sexta-feira, 23 de julho de 2004

O Notalatina de hoje apresenta apenas um informe, alterando toda a pauta programada, por tratar-se de algo muito grave. Recebi hoje de manhã, de amigos venezuelanos, uma mensagem que trazia anexado um panfleto em papel jornal (autêntico, scaneado) do “Movimiento Poder Popular” e da “Frente Nacional Campesino Ezequiel Zamora”, convocando a população para uma rebelião no dia 15 de agosto próximo, quando acontecerá o Referendum Revocatório (RR).



Não havia link que pudesse levar ao documento, pois veio em formato “pps”, restando-me apenas a opção de copiá-lo, integralmente. Transcrevo no original, em espanhol, pois dessa forma torna-se mais fácil a divulgação dentro da própria Venezuela, onde nem todas as pessoas lêem em português e é a quem de fato interessa tomar conhecimento disto.



Ainda ontem eu alertei para a esquisitíssima passividade de Chávez diante do RR, e tinha certeza de que havia algo mais do que uma mera demonstração de civilidade democrática, pois isso não faz parte absolutamente do modus vivendi do delinqüente capacho de Fidel Castro.



Há dias venho denunciando as “nacionalizações” fraudulentas de cubanos e recentemente de haitianos, culminando com este panfleto que divulgo hoje com exclusividade. Nos discursos perante o mundo este ser abjeto diz concordar que o povo vá às urnas fazer sua escolha mas, nos bastidores, uma trama sórdida, imunda e criminosa vem sendo urdida desde Cuba, para que este delinqüente infecto se perpetue numa ditadura igual à cubana.



Quero denunciar, também, o apoio vergonhoso de certos brasileiros solidários com o crime e a miséria perpetrados pelo comunismo, e que agora não mais escondem suas caras nem seus nomes, ao contrário, expõem-nos orgulhosamente através de sites (http://www.unidadepopular.org), ONGs de apoio, quando não a própria presença na Venezuela. Refiro-me a um “Manifesto” recentemente feito em apoio à “Revolução Bonita” do criminoso Hugo Chávez, assinado pelo bispo comunista Presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da CNBB, Dom Tomás Balduíno, ao arquiteto Oscar Niemayer e o compositor Chico Buarque de Holanda (estes dois assinaram também um manifesto apoiando o fuzilamento dos três cubanos e o encarceramento dos 75 dissidentes em março de 2002, pelo mega-assassino Fidel Castro), a cantora Beth Carvalho (que participou de um programa “Alô, Presidente” e ficou “encantada” com o delinqüente Chávez), os pseudo-intelectuais Emir Sader, Leandro Konder, e mais uma interminável lista de comunistas que adoram o luxo e a riqueza que só o capitalismo, que eles tanto “condenam”, oferece.



Espero com esta divulgação poder alertar o valoroso povo venezuelano do que está sendo tramado para o dia 15 de agosto de 2004, pois este dia não parece que vá ser pacífico. Fiquem alertas e divulguem para seus compatriotas!



Na segunda-feira nos encontramos com novas informações sobre o que a imprensa não revela acerca da América Latina. Tenham um bom final de semana!



C O N V O C A T O R I A



“Frente a los últimos acontecimientos políticos sucedidos en nuestro país el Movimiento Poder Popular e el Frente Nacional Campesino Ezequiel Zamora manifestan lo siguiente: Que la convocatoria do Referéndum Revocatorio representa uno de los momentos de más peligro para la Revolución Bolivariana

.

Que a él llegamos después de muchos intentos políticos y militares para derrocar chantajes y descarados fraudes: clonación de cedulas, muertos que firman, usurpación de identidad y firmas chimbas, etc.



Que el referéndum es parte fundamental de la estrategia imperialista para aniquilar la Revolución Bolivariana. Por ello decidimos que es totalmente falso que la derecha antipatriota quiera medirse electoralmente, como también es una gran farsa su vocación democrática. Lo que ellos tienen montado es un fraude electrónico. El referéndum será la justificación para un nuevo alzamiento de la contrarrevolución, pues a pesar de que en él pierdan, simplemente desconocerán esos comicios y con el apoyo directo de imperio (Estados Unidos, OEA, Centro Carter, etc.), intentarán expulsar al Presidente Chávez del gobierno nacional. Estando así las cosas el problema no es si ganamos o no el referéndum, lo central para el pueblo y para el futuro de esta revolución es como el pueblo empuja, presiona incluso, el propio Presidente para que se profundice de una vez por todos los cambios. Para ello es fundamental que sus organizaciones políticas, asuman una postura política consecuente y leal al nuestro pueblo e al Compañero Presidente.



No podemos esperar pasivos la derrota segura a la que la actual dirigencia, Comando Ayacucho, traidora del proceso lleva al pueblo venezolano. Por eso hacemos un llamado a nuestro glorioso pueblo a la realización de asambleas populares en donde se explique el fraude que sigue en pie e igualmente a prepararse para enfrentar por la vía que sea, cualquier intromisión extranjera.



ANTE EL INMINENTE FRAUDE ELECTRÓNICO QUE TORCERA LA VOLUNTAD DEL PUEBLO, EL DIA DEL REFÉRENDUM, CONVOCAMOS A PREPARAR Y ORGANIZAR EL LEVANTAMIENTO POPULAR (para el 15 de Agosto). Es la única vía que nos queda. Para ello convocamos al campesinado, a los estudiantes, a los trabajadores, a los jóvenes, a los pobladores de los barrios, o todo el pueblo de Venezuela a LA MOVILIZACIÓN CAMPESINA para el 15 de JULIO (como acción previa al Levantamiento Popular) en la que nos tomaremos las calles y vías en todo Centro-Occidente en respaldo a nuestro Presidente y en defensa de nuestra Revolución Bolivariana.



Como pueblo tenemos que impedir que los planos imperialistas se completen. Si la dirigencia titubea, el pueblo no lo hará y pasaremos a tomarnos el poder.



PUNTOS DE CONCENTRACIÓN PARA LA MOVILIZACIÓN CAMPESINA



- EL VIGIA EN LA ENTRADA DE LA AUTOPISTA



- EN LA PEDRERA



- EN BARINAS LA REDOMA INDUSTRIAL



- GUINARE EN LA INTERCOMUNAL CRUCE CON UNDA



- COJEDES EN LA REDOMA DE SIR (…) (texto ilegible G.S.)



- YRACUY EN LA ENTRADA A URACHICHO



- AUTOPISTA LARA-ZULIA EN LA VILLA CREPUSCULAR”



NOTA: O texto foi copiado ipsis literis como estava no panfleto; apenas os destaques em negrito são de minha iniciativa. G.S.



quinta-feira, 22 de julho de 2004

Antes de comentar as notas de hoje, quero desculpar-me com os amigos pela ausência de ontem. Ocorre que o site recusou-se a publicar a edição, não sei por quais motivos; oxalá já não tenha sido censura... Após cinco tentativas frustradas, desisti. Espero que hoje corra tudo bem, pois a primeira notícia me deixou imensamente feliz e, creio, o Notalatina está divulgando com exclusividade.



Não; ainda não é o anúncio da morte do abutre insepulto do Caribe, mas a liberdade do cárcere concedida à extraordinária mulher, guerreira de primeira linha, a economista cubana MARTHA BEATRIZ ROQUE CABELLO, com quem tive a honra de trocar algumas poucas correspondências, antes da malfadada “Primavera Vermelha”, como ficou conhecida a mega operação que encarcerou 75 dissidentes do regime em março de 2002. É uma notinha pequena, ainda sem muitos detalhes mas quero compartilhá-la com os tantos amigos cubanos e brasileiros que a conheceram, dessa imensa felicidade.



Há duas pequenas mas gravíssimas notas sobre a Venezuela, dando conta daquilo que todos nós já sabemos – e o canalha delinqüente Chávez e seus admiradores lambe-botas negam – sobre as armações que estão sendo preparadas para o referendum do dia 15 de agosto. Há tempo eu comentei aqui que estava achando muito estranha a passividade com que o infeliz “goriloro” havia recebido a notícia de que iria haver sim, o referendum, que poderá sepultar seus sonhos de ser o “neo-castro”, o “todo-poderoso” da América Latina.



Mas hoje é o dia das grandes mulheres guerreiras, dessas que não se intimidam com as botas enlameadas e ensagüentadas de uns quantos canalhas vermelhos a esmagar-lhes os sonhos e os direitos mais elementares do ser humano. Me refiro à Eleonora Bruzual, esta jornalista venezuelana que fala a minha linguagem e que não tem “meias verdades” na hora de denunciar. Peço a Deus que a proteja desses monstros abjetos por sua audácia em escancarar toda a podridão escondida sob os tapetes do Palácio Miraflores, pois a perseguição à imprensa já deixou marcas muito severas; que o diga Robert Alonso, outro guerreiro destemido, hoje vivendo escondido feito um marginal foragido. Mas o dia 15 de agosto há de chegar e com ele o fim da festa desta corja de meliantes!. Quisera que os brasileiros tivessem a raça e a fibra do bravo povo venezuelano, pois há ratos demais no Planalto mas faltam vassouras e faxineiros dispostos a nos livrar, a nós também, desta praga que nos assombra há um ano e meio...



Fiquem com Deus e até amanhã!



NOTA INFORMATIVA DE CUBAEUROPA



Recebemos a notícia da libertação de MARTHA BEATRIZ ROQUE CABELLO, à qual nos produz uma algria especial e posso dizer que isto só foi possível, pela enorme solidariedade que esta extraordinária mulher soube despertar em todos os homens honestos e de boa vontade.



Cubaeuropa considera que foi uma vitória de toda a oposição cubana, sobretudo dela, esta mulher da mesma estirpe de Mariana Grajales que manteve com enorme dignidade seu direito de defender seus princípios e suas opiniões políticas, com uma conduta que nos faz sentir orgulhosos de haver nascido nessa terra.



Hoje é um dia de vitória para todos os cubanos!



Aristide Alfonso

Diretor de Cubaeuropa



Fonte: NetforCuba International - netforcuba.org



SI NON É VERO, É BENE TROVATO...



(Informe recebido ainda sem confirmação, daí o título. Entretanto, por todas as maquinações diabólicas tramadas pela dupla criminosa Castro/Chávez, já fartamente provadas e denunciadas aqui, no Notalatina, é possível que este informe seja verdadeiro. Olho, portanto, amigos venezuelanos! G.S)



Estão programados mais de 20 vôos para Cuba no C-130H da Força Aérea Venezuelana, para estas próximas semanas, levando máquinas de cedulação e pessoal de confiança. A operação denomina-se “Resgate”



Outro objetivo é trazer todos os venezuelanos que estão lá em diferentes missões, para o RR, e todos os cubanos cedulados ingressarão no país para apoiar Chávez no RR.



Os vôos saem da Base Libertador a cargo do Grupo de Transporte nº 6, sob o comando do Cel-Aviador Eutimio Criollo Villabobos.



Fonte: lavozdecubalibre.com



A VERDADE SOBRE O REPARO NO EXTERIOR



A NOVA SOCIEDADE CIVIL LATINO-AMERICANA COMUNICA A VERDADE SOBRE OS INSCRITOS NO REPARO NO EXTERIOR



As inscrições se realizaram nos Consulados. Os Consulados enviaram via mala diplomática as caixas ao CNE. As planilhas foram validadas pela direção de Registro; são mais de 200.000 e enviadas para sua inclusão à Informática.



Na Informática, seu diretor Leonardo Hernández NEGOU-SE a incluí-las e NINGUÉM protestou: nem Solbella nem Ezequiel.



Ouviu-se falar de “preço”. Será verdade, PROCER?



ATÉ QUANDO NOS VÃO NEGAR O DIREITO DE REVOGAR – PELA VIA DOS VOTOS – A ESTES ASSASSINOS E LADRÕES QUE AFUNDAM A PÁTRIA? SÃO 200.000 ASSINATURAS A MENOS, QUE PASSA REALMENTE!!!



Jorge L. De Piña

La Nueva Sociedad Civil Latinoamericana – Coordenador Interino



Fonte: www.tierradegracia.com



O “JINETERO” SINISTRO FIDEL CASTRO ORDENA A DESTRUIÇÃO DE CARTER COMO OBSERVADOR



Por Eleonora Bruzual



Quem não vê o que se flagra claramente na Venezuela ou é cego, ou simplesmente se faz cúmplice de uma tenebrosa estratégia, ordenada e motorizada desde Havana, e executada por uma Internacional Comunista-terrorista.



Paralelo em pretender dar uma imagem de regime democrático, Hugo Chávez e seus esbirros, nacionais e estrangeiros, acossam, perseguem, encarceram, ameaçam e coagem humildes venezuelanos nos bairros populares, onde me contam pessoas que vivem lá, que bandos armados, as versões venezuelanas dos CDR cubanos, visitam-lhes para amedrontá-las e ameaçá-las, assegurando-lhes que se não votarem a favor do gorila Hugo Chávez, em 15 de agosto, seus filhos e eles mesmos pagarão as conseqüências.



Assim temos que nossos bairros populares, em Caracas e no resto do país, já possui esse aspecto tenebroso, assustado, esse aspecto de gheto cercado, que têm todas as ruas na Cuba de Castro, ou qualquer cidade do defenestrado bloco soviético, onde os cidadãos eram e são meros escravos de tiranias bestiais.



Nas classes média e alta passa-se algo similar, porém com outra cenografia. Profissionais e empresários são ameaçados em tirá-los de seus trabalhos, como fizeram com mais de 20.000 trabalhadores da indústria petroleira, sem nenhum direito trabalhista nem humano. São ameaçados de perseguição em suas atividades comerciais ou industriais e de eliminar todo contrato com o Estado. Ante este panorama, que já deprimente, como o que vivi há dois dias em um cocktail de senhoras da sociedade caraquenha, que se dedicam a obras sociais, observar como - fugindo de serem ouvidas pelos que, como eu, denunciam e combatem esta extorsão comunista - duas delas ali presentes, convidavam para um evento em prol de um figurão do regime. Ou seja, quem não quer ver que aqui já temos instaurada uma tirania do medo e da coação, simplesmente é cúmplice dela.



Agora já visível o que sem dúvida é a mobilização da Internacional castro-comunista-terrorista, vemos que estes vândalos que não descansam até ver de que maneira violentam a contade popular que implacável pretende – por mecanismos democrático – revogar o mandato do gorila Hugo Chávez, o ordenança do chulo jinetero e insaciável tirano Fidel Castro, agora na voz de um esbirro, de um lacaio imposto e manejado desde Havana e desde Miraflores, sede do comando tirânico, este reitor do Conselho Nacional Eleitoral, Oscar Battaglini, sai ciriticando as reuniões que o Centro Carter realizou com os setores qualificados da oposição. Já questionam este observador, buscando desqualificar e talvez anular sua presença.



Isto aparece, ao mesmo tempo com o que foi declarado por um guru do comunismo e do terrorismo internacional, uma destas sinistras figuras que desde suas seguras e cômodas casas do primeiro mundo, suas burguesas casas seguras e suas cátedras em prestigiosas universidades de países democráticos e livres, arengam, envenenam, subvertem populações, em seu rol de recrutadores de bucha de canhão para a fúria assassina e invasora de Castro, de Marulanda, do terrorismo islâmico, da ETA, do narco-comunismo.



O lambe-botas Battaglini ataca o Centro Carter, conjuntamente com o ataque que a Jimmy Carter lhe faz esse mercenário assalariado James Petras, habitual hóspede de Castro em Havana e comentarista do Granma, Juventude Rebelde e o resto dos pasquins que na Cuba escrava pretendem dar uma imagem de imprensa digna e que não são outra coisa que vozes do patrão, repetidas por seus esbirros e lacaios, onde brilha Petras, este norte-americano colaborador da invasão cubana no Chile durante o regime de Allende, convidado permanente em Caracas, onde – junto com Ramonet e outras larvas – vem pôr as riquezas que lhes dá o gorila bananero que em troca de dinheiro roubado do povo venezuelano, respaldam e publicitam. Petras, professor na Universidade do estado de Nova York em Binghamton e quinta coluna do regime de Castro e do terrorismo internacional.



O lambe-botas Battaglini ataca o Centro Carter e Petras, figurão dessa esquerda militante transgressora, destrói Jimmy Carter - até agora um aliado de Castro - com o objetivo de conseguir o verdadeiro propósito, a verdadeira necessidade: consolidar Chávez no poder, para ter as imensas riquezas da Venezuela, financiando a subversão planetária.



Petras escreveu – ordenado por Castro, desde Havana – um artigo que foi publicado no passado 8 de julho, e que se intitula “A Verdade sobre Jimmy Carter”.



Em Caracas Battaglini busca desqualificar Carter e sua observação internacional. Tudo se encaixa, tudo é parte de uma trama sinistra, de uma mobilização da internacional terrorista: Petras chama Jimmy Carter “O chantagista sorridente”, acrescentando: “Em 15 de agosto de 2004, os votantes venezuelanos decidirão em um referendum, cuja importância é histórica e estratégica. O que está em jogo é nada menos que o futuro do mundo, do petróleo, das relações entre os Estados Unidos e a América Latina (particularmente Cuba), e o destino político e sócio-econômico de milhões de pobres urbanos e rurais...”



Acrescenta este mercenário gringo: “O referedum aparentemente “democrático” é na verdade profundamente autoritário, e seus resultados serão colonialistas e regressivos se a vitória foi da oposição”.



Enquanto um rosário de mentiras, uma repetição das desgastadas e velhas arengas fidelistas se escuta... está muito claro que sobre a Venezuela estão lançados os monstros da violência, da subversão, esses que como Petras, Ramonet, Pérez Esquivel, García Marquez, gostam de destinos turístico escravos onde alimentar suas hipócritas vidas, Castro manda atacar Carter. Destruam Carter para que sobreviva o tropeiro traidor, o goriloro bufão. Estão dispostos a tudo, estão desatados!



Portanto, SIM à democracia, SIM à liberdade, SIM à dignidade!



SIM ao revocatório do mandato de um gorila militar, traidor e amoral. O SIM de milhões de venezuelanos não poderá ser silenciado por alguns canalhas mentirosos, e menos ainda por seus cúmplices internacioanis. Porque a VENEZUELA SAIRÁ SIM DESTE PESADELO! A Venezuela não será segunda Cuba, onde há que viver das migalhas que um verdugo lança.



Miremo-nos no doloroso espelho cubano! Por isso, em 15 de agosto, todos aqui!



Fonte: www.gentiuno.com



Traduções: G. Salgueiro



terça-feira, 20 de julho de 2004

Em todos os países onde o regime político adotado é o comunismo, a repressão, sobretudo à livre expressão e o direito ao culto religioso, é uma das características mais marcantes. Isto está ocorrendo atualmente na Venezuela, na Argentina, aqui no Brasil (ainda não de forma declarada) mas em Cuba é onde a violência e o desrespeito absolutos imperam insolentes, há desgraçados 45 anos.



Hoje apresentamos quatro notas, duas das quais são denúncias acerca da perseguição religiosa que têm sofrido aqueles cristãos escravizados pelas botas do tirano abjeto e não pertencente à raça humana, Fidel Castro.



Iniciamos com a carta do General de Divisão Enrique Medina Gómez, da Venezuela, um desses valorosos homens cuja farda jamais será desonrada ou maculada pela traição ao juramento feito e que hoje vive na clandestinidade por força da perseguição insana do delinqüente criminoso Chávez. Na edição de ontem alertei para uma nota sobre as Forças Armadas vinda da Argentina e que muito deveria servir-nos de exemplo. A extinção total das Forças legais é uma meta, não “dos yankees” como apregoam os desinformados nacionalisteiros mas do Comunismo Internacional, liderado hoje pela mega organização esquerdista Foro de São Paulo, cujos idealizadores não foram Bush, nem Reagan mas o abjeto assassino do Caribe, Fidel Castro, e esta aberração que hoje nos desgoverna, o Sr. da Silva. Não sei quando o Brasil vai tomar vergonha na cara e dizer BASTA!!!, com todas as letras e com uma atitude vigorosa ao comunismo que hoje descaradamente já impera no país. As humilhações e o desmonte das nossas Forças Armadas são um sinal evidentíssimo de que estamos no estágio terminal; só não enxerga quem não quer, ou quem está conivente com toda a patifaria que temos assistido.



Há ainda uma nota de repúdio acerca da comenda que foi oferecida por Daniel Ortega a Fidel Castro, pela passagem dos 25 anos do Sandinismo na Nicarágua. Foi recebê-la um sádico e cruel assassino cubano, Osmani Cienfuegos. Eu entendo a repulsa do manifesto mas entendo, também, que um bando de terroristas que derramou rios de sangue inocente em seu país, só poderia comemorar tal efeméride louvando um outro mega assassino e cujo representante não poderia ser nenhum anjo de candura e bondade.



Finalmente, as duas últimas notas nos mostram como a perseguição aos cristãos da ilha-cárcere se constitui, ainda hoje, num dos piores crimes que se comete desde que o monstro Fidel tomou de assalto o quartel Moncada. Um dissidente cristão foi ameaçado de morte, apenas porque reuniu-se com um grupo que realiza seções de oração pelos presos políticos e outro foi retido, com ameaça de prisão, porque saiu de sua cidade até Havana, com o propósito de assistir a uma celebração na Igreja da Caridade. Infelizmente o demônio parece ter sete vidas, como dizem dos gatos, pois homens bons têm morrido jovens, enquanto esta múmia insepulta continua disseminando todo o seu ódio e terror há malditos 45 anos, incólume. Até amanha!



DESDE A CLANDESTINIDADE



Me tocou escrever este artigo do local clandestino em que me encontro, já que o regime decidiu desatar contra mim uma feroz perseguição, como se de um perigoso delinqüente se tratasse. Isto ocorre como produto do desespero que sabemos estar fazendo estragos dentro dos hierarcas revolucionários e muito especialmente dentro dos acólitos que este destrutivo processo tem encontrado na Força Armada.



Arremetem cegos de ira contra aqueles que eles qualificam de inimigos, os que não nos temos ajoelhado ante seus desejos e decidimos combatê-los abertamente, para impedir-lhes que nos impusessem um sistema político de governo extraído de suas febris cabeças revolucionárias.



Assumimos uma atitude de rechaço ao regime, de cara ao país, sem nos escondermos. Fomos a uma praça pública para expressar nossa dissidência militar e política, porque consideramos necessário que se discutisse abertamente a grave crise que estava destruindo a organização militar e confiávamos em que por essa via ainda se podia contribuir para pôr fim a tanto desatino, corrupção e podridão que açoitava toda a estrutura do Estado, e comprometia nosso futuro em liberdade.



Hoje, assumimos outra atitude. Decidimos não ser reféns deste governo para seguir trabalhando na busca de sua saída do poder. O fazemos conseqüentes com o que proclamamos em 22 de outubro de 2002, ao nos declararmos em desobediência legítima: desconhecemos a utoridade do regime. Ao fazê-lo, consideramos que havia perdido toda autoridade moral para governar-nos e por tanto, como cidadãos livres, conscientes de nossos direitos, não nos submeteremos a seu arbítrio. Ao contrário, nos impulsionam a seguir lutando para tornar realizade nosso desejo de justiça e liberdade. Em recuperar nosso país e eliminar a possibilidade de que outro pesadelo possa repetir-se de novo.



Enrique Medina Gómez – General de Divisão do Exército da Venezuela



Fonte: www.VenezuelaNet.org



COMUNICADO DE IMPRENSA



Denunciamos a presença na Nicarágua, aos atos do 25 aniversário da Revolução Sandinista, de Osmani Cienfuegos, que representou Cuba em tais atos, recebendo das mãos do comunista Daniel Ortega uma condecoração para o tirano Fidel Castro.



Osmani Cienfuegos é um dos torturadores mais ferozes do regime cubano, uma vez que ordenou encerrar em 22 de abril de 1961, em um caminhão hermético, a mais de 159 membros da Brigada 2506, os quais haviam sido presos depois de haver combatido com muito valor às milícias castristas durante a invasão da Baía dos Porcos, para livrar Cuba do comunismo.



Nove dos Brigadistas morreram por asfixia, submetidos à tortura mais horrível que pode sofrer um ser humano, a falta de ar.



Condenamos o governo democrático da Nicarágua, por haver recebido em seu território a este sádico assassino Osmani Cienfuegos.



Honra e glória às vítimas de Osmani Cienfuegos! São eles:



Alfredo Cervantes Lago, José Ignacio Maciá del Monte, José Millán Velasco, Hermilio Quintana Pereda, Moisés Santana González, Santos Ramos Alvarez, Pedro Rojas Mir, René Silva Soublette e José Vilarello Tabares.



M.A.R POR CUBA – Mães e Mulheres anti-Repressão por Cuba

Capítulo de Porto Rico



Fonte: NetforCuba International - http://www.netforcuba.org



AMEAÇA OFICIAL DA SEGURANÇA DO ESTADO DE PRISÃO OU MORTE DE OPOSITOR



Por Moisés Leonardo Rodríguez Valdés – Grupo Decoro



Havana, 19 de julho – O Secretário Geral do Partido Pró Direitos Humanos de Cuba filiado à Fundação Andrei Sakarov, René Montes de Oca Martija, foi ameaçado a que paralizasse as atividades da organização que dirige, pelos oficiais da segurança do Estado de nome Aramís e outro de identidade desconhecida, durante um encontro com os mesmos na repartição de carteira de identidade do município Santiago de las Vegas, à qual havia sido intimado o opositor, às dez horas da manhã do dia 30 de junho.



O próprio Montes Oca explicou por telefone a este repórter, que o oficial Aramís o ameaçou de que seria posto na prisão ou morto, no caso de não suspender as vigílias que a cada quarta-feira à noite é celebrada pela liberdade sem desterro dos presos políticos, conhecidas como “atividades da Vela”, assim como a participação de numerosos membros da organização partidarista junto a outros cidadãos cubanos na Oração pela Unidade Nacional, que a cada último domingo do mês se efetua em diversas igrejas do país. Sublinhou René que o oficial lhe expressou: “Não tens

mais opções: Prisão ou morte”
.



Também no mesmo dia 30 foi intimado na própria dependência repressiva de controle, porém às quatro da tarde, o também membro do tal partido, Ismael Acosta Hernández, em cujo domicílio se têm realizado as últimas atividades da Vela, em Reparto Mazorra e é assíduo assistente da Oração pela Unidade Nacional.



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DE PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte: http://www.payolibre.com



RESIDENTE EM REGLA É IMPEDIDO DE PARTICIPAR DE ORAÇÃO



Havana, 19 de julho – Em nota feita chegar a este repórter, o opositor Arturo Rodríguez Boza, membro do Partido Ortodoxo Cubano e residente na Central nº 24, entre Estrada e Pedro Lantigua, Reparto La Colônia, no capitalino povoado de Regla, fez saber que no dia 23 de junho às oito da manhã, foi advertido em seu domicílio pelo oficial da segurança do Estado, Eduardo, de que não deveria participar da Oração pela Unidade Nacional, que se celebraria no dia 27 do mesmo mês, na Igreja da Caridade, no município Centro Havana da capital.



Quando se dirigia à tal igreja no próprio dia 27, por conhecer que a lei não proíbe tal coisa e que a advertência do oficial não era procedente, foi intimado na rua Zanja na altura do Bairro Chinês, por um policial ao qual se identificara. Ato contínuo, foi conduzido à unidade policial da própria rua Zanja pelo agente com número de chapa 57113.



Já na unidade foi interrogado acerca do que fazia em Havana, se era residente de Regla. Depois de defender seu direito à livre circulação prevista na lei, lhe foi ordenado sentar-se em um banco da estação e ali o mantiveram até às doze do dia em lhe devolveram a carteira de identidade, e lhe permitiram retirar-se, no que ele avalia como um ato para impedir sua participação na Oração pela Unidade Nacional, Através do Diálogo e Reconciliação.



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DE PRISIONEROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte: http://www.payolibre.com

Traduções: G. Salgueiro





segunda-feira, 19 de julho de 2004

O Notalatina volta hoje à sua atualização e traz quatro notas, todas elas graves, sobretudo a última, vinda da Argentina, para a qual peço especial atenção de todos. O que está descrito lá é muito semelhante ao que estamos vivendo aqui no Brasil, com o sucateamento (até a destruição total) das Forças Armadas, apoio a terroristas e alianças estreitíssimas com os abjetos Castro e Chávez, tão bem advertido (e que NENHUMA IMPORTÂNCIA foi dada) pelo saudoso Dr. Constantine Menges, falecido semana passada. Mas isso não é à toa; lembro que tudo foi planejado e vem sendo cumprido à risca, pelas reuniões do maldito Foro de São Paulo, do qual são fundadores o mega-criminoso Fidel e “seu” Lula, de nefasta e vergonhosa figura.



A primeira nota deu-me um imenso prazer em divulgar, pois dá conta de mais um cubano que “desertou” e atualmente não se conhece o seu paradeiro. Observem a indagação cretina da embaixadora! Se a vida naquela ilha-cárcere é o paraíso que os canalhas lambe-botas do monstro do Caribe apregoam, por que será que tanta gente arrisca a própria vida para sair de lá? Essa pergunta eu gostaria de poder fazer aos velhacos comunas Chico Buarque, Oscar Niemayer e o governador do Paraná, Roberto Requião, que acabam de assinar um “manifesto” em favor da “Revolução Bonita” do delinqüente Chávez, tendo os dois primeiros, em 2002, assinado outro manifesto em favor das prisões dos 75 dissidentes cubanos e do fuzilamento sem julgamento dos três jovens, que tudo o que desejavam era ir em busca de liberdade, num mundo de gente, não de monstros.



E a prova mais cabal da vilania comunista deste infeliz espantalho, o “goriloro bananeiro”, como o chama a querida Eleonora Bruzual, está nas duas notas referentes à Venezuela. A primeira dá conta de que os passaportes só estão sendo autorizados aos cubanos naturalizados venezuelanos, ILEGALMENTE, ou àqueles que pretendem ir à Cuba; venezuelano DE FATO, se não for adepto do regime não tem direito, é mole? E a outra é o desabafo de um jovem estudante venezuelano, em Miami, que está sendo prejudicados pela demora na remessa de dólares que seus pais lhe enviam para custear os estudos. Quem não faz parte da camarilha vermelha tem que enfrentar todo tipo de dificuldades e impedimentos. Mas, tenho fé em Deus que no dia 15 de agosto aquele bravo povo saberá dar um basta nesta farra simiesca e infernal! Amanhã tem mais. Fiquem com Deus!



UM DIPLOMATA CUBANO DESERTA EM BELIZE



Pablo Alfonso - El Nuevo Herald



Um diplomata destacado na Embaixada de Cuba em Belize, desertou dessa sede diplomática e está desaparecido desde princípios deste mês, confirmou a embaixadora cubana nesse país, Regla Díaz Hernández.



Isaac Abreu Falardo, que há ano exercia a função de Encarregado de Negócios da embaixada cubana na cidade de Belize, desertou junto com sua esposa e dois filhos sem que até o momento se conheça seu paradeiro.



A embaixadora Días declarou ao diário belizenho, The Reporter, que não tinha idéia de por quê Fajardo havia desertado e sublinhou que é a primeira vez que isto sucede com um diplomata cubano creditado nesse país. “Se ele quis sair de Cuba para ir trabalhar em qualquer outro lugar, devia ter regressado à ilha e então começar os procedimentos necessários. Não sei porque fez isto”, explicou a diplomata ao diário.



Também 23 médicos cubanos que prestam serviços em Belize desertaram da missão oficial, desde princípios de 2004, confirmou a embaixadora. Cuba começou a enviar médicos e pessoal de saúde pública a Belize, em fins de 1998 e atualmente um total de 110 profissionais de saúde encontram-se destacados nesse pequeno país caribenho e centro-americano de aproximadamente 280.000 habitantes.



Fonte: lavozdecubalibre.com



ALERTA VINDO DA VENEZUELA!



Nos últimos dias vem-se dando uma situação bastante preocupante na Venezuela; me refiro à expedição de passaportes. Na segunda-feira passada um membro de minha família dirigiu-se à seção de estrangeiros de Caracas, para solicitar seu passaporte e qual não foi sua surpresa, ao ver que a metade do quarteirão que a seção de estrangeiros ocupa, estava repleta de cubanos. A fila era gigantesca, pois imaginem que a tal fila ocupava quase o quarteirão completo. Estes cubanos portavam o diário oficial para fazer valer seu direito JÁ como cidadãos VENEZUELANOS, e solicitavam a aquisição do seu passaporte.



Também soube de um caso em Maracay, onde havia uma fila longuíssima no Banco Industrial, pois esta fila era para todos os cubanos que haviam solicitado passaporte venezuelano, o qual lhes seria entregue no banco. INCRÍVEL, MAS É VERDADE!!!.



Finalmente, lhes faço saber que no estado de Mérida, se queres um passaporte TENS QUE VIAJAR PARA CUBA e levar uma carta assinada pelo Governador ou Prefeito, onde se corrobora tua estada em CUBA. O que isto lhes parece???



Fonte: lavozdecubalibre.com



CARTA DE UM ESTUDANTE VENEZUELANO NOS ESTADOS UNIDOS



Sou um estudante de jornalismo na Universidade Internacional da Flórida, Miami e lhes escrevo com o propósito de explicar-lhes porque meu primeiro voto será um contundente SIM!



Estou farto, leiam bem, FARTO! de batalhar com a improcedente máquina burocrática que é a CADIVI, cada vez que tento obter dólares para pagar por meus estudos e manutenção. Sei que minha batalha não implica afastar os astutos libertinos da Guarda Nacional, agüentar a respiração ante os gases lacrimogênios, nem tampouco me coloca frente a frente com os fanáticos cegados pela demagogia de Chávez. Todavia, cada vez que chega a hora de pagar o semestre, minhas penúrias e a odisséia começam.

Para começar, tenho que programar entrevistas com o pessoal da universidade – desde os reitores até os empregados administrativos – para que aprovem prorrogações de pagamento devido a que as transações tardam meses para serem aprovadas e processadas pela CADIVI, o que me tem impossibilitado, em numerosas ocasiões, de registrar as matérias que me convém por questões de horário ou por exigência acadêmica. O último pagamento que a CADIVI aprovou em meu nome, correspondente ao mês de janeiro, se materializou em 29 de junho, quer dizer, sete meses depois. E enquanto os participantes das missões tramoístas de Chávez recebem bolsas por serem adeptos do regime, os milhares de estudantes que estamos no exterior conformamos, semestre após semestre, a outra massacrada missão: esta de caráter impossível.



Meus pais trabalham muito duro e vêm fazendo sacrifícios para poder custear meus estudos e a última coisa que necessitam é uma organização discriminadora que lhes trave o serrote. Por isso me fui inscrever no consulado aqui em Miami. Porém, para minha surpresa, me encontrei novamente frente a um pessoal que não pechincha na hora de colocar obstáculos no caminho dos venezuelanos que queremos exercer nosso direito ao voto no processo referendário. Como já devem saber, o consulado não obedece o horário estabelecido por eles mesmos para que as pessoas se incluam no Registro Eleitoral Permanente, e carecem de pessoal para realizar o processo. Os voluntários não faltam, porém, enquanto as pessoas se oferecem para assistir o pessoal consular na tarefa de preencher as planilhas, não faltam os céticos que se perguntam se essas planilhas chegarão algum dia ao Conselho Nacional Eleitoral ou, no caso de que cheguem, se as invalidariam por sua qualidade de “assistidas”.



Na outra face da moeda, e em uma nota muito mais positiva, sinto que devo transmitir o patriotismo e o civismo que envolvem a comunidade venezuelana do sul da Flórida. Desde que se aprovou o revocatório, na atmosfera se respiram uma efervescência e uma vitalidade embriagantes. Para amostra, um exemplo: Manuel Mele, um exitoso arquiteto que conheci na fila para ser incluído no REP, emigrou para Miami quando tinha apenas dez anos. De nossa breve e casual conversa fiquei sabendo que sempre manteve contato com seus familiares em Caracas, porém nunca se manteve tanto a par do acontecer político do país. Desde a ascenção de Chávez ao poder, o senhor Mele tem acompanhado zelosamente como se desenvolvem os eventos na Venezuela e assegura que, graças à Internet, pôde reencontrar-se com suas raízes e definir sua identidade. Nesse dia, Manuel Mele, cédula de identidade plastificada na mão com sua fotografia de menino estampada nela, se inscrevia pela primeira vez para votar em algumas eleições celebradas na Venezuela, o país que viu crescer seus pais e avós, com os quais veio para Miami há mais de 20 anos.



Eu votarei SIM, para que deixem minha família comprar dólares e assim poder pagar a universidade. Votarei SIM, para que se acabe a exclusão e o favoritismo. Votarei SIM, para poder voltar e completar meus estudos de pós-gradução. Votarei SIM, para presenciar o nascimento de uma Venezuela sábia e frutífera. E, finalmente, votarei SIM, para não ter que voltar a escrever cartas como esta.



Elias Eduardo Lopez Gross – C.I. 15.395.207



Fonte: News – Noticias – www.VenezuelaNet.org



GRAVE DENÚNCIA DO SEPRIN QUE SERVE DE ALERTA PARA O BRASIL



É um fato muito grave ver e dar fé aos nexos, apoio e financiamento dos grupos terroristas por parte do governo argentino. Nos referimos à “internacional terrorista” e como agora um diretor do Ministério de Desenvolvimento Social, que manipulará fundos, poderá agigantar as estruturas pró-terroristas, revolucionárias, com financiamento do próprio Estado, e contando com ninguém menos do que a própria irmã do Presidente Kirchner.



Esta gente recebe dinheiro, como já denunciamos, de Chávez, Fidel Castro, das FARC, da ETA basca e anteriormente de Saddam Hussein, assim como de uma organização da Suécia. Um exemplo evidente é Hebe de Bonafini, Aznarez e outros mais que já denunciamos neste site.



Por esta razão, é evidente a perseguição às Forças Armadas e de Segurança. As ameaças de nos encarcerar sofridas por este site, da parte de assassinos de aluguel do próprio governo, por causa de nossa opinião; o desmantelamento das estruturas de inteligência à proibição de “fazer inteligência” sobre grupos políticos de risco; além do fechamento da Escola de Inteligência da Polícia Federal; a infiltração de 1.000 membros de grupos piqueteros e partidos de ultra-esquerda na Polícia Federal Argentina, é só o começo de uma revolução.



A aliança de Kirchner com Chávez e Fidel Castro, a unificação das emissoras de telvisão como Canal 7 e a Cadeia Venezuelana, são alguns dos pontos. (Além de emissoras de tvs comunitárias do Paraná/Brasil, denunciados aqui, no Notalatina na última semana em que o blog foi editado. G.S.).



Também o são o asilo político a terroristas como a peruana do MRTA e ao etarra Josu Iriondo e exilado na Argentina. A tolerância ao delito ainda quando piqueteros incendeiam patrulheiros ou tomem comissariados, prender um militar por enviar um e-mail, e perseguir a todo aquele que não pense diferente, é o passo final.



Agora, leitor, isto que você lê está amparado por provas. Imaginem na Espanha, Estados Unidos e União Européia, imaginem um empresário ao ler isto e ver que o país está ulcerado de terroristas como apoio do próprio governo! Você crê que a SIDE não tem estas informações?



Ontem um assessor de imprensa de um vice-governador nos dizia: “Eu tenho medo, pois esta gente não tem limites”, ao referir-se a Kirchner. Cremos que este informe, ainda que parcial, pois há detalhes que não podemos mostrar, reflete o caminho da Argentina.



Fonte: seprin.com



Traduções: G. Salgueiro