quinta-feira, 17 de maio de 2012

Fernando Londoño: a Fênix colombiana!

Como uma fênix, que ressurge das cinzas, o Dr Fernando Londoño Hoyos, vítima de um violento atentado terrorista que pretendia mais que tirar-lhe a vida, silenciá-lo por sua incansável defesa da verdade e luta contra o terrorismo, e onde dois de seus auxiliares perderam a vida defendendo-o há apenas dois dias, ainda se recuperando fisicamente fala aos seus ouvintes diretamente do seu leito de enfermo neste comovente Editorial.
Este Editorial que o Notalatina apresenta com exclusividade para o Brasil dispensa qualquer comentário de minha parte. Ouvi emocionada essa voz tão forte e segura como todos os dias pela manhã, com a mesma certeza, com a mesma firmeza de nunca claudicar em defesa da verdade, da justiça e da liberdade.
A Colômbia é afortunada por ter um filho dessa estirpe que, mesmo com o coração sangrando pela perda dos seus funcionários e amigos, e com o corpo físico ainda se recuperando, há tão-só dois dias volta a pôr no ar suas palavras que nos encantam reafirmando seu compromisso com a verdade e provando que mesmo um atentado desta magnitude não vai intimidá-lo, tampouco vai calar sua voz.
Escutem com atenção o que este gigante colombiano diz porque de minha parte nada mais há a ser dito, a não ser que Deus seja mil vezes louvado por Sua generosidade em salvar dos escombros este grande homem e ser humano que ainda tem MUITO a fazer, não só pela Colômbia como por toda nossa sofrida América Latina. Fiquem com Deus e até a próxima!

 

Comentários: G. Salgueiro

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ainda o atentado a Fernando Londoño: suas causas e conseqüências



Antes de escrever a nota de hoje, ainda sobre o atentado brutal contra Dr Fernando Londoño Hoyos ontem pela manhã, quero pedir desculpas aos leitores pela péssima escrita, cheia de erros e repetições desnecessárias que depois me encheu de vergonha. Aquela notícia me tomou de surpresa, de horror e de medo, pois assim que o fato ocorreu, às 11 da manhã em Bogotá (13 h. do Brasil), fui informada por amigos colombianos mas apenas que Dr Londoño havia sido atingido em um ataque terrorista; nada se sabia sobre seu estado. A mídia colombiana ainda não havia publicado quase nada e tive que esperar dos meus amigos as notícias que eles ouviam por rádio e televisão, que depois me reportavam.
Até que tivéssemos claro qual era o real estado de saúde desse amigo tão distinto, que sempre me tratou com carinho e respeito das vezes que me entrevistou, meus nervos já se haviam esbagaçado. Às 2 da tarde então, já com alguns dados concretos pude escrever, mas ainda com os sentimentos abalados, trêmula e rogando a Deus para que tudo corresse bem com aquele homem quase tão gigante quando o ex-presidente Uribe.
Pretendi fazer uma segunda edição ontem à noite mas ao mesmo tempo acompanhava direto da Câmara dos Representantes a votação sobre a infame lei “Marco Legal para a Paz”, cujo editorial de ontem, minutos antes, levou o Dr Londoño a ter sua vida atentada com intenção clara de silenciá-lo, e mais tarde acompanhei no programa “La Noche”, pelo canal NTN24, a participação do ex-presidente Uribe e do filho do Cabo Edgar Villamizar, Fernando, falando a respeito do atentado.
Essa edição de hoje vai falar mais através de vídeos e o áudio do Editorial de Fernando Londoño porque eles são mais eloqüentes do que qualquer explicação ou análise que eu queira fazer. Então, o primeiro deles mostra imagens capturadas pelas câmeras das lojas situadas próximas ao local do atentado, onde pode-se ver um dos suspeitos vestido de branco e com gorro na cabeça - que já está sendo procurado - descendo de uma moto, atravessando a pista calmamente e segundos depois a explosão. Tudo foi precisamente calculado, pois o terrorista se aproxima do carro para praticar sua insanidade no momento em que o semáforo fechou para aquela via, e obviamente todos os carros tiveram que parar. E por outra câmera, vê-se o terrorista correndo, fugindo e uma moto, possivelmente de seu comparsa, que anda devagar ao lado dele como preparada para lhe dar fuga. Vejam no vídeo abaixo:
  
O próximo vídeo mostra as primeiras imagens do ataque terrorista e o seguinte, imagens exclusivas do Dr Londoño sendo levado do local por dois de seus seguranças que viajavam num carro branco logo atrás do dele.
 
Em seguida o áudio do Editorial de Londoño em seu programa “La Hora de la Verdad”, onde ele repudia com veemência os objetivos dessa lei, que ficou conhecida pelos que a condenam como “Lei da Impunidade”, e faz um apelo aos congressistas para que não a aprovem, pois vai-se premiar os criminosos e punir as vítimas. Mais tarde, enquanto ele era operado para tirar um estilhaço que havia entrado pelas costas e se alojado no pulmão a poucos centímetros do coração, esta lei infame era aprovada por 123 votos contra apenas 4 dos ditos “representantes do povo”. Ouçam com que clareza e eloqüência este brilhante jurista condena uma lei que só vai trazer retrocesso ao país, e permitir que os terroristas sejam perdoados de TODOS os crimes hediondos de lesa-humanidade e possam disputar um cargo público ou político para finalmente tomar o poder da nação, como há anos tentam.
 
E diante deste ataque monstruoso, que fez-nos lembrar a todos o do Clube El Nogal, ocorrido em 2003, muitas foram as declarações de oportunistas, como o terrorista do M-19 e prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, que disse “lamentar o ocorrido” e que “aquele ato fora planejado há muito tempo”. Acrescentou ainda, em declarações pela televisão, que um ato terrorista “demonstra muito ódio por parte de quem o pratica”. Disso ele sabe de cátedra! O presidente Juan Manuel Santos, por sua vez, depois de incentivar a nefasta Lei da Impunidade, alegou que não iria dar trégua aos terroristas das FARC, a quem se atribui o atentado mas em momento algum fez um mea-culpa para admitir que falhou miseravelmente no quesito segurança, e que portanto lhe cabe total responsabilidade por esse ato e outros de igual violência que estouram no país diariamente. As FARC nunca estiveram tão ousadas e criminosas quanto depois das alianças de Santos com Chávez.
O vídeo abaixo apresenta declarações de Uribe na entrada do hospital onde está internado Fernando Londoño, ao qual ele foi visitar. Suas palavras são duras e verdadeiras, dispensando qualquer acréscimo, bem diferente das declarações dos oportunistas e responsáveis pelo ataque citados acima. Vejam:
 



No programa La Noche de ontem participaram o presidente Uribe, o coronel (r) John Marulanda e o filho do Cabo Villamizar, Fernando Villamizar. O coronel Marulanda, prudente, disse que não tinha ainda elementos suficientes para dizer quem havia praticado o ato terroristas mas, pelo modus operandi, tudo levava a crer que havia sido praticado pela Frente Teofilo Forero das FARC. Por sua vez, Fernando fez uma denúncia muito grave, afirmando que logo após o atentado a Dr Londoño telefonaram para sua casa ameaçando seu pai, por ser a testemunha-estrela do caso do Palácio da Justiça em que fraudaram sua assinatura e usurparam seu nome para fazer declarações que jamais fez, e que levou à condenação absolutamente injusta e infame, o general Arias Cabrales e o Coronel Alfonso Plazas Vega, fato já fartamente comentado por mim.
E quando estava encerrando esta edição recebi mais uma informação, desta vez do Diretor da Unidade de Proteção, Andrés Villamizar, que explicou que o motorista do Dr Londoño ao ver o artefato explosivo saiu do carro e o agarrou, para evitar a explosão do automóvel, mas que pela rapidez da detonação ele explodiu em suas mãos levando-a a uma morte instantânea. Ele esclareceu ainda que, se o artefato tivesse explodido no carro, o impacto teria sido pior e todos os seus ocupantes teriam fatalmente morrido. Foi sem dúvida um ato heróico de alguém que cumpriu com o seu dever até o fim. 
Disse ainda o doutor Villamizar que aquele parecia um ato praticado pelo ETA ou IRA, como quem quer desviar as investigações para outro rumo e livrar a cara dos verdadeiros responsáveis, mas lembro que esses dois bandos terroristas têm ligações com as FARC e já trocaram “experiências” e “cursos” incontáveis vezes, inclusive no tempo da zona de distensão do Caguán. O ato terrorista ocorrido no Clube El Nogal foi semelhante a este e soube-se depois que a metodologia havia sido aprendida do ETA. Lembro ainda que na última “marcha patriótica” ocorrida em abril, um membro do ETA esteve presente e fez discurso para a multidão presente, marcha esta que mais tarde ficou comprovado ter sido organizada pelas FARC, pois foram encontrados panfletos do evento em um dos acampamentos.
A toda hora surge uma informação desencontrada mas espero sinceramente que os verdadeiros culpados sejam detidos e contem quem planejou, quem pagou, quem entregou o artefato, e a quem interessava ver o Dr Fernando Londoño morto. Essa história a Colombia já está farta de ver e ninguém agüenta mais tanta impunidade com criminosos, e tanta injustiça cometida contra homens de bem. Deixo, no final de toda esta trama asquerosa, o vídeo da entrevista feita hoje de manhã com o ex-presidente Uribe no programa La Hora de la Verdad, conduzido hoje - e até a recuperação total de seu condutor - por seus colegas de mesa, William Calderón e Montsserrat. Fiquem com Deus e até a próxima com mais notícias deste atentado!


Comentários: G. Salgueiro

terça-feira, 15 de maio de 2012

Atentado das FARC no centro de Bogotá contra a vida do ex-ministro Fernando Londoño!




Notícia urgente! Hoje, por volta das 11 h. da manhã, um terrorista das FARC em uma moto, atentou contra a vida do Dr. Fernando Londoño, um dileto amigo que conduz o programa “La Hora de la Verdad” na Radio Cadena Super, de Bogotá. Confirmam as notícias que assisto agora, ao vivo, que o motoqueiro lançou uma bomba no carro em que viajava Dr Londoño mas errou o alvo e o artefato atingiu um micro-ônibus matando três pessoas e deixando 23 pessoas feridas.
O atentado aconteceu no coração financeiro de Bogotá, na Rua 74 com a Avenida Caracas. Dr Londoño foi protegido por seus guarda-costas mas ficou gravemente ferido, embora as notícias dizem que ele não corre risco de vida, embora tenha sofrido trauma de tórax e trauma craneoencefálico leve e está sendo atendido noa Clínica Country. Entretanto, seu motorista e um intendente da polícia que fazia sua segurança falecerem em decorrência desse atentado.
Comenta-se, ainda, que está havendo distúrbios na Universidade Nacional, que fica próxima do local das explosões, onde alguns elementos nefastos que se passam por estudantes continuam acirrando o clima de terrorismo que se respira no centro da capital colombiana, lançando artefatos explosivos conhecidos como “batata-bomba”, como represália ao acordo do TLC.
Este ato terrorista, presume-se, é uma forma de pressão das FARC porque hoje será votada no Congresso uma lei infame, a chamada “Marco Legal para a Paz”, do senador Roy Barreras, que indulta de todos crimes terroristas das FARC, ELN e outros menores que se desmobilizem. Esta maldita lei será abordada por mim em artigo proximamente.
O que os colombianos em peso se perguntam, é: o que têm a dizer desse horror que há anos não sei via em Bogotá, o presidente Juan Manuel Santos que tem dado apoio descarado às FARC, o Ministro da Justiça, o Ministro da Defesa e mesmo o senador Roy Barreras, autor desta lei assassina??? E o terrorista prefeito Gustavo Petro?
Desde que assumiu a presidência, prometendo que iria dar continuidade ao Plano de Segurança Democrática implantado por Uribe, que havia escorraçado as FARC para dentro das selvas, Santos traiu TODOS os colombianos que o colocaram no poder, não por ele mas crendo que ele iria seguir o programa exitoso de Uribe e não trair o país inteiro retirando o apoio dos Estados Unidos, fazendo alianças com Chávez e retirando da OEA a denúncia de que terroristas das FARC e do ELN têm cobertura na Venezuela, não só por Chavez como de militares dos altos escalões do governo.
Fontes militares assinalaram que as investigações apontam a que desde vários meses os delinqüentes vinham fazendo um seguimento detalhado das rotas de mobilização do ex-ministro Fernando Londoño. Escolheu-se esta terça-feira para desviar a atenção e se abrisse a possibilidade de que o atentado estivesse associado a protestos pela entrada em vigor do TLC com os Estados Unidos.
Na verdade, não somente os terroristas das FARC queriam assassinar Dr Londoño, mas a maioria dos congressistas comunistas que o odeiam pelas suas contundentes denúncias. 
Acabo de ouvir que foi capturada uma pessoa, que pertence a outra cidade, e que afirmou ter sido pago para cometer o delito.
E chamo a atenção para dois outros ilustres colombianos que já foram vítimas de atentados, justamente por seus brilhantes trabalhos contra o terrorismo: Dr. Fernando Vargas Quemba, por defender as vítimas do terrorismo, e o jornalista investigativo Ricardo Puentes Melo, que tem denunciado as crimes cometidos pela banca de advogados José Alvear Restrepo - toda formada por “ex” terroristas do M-19 - e contra os militares. Oxalá não aconteça nada a esses dois guerreiros e que Deus permita a recuperação total de Dr Fernando Londoño Hoyos, um homem a quem já se apontava como possível candidato às eleições presidenciais de 2014.

Outra tentativa de atentado foi abortada hoje às 5 da manhã, no bairro Eduardo Santos, quando um carro-bomba foi deixado em uma rua antes de ser explodido porque o motor falhou. A explosão seria feita através de uma ligação de celular, entretanto peritos em explosivos conseguiram desativar antes que o ato se consumado.
Seguiremos acompanhando este fato gravíssimo e manteremos os leitores informados, mas faço coro com os colombianos nesse momento em que meu coração está sangrando pelo horror, pela insegurança a que Juan Manuel Santos devolveu aos colombianos: RENUNCIE, TRAIDOR!!! Minha solidariedade e preces a este querido amigo. Fiquem com Deus e até a próxima!