terça-feira, 24 de setembro de 2002

NOTA DE ESCLARECIMENTO



Quando eu inaugurei o Notalatina, informei que ele seria atualizado diariamente. Entretanto, por motivos bastante alheios à minha vontade, e por um desses mistérios que rondam o cyberespaço e que só Deus sabe a razão, tive problemas com a conexão, vendo-me no meio de um clássico jogo de empurra, onde ninguém queria assumir a responsabilidade pelo serviço não prestado. Quem saiu prejudicado foi o leitor, que não tinha nada a ver com isso. Hoje à tarde, depois de esgotada toda a minha cota de paciência e bons modos, consegui que me ajeitassem a bendita conexão, que espero, muito sinceramente, seja um conserto definitivo.



A nota de hoje (que devia ter saído desde domingo) fala das "ligações perigosas" entre Fidel e Saddan Hussein, numa tradução do meu amigo Carlos Reis.



Para compensar o atraso desses dias, ainda hoje haverá uma nova nota, dessas que a mídia faz questão de esconder do público



CUBA É O PRÓXIMO ALVO PARA A INSPEÇÃO DE ARMAS



DEPOIS DO IRAQUE: CUBA É O PRÓXIMO ALVO PARA INSPEÇÕES DE ARMAS?



CASTRO É O MAIS FORTE APOIADOR DO IRAQUE DE SADDAN.



Há uma crescente ansiedade na administração Bush por causa do apoio de Cuba a Saddan Hussein. E há a especulação que depois da situação do Iraque se ter estabilizado, os Estados Unidos exigirão da ONU que inspetores de armas sejam enviados a Cuba para descobrir se a ilha comunista também tem armas de destruição em massa.



Saddan Hussein está tendo dificuldade em angariar apoios dos vizinhos árabes, mas nenhuma, em absoluto, de um pequeno país a milhares de milhas de distância: Cuba. Fidel Castro apóia fortemente o guerreiro ditador em sua luta contra os Estados Unidos. Em uma mensagem entregue a Hussein, Castro uma vez expressou “a solidariedade de Cuba (a respeito ) às ameaças e ao embargo imposto ao Iraque."



"Cuba tem apoiado a posição do Iraque, a qual desagrada um monte de gente em Washington” disse o analista em Cuba, Jaime Suchlicki.



Suchlicki diz que há preocupação que Castro possa estar oferecendo ajuda ao Iraque com armas de destruição em massa. "A administração (George W. Bush) está preocupada com o que Cuba tem, e possa desenvolver." O Secretário Assistente de Estado Carl Ford, concorda.



"Os Estados Unidos acreditam que Cuba tem, no mínimo, um limitado desenvolvimento em equipamento e em pesquisa da tecnologia biológica ofensiva. Cuba tem dado uso ambíguo a essa tecnologia para ludibriar estados," disse recentemente Ford em um testemunho ao Congresso.



O uso duplo da biotecnologia de Cuba pode ter como finalidade, tanto fazer remédios quanto armas de destruição em massa. Essa tecnologia já foi vendida ao Iran, diz um especialista do governo. "Estados que fizeram negócios com tecnologia de duplo propósito, sem controle, já entraram em um novo mundo," diz o professor da Universidade Internacional de Flórida, Charles MacDonald. "A administração Bush provavelmente olharia muito de perto a possibilidade de dirigir-se contra Castro". Alguns analistas especulam que a administração Bush exigirá na ONU inspeções em Cuba como as que exigiram do Iraque.



"Uma vez acabada a situação no Iraque, eu acho que o governo americano começará a pressionar sobre Cuba para deixar claro o que Cuba tem...talvez enviando inspetores. Mas deverá haver um grande foco sobre Cuba”, disse" Suchlicki.



Nesse caso, a menos que Castro permita a inspeção por especialistas, a sua recusa em aceitá-la faria aumentar o seu desacordo com os Estados Unidos.



Copyright 2002 de NBC6.net. All rights reserved.



Fonte: www.lavozdecubalibre.com

Nenhum comentário: