quinta-feira, 22 de julho de 2010

Colômbia denuncia formalmente à OEA, conluio de Chávez com as FARC

O Notalatina de hoje felicita os colombianos pelo seu Bicentenário da Independência, cujas festividades ocorreram no último dia 20. E o faço, não apenas como amiga e admiradora daquele país, mas para traçar um paralelo com as nossas “festas da Independência”, comemoradas em 7 de setembro, e que desde o fim dos governos militares perdeu todo o seu significado, seu garbo e seu patriotismo. Lembro que na minha infância todo ano íamos ver o desfile militar, que lotava a Avenida Conde da Boa Vista e nos enchia de orgulho e patriotismo. Os desfiles eram grandiosos e belos, e esse dia era reservado a esse fim, onde, além das Forças Armadas e Policiais, todos os colégios participavam orgulhosos com suas fardas de gala.

Depois da chamada - e malfazeja - “redemocratização”, os militares passaram ao segundo plano e as avenidas foram ocupadas por desordeiros comunistas travestidos de “excluídos”. Das cores de nossa bandeira passou-se a ver um mar vermelho, como se estivéssemos assistindo um desfile na China comunista. E foi, a partir daí, que o nosso amor pela Pátria passou a ser desconstruído, restando uma “patriotada” vergonhosa que se manifesta a cada quatro anos por motivo da copa mundial de futebol. O 7 de setembro agora passou a ser mais um “feriado” no calendário e, se calhar de cair numa sexta ou segunda-feiras, leva o nome de “feriadão”, onde as pessoas sequer lembram o por quê do feriado.

Responsabilizo os governos pós “redemocratização”, e mais especificamente este de comuno-sindicalistas, da ala comunista infiltrada na Igreja, a tal CNBB que criou os tais “excluídos”, e a tibieza dos sucessivos comandantes militares que se curvaram até a ignomínia de não ocuparem a tribuna no desfile militar e de medalhar terroristas, de tentar acabar com os nossos valores pátrios, de denegrir o passado histórico de nossos heróis, e de transformar um dia tão grandioso para a Pátria num rendez vous descarado. Assistam no vídeo abaixo parte do desfile militar da Colômbia no dia de sua independência e sintam inveja. O país inteiro comemorou com alegria, patriotismo e orgulho.




Mas esta edição de hoje tem, sobretudo, o objetivo de comentar um fato importantíssimo para todo o continente que é a Assembléia Extraordinária do Conselho Permanente da OEA que ocorrerá hoje às 14:00 h., onde o embaixador da Colômbia ante esse organismo, Luis Alfonso Hoyos, vai apresentar as provas da existência dos acampamentos das FARC na Venezuela que eu já esbocei na última edição.

Sobre esta reunião, que foi solicitada no início deste mês, Chávez deu mostras de seu medo porque SABE que a denúncia procede e irá incriminá-lo se houver lisura no trato por parte dos países-membros. Na noite da última terça-feira o embaixador do Equador ante a OEA, Francisco Proaño, renunciou a seu cargo em decorrência das pressões que sofreu por parte de Chávez para que cancelasse esta reunião que teve o apoio do chanceler do Equador que, por sua vez, pressionou Proaño a não atender o pedido da Colômbia.

Proaño era presidente do Conselho Permanente e lhe correspondia convocar a sessão, presidi-la e moderá-la. Segundo ele informou em entrevista ao jornal “El Tiempo” de Bogotá, “Eu estava em uma dificuldade muito séria. Por uma lado, minha Chancelaria queria que eu, como presidente do Conselho Permanente, adiasse a sessão extraordinária pedida pela Colômbia para esta quinta-feira. Por outro lado, estava o regulamento interno da OEA que me impedia (de fazer isso). Ante a situação, decidi afastar-me e apresentei minha renúncia às 7:30 da noite da terça-feira”.

Chávez queria não somente impedir a realização da sessão mas, em caso de não poder cancelá-la, que ela fosse a portas fechadas para que o mundo não visse as provas que o incriminam e ele pudesse agredir Uribe como é de seu costume, mesmo sendo através de seus embaixadores. Entretanto, essa foi uma das exigências – e aceita – da Colômbia, segundo o embaixador Hoyos. Disse ele: A Colômbia pediu uma sessão pública, porque não queremos receber nenhum tipo de insultos; vamos exigir respeito e cooperação. Entretanto, ontem à noite Chávez disse que deu “instruções” a seu chanceler, Nicolás Maduro, para “não cair em provocações” e deixar a “batalha diplomática na OEA” a seu embaixador ante esse organismo, Roy Chaderton.

Por sua vez, Chaderton “denunciou” em várias emissoras colombianas que o governo Uribe “cumpriu um papel de acusador internacional em oito anos de montagens e escândalos”. Pois muito bem, “seu” Chaderton, agora vamos ver se há “montagens” nas provas que a Colômbia vai apresentar. No dossiê há 10 vídeos, 12 testemunhos de desmobilizados, mais de 20 fotografias e várias coordenadas de acampamentos. O dossiê, além da sustentação de cada uma das vezes que a Colômbia entregou à Venezuela as coordenadas de possíveis acampamentos, através da Combifront (até princípios de 2007), tem anexas as respostas que recebeu do país vizinho e o que supostamente havia nesses pontos.

Segundo o embaixador Hoyos, “Há fatos novos do último mês e das últimas três semanas sobre ações que se incrementaram e que vêm sendo lideradas dos acampamentos permanentes, e que se consolidaram muito ao longo deste último semestre”. Ele acrescentou ainda: “O propósito de fazer esta denúncia é para que os países da região entendam que não se trata de uma briga política, senão de uma realidade comprovada. Hoyos assinalou ainda que recebeu a cooperação de todos os países vinhos, com exceção da Venezuela. “Lamentavelmente, no caso da Venezuela, apesar de toda a informação que se entregou e de toda a busca de cooperação, não foi possível essa cooperação”. Em seu informe a Colômbia é enfática em afirmar que a partir de 2007 cessou qualquer troca de informação, em razão da ausência de resposta aos requerimentos.

O Notalatina é testemunha destas afirmações, pois incontáveis vezes denunciei – com base em dados fornecidos pelo Governo, do Ministério da Defesa e do Exército da Colômbia – as agressões feitas por Chávez, como resposta a estas solicitações do governo colombiano. O substituto do embaixador equatoriano, para presidir e moderar a sessão, é o salvadorenho Joaquín Maza, que deu prosseguimento às normas da convocação e que poderá estar a favor da Colômbia, pois foi embaixador nesse país por vários anos. O presidente do Uruguai, Pepe Mujica, disse que, “apesar de ser amigo de Chávez, não quer brigar com a Colômbia”, sinalizando que, no mínimo, vai ficar neutro na votação ou abster-se. A Colômbia conta ainda com o respaldo dos Estados Unidos e Panamá, enquanto Chávez conta com os países membros da ALBA.

No último pronunciamento feito como Presidente da República na Assembléia Nacional, o presidente Uribe foi enfático ao dizer que “Na Colômbia não permitiremos que o terrorismo possa encontrar refúgio”, num longo discurso, do qual apresento um dos trechos mais importantes. Aqui ele manda um recado velado a Chávez, sem contudo citar seu nome ou a Venezuela, pois todo o governo tem afirmado que não se trata de “provocar” ou “querer guerra” contra a Venezuela e sim, estimular Chávez a que coopere no combate ao narco-tráfico. Todos sabemos que isto é impossível, pois Chávez deve às FARC e ao Foro de São Paulo sua chegada ao poder, e esta é uma dívida impagável. Daí seu medo, seus arroubos de fingida indignação, sua perseguição aos opositores para despistar sua vulnerabilidade patente perante os olhos do mundo. Mas, ouçam a alocução de Uribe:

“Na Colômbia não permitiremos que o terrorismo possa encontrar refúgio”



E para encerrar esta edição (que poderá voltar mais tarde com notícias da sessão da OEA), um vídeo feito por Alejandro Peña Esculsa em setembro de 2001, onde ele já denunciava as ligações de Chávez com as FARC que enviou ontem em uma carta ao presidente Uribe, felicitando-o pela iniciativa de denunciar Chávez ante este organismo internacional. Observem que o discurso dele não mudou, no sentido de que, desde aquela época (quando nos tornamos amigos) Alejandro denunciava que Chávez necessitava ser apeado do poder PACIFICAMENTE, pois iria transformar a Venezuela numa ditadura igual à de Cuba.

Não tenho esperanças de que esta denúncia feita hoje pela Colômbia surta os efeitos desejados porque todos sabemos que a OEA, igual à sua parceira ONU, é hoje administrada por países comunistas, a maioria deles pertencentes ao Foro de São Paulo e à ALBA. Porém, mesmo que a Venezuela não seja formalmente condenada, fica exposto perante o mundo seu conluio criminoso com as FARC. É lastimável que o Brasil também não seja igualmente denunciado, pois fartas provas disso há, Uribe sabe disso, os órgãos de inteligência de ambos os governos sabem mas ninguém faz nada! E o Notalatina tem denunciado incessantemente ao longo de seus 8 anos de existência, cujas provas podem ser vistas através de seus arquivos. É só pesquisar que acha. Fiquem com Deus e até a próxima!

Como evitar o Totalitarismo na Venezuela?



Comentários e traduções: G. Salgueiro

3 comentários:

Ari disse...

Graça querida, eu ignorante, não entendo mesmo como estas obviedades precisam de provas. Se até eu, insignificante brasileiro, sou informado de detalhes sórdidos desta gentalha, como é que órgãos de inteligência internacionais não vão saber de verdades que até as pedras gritam. Há algo mais nesta ordem mundial, que só uma teoria da conspiração responderia ou eu preciso de um safanão?
bjs, querida.
Ari

Anônimo disse...

Graça,
eu só peço a Deus que te protega e que te de ainda mais forças.O trabalho que você está fazendo renderá muitos frutos para o Brasil e todo continente, acredite nisso! Deus está com você!

Benone Augusto de Paiva disse...

Ainda não consegui entender porque estão dando tanto espaço a esse maníaco, doente mental, Hugo Chaves. Para completar suas loucuras, ainda aparece acompanhado por outro desequilibrado, filhote chavista Maradona, desnorteado pelo pó preferido. O que Hugo Chaves precisa é ter um pouco mais de compostura de estadista e não tentar blefar públicamente, o que não vem conseguindo mais. O mundo ja lhe conhece tanto quanto os carrascos Castros, ignorados pelo falso trabalho de direitos humanos.