terça-feira, 27 de julho de 2004

Hoje nós voltamos a falar de Cuba, através de um apelo do líder oposicionista Oswaldo Payá, em que ele chama a atenção das pessoas de boa vontade e defensores dos direitos humanos, acerca das detenções arbitrárias que continuam ocorrendo diariamente na Ilha. Nestes 45 malditos anos, nunca a repressão religiosa esteve tão intensa como nos últimos anos. Lá, rezar um simples terço dentro da igreja se constitui em crime, pode? Para um demônio agonizante e apavorado com a breve perda de todo o poder, pode sim.



A outra nota sobre Cuba é mais grave, e nos informa que um dos opositores René Montes de Oca Martija foi detido, junto com outros opositores, mas não revelaram à sua esposa “porque” ele está preso nem onde se encontra. Não há formalização de culpa mas ele continua sob as botas da prepotente polícia, incomunicável. É até difícil tentar imaginar como é possível se viver sob constante ameaça de prisão, repressão, e acusações mentirosas, como se fora um marginal, quando todo o “crime” destas pessoas é que elas rezam e crêem em Deus. Inimaginável, isso...



E, finalmente, as duas últimas notas são da Venezula, denúncias que se multiplicam a cada dia mostrando o quão canalha pode ser um marginal desesperado. Há crimes de toda ordem, sobretudo nos altos escalões do governo. São verdadeiras víboras se comendo uns aos outros e juntos planejando mais um golpe que desvela a farsa da aceitação pacífica do abjeto Chávez ao RR.



Por hoje ficamos com essas quatro notas mas amanhã tem mais.



Fiquem com Deus!



OSWALDO J. PAYÁ COMUNICA URGENTE, DESDE HAVANA



Havana, 26 de julho de 2004 – É urgente que circule nos meios de comunicação a detenção arbitrária de nosso delegado Daniel Pereira García, em Palma Soriano, Oriente, ocorrida neste passado 22 de julho, após um registro em sua casa que foi revistada das 6 até às 9 PM. Até onde se pôde confirmar, ele encontra-se detido na delegacia de polícia de Palma Soriano. Detalhes adicionais os forneceremos depois que seja possível nos comunicarmos com a referida delegacia de polícia.



Daniel é ativista dos Comitês Cidadãos Gestores do Projeto Varela e membros do Movimento Cristão de Libertação (MCL). No momento da detenção encontrava-se como todos os membros dos Comitês Cidadãos, em plena campanha recolhendo assinaturas.



Queremos ressaltar que estas detenções e repressão inumana que se está registrando em todo o território nacional, é a resposta do regime em não permitir mais apresentações de assinaturas cidadãs em reclamo dos direitos do Projeto Varela que o povo se lançou a respaldar com determinação, ante a ausência de uma resposta aos reclamos que se estão realizando.



Quermos alertar à comunidade internacional e os organismos de direitos humanos destas violações e das ameaças que estão recebendo de intimidação, para que nosso povo não possa exercer seus direitos.



Oswaldo J. Sardinas – Coordenador Nacional do MCL

Pelos Comitês Cidadãos Gestores do Projeto Varela (CCGPV)



Fonte: NetforCuba International - www.netforcuba.org



MANTÊM DETIDO RENÉ MONTES DE OCA



www.adcuba.org – O Secretário Geral do Partido Pró Direitos Humanos de Cuba, afiliado à Fundação Andrei Sakharov, René Montes de Oca Martija, encontra-se detido desde o passado sábado, 24 de julho, sem que se lhe tenham formalizado culpa até o momento. Esther Germán Valdez, esposa do opositor René Montes de Oca Martija, líder do Partido Pró Direitos Humanos de Cuba e militante da mesma organização, denunciou que na unidade de polícia de Calabazar, os agentes lhe informaram que eles não podiam dar-lhe nenhuma informação, já que o caso estava em mãos da Segurança do Estado.



Também foram detidos no sábado Alexis Rodríguez Fuentes, do mesmo partido opositor e Pablo Silva, do Movimento Nova República, que foram liberados hoje.



O objetivo das detenções, segundo Moisés Leonardo Rodríguez, fonte desta informação, foi impedir a participação destes opositores de participar da “Oração pela Unidade Nacional”, que se celebra em várias igrejas do País; em Santiago de las Vegas tinham planejado efetuá-la neste fim de semana, como de fato se realizou, apesar da ausência dos detidos.



Informou Moisés Leonardo Rodríguez Valdés a Carlos Alberto Oyarce, de Havana.



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DE PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte: http://www.payolibre.com



INFORMAÇÃO URGENTE DO UNAPETROL SOBRE MÁQUINAS DE VOTAÇÃO DO CNE



Ajudem-me a trasmitir esta mensagem aos meios de comunicação, para desmontar a mega fraude, não das máquinas, mas a junta eleitoral vai declarar inválidas as impressões digitais que não sejam reconhecidas pelas máquinas caça-impressão, e não serão reconhecidas simplesmente porque só vão poder reconhecer as que foram scaneadas para a emissão da nova cédula bolivariana. Agora se repetirá a história e nos anularão as IMPRESSÕES DIGITAIS.



PRESTA ATENÇÃO: Esta mensagem tem como finalidade alertar a toda a sociedade venezuelana acerca desta estratégia que adianta o CNE, para evitar a revocatória do presidente. De fontes próximas aos diretores do CNE, me informam que a estratégia consiste em “re-cedular” massivamente a população, uma vez que a nova cédula bolivariana é a única que cumpre com as especificações de impressão requeridas para serem reconhecidas pelas máquinas caça-impressão que o reitor Jorge Rodríguez está comprando no México; de modo que os votos daquelas pessoas que tenham cédulas antigas serão classificadas como “votos de procedência duvidosa” (porque a máquina caça-impressão não coincidirá com o registro eleitoral) e serão anulados pela Junta Eleitoral.



Isto indubitavelmente promove uma disputa eleitoral legal entre a Presidência da República e seus opositores. Esta informação parece ser congruente com algumas campanhas oficiais: insistência em automatizar um ato tão simples; renuncia à auditoria após a votação; cedulação massiva e chamado do presidente para que não fique ninguém sem cédula; compra de caça-impressões de modo apressado; convocatória dos Círculos Bolivarianos para dar assistência massivamente aos centros de cedulação como preâmbulo da grande “Batalha de Santa Inês”.



Fonte: News – Noticias - www.VenezuelaNet.org



ARTILHARIA DE OFÍCIO – DE MARIANELLA SALAZAR



IMPLACÁVEL PERSEGUIÇÃO – O Minstério Públicco está exercendo ações legais contra os ex-procuradores Theresly Malavé e Américo Gloria, pelo confisco do arsenal descoberto em uma casa do MVR em Propatria, em 12 de abril de 2002, quando a Polícia Metropolitana expropriou de Roberto Rodríguez Rodríguez - priemiro suplente do conselheiro Richard Peñalver – um carregamento de pólvora, uma recarregadora de cartuchos, bombas trifásicas, coletes à prova de bala, sabres com o escudo da Venezuela, carregadores de FAL, balas de FAL e armas 9 milímetros.



PROCURADORIA BLIVARIANA – Continua a adulteração de avaliações fiscais (institucionais) no Ministério Público, para fazê-los aparecer em seus processos internos como dementes ou incapazes. O propósito é abrir processos penais por delitos de salvaguarda por cobrar sem trabalhar e substituí-los por afeitos ao regime. Nerva Ramírez, ex-Procuradora de Salvaguarda no estado de Zulia e atual diretora de Delitos Comuns da Procuradoria, se encarrega do “emporcalhamento”: adultera as avaliações dos procuradores com competência em matéria penal e coloca arbitrariamente um “deficiente” em suas folhas de serviço.



PAGAMENTO DE PEDÁGIO: Estaria o ministro do Interior e Justiça, general Lucas Rincón, inteirado de que nas suas costas se negociam cargos de chefe de Serviço, em cartórios e registros? Segundo algumas fontes, os funcionários que cobram e dão a volta são um major de sobrenome Camargo, ajudante pessoal do ministro Rincón, e o pai do major que trabalha como Chefe de Segurança do Ministério.



A conhecida atriz e cantora Sabrina Gómez, cujo nome artístico é Kiara, está sendo promovida como importante testemunha no julgamento contra o General de Divisão (GN) Carlos Alfonzo Martínez. Em 30 de dezembro de 2002, um grupo de reconhecidos artistas e líderes da comunidade acompanhou o General Alfonzo, quando dirigia uma mensagem na praça Madariaga, perto da sede do Comando Geral da Guarda Nacional, na urbanização El Paraíso. Quando Kiara se dispunha a entoar o hino nacional, os comandos da DISIP, fortemente armados, perseguiram e detiveram o General Alfonzo Martínez, com o qual começou a longa via crucis que lhe tem privado da liberdade.



A defesa tem tentado infrutuosamente comunicar-se com Kiara – que também é advogada – e apenas espera que ela compareça voluntariamente ao tribunal, como o fez naquele 30 de dezembro para cantar o hino.



CARAS PINTADAS: durante o entardecer do Dia da Criança, alguns oficiais e soldados, entusiasmados com as celebrações que se desenvolviam no clube de tropa do Forte Tiuna, exigiram às palhacinhas contratadas para a festa infantil que lhes pintassem alguns NÃO nas bochechas. Uma vez maquiados, estes Dom Fulgêncios revolucionários se divertiram, desfilando com as pinturas de NÃO em seus rostos...



Fonte: News – Noticias - www.VenezuelaNet.org



Traduções: G. Salgueiro





Nenhum comentário: