terça-feira, 10 de dezembro de 2002

Voltamos a falar sobre a Venezuela, hoje com uma grave denúncia. O termômetro esquenta, mais grupos aderem ao movimento dos opositores, as negociações arrastam-se como lesmas e Chávez, intransigente como sempre, segue empurrando com a barriga uma situação insustentável, onde 5 pessoas já morreram e 30 ficaram feridas pela ação criminosa de franco-atiradores.



O Notalatina de hoje traz ainda a notícia de mais um cubano que fugiu da Ilha do Inferno, de uma maneira inusitada e perigosíssima. Todos os dias pessoas tentam escapar de Cuba, o que sempre me leva a perguntar: se aquilo lá é mesmo um “paraíso” como pregam os adoradores do monstro do Caribe, por que tanta gente se expõe e prefere arriscar morrer, a continuar vivendo lá? Será que as estatísticas não falam por si sós? Para um país de 11 milhões de habitantes, ter 2 mil de seus filhos vivendo exilados fora de sua pátria, não é um número bastante expressivo para que se questione onde reside o erro? Além disso, todos os dias chegam notícias de pessoas que fugiram, ou pelo menos tentaram buscar a liberdade, arriscando a vida de todas as formas possíveis. Por que?



O exílio quase nunca é uma escolha voluntária, a não ser, aquele do espírito, ao qual poucos se aventuram. Quem sai do seu país deixando para trás toda uma história de vida, família, costumes, idioma e se aventura como esse homem de quem trago o relato hoje, tem que ter um motivo muito forte e concreto. É preciso ter afinidade e cumplicidade com um tirano assassino e um regime genocida e infame como o socialismo, para mentir e transmutar o horror em beldade, fazendo de Cuba, “o paraíso aqui na terra”.



MAIS UM CUBANO FOGE DA ILHA E DA ESCRAVIDÃO



O canal LCN do Canadá acaba de anunciar que, no dia de hoje (09.12), chegou um cubano no trem de pouso de um avião de Cuba. Segundo os analistas, o caso é surpreendente porque a altura em que o aparelho voa, registram-se temperaturas de até 57 graus abaixo de zero! Entretanto, o cubano encontra-se bem.



Informação enviada por Esteban Casañas Lostal, de Montreal – Canadá, para La Voz de Cuba Libre



CONTRA-ALMIRANTE DA ARMADA SE PRONUNCIA CONTRA O GOVERNO



Unión Radio



Um novo pronunciamento militar contra o primeiro mandatário foi divulgado nesta segunda-feira. Desta vez, falou o contra-almirante Carlos Julio García Vásquez que disse de modo categórico à Força Armada Nacional que “as decisões que tomem hoje, serão de caráter histórico e transcedental”.



”De forma responsável, cívica e pacífica, armado com meus princípios e com a Constituição, envio uma mensagem institucional. A Armada está dedicada à defesa da soberania da Nação; os homens de branco não somos golpistas. Homens e mulheres de branco rechaçamos os atos violentos que têm ocorrido no país”.



”A Armada está com o povo; lamentavelmente chegou o momento de dizer não, e à Constituição nos dá a permissão para fazê-lo. Os militares não estamos aqui para tirar ou pôr presidentes, porém não estamos para mantê-los à força. É minha esperança que os senhores digam não a quem querem convertê-los no braço armado de uma revolução e nos assassinos do povo”, disse o contra-almirante.



OS BANCOS DA VENEZUELA JUNTAM-SE À GREVE GERAL



Governo e oposição retomam o diálogo

A situação se complica na Venezuela e Chávez continua sem pronunciar-se



CARACAS – O Conselho Bancário e a Associação Bancária da Venezuela asseguraram que os bancos uniram-se ao combate nacional declarado por setores da oposição, após as mortes registradas na sexta-feira passada, motivo pelo qual não abrirão seus estabelecimentos. Através de um comunicado e após intensas reuniões, os banqueiros decidiram somar-se à parada, segundo informou o jornal “El Universal”. Assim o farão em sinal de luto ativo, porém analisarão a situação para decidir se na terça-feira (10.12) voltam a parar as operações.



Desta maneira, as entidades financeiras manterão fechadas suas portas, embora os serviços automáticos externos ficarão abertos para qualquer transação. Ficou-se sabendo que os bancos espanhóis também decidiram somar-se a esta iniciativa. Por outro lado, o presidente da Confederação de Trabalhadoras da Venezuela (CTV), Carlos Ortega, assegurou queo presidente do país, Hugo Chávez, está ludibriando a Mesa de Negociações e, especialmente , as gestões mediadoras do secretário geral da OEA, César Gaviria, uma vez que o primeiro mandatário não deseja encontrar uma saída democrática para a crise que vive o país. Chávez se equivocou; terminou o tempo da burla. A parada cívico-nacional ativa é ininterrupta e triunfadora”, acrescentou em uma coletiva à imprensa, depois de pedir à comunidade internacional que vigie qualquer ação do Governo contra os integrantes da sociedade civil que apoiam a greve.



Assim mesmo, o representante da CTV destacou que Chávez continua sem respeitar os membros da Mesa de Negociação com o discurso violento que mantém ante seus seguidores. Todavia, apontou que os encontros que acontecem no Hotel Meliá Caracas continuarão, para encontrar uma saída eleitoral e democrática.



A RADIO EMISSORA UNION RÁDIO ACABA DE INFORMAR DE CARACAS



1. Todos os detidos nos acontecimentos da sexta-feira passada na praça França, Altamira, eram empregados do Departamento de Recreação do Instituto de Desportos, sob a jurisdição de Aristobulo Izturiz, um dos principais colaboradores de Chávez, e Ministro da Educação (que recebeu, certamente, grande ajuda em assessoria por parte do seu similar INDER cubano. N.da R.).



2. Três unidades das FARC colombianas cruzaram a fronteira para a Venezuela, há três dias. Uma delas encontra-se no estado de Aragua, a caminho da capital, com o objetivo aparente de prestar “colaboração” irregular ao governo chavista, contra a oposição.



3. Um contingente armado de militares cubanos já encontra-se em território venezuelano, pronto para socorrer o presidente bolivariano, em caso de agravar-se o conflito que alcança já o nono dia.



Estas três informações, não foram confirmadas a esta redação, embora tenham sido divulgadas no ar pela citada estação comercial de rádio. Pela gravidade desses argumentos a difundimos, esperando que, se confirmadas, sua publicação contribua para deter os atos que em consequência poderiam ter lugar nas próximas horas na Venezuela.



Para La Voz de Cuba Libre, de Miami, informou Rafael Coutin.



Notícias de um correspondente venezuelano acabam de chagar, me confirmando sobre a identificação dos franco-atiradores. Entretanto, e o mais chocante nisso tudo é que esses assassinos foram detidos, identificados, confirmadas sua identidades mas já foram soltos! O advogado desses assassinos disse que o Juiz sequer esperou o resultado dos exames de balística, que comprovariam resíduos de pólvora nas mãos e roupas dessas pessoas.



Por outro lado, o Tribunal Supremo de Justiça decidiu que os julgamentos por violação dos direitos humanos seriam levados à Procuradoria, que até o momento é completamente favorável à Chávez. 95% da Venezuela está parada e pede que Chávez renuncie, como última medida para acabar com a parada cívica, considerando que as eleições são uma promessa que não se cumprirá.



As últimas notícias dão conta de que grupos chavistas ocuparam a emissora de televisão TVS de Maracay, porém foram retirados pela polícia do estado de Aragua. Grupos chavistas estão em massa em frente da Globovisión e Rádio Caracas e o governo não faz nada, protegendo essas hordas de desordeiros. As turbas se colocam em frente a todas as emissoras de tv do país, e só saem com a intervenção da polícia depois de várias horas e, mesmo assim, deixando as paredes dos edifícios riscadas. Foi aconselhado aos jornalistas abandonarem o local e voltarem para suas casas, porque as hordas de marginais gritavam: ”Morram os donos das mídias!”



Em seu programa “Alô Presidente” do domingo passado, Chávez disse que o português nacionalizado venezuelano chegou ao país 30 horas antes da matança em Altamira. Não explicou, entretanto, como ele fez nesse tempo para mudar o cabelo de negro para louro, adquirir uma pistola, balas e ter a idéia de sair matando gente em Altamira. Tudo isso tem clara intenção de maquiar provas e omitir a verdade, e para que se creia que esse indivíduo que foi fotografado ao lado do prefeito Freddy Bernal não é o mesmo assassino.



Comenta-se que o assassino foi enviado à Cuba por Bernal para um tratamento anti-drogas. Não há provas disso, apenas declarações de membros da colônia portuguesa, que um elemento com o mesmo nome Gobeia, que é muito comum, foi enviado à Cuba por Bernal.



E finalmente, a TV GLOBO foi tomada e saqueada pelas turbas de Chávez nessa madrugada. Ainda não temos detalhes sobre esse episódio, mas continuaremos informando, tão logo nos cheguem mais notícias.



Nenhum comentário: