quarta-feira, 25 de setembro de 2002

Conforme eu havia prometido, aqui vai mais um artigo que a mídia não divulga. É um apelo do Arcebispo de Moscou que revela a volta da perseguição aos cristãos na Rússia. Em todos os países comunistas a história é a mesma: as Constituições garantem a liberdade de culto, a Declaração Universal dos Direitos Humanos também, mas na prática, a coisa é bem diferente. Vejam o que Monsenhor Tadeuzs Kondrusiewicz nos diz:



Moscou: arcebispo católico denuncia que voltam perseguições da era comunista

Monsenhor Tadeusz Kondrusiewicz faz um dramático pedido de auxílio ao mundo inteiro, em favor dos católicos russos em risco de asfixia e extermínio



MOSCOU, 24 de setembro, 2002 (HR) - O presidente da Conferência dos Bispos Católicos da Rússia e Arcebispo de Moscou, monsenhor Tadeuzs Kondrusiewicz, acaba de efetuar um dramático pedido de auxílio aos católicos do mundo inteiro, a entidades humanitárias, a meios de comunicação, a autoridades políticas e diplomáticas e a todos os homens de boa vontade, ante o recrudescimento da perseguição religiosa na Rússia.



"Diante de nossos olhos se representa de novo o drama da Igreja Católica na Rússia, que depois de haver sofrido a mais cruel perseguição do século XX, haver estado quase que por todas as partes exterminada, e por uma laboriosa tarefa de restabelecimento que durou 10 anos, se vê submetida de novo à prova", assevera o arcebispo, que esclarece que decidiu fazer esta denúncia ao mundo, depois de esgotar todos os recursos ante as autoridades cívicas da Rússia.



Em sua mensagem, monsenhor Kondrusiewicz explica que "essa campanha anti-católica de amplas proporções, inclui a arbitrária e sistemática expulsão de sacerdotes estrangeiros, atos de vandalismo e ofensas aos lugares de culto, comícios e piquetes, proibições para a construção de templos, assim como campanhas difamatórias contra o 'inimigo catótlico".



O alto prelado clama para que o mundo não continue indiferente ante o drama dos católicos russos: "Não permitam que o renascimento da Igreja Católica na Rússia seja paralizado! Sejam solidários e não deixem que tenha lugar uma nova tragédia na Rússia! Não consintam que na nação que sofreu o Gólgota do século XX seja pisoteada de novo a liberdade de consciência!" E conclui: "Hoje se pisoteiam os direitos dos católicos. Amanhã a vítima pode ser qualquer um".



Entretanto, continua um enigmático silêncio de muitos grandes meios de comunicação sobre as perseguições aos crentes na China, Vietnã, Laos, Corea do Norte e Cuba. Na China comunista, segundo a agência católica Zenit, outros três sacerdotes acabam de ser condenados a trabalhos forçados em campos de concetração e 30 fiéis católicos, incluindo 25 crianças, foram detidos por assistir aulas de catecismo. Também numerosos opositores chineses estão sendo internados em hospitais psiquiátricos, segundo denunciou "Avvenire", órgão do episcopado italiano. Em Cuba, também segundo despacho de Zenit, de Havana, recente informe de uma agência de ajuda à Igreja em países comunistas, constatou que "novos ventos de repressão sopram contra a liberdade religiosa e a presença católica em Cuba"; e que quatro anos e meio depois da visita do Papa "a situação piorou notavelmente na ilha".



HR020902 / Human Rights News Service

Nenhum comentário: