terça-feira, 30 de maio de 2006


Na última edição do Notalatina eu havia prometido que a próxima seria a apresentação de um vídeo do General de Divisão venezuelano Néstor González González, hoje na clandestinidade forçada pelo regime castro-chavista, que dá uma entrevista bastante grave a uma televisão espanhola. Entretanto, dei prioridade a outros vídeos que já estavam preparados para a divulgação desde abril e que, em decorrência do Seminário sobre Democracia e Liberdade ocorrido recentemente e no qual estive bastante envolvida, ficaram aguardando uma oportunidade mais amena para serem divulgados.


Trago hoje, com exclusividade no Brasil, dois vídeos sobre Cuba apresentados no programa “A Mano Limpia” que é conduzido pelo jornalista dominicano Oscar Haza, no Canal 41 AméricaTeVe dos Estados Unidos.


Quero primeiro comentar o mais recente desses programas que foi exibido no dia 11 de abril pp., cujo vídeo comentado foi lançado no domingo de Páscoa, em Miami. Trata-se do documentário “As torturas de Castro”, com direção de Luis Guardia e produção de Pedro Corzo, em que ex-presos políticos, vítimas sobreviventes da ditadura castrista relatam as torturas que sofreram nas masmorras cubanas, com 1 hora de duração e que pode-se ver aqui: www.canf.org/2006/video/2006-abr-12-las-torturas-de-castro.htm.


Este vídeo foi também apresentado na Conferência sobre Direitos Humanos da ONU, em Genebra, o que rendeu mais uma condenação (pró forma, a bem da verdade) a Cuba, ato que se repete ano após ano sem que nada de concreto aconteça ao velho ditador, tampouco àquele povo escravizado e amordaçado da Ilha-cárcere.


Este trabalho de resgate e vivificação dos crimes da ditadura comunista implantado na ilha há 47 anos, deve-se ao “Instituto de la Memoria Historica Cubana contra el Totalitarismo” (http://www.cubamemoria.com/ – visitem-no!), cujo presidente é o estimado amigo Pedro Corzo e que conta em seu acervo com vários documentários, um dos quais “Guevara: anatomia de um mito” que o Notalatina apresentou com exclusividade em 01 de novembro de 2005.


Há ainda dois outros documentários produzidos por esta equipe: “Tributo a papá”, traz depoimentos comoventes e dolorosos de mulheres que cresceram sob a discriminação e o estigma de serem filhas de fuzilados – e, portanto, inimigos da revolução -, a dificuldade de compreender por quê seus pais foram assassinados, a falta que eles fizeram em acompanhar o crescimento e desenvolvimento de cada uma e as marcas psicológicas irreversíveis que esta perda ocasionou em suas vidas. E, “Yo los he visto partir”, traz também depoimentos de ex-presos políticos que viram companheiros de luta e de prisão, alguns que até compartilhavam a mesma cela, amigos queridos serem levados para o fuzilamento, alguns porque eram cristãos, outros porque se negaram a apoiar uma ditadura comunista. Eu os tenho em DVD e afirmo: vale a pena ver porque não se trata de ficção mas uma realidade cruenta e pungente que me assusta em pensar que pode um dia se concretizar entre nós.


No vídeo do programa “A Mano Limpia”, apresentado no último dia 11 de abril, estiveram presentes Luis Guardia e Pedro Corzo, autores do documentário, a senhora Anette Escandón, o senhor Evelio Ancheta e o Dr. Gerardo Rodríguez Capote, hoje psicólogo, todos ex-presos-políticos que relataram suas experiências com os verdugos da tirania castrista submetidos a torturas físicas e psicológicas diárias, durante os anos em que estiveram presos.


Existe um projeto para que todos estes vídeos produzidos pelo Instituto da Memória Histórica Cubana contra o Totalitarismo sejam reproduzidos e comercializados pelo Mídia Sem Máscara em um futuro próximo; estamos torcendo para que isto se concretize o mais rápido possível, pois creio e insisto que é muito importante que se conheça a realidade daquela ilha que de paradisíaca só tem mesmo aquilo que foi obra do CRIADOR, e não do ditador.


O primeiro vídeo é centrado no programa “A Mano Limpia” onde os painelistas comentam sobre os vídeos produzidos pelo IMHCT, sobretudo o mais recente, “As torturas de Castro”; este, entretanto, além das exposições e comentários, apresenta o citado vídeo mesmo, na íntegra. Traz como convidados José Antonio Evora, crítico de cinema de “El Neuvo Herald”, Alejandro Ríos, também critico de cinema e Emilio Ichikawa, filósofo e ensaísta que discutem e apresentam o curta “De Buzos, Leones e Tanqueros” realizado em Cuba, por Daniel Vera, que foi apresentado na Quinta Mostra de Jovens Realizadores, em Havana. Vejam em http://www.canf.org/2006/video/transit/pobreza.wmv.


A qualidade do vídeo não é muito boa e creio que deve-se à dificuldade em realizar tal filmagem num ambiente severamente policiado mas, mesmo curto e com muitas falhas técnicas vale a pena ser visto, pois é como se fosse uma radiografia da situação miserável em que vive o povo cubano “a pé”, contrastante com as informações filtradas pelo regime castro-comunista e que são repassadas para o mundo.


“De buzos, leones e tanqueros” mostra o dia-a-dia de pessoas comuns, que tentam sobreviver catando coisas em depósitos de lixo, daí os neologismos criados após a revolução “buzo” (literalmente mergulhador) e “tanquero” (tanque ou depósito de lixo, também denominado “basurero”) que, em suma, reflete a “profissão” de “catador de lixo”.


Ok, eu sei que muitas pessoas podem alegar que pobreza, miséria e pessoas catando lixo existem em qualquer lugar do mundo e, de modo especial, aqui no Brasil. Entretanto, o que não encontramos aqui é pessoas cultas, com com nível intelectual e cultural refinado e formação universitária, catando lixo. Também nunca tivemos uma revolução que prometia acabar com a miséria e dar uma qualidade de vida invejável igualmente para todos os cidadãos do país mas o mega-assassino e multi-milionário Fidel Castro prometeu isso a seu povo e, como todo comunista, jamais cumpriu!


As imagens são tão fortes e chocantes que, mesmo com uma audição e legenda muitas vezes incompreensíveis, falam por si sós, como a tristeza, que dispensa qualquer palavra, estampada naqueles rostos desgastados e sem qualquer vislumbre de esperança de dias melhores, de modo especial nos olhos azul-claros de um jovem de feições finas que buscava livros de literatura nos “basureros”, por estar desempregado e não ter como nem onde comprá-los. Confesso que chorei vendo esta cena...


E no final do vídeo a revelação clara da violação estúpida às liberdades individuais de expressão e de ir e vir dos cidadãos cubanos, quando aproxima-se uma “guarnição” de CDRs (Comitê de Defesa da Revolução) que “dispersa” os catadores por estarem dando informações proibidas. Além de dispersar os entrevistados, eles põem a mão sobre a câmera para não serem filmados e não sei como não impedem a filmagem...


Este é um filme impressionante e que deveria ser do conhecimento de todo brasileiro que ainda acredita nas propostas deste governo comunista do Sr. Lula da Silva e sua gang, fiéis adoradores do criminoso Castro e seu regime tirânico, e que aos poucos vão transformando nosso país numa Cuba continental. Vejam com seus próprios olhos o que faz um regime comunista escravocrata e não permitam que transformem nosso belo e rico país em algo semelhante.


Na próxima edição prometo trazer outros vídeos impactantes e exclusivos que me são graciosamente ofertados pela querida amiga e guerreira cubana Lou Pagani, a quem sou muitíssimo grata.


Fiquem com Deus e até a próxima!


Fonte: http://www.canf.org/


Comentários: G. Salgueiro