terça-feira, 27 de julho de 2004

Hoje nós voltamos a falar de Cuba, através de um apelo do líder oposicionista Oswaldo Payá, em que ele chama a atenção das pessoas de boa vontade e defensores dos direitos humanos, acerca das detenções arbitrárias que continuam ocorrendo diariamente na Ilha. Nestes 45 malditos anos, nunca a repressão religiosa esteve tão intensa como nos últimos anos. Lá, rezar um simples terço dentro da igreja se constitui em crime, pode? Para um demônio agonizante e apavorado com a breve perda de todo o poder, pode sim.



A outra nota sobre Cuba é mais grave, e nos informa que um dos opositores René Montes de Oca Martija foi detido, junto com outros opositores, mas não revelaram à sua esposa “porque” ele está preso nem onde se encontra. Não há formalização de culpa mas ele continua sob as botas da prepotente polícia, incomunicável. É até difícil tentar imaginar como é possível se viver sob constante ameaça de prisão, repressão, e acusações mentirosas, como se fora um marginal, quando todo o “crime” destas pessoas é que elas rezam e crêem em Deus. Inimaginável, isso...



E, finalmente, as duas últimas notas são da Venezula, denúncias que se multiplicam a cada dia mostrando o quão canalha pode ser um marginal desesperado. Há crimes de toda ordem, sobretudo nos altos escalões do governo. São verdadeiras víboras se comendo uns aos outros e juntos planejando mais um golpe que desvela a farsa da aceitação pacífica do abjeto Chávez ao RR.



Por hoje ficamos com essas quatro notas mas amanhã tem mais.



Fiquem com Deus!



OSWALDO J. PAYÁ COMUNICA URGENTE, DESDE HAVANA



Havana, 26 de julho de 2004 – É urgente que circule nos meios de comunicação a detenção arbitrária de nosso delegado Daniel Pereira García, em Palma Soriano, Oriente, ocorrida neste passado 22 de julho, após um registro em sua casa que foi revistada das 6 até às 9 PM. Até onde se pôde confirmar, ele encontra-se detido na delegacia de polícia de Palma Soriano. Detalhes adicionais os forneceremos depois que seja possível nos comunicarmos com a referida delegacia de polícia.



Daniel é ativista dos Comitês Cidadãos Gestores do Projeto Varela e membros do Movimento Cristão de Libertação (MCL). No momento da detenção encontrava-se como todos os membros dos Comitês Cidadãos, em plena campanha recolhendo assinaturas.



Queremos ressaltar que estas detenções e repressão inumana que se está registrando em todo o território nacional, é a resposta do regime em não permitir mais apresentações de assinaturas cidadãs em reclamo dos direitos do Projeto Varela que o povo se lançou a respaldar com determinação, ante a ausência de uma resposta aos reclamos que se estão realizando.



Quermos alertar à comunidade internacional e os organismos de direitos humanos destas violações e das ameaças que estão recebendo de intimidação, para que nosso povo não possa exercer seus direitos.



Oswaldo J. Sardinas – Coordenador Nacional do MCL

Pelos Comitês Cidadãos Gestores do Projeto Varela (CCGPV)



Fonte: NetforCuba International - www.netforcuba.org



MANTÊM DETIDO RENÉ MONTES DE OCA



www.adcuba.org – O Secretário Geral do Partido Pró Direitos Humanos de Cuba, afiliado à Fundação Andrei Sakharov, René Montes de Oca Martija, encontra-se detido desde o passado sábado, 24 de julho, sem que se lhe tenham formalizado culpa até o momento. Esther Germán Valdez, esposa do opositor René Montes de Oca Martija, líder do Partido Pró Direitos Humanos de Cuba e militante da mesma organização, denunciou que na unidade de polícia de Calabazar, os agentes lhe informaram que eles não podiam dar-lhe nenhuma informação, já que o caso estava em mãos da Segurança do Estado.



Também foram detidos no sábado Alexis Rodríguez Fuentes, do mesmo partido opositor e Pablo Silva, do Movimento Nova República, que foram liberados hoje.



O objetivo das detenções, segundo Moisés Leonardo Rodríguez, fonte desta informação, foi impedir a participação destes opositores de participar da “Oração pela Unidade Nacional”, que se celebra em várias igrejas do País; em Santiago de las Vegas tinham planejado efetuá-la neste fim de semana, como de fato se realizou, apesar da ausência dos detidos.



Informou Moisés Leonardo Rodríguez Valdés a Carlos Alberto Oyarce, de Havana.



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DE PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte: http://www.payolibre.com



INFORMAÇÃO URGENTE DO UNAPETROL SOBRE MÁQUINAS DE VOTAÇÃO DO CNE



Ajudem-me a trasmitir esta mensagem aos meios de comunicação, para desmontar a mega fraude, não das máquinas, mas a junta eleitoral vai declarar inválidas as impressões digitais que não sejam reconhecidas pelas máquinas caça-impressão, e não serão reconhecidas simplesmente porque só vão poder reconhecer as que foram scaneadas para a emissão da nova cédula bolivariana. Agora se repetirá a história e nos anularão as IMPRESSÕES DIGITAIS.



PRESTA ATENÇÃO: Esta mensagem tem como finalidade alertar a toda a sociedade venezuelana acerca desta estratégia que adianta o CNE, para evitar a revocatória do presidente. De fontes próximas aos diretores do CNE, me informam que a estratégia consiste em “re-cedular” massivamente a população, uma vez que a nova cédula bolivariana é a única que cumpre com as especificações de impressão requeridas para serem reconhecidas pelas máquinas caça-impressão que o reitor Jorge Rodríguez está comprando no México; de modo que os votos daquelas pessoas que tenham cédulas antigas serão classificadas como “votos de procedência duvidosa” (porque a máquina caça-impressão não coincidirá com o registro eleitoral) e serão anulados pela Junta Eleitoral.



Isto indubitavelmente promove uma disputa eleitoral legal entre a Presidência da República e seus opositores. Esta informação parece ser congruente com algumas campanhas oficiais: insistência em automatizar um ato tão simples; renuncia à auditoria após a votação; cedulação massiva e chamado do presidente para que não fique ninguém sem cédula; compra de caça-impressões de modo apressado; convocatória dos Círculos Bolivarianos para dar assistência massivamente aos centros de cedulação como preâmbulo da grande “Batalha de Santa Inês”.



Fonte: News – Noticias - www.VenezuelaNet.org



ARTILHARIA DE OFÍCIO – DE MARIANELLA SALAZAR



IMPLACÁVEL PERSEGUIÇÃO – O Minstério Públicco está exercendo ações legais contra os ex-procuradores Theresly Malavé e Américo Gloria, pelo confisco do arsenal descoberto em uma casa do MVR em Propatria, em 12 de abril de 2002, quando a Polícia Metropolitana expropriou de Roberto Rodríguez Rodríguez - priemiro suplente do conselheiro Richard Peñalver – um carregamento de pólvora, uma recarregadora de cartuchos, bombas trifásicas, coletes à prova de bala, sabres com o escudo da Venezuela, carregadores de FAL, balas de FAL e armas 9 milímetros.



PROCURADORIA BLIVARIANA – Continua a adulteração de avaliações fiscais (institucionais) no Ministério Público, para fazê-los aparecer em seus processos internos como dementes ou incapazes. O propósito é abrir processos penais por delitos de salvaguarda por cobrar sem trabalhar e substituí-los por afeitos ao regime. Nerva Ramírez, ex-Procuradora de Salvaguarda no estado de Zulia e atual diretora de Delitos Comuns da Procuradoria, se encarrega do “emporcalhamento”: adultera as avaliações dos procuradores com competência em matéria penal e coloca arbitrariamente um “deficiente” em suas folhas de serviço.



PAGAMENTO DE PEDÁGIO: Estaria o ministro do Interior e Justiça, general Lucas Rincón, inteirado de que nas suas costas se negociam cargos de chefe de Serviço, em cartórios e registros? Segundo algumas fontes, os funcionários que cobram e dão a volta são um major de sobrenome Camargo, ajudante pessoal do ministro Rincón, e o pai do major que trabalha como Chefe de Segurança do Ministério.



A conhecida atriz e cantora Sabrina Gómez, cujo nome artístico é Kiara, está sendo promovida como importante testemunha no julgamento contra o General de Divisão (GN) Carlos Alfonzo Martínez. Em 30 de dezembro de 2002, um grupo de reconhecidos artistas e líderes da comunidade acompanhou o General Alfonzo, quando dirigia uma mensagem na praça Madariaga, perto da sede do Comando Geral da Guarda Nacional, na urbanização El Paraíso. Quando Kiara se dispunha a entoar o hino nacional, os comandos da DISIP, fortemente armados, perseguiram e detiveram o General Alfonzo Martínez, com o qual começou a longa via crucis que lhe tem privado da liberdade.



A defesa tem tentado infrutuosamente comunicar-se com Kiara – que também é advogada – e apenas espera que ela compareça voluntariamente ao tribunal, como o fez naquele 30 de dezembro para cantar o hino.



CARAS PINTADAS: durante o entardecer do Dia da Criança, alguns oficiais e soldados, entusiasmados com as celebrações que se desenvolviam no clube de tropa do Forte Tiuna, exigiram às palhacinhas contratadas para a festa infantil que lhes pintassem alguns NÃO nas bochechas. Uma vez maquiados, estes Dom Fulgêncios revolucionários se divertiram, desfilando com as pinturas de NÃO em seus rostos...



Fonte: News – Noticias - www.VenezuelaNet.org



Traduções: G. Salgueiro





segunda-feira, 26 de julho de 2004

O Notalatina abre a semana dando exclusividade às notícias sobre a Venezuela, uma vez que fatos gravíssimos estão ocorrendo todos os dias, sobretudo nos bastidores do Palácio Miraflores, completamente tomado e dirigido por cubanos, teleguiados pelo abutre insepulto do Caribe, Fidel Castro. Há notas graves sobre Cuba também, mas não há espaço suficiente e, penso, até o dia 15 de agosto a prioridade será mesmo da Venezuela, pela gravidade do que se avizinha com o Referendum Revocatório.



As denúncias apresentadas aqui são todas comprovadas por fontes idôneas, muitas delas de conhecimento público na Venezuela mas sistematicamente omitidas do público brasileiro que, por desconhecer totalmente a realidade daquele país irmão, acaba achando “muito lindo e comovente” o apoio dado ao abjeto bufão Chávez pelos comunistas da ala pseudo-intelectual brasileira.



E para fazer oposição a esta farsa macabra, o jornalista Percival Puggina, juntamente com outros jornalistas de expressão como Gilberto Simões Pires, Políbio Braga e o filósofo Denis Rosenfield, elaboraram um manifesto em apoio ao POVO venezuelano e contra Hugo Chávez. Aqui está o link do Manifesto para quem quiser lê-lo http://www.puggina.org/2003/sabendo/news.php?detail=n1090761171.news e, se for de sua vontade, faça sua adesão pelo e-mail puggina@brturbo.com até o dia 31/07/2004, indicando nome, profissão, estado e país em que reside.



Não deixem de ler as denúncias aqui apresentadas, pois a Venezuela sangra; miremo-nos neste exemplo porque amanhã poderemos ser nós. Fiquem com Deus e até amanhã!



Em marcha uma “operação Rio creSIdo”.



O professor Morel Rodríguez, candidato de toda a oposição democrática para o governo de Nueva Esparta, denunciou ontem que o governo ativou uma nova operação para evitar o referendum e que inclui o assassinato de relevantes líderes opositores em todo o país.



Rodríguez disse exatamente que o governo, depois de comprovar que não há forma de se evitar uma derrota imensa no próximo referendum, e depois de admitir também o fracasso de sua campanha de subornos, de compra de consciência, para mudar a decisão da maioria dos venezuelanos de revogar o mandato de Chávez, recorreu ao seguinte e desesperado cenário de pôr em marcha uma ofensiva de provocações para criar o caos, e que inclui, além disso, o crime político. “Denomina-se “Operação Rio CreSIdo”, precisou Morel Rogríguez.



A alarmante denúncia foi formulada por Morel Rodríguez, depois de verificar a informação confidencial e anunciou que a faria chegar à Procuradoria Geral, embora tenha confessado que sua confiança nesta instituição é pouca. Segundo essa informação que Morel Rodríguez possui, a execução da “Operação Rio CreSIdo” (diz que se escreve com o “S” do SI), teria sido confiada ao conselheiro da capital Richard Peñalva, já conhecido, porque enfrentou processos nos tribunais no famoso caso dos “pistoleiros de Puente Laguno”.



A denúncia coincide com dois fatos surpreendentes: 1. A repentina e ruidosa renúncia ontem do Procurador Gamal Richini, da Décima Procuradoria em Carabobo, depois de denunciar um plano do governo para usar a Procuradoria para a perseguição e encarceramento de políticos opositores (vejam o exemplo do prefeito Caprilles Radonsky) e 2. Os estranhos roubos de 40 kilos de explosivos e dezenas de armas cometidas nos últimos dias, por encapuzados, dentro de instalações militares. Todavia, Morel Rodríguez não disse se existia alguma relação destes fatos com a denunciada “Operação Rio CreSIdo” para criar caos e provavelmente cometer assassinatos políticos.



Com mais precisão, Morel Rodríguez disse que “a execução desse plano criminoso está a cargo de Richard Peñalver e seus comandos estão integrados por agentes cubanos e delinqüentes locais”. “No caso de Nueva Esparta – sublinhou Morel Rodríguez – o comando foi ativado e é formado por agentes cubanos e milicianos venezuelanos, e já teriam contratado também dois bandos de delinqüentes locais para que façam o trabalho sujo”. A revelação do plano, segundo informou Rodríguez, permitiu conhecer que a tarefa dos bandos é a tarefa do “killer” que comete o atentado, o assassinato do líder político opositor. “Porém, uma vez concluída essa tarefa, se produzirá então a liquidação física do “killer”, do membro do bando contratado, para não deixar testemunhos que inculpem o governo”.



Morel Rodríguez disse também que entre os principais objetivos da “Operação Rio CreSIdo” estão os candidatos da oposição a governadores, entre eles Salas Feo, de Carabobo, Enrique Mendoza de Miranda e ele mesmo, Morel. Todos são candidatos que as pesquisas antecipam como ganhadores. “No caso específico de Nueva Esparta – acrescentou Morel Rodríguez -, este plano inclui como objetivos pessoais os candidatos da oposição para as prefeituras, entre eles Nano Avila, José Ramón Díaz, Arsenio Rodríguez, Cruz Mendez Quijada e Eligio Hernández”.



Fonte:News – Noticias - www.VenezuelaNet.org



QUANDO O BARCO AFUNDA



De fonte fidedigna do Ministério do Interior e Justiça e sob minha responsabilidade por considerar anti-humano e criminoso, passo esta informação que até a CICPC ou PTJ não conhecem.



Aparentemente, é uma ordem governamental a de limpar a Grande Caracas de invasores e de dejetos humanos que se vão convertendo em símbolos indiscutíveis da miséria e do fracasso da ação social revolucionária do governo chavista. Assim foram catalogados como tais “dejetos” a indigentes, mendigos, cata-latas e similares moradores de rua com danos psico-físicos que não os tornariam recuperáveis para sua exploração populista e violenta nos círculos violentos chavistas. “Não vamos desperdiçar recursos nestes dejetos, quando temos que gastar muito dinheiro nas patrulhas... Devem desaparecer com eles. Estão nos prejudicando demasiado em favor da oposição”. Assim se copiou a chamada fúnebre com sotaque cubano que vinha desde Miraflores. Terá esta ordem a ver com os assassinatos misteriosos e impunes de indigentes?



Aqui têm outra pérola: Agora podem saber porquê os “paramilitares do outro bando” estavam sem armamento, as quais nunca foram localizadas pelas montanhas de El Hatillo e menos ainda na fazenda Daktari. Anotem que esta fonte já se foi do Governo: Resulta que o contrabando de armas e munições vinham procedentes de CUBA e iam ser recebidas por sequazes seletos da DISIP em La Guaira, para seu traslado e oportunamente “plantado” nessa fazenda. Por “estranha descoordenação” foram desembarcadas em Puerto Cabello (Base Naval), onde se armou um alvoroço enorme que mantêm em sigilo, por ordem do grande almirante do chavismo. Começaram a jogar a bola. Esta graça do céu resultou em que os camponeses colombianos recrutados por Rodríguez Chacin, e enviados por engano à Caracas, não puderam ser fotografados, nem capturados em flagrante com armas de guerra ao acampar no terreno da Daktari. São armas sem identificação que pertencem à Força Armada Nacional...Muito perigoso, Almirante!!!.



Não há forma de limpar a cara sobre esta ópera bufa, porém poderia ter sido muito sangrenta para os infelizes paramilitares ingênuos, porém afortunados. O regime quer inculpar alguém, e o está fazendo cinicamente com oficiais inocentes para tapar sua precária situação governamental ante a opinião pública. ATENÇÃO COORDENADORA DEMOCRÁTICA: cuidado com os abstencionistas crônicos, patrulhas maisantas em bastiões opositores e nacionalização massiva de estrangeiros!.



Pesquisas confidenciais do regime apontam Chávez atordoado e fora de controle. Suas pesquisas em diferentes cidades do país, chamadas por eles de guarnições, não baixam de 60% a favor da oposição (SI). José Vicente Rangel está levando uma grande batalha pessoal para manter Chávez em atitude de otimismo e ofensiva eleitoral que já soa falsa. Finalmente estão planejando a obtenção de um resultado eleitoral muito renhido, mínimo e confuso que leve a inventar uma suposta fraude por parte da oposição democrática, apoiado por uma manifestação violenta de rua, por parte de seus malandros seguidores boinas vermelhas. Tratarão de lançar o anzol para ver se pescam em rio revolto a providenciar que o Tribunal Supremo de Justiça (chavista) declare a nulidade do resultado do referendum por um suposto motivo de “confusão técnica” de força maior, e a realização novamente do referendum, com contagem manual exclusivamente, em trinta dias hábeis. Eis aqui as palavras de José Vicente Rangel: “Porra, Hugo, temos que trabalhar muito duro para recrutar abstencionistas e nacionalizar estrangeiros em todas as partes. Há que levar a margem entre o NÃO e o SIM ao mínimo. Há que confundir os resultados. Não há outra fórmula eleitoral que seja possível para fodê-los”. ASSIM SE ESCUTOU E ASSIM LHES ENVIO, SENHORES DA COORDENADORA. Liguem as antenas. Não deixem usurpar os abstencionistas. A MARGEM DE VANTAGEM TEM QUE SER MUITO SIGNIFICATIVA E CONTUNDENTE PARA QUE NÃO HAJA LUGAR PARA DÚVIDAS NEM TRAPAÇA, E GANHAR O RR NO DIA 15 DE AGOSTO MESMO!



Leiam esta outra que já não é mais segredo: O Alto Comando Militar está tratando de “congelar” o caso do incêndio do calabouço en Fuerte Mara, com saldo conhecido de dois soldados mortos por graves queimaduras e outros seis feridos. Qualquer continuação séria e transparente da investigação, sempre levaria a vir à luz a intervenção criminosa e protagônica de milicianos cubanos do serviço de inteligência G-2, que foram retirados às pressas para Havana. Este é o nó que não podem desenrolar: Quem forneceu o lança-chamas aos cubanos? Como se fez para calar os soldados sobreviventes? Por que não há nenhum militar do Forte Mara detido por este caso? Como fizeram para calar os familiares das vítimas? Por que tratam de acusar um general que é inocente? Segundo Satanás Chávez, deve-se ocultar a presença dos esbirros cubanos a qualquer custo. Assim lhe ordenou seu comandante em chefe Fidel Castro.



Nota: O Embaixador de Cuba é o culpado de que o Prefeito Henrique Capriles esteja preso injustamente. Este filho de uma cadela deve pagar sua canalhice antes de fugir para Cuba!



Fonte: News – Noticias - www.VenezuelaNet.org



ARTILLERIA DE OFICIO – Marianella Salazar



O GENERAL AMORDAÇADO



Carlos Alfonzo Martínez não regressa às úmidas celas dos processados militares em Ramo Verde, onde minaram sua saúde por estar privado do alento da aurora e da luz solar. Por isso, não se deve entender como um ato de generosidade que a juíza Carmen Chacín tenha decidido apreciar razões para outorgar-lhe o benefício de casa pelo cárcere, porque o general continua preso e, o que é mais cruel: amordaçado.



O general Alfonzo tem a proibição expressa do tribunal em estabelecer contato com os meios de comunicação; um castigo estremecedor, porque não poderá exercer a liberdade de expressão nem a de comunicar-se – através dos meios – com o mundo. Todas as cartas democráticas consagram entre seus princípios a liberdade de expressão, em todas as suas formas e manifestações, como um direito fundamental e inalienável, inerente a todas as pessoas. A proibição judicial da juíza será acatada com aversão e profunda indignação. Nunca poderão calar seus ideais nem deter seu espírito, nem deixar que esteja presente nas lutas que ocorrem neste momento por uma autêntica democracia. Por antepor suas reflexões e dizer verdades incômodas, Carlos Alfonzo Marínez pagou o preço de sua liberdade, e agora a do silêncio; é um preso de consciência da justiça revolucionária.



Segundo a definição da Anistia Internacional, um preso de consciência é uma pessoa privada de sua liberdade por razões políticas, religiosas, de origem étnica, sexo, cor ou idioma, e que não fez uso da violência nem advogou por ela.



Está claro que na Venezuela existem presos de consciência, só a solidariedade dos que se sentem no dever moral de exigir sua liberdade e o permanente seguimento que fazem os meios de comunicação, poderiam contribuir para a libertação plena do general Alfonzo e a de todos os presos de consciência, como Henrique Capriles Radonsky, os presos políticos do Táchira, ou os oficiais dissidentes que continuam injustamente encarcerados. Há que insistir enquanto o perverso governo de Hugo Chávez pose falsamente de seu caráter democrático, até que seja revogado.



Os 63 kilos de explosivos C-4 desaparecidos no centro de distribuição de material de guerra, em Puerto Cabello, na madrugada da sexta-feira passada, não foi obra da delinqüência comum, como o afirma o Ministro Lucas Rincón, senão de irregulares da Frente Bolivariana de Libertação e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), relacionadas com o helicóptero roubado há alguns meses em Ciudad Bolívar. Segundo fontes de informação, se prozuzirem-se atos de terrorismo antes do dia 15 de agosto, seriam executados pelos irregulares e não por setores da oposição, como o denunciou o deputado Nicolás Maduro, do MVR.



E o bando formado por membros da FBL e dos guerrilheiros colombianos das FARC e o Exército de Libertação Nacional, que atacou na quarta-feira passada o Destacamento 12 da Guarda Nacional e feriu gravemente o segundo sargento Luis Rojas Morales, durante uma patrulha preventiva perto de El Nula, no estado de Apure, é a mesma que o GAES 1 – Grupo Anti-extorsão e Seqüestros – deteve há um mês pelo seqüestro do ex-governador do Táchira, Luis Enrique Mogollón, que ainda não apareceu. Os insurgentes foram postos em liberdade pelo juiz militar de Guasdualito, José Ángel Moreno.



DOIS PÁSSAROS COM UM SÓ TIRO: nos cárceres do Rodeo I e II, nos de Yare I e II, cedularam e inscreveram no Registro Leleitoral todos os reclusos, inclusive os inabilitados politicamente: os apenados ou condenados não podem postular-se nem votar. Lhes prometeram que se votassem pelo NÃO lhes dariam benefícios, e se ganhasse o SIM, jamais sairiam dalí. As mesas de votação serão instaladas dentro dos cárceres e não na entrada, como sempre se fez, pois assim controlam a população penal e, de passagem, atemorizam os cidadãos inscritos nessas mesas.



O prefeito Rangel Ávalos ordenou abrir um inquérito administrativo contra os funcionários policiais que na semana passada prenderam em flagrante nove tupamaros no bairro San Blas de Petare. Os delinqüentes portavam revólveres, granadas e rádios portáteis; todavia, para não deixar provas, o inquérito não foi registrado no sistema computadorizado. Os meliantes ficaram em liberdade, graças à gestão do fiscal 24º, Rafael Jiménez, ante o 19º Juizado de Controle, enquanto os funcionáros policiais são injustamente sancionados



Fonte: News – Noticias - www.VenezuelaNet.org



Traduções: G. Salgueiro