domingo, 8 de dezembro de 2002

Hoje eu senti muita dificuldade em selecionar as informações que iria editar no Notalatina, daí porque ele estar sendo divulgado com tanto atraso. São muitas as informações que me chegam da Venezuela através de correspondentes e amigos; nenhuma alentadora. Fotos do massacre de ontem chegam aos montões, cada uma mais cruel, sofrida e dolorosa que a outra. Não contenho as lágrimas, sobretudo porque temo por nós e penso nos que se foram, sonhando com seu país livre da opressão do comunismo já francamente implantado e arrasando tudo com seu efeito devastador, como um furacão.



A missão de divulgar o horror, não nos isenta de nossas fraquezas, nem nos imuniza ao sofrimento. Quanto mais sei, quanto mais vejo, mais sofro, mais choro e mais tenho pena daqueles que não sabem o que virá pela frente...



Meses atrás, ainda em tempo de campanha, divulguei uma carta de Alejandro Peña Esclusa intitulada Lula: o candidato do PT e das FARC, e que foi reproduzida no site Midia Sem Máscara – www.midiasemmascara.org dada sua importância. Nessa carta Esclusa relatava que anos antes da eleição de Chávez, ele alertou os venezuelanos sobre o que poderia acontecer com esse homem no governo. Ninguém quis acreditar. Hoje o povo está nas ruas lutando com bravura para derrubá-lo. São pessoas de todas as classes sociais, homens, mulheres, crianças, empresários, militares, funcionários públicos, a maioria que deu seu voto e confiou nas promessas de campanha. O preço a pagar está sendo muito alto; já é quase uma guerra declarada. A situação se assemelha ao 11 de abril e creio, embora não desejasse ter a certeza, que muito sangue inocente ainda vai correr porque o delinquente e tirano Chávez, em sua insanidade, não abre mão do Poder, mesmo que isso custe o sacrificio de vidas humanas.



Aqui vai uma carta enviada por uma correspondente ao mediador da OEA, César Gaviria, na verdade um desabafo, e que por questão de segurança omito o nome; vai também uma denúncia grave sobre o prefeito Freddy Bernal, que, segundo uma gravação, foi quem autorizou os disparos na multidão que acampava pacificamente na Praça Altamira.



Dr. Gaviria, o Dr. Otto Reich disse muito antes que o senhor iniciasse sua ineficaz mediação, que primeiro desarmasse os grupos de choque, inclusive a guerrilha (com estes não há eleições possíveis, pois nos massacrariam) e o senhor estabeleceu uma agenda na ordem equivocada. Chegou, passou o 04 de dezembro e NÃO CONSEGUIU NADA, nem sequer TEVE O VALOR E A DIGNIDADE DE ATIVAR A CARTA INTERAMERICANA (que o senhor tinha poderes para isso); para que nos serviu sua mediação, senão para gastar o dinheiro do nosso Erário?



Sinceramente, lhe doi seus compatriotas mortos pelas FARC e ELN, que deixou que as coisas chegassem a esse ponto sem retorno, por velhos favores? Alguma vez se perguntou quem maquinou o seqüestro do seu parente ou o comparou com o caso de Richard Boulton, onde se evidenciou que a mesma pessoa que ordenou o sequestro, levou as glórias por sua liberação? Recorda-se das mentiras de Chávez sobre Montesinos? Quão ingênuo pode ser para propor discutir primeiro eleições antes do desarmamento, ou crer em uma palavra sequer de um comprovado mentiroso crônico e cínico?



E se não se recorda, hoje completam-se 4 anos que este assassino foi eleito sob enganos como presidente democrático, transfomado em um governante terrorista. SELVAGEM FORMA DE CELEBRAR SEU ANIVERSÁRIO! Ou o senhor não se previniu dessa mensagem? PRAÇA TIANAMEN VERSÃO CHÁVEZ. Já desde terça-feira temos um Estado de Exceção disfarçado, porque não pode oficializá-lo, uma vez que isso impediria que seus adeptos se manifestassem e se juntassem para atacar-nos; além disso, é uma forma indireta de violar-nos o direito ao livre trânsito: Ou ficas trancado em tua casa, ou te matamos!



E por favor, deixe de perder tempo em repetir o mesmo discurso, reacomodando a ordem das palavras ou dos parágrafos, mas com a mesma essência; não só não nos adiantou como estamos retrocedindo e perdendo um tempo valioso.



Até quando o senhor vai permitir que José Vicente Rangel continue lhe desqualificando, não só violando a norma de que só o senhor seria o porta-voz, como de insistir em “mesa de diálogo”, em conversações banais, em lugar de “mesa de negociação” para chegar a acordos com condições de parte a parte? Isto não é mais do que uma grande palhaçada de José Vicente Rangel.



Sua pátria, a nossa, a História o julgarão. Lamento que nos tenhamos deixado iludir com sua mediação para perder um mês mais, antes de iniciar a Parada Cívica, a Desobediência Civil e Tributária.

PS. A autora dessa carta foi agredida pela Guarda Nacional em 20.09.2002 e pela polícia de Freddy Bernal em 05.12.2002.



INFILTRADO O SISTEMA DE COMUNICAÇÕES DE POLICARACAS



Na transcrição das comuniações por rádio da Polícia Municipal, sob o comando do prefeito Bernal, é possível escutar como ele ordena atacar os membros da oposição, impedir seu avanço até Miraflores, prevenir uma provável retomada de La Campiña, além de proteger encapuzados armados que operavam na 23 de Janeiro, durante o caçarolaço da terça-feira passada à noite.



Freddy Bernal é “Castillo”

Roberto Giusti – El Universal



O prefeito Freddy Bernal é o protagonista em uma gravação das comunicações de Policaracas, nas quais ordena “furar” a quem se manifeste contra o governo e proteger os encapuzados armados, ligados ao oficialismo, que operam na 23 de Janeiro.



Na interceptação, que se produziu na noite da terça-feira passada e foi difundida ontem (6ª feira) pela Rádio Caracas Rádio (RCR 750), Bernal ordenava aos efetivos da Polícia Municipal manterem-se alertas ante uma “eventual” retomada de La Campiña, adjacente à sede central da PDVSA, por parte da oposição, e verificar o suposto avanço de grupos da oposição até Miraflores.



Da gravação se deduz que a “Rede Tabuleiro” configura uma espécie de jogo de xadrez, no qual o vocábulo ”Castillo” equivale a Bernal, as Torres aos chefes das zonas geográficas em que se divide a jurisdição da prefeitura e os animais (felinos, unicórnios, coiotes, etc...), aos agentes que operam na rua



A gíria, tipicamente policial, é regida por chaves também provenientes do xadrez. ”Xeque” é executar. Dama, quartéis ou lugares de encontro. Os peões brancos são os bolivarianos e os peões negros os da oposição.



O que segue é a reprodução textual do diálogo entre Bernal e seus subordinados.



CASTILLO (Bernal): Há supostos deslocamentos. Igualmente grupos sedeslocando pela Candelária até Miraflores e diversas partes. Informe sobre quantidade de pessoas e o que é que está ocorrendo.



VOZ NÃO IDENTIFICADA: Ok, copiado, Castillo. Atento, atento Tabuleiro, todo o pessoal em suas respectivas áreas, vamos verificar os pontos críticos que foram mencionados quanto ao centro da cidade, a Candelária e os pontos críticos que foram formulados através da rede.



TORRE PARA TABULEIRO: Instrução a todo o Tabuleiro, para todo aquele peão negro que se encontre em nossa jurisdição, a instrução é furar, furar... alfa, iniciar alfa sem importar o xeque.



UNICÓRNIOTenho conhecimento de que o caçarolaço na zona é bastante positivo e tenham conhecimento, se há funcionários nossos aqui, na paróquia, os companheiros da Coordenadoria e as pessoas de outros setores vão estar encapuzados e com armas para que saibam que são peões nossos, peões brancos na zona.



VOZ NÃO IDENTIFICADA:Ok, reporte novamente 21, reporte novamente 21.



VOZ NÃO IDENTIFICADA: os camaradas que vão presenciar aqui, na 23 de Janeiro, encapuzados e portando armas de fogo, são peçoes nossos, para que tenham o devido conhecimento.



VOZ NÃO IDENTIFICADA: (Ruído, recepção confusa) Vamos usar a chave. A idéia não é tampouco converter isto em uma espécie de auto-falante para qualquer um que esteja escutando.



VOZ NÃO IDENTIFICADA: Copiado. Positivo.



TORRE: Ok. Copiado Castillo. Copiou, Tabuleiro?



Nenhum comentário: