terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sordidez criminosa

O Notalatina volta a abordar a situação de Honduras, hoje divulgando uma petição (que já assinei e peço que assinem se concordarem) em apoio à Honduras constitucionalista que pode ser lida aqui, um Manifesto de uma brasileira que vive em Honduras há 30 anos, lá constituiu família e está perplexa com o comportamento do governo brasileiro ao ceder sua embaixada para os atos vandálicos do golpista Zelaya e seus apaniguados.

Há ainda um documento que UnoAmérica encaminhou aos parlamentares brasileiros e ao STF, pedindo para frear as ações de Lula em Honduras e finalmente, um vídeo (não deixem de ver no final!) onde o próprio Zelaya afirma que sua ida para a embaixada brasileira foi de comum acordo com Lula e Celso Amorim. Portanto, não adianta ficar empurrando para cima de Chávez uma responsabilidade que é, em primeiríssimo lugar, desses dois senhores mas que foi gestado e parido por todos eles juntos no XV Encontro do Foro de São Paulo, no México, conforme escrevi no dia 22 pp. no artigo “Brasil: opção preferencial pela ilegalidade – Parte 2”, publicado nesse dia no site do Heitor De Paola e dias depois no Mídia Sem Máscara. Aliás, não deixem de acessar o site do Heitor diariamente, pois como não canso de dizer, é uma das melhores e mais corretas fontes de informação sobre Honduras.

Ontem eu dei duas notícias que me encheram de alegria, que foi o reconhecimento da Biblioteca do Senado americano de que não houve golpe em Honduras, e as declarações do representante dos Estados Unidos na OEA, que chamou de irresponsável a atitude do governo brasileiro de abrigar Zelaya na sua embaixada, além de responsabilizar diretamente Lula pelos atos de vandalismo ou mortes que possam decorrer de seu ato insano.

Pois bem, hoje o Comissionado Nacional dos Direitos Humanos, Ramón Custodio, pediu à OEA que respeite a dignidade dos hondurenhos dizendo que “Honduras continua sendo um Estado, que continua sendo um povo e que a ONU e a OEA, devem nos respeitar como a qualquer outro governo”.

Com relação ao Brasil – malgrado os deboches do psicopata presidente -, disse o senhor Custodio: “O governo brasileiro tem que responder ante um foro internacional, em algum momento, e se chegar a haver algum banho de sangue neste país, por culpa do senhor Lula, ele será responsável e podemos ir aos tribunais penais internacionais para acusá-lo de qualquer ato e derramamento de sangue hondurenho, de qualquer lado que seja”.

Agora, vejam só como operam canalha e criminosamente os seguidores de Zelaya. No dia 25 pp. o candidato a deputado Marcos Canales, opositor de Zelaya, foi assassinado na porta da igreja da Santidade onde ele se encontrava com a esposa e suas duas filhas pequenas, participando de uma celebração religiosa para orar pela situação de Honduras. Segundo relatou um amigo seu que presenciou os fatos, quando Canales saiu da igreja para pegar o carro dois sujeitos numa moto, da chamada “resistência”, ao vê-lo disseram: “Matemos este” e lhe dispararam dois tiros no estômago.

Em seguida, esses bandidos pegaram seus celulares para tirar fotos e telefonar para os canais “36” e “Cholusat”, duas emissoras zelaystas, enquanto Canales sangrava no chão. Imediatamente esses canais começaram a divulgar que “assassinaram mais um da resistência” enquanto os assassinos alegavam ser um dos seus e que, inclusive, havia participado das marchas pró-Zelaya. Isto foi categoricamente desmentido pela viúva, pelo pároco e pelas inúmeras pessoas que presenciaram a cena trágica, alegando ser uma mentira infame pois durante a marcha a vítima se encontrava na igreja com o testemunho de todos os assistentes ao ato religioso.

Vocês pensam que a sordidez é só essa? Não! Foram descobertas provas de um pagamento milionário feito por Zelaya ao tal Canal 36, cujo cheque o Notalatina apresenta nesta edição com exclusividade. Este canal foi um dos fechados por Micheletti porque retransmitia os pronunciamentos de Zelaya insuflando seus seguidores à rebelião e à desordem, além de divulgar notícias falsas, como a do “mártir da resistência”, sendo necessária a intervenção da viúva e do pároco para desmentir a falsidade e a calúnia.

Ontem eu comparei o decreto que Micheletti expediu ao nosso AI-5, e hoje, depois dessas informações recentíssimas e que a mídia comprada brasileira não divulga, confirmo o que expus anteriormente. Esta gente está lá disposta a qualquer coisa, pois são pagos para isso pelos petro-dólares chavistas, com a conivência do governo brasileiro. E reitero o que venho dizendo e agora autoridades confirmam: toda a desgraça, toda a destruição, toda e qualquer perda sofrida pelo povo hondurenho, sobretudo de vidas humanas, é de inteira responsabilidade do senhor Lula e sua corja de psicopatas travestidos de autoridade. Que a Justiça Divina lhes chegue muito em breve e com a severidade que eles merecem.

Fiquem com Deus e até a próxima!

Manifesto Público

Nós, brasileiros(as) que formamos com nossos familiares a colônia brasileira de San Pedro Sula, Honduras à comunidade nacional e internacional, fazemos saber que:

1) Lamentamos e nos envergonha profundamente a atitude do nosso ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, e do governo do nosso país, ao permitir a presença do Sr. Manuel Zelaya, na sede da Embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

2) Repudiamos veementemente as ações do Itamaraty que marcaram um retrocesso nas relações diplomáticas entre o Brasil e este digno povo hondurenho e seu governo atual.

3) Protestamos por todas as ações pouco diplomáticas que estão causando, não só que o Brasil fique impedido de cumprir a sua liderança na resolução pacífica do conflito interno hondurenho, mas também põe em risco direto a representação diplomática, a nós brasileiros residentes em Honduras, aos funcionários da embaixada, aos vizinhos da embaixada e aos cidadãos de outros países que realizam gestões de procedimentos comuns nessa sede, porque armaram um escudo humano em torno da figura do Sr. Zelaya, que infelizmente foi "hospedado” pelo Itamaraty em nossa embaixada em Tegucigalpa.

4) Nós condenamos o fato de o Itamaraty e o nosso governo não terem levado em conta o nosso bem-estar, o de nossas famílias e dos nossos bens e empresas, ao tomar esta decisão sem precedentes na política externa brasileira.

5) Instamos o nosso governo a tomar as medidas corretivas necessárias, no tempo mais breve possível, para que o Sr. Zelaya não continue usando nossa embaixada para atos de sedição e de incitamento à revolta.

6) Pedimos aos três poderes do Estado brasileiro a tomar medidas adequadas para que o governo mantenha conversações com as autoridades hondurenhas para uma rápida resolução desta situação, mas respeitando a Constituição de Honduras, as leis hondurenhas e as do direito internacional, e sobretudo respeitando o princípio universal da autodeterminação e da não intervenção.

7) Nós convidamos as outras colônias de residentes neste belo país de Honduras para manifestar a seus respectivos governos, devido que é nossa opinião que outros Estados também estão violando os mais elementares princípios de neutralidade, não ingerência e cooperação para a resolução de conflitos internos desta nação nobre de Honduras, que só quer desenvolver-se em PAZ, ORDEM E PROGRESSO.

Elair Schenkel de López

Presidente de la Colonia Brasileira de San Pedro Sula, Honduras



UnoAmérica pede ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal do Brasil para parar as ações de Lula em Honduras

Senhores,

Deputados e Senadores do Congresso Nacional

Magistrados da Corte Suprema de Justiça

República Federativa do Brasil.

Tenho a honra de dirigir-me aos senhores na oportunidade de expor-lhes o seguinte: o aval de Lula à operação que permitiu o regresso clandestino de Zelaya a Honduras – assim como o apoio logístico que a Embaixada do Brasil lhe presta, para que desde lá coordene ações destinadas a provocar uma guerra civil – afeta a estabilidade da região centro-americana e prejudica gravemente os interesses nacionais de vossa nação.

Aparentemente, as ações internacionais de Lula procuram defender a democracia e incrementar a presença do Brasil na América Latina. Entretanto, isso é só na aparência.

Na realidade, as manobras de Lula no exterior estão desenhadas para favorecer única e exclusivamente seus aliados do Foro de São Paulo [1], organização que pretende destruir as instituições de nossas nações e colocar o Poder Executivo acima dos demais poderes públicos, como ocorre na Bolívia, Equador e Venezuela, e como Zelaya pretendia fazer em Honduras.

Até agora Lula se comportou como um socialista “moderado”, porque as sólidas instituições brasileiras o impedem de atuar de outra forma. Todavia, a estratégia de Lula consiste em apoiar os radicais na periferia, para facilitar o avanço do socialismo radical dentro do vosso próprio país. Sem dúvida, Lula tem favorecido a Chávez de maneira inaceitável [2].

Para entender a relação tão estreita que existe entre Lula, Chávez e Zelaya, assim como o pano de fundo das manobras do governo brasileiro em Honduras, é de vital importância que vossas instituições tenham acesso às informações contidas nos computadores de Raúl Reyes.

Faço um respeitoso chamado a investigar seriamente por que o Congresso e a Corte Suprema de Honduras se viram obrigados – por mandato constitucional – a destituir Zelaya. Também me atrevo a sugerir-lhes que impeçam que o presidente Lula continue provocando conflitos em Honduras.

Sem outro particular a que fazer referência, aproveito para fazer-lhes chegar meus mais sinceros desejos pelo bem-estar e o progresso de vossa grande nação.

Muito atenciosamente,

Alejandro Peña Esclusa

Presidente de UnoAmérica

www.unoamerica.org

(1) Ver artigo - El Foro de Sao Paulo a los 16 años de fundado. Disponível em: http://www.fuerzasolidaria.org/WebFS/Escritos/FSP16anos.html

(2) Ver artigo - La verdad sobre Lula. Disponível em:

http://www.fuerzasolidaria.org/WebFS/Escritos/LaVerdadSobreLula.htm

Traduções e comentários: G. Salgueiro


segunda-feira, 28 de setembro de 2009

"Zelaya, se comporte como um líder e não como um estrela de cinema!"

Eu pretendia fazer uma atualização do Notalatina logo após a última edição mas não foi possível porque estou com hérnia de disco em três vértebras da coluna lombar desde 6ª feira passada, de modo que não agüento mais de 5 minutos sentada ou pé, sem que dores lancinantes se instalem. Esta é uma das razões deste blog não ter atualizações tão constantes, como me perguntou um leitor outro dia e como eu gostaria que fosse.

Outro motivo de não haver atualizações mais freqüentes é que também sou dona-de-casa, além de necessitar de tempo para estudos, leituras e pesquisas, coisas todas que faço absolutamente sozinha. Não tenho auxiliares em nenhuma dessas atividades, de modo que, ao contrário do que muita gente pensa, minha “equipe” sou eu sozinha; e Deus, que me inspira, protege e guarda. E não me queixo, pois gosto de fazer tudo o que faço; apenas estou justificando porque a falta de assiduidade.

Outra questão que quero abordar, antes de entrar no assunto mesmo, é sobre as doações. Agradeço de coração a generosidade de Ângelo e as inúmeras sugestões para que eu abra uma conta no Paypal. Bem, se alguém me ensinar como se faz isto, posso tentar, mas não tenho a mais mínima idéia de como funciona isto.

Alguns outros leitores enviaram comentários perguntando “minha opinião” sobre a possível “invasão da embaixada brasileira” e eu só posso dizer que não opino acerca de especulações que estão sendo lançadas pelas esquerdas – ou desinformadores profissionais, como um certo blog muito famoso -, como uma maneira de instigar à desordem e a lançar desinformação sobre os fatos. Eu não costumo dar opiniões ou palpites sobre o que não conheço bem, ou sobre aquilo que sei com certeza que desconheço completamente. Tenho lido muitos informativos e jornais do Brasil e do exterior, para ver o que costumam dizer a respeito dessa situação e não me agrada o que vejo.

A mídia nacional e estrangeira quase em sua totalidade, continua chamando de “golpe militar”, “golpe de Estado”, “governo golpista”, “presidente de fato”, a uma situação que é tão clara quanto a luz do dia – desde que queiram observar com isenção -, então, por que eu devo respeitar ou prestar atenção em gente que não respeita a verdade ou simplesmente informa os FATOS como estão acontecendo em vez de falseá-los? Um exemplo claro disso diz respeito a duas matérias que li ontem e hoje. Ontem, a notícia dava conta de que, após as alucinadas denúncias de Zelaya, de que mercenários israelenses o estavam com “sons” e tentando envenenar a água da embaixada, além de jogarem gases tóxicos lá dentro, médicos da Cruz Vermelha Internacional e o seu próprio, além do representante da Embaixada Brasileira, afirmaram que todos estavam bem de saúde, e que não havia nada disso que o delinqüente afirmava. Hoje, o informativo argentino (que estranhamente deu uma guinada radical à esquerda) “Urgente24” afirma exatamente o contrário. Leiam aqui que palhaçada.

Agora, uma coisa me parece clara: quanto mais esta gente transgride as leis, mais desordens causam, mas afastam os povos e os governos de suas pretensões. Fazendo uma recapitulação muito rápida e sucinta dos fatos: Zelaya cometeu crime ao desrespeitar a Constituição de seu país e por isso, quando foi detido e banido já não era mais presidente, pois seu crime o destituía automaticamente das funções presidenciais. O vice-presidente não pôde assumir porque havia se afastado do cargo para se candidatar nas próximas eleições, então foi empossado Roberto Micheletti que era o presidente da Assembléia Nacional. Tudo isto dentro da legalidade como manda sua Carta Magna. Então, por que essa defesa exacerbada de Zelaya, os chavões e a intromissão do Brasil num país do qual nunca se falou por aqui, dada a sua insignificância para nós?

O que Lula e os outros mandatários intrometidos nos assuntos internos de outro país pensam não é nem na democracia, nem no bem-estar do povo hondurenho, mas em seus interesses pessoais: Lula, em conseguir a liderança nas duas Américas e com isso amealhar um assento permanente do Conselho de Segurança da ONU; Chávez, em continuar controlando mais um país pequeno e pobre, para usá-lo quando e da forma como bem quisesse; e todos em conjunto, pensando no governo comunista mundial, onde um “direitista” no meio do caminho (como Colômbia, Peru e México) pode atrapalhar muito seus planos e as facilidades de tráfego da ilegalidade.

Então Zelaya fica lá utilizando a Embaixada Brasileira como se fosse sua estrebaria, junto com uma horda de desocupados meliantes e um padre comunista que distribui panfletos estimulando o vandalismo e a barbárie. Então, queriam o quê? Com as última declarações de ontem chamando a uma “ofensiva final”, Zelaya provocou as medidas de endurecimento que o presidente Micheletti tomou através de um Comunicado, com fechamento de estações de rádio e estado de exceção no país. Vejo este episódio muito semelhante ao nosso AI-5, pois os delinqüentes fizeram de tudo para serem reprimidos para depois culpar o governo de “autoritário” e “ditatorial”, como já estão chamando Micheletti. Porque comunista é assim: primeiro eles criam o caos e o vandalismo para depois acusar os que fizeram uso da Lei para reprimi-los, de terem causado a repressão e provocado o caos.

Dentre essas medidas Micheletti, absolutamente dentro da Lei, pediu ao Brasil que se pronunciasse quanto ao status de seu “hóspede” num prazo de 10 dias e o agora desmascarado perante o mundo, Lula, debocha, ironiza e muito arrogante diz que “não aceita ultimatum de golpistas”. Agora vejamos uma coisa que este prepotente asno, que está se achando o dono do mundo, não explicou nem dá satisfação ao presidente do país que ele está afrontando. Se ele não reconhece Roberto Micheletti como legítimo presidente de Honduras e tirou seu embaixador de lá, com que direitos ele dá abrigo numa embaixada que não existe de direito a um foragido da Justiça que, pela Constituição do país que ele afrontou já não é mais nada além de um cidadão comum, sem qualquer imunidade? E os tratados internacionais que Lula tanto cobra de Micheletti, o que ele está fazendo com eles?

Ora, é dever de um mandatário preservar a Lei e a Ordem e garantir a estabilidade do Estado que ele preside, cuidar do bem-estar de seu povo e garantir o funcionamento normal das Instituições, e é isto que Micheletti tem tentado com o apoio das Forças de Segurança (Militar e Policial) e da maioria da população que quer viver em paz e com prosperidade. NADA do que ele está fazendo está fora da lei, até porque, com mil olhos voltados para o mais mínimo detalhe de seus atos, Micheletti não seria burro de fazer o mesmo que tanto criticou. Mas os pervertidos mentais, enfermos de uma mente revolucionária não conseguem ver a realidade como ela é, por isso têm que modificá-la, distorcê-la até que caiba em suas pretensões insanas.

Mas este cenário está começando a mudar. A Biblioteca do Congresso Americano elaborou um documento, baseado na Constituição de Honduras (bem diferente dos palpiteiros boquirrotos Lula e Chávez), que atesta a legalidade da deposição de Zelaya. Leiam aqui o que diz o documento. Por outro lado, o representante dos Estados Unidos ante a OEA, Lewis Amselem, disse durante um Conselho Permanente da OEA, reunido extraordinariamente para resolver a crise de Honduras, que “o retorno clandestino de Zelaya foi irresponsável e não serve aos interesses de seu povo nem àqueles que buscam o restabelecimento pacífico da ordem democrática”.

E disse mais: “Os que facilitaram o retorno do presidente Zelaya têm uma responsabilidade especial para prevenir a violência e o bem-estar do povo hondurenho”. Como se não fosse pouco, instou Zelaya a “se comportar como um líder e não como uma estrela de cinema”. Gostei e muito, porque agora é uma autoridade de peso que lança a culpa dos danos causados àquela gente aos legítimos responsáveis pelo caos ali provocado: Lula (e seu bando) e Chávez, que agora que sentiram a batata esquentar, estão querendo tirar o corpo fora jogando de um para o outro.

E para concluir esta edição de hoje, deixo-os com dois vídeos muito interessantes: o primeiro, a edição semanal de UnoAmérica, onde Alejandro Peña Esclusa analisa o papel da OEA a serviço do Socialismo do Século XXI. E o outro, a denúncia indignada de uma hondurenha, cuja casa é vizinha da Embaixada Brasileira foi saqueada, depredada e ela acusa e responsabiliza formalmente Lula e o Governo brasileiro pelos danos causados à sua residência e seus empregados. E com isto eu encerro a edição de hoje, desejando-lhes boa leitura. Fiquem com Deus e até a próxima!

Traduções e comentários: Graça Salgueiro