terça-feira, 29 de outubro de 2013

O mito da excelência da medicina em Cuba cai de podre

San Miguel Molina Cobas, o aluno proscrito e expulso da Universidade de Ciências Médicas de Santiago de Cuba

A propósito da maravilha do sistema de saúde em Cuba, e dos abnegados e competentíssimos médicos cubanos, o Notalatina apresenta um vídeo que mostra a realidade dos hospitais da Ilha, aqueles feitos para o povão, que precisa levar seus próprios lençóis, toalhas, alimentos, água, produtos de asseio pessoal e limpeza, e até colchão e remédios. Porque os membros da Nomenklatura, amigos dos “donos da Ilha” e turistas endinheirados, vão mesmo é para o CIMEQ, Cira García, CIREN, ou em edificações especiais do Hermanos Ameijeiras e Frank País.

O “grande êxito” do sistema de saúde cubano deve-se apenas à propaganda oficial. Segundo María Werlau, diretora da excelente organização Archivo Cuba, criado pelo Dr. Constantine Menges, “a saúde em Cuba é péssima para o cidadão a pé por falta de recursos. Existe um apartheid que favorece a elite governante e os estrangeiros que pagam em dólar e euros, enquanto nega-se atenção médica aos presos e alguns dissidentes por motivos políticos”.

Também o Dr. Darsi Ferrer, um médico cubano refugiado político nos Estados Unidos desde 2012, assegura que o sistema de atenção primária, aquela da qual os cubanos que foram importados para o Brasil se ufanam tanto, “está praticamente desarticulado, os consultórios estão vazios, seus profissionais foram enviados às lucrativas missões internacionais, sobretudo na Venezuela”, e eu acrescento, agora também ao Brasil. Berta Soler, líder das Damas de Branco que é técnica em microbiologia, trabalhou até 2009 no hospital América Arias de El Vedado, hoje “semi-fechado”. Ela afirma que “a saúde não é gratuita: isso é um mito. Às vezes os profissionais sugerem que se peça os medicamentos aos familiares no exílio” porque não se encontram nas farmácias.

Bem, voltei a falar neste assunto porque essas denúncias feitas pelo estudante do 2º ano de medicina, da Universidade de Ciências Médicas de Santiago de Cuba, San Miguel Molina Cobas, renderam-lhe a expulsão não só desta faculdade, mas de qualquer universidade existente em Cuba. Hoje ele é um proscrito, que foi execrado em sessão especial dentro da universidade, onde participaram o reitor, alunos, funcionários e até agentes do MinInt num grande linchamento moral, cujo vídeo apresentarei em minha palestra amanhã, no auditório do Hospital Maria Lucinda em Recife e depois aqui no blog.

Assistam ao vídeo e entendam porquê a maravilha da medicina cubana é um mito macabro. Fiquem com Deus e até a próxima!

Comentários e traduções: G. Salgueiro


4 comentários:

Ranan disse...

Olha como anda as coisas na Venezuela.http://mariacorina.com/oficina-de-prensa/en-las-noticias/875-alerta-desde-venezuela.html

G. Salgueiro disse...

Obrigada pelo envio, Ranan!

Isso só corrobora que Maduro segue ao pé da letra TUDO o que seus amos e mentores, os ditadores Castro, mandam que ele faça.
Não coincidentemente, este fato ocorreu logo depois do relatado por mim, nessas duas últimas edições do Notalatina. Não é só a repressão, mas a destruição moral e a execração pública dos "inimigos da revolução". Observe que o discurso é exatamente o mesmo!
E o Brasil se encaminha para isso, lamentavelmente...
Abraço cordial,
MG

Lenilton Morato disse...

Olá Graça. Desculpe o comentário fora do assunto, mas gostaria se sabes algo a respeito desta notícia http://www.talcualdigital.com/Nota/visor.aspx?id=93756&tipo=AVA, ou se seria alguma manobra de desinformação. Obrigado.

G. Salgueiro disse...

Olá, Lenilton!

Eu não confio numa letra sequer publicada nesse jornaleco, pois o proprietário, Teodoro Petikoff, é um "ex" terrorista que levou todo o "reinado" de Chávez plantando desinformação.
No meu próximo programa, "Observatorio Latino" da Radio Vox, vou comentar sobre a situação da Venezuela.
Aguarde! Vai ao ar no próximo domingo, às 21:00 h., nesse link: www.radiovox.org
Abraço,
MG