sábado, 9 de julho de 2011

Entrevistas com Graça Salgueiro, Coronel Plazas Vega e Indira de Peña Esclusa

O Notalatina traz hoje uma edição diferente das demais, pois as notícias serão dadas através de três entrevistas em vídeos, de pessoas de diferentes países mas que são amigas, têm preocupações similares e, no fundo, falam do mesmo tema: a que levou o avanço do comunismo no continente através do Foro de São Paulo.
A primeira entrevista foi dada por mim sábado passado (02.07) ao programa “Café Colombo”, da Rádio Universitária FM, sob o comando de Renato Lima, Marcelo Sandes e Ketinaldo José, este responsável pela parte técnica da produção do programa. Foi agradabilíssimo o encontro, pois além da simpatia dos entrevistadores, o programa também comenta publicações de livros recém lançados e apresenta sugestão dos ouvintes. Nessa ocasião eu gravei uma sugestão de livro que repito aqui, porque deve ter aparecido apenas no programa da rádio: “Complot contra Colombia”, do coronel colombiano Luis Alberto Villamarín Pulido, meu amigo pessoal de quem sou tradutora oficial no Brasil, e que estará à venda em breve na Livraria Resistência Cultural, do José Lorêdo.
No mês de maio passado a mídia começou a especular sobre o conteúdo do livro “The FARC files: Venezuela, Ecuador and the Secret Archive of Raúl Reyes”, lançado pelo International Institute for Strategic Studies (IIES), publicando algumas correspondências encontradas nos computadores do abatido terrorista, informações que eu já havia publicado na ocasião em que vieram à tona os achados em tais equipamentos, em 2008. Algumas pessoas pediram minha opinião e eu disse que havia comprado o livro mas que, como não o havia recebido ainda, não faria nenhum comentário até tê-lo em mãos. O livro chegou há umas duas semanas mas não pude ler todo o conteúdo do CD que o acompanha, pois a quantidade de informações é vastíssima. Entretanto, pude confirmar o que havia dito quando a mídia inteira (e “renomados” jornalistas) divulgou correspondências que comprometem o Brasil: tudo não passava de pura especulação, pois nesta obra o instituto trata APENAS do relativo à Venezuela e ao Equador, e em nenhum momento sequer tangencia o Brasil. E por que estou contando isto agora? Porque tanto o relativo ao citado livro, como as notícias acerca da doença de Chávez já haviam sido abordadas por mim nesta entrevista, dada há uma semana, mas no Brasil elas só apareceram ontem... Confiram abaixo.





O segundo vídeo traz o coronel Plazas Vega em entrevista ao programa “El Radar” de Caracol TV, concedida ao jornalista Diego Fajardo, que foi à Escola de Infantaria onde está encarcerado o coronel. Nessa entrevista o coronel Plazas fala corajosamente que os tais “desaparecidos” devem ser questionados à promotora Angela María Buitrago, pois ela tem conhecimento de que os cadáveres estão no Ministério Público, acusa esta promotora e a juíza María Estela Jara de ter falsificado e usurpado dados de um cidadão que foi considerado a única testemunha de acusação em seu caso, e declara, mais uma vez, sua inocência dos crimes que o estão acusando.
Para os que acompanham o caso, vale muito a pena ouvir esta entrevista, pois com a tranqüilidade e segurança de quem fala a verdade, o coronel Plazas se defende com argumentos incontestáveis da maior aberração jurídica que se tem notícia na história do Direito. A propósito, seu livro “Desaparecidos: el negocio del dolor”, também estará à venda em breve na Livraria Resistência Cultural.




E, finalmente, Indira de Peña Esclusa, esposa do meu querido amigo Alejandro Peña Esclusa, fala ao programa La Hora de la Verdade conta ao Dr. Fernando Londoño o que se está fazendo para libertar Alejandro dos calabouços do SEBIN, onde está encarcerado. No próximo dia 12 deste mês vai fazer um ano que Alejandro está preso sem julgamento, por um crime que não cometeu. 

Agora que se evidencia a necessidade urgente dele se submeter ao tratamento requerido, após a retirada de um câncer de próstata no ano passado, pouco antes de sua prisão, o advogado que o defende luta para que se relaxe a prisão e que ele possa cumpri-la em casa. Pela informação dada nessa entrevista, no dia 05 o advogado entrou com uma petição no Tribunal anexando o aludo do Hospital Padre Machado, no qual a Medicatura Forense afirma que, pelos exames, o câncer está no estágio “T3”. O Tribunal teria (em tese) de 24 a 48 horas para se pronunciar, mas até o momento não se divulgou nada a respeito. Ouçam o que diz Indira:



Sem citar nenhum dos dois casos diretamente, explico o que está acontecendo no nosso continente nos dias de hoje e, para quem está acostumado com os temas que abordo, aqui ou em artigos, as entrevistas do coronel Plazas e Indira corroboram o que digo. Tenham todos um abençoado domingo e que Deus nos abençoe a todos!
Comentários: G. Salgueiro