao governo que ameaçaram em saquear o comércio e tomar empresas que paralizem em 21 de outubro.



O presidente da Confederação das Indústrias da Venezuela, Lope Mendoza, informou que solicitou ao Ministro da Defesa que outorgue proteção às companhias locais, devido a ter recebido inúmeras ameaças da parte de grupos que se identificam com simpatizantes de Chávez.



A Constituição outorga poderes ao Presidente para decretar, no Conselho de Ministros, o estado de exceção e restringir temporariamente as garantias consagradas na carta magna. A medida deve ser ratificada pela Assembléia Nacional e pelo Tribunal Supremo de Justiça. Do mesmo modo, prevê-se que não poderão ser suspensos os diretos à vida, o devido processo e a informação.



Nenhum comentário: