terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A saúde de Chávez - Parte 2

O Notalatina volta a abordar a questão da saúde de Chávez e sua misteriosa visita a Cuba nesse fim de semana, trazendo informações recentes, embora já tenha sido publicado nos jornais brasileiros. Conforme anunciei na edição de ontem, busco minhas informações através das fontes primárias e não de “orelhada” ou boatos que circulam pela rede, e muito menos no que se publica nos jornais brasileiros. E afirmo isto com a convicção de que notícias são fatos e não histórias inventadas por palpiteiros, e é como tal que devem ser reportadas.
É constrangedor, mas não posso me calar pela vergonha a que fomos (os brasileiros todos) submetidos perante o mundo, quando o jornalista Merval Pereira, de O Globo, publicou em seu blog a informação de que Chávez estava com metástase e já havia atingido o fígado. A notícia espalhou-se pela rede e ganhou o mundo, porque todos os países estão atentos a isto, menos o Brasil. E em decorrência desta afirmação em seu blog, Merval Pereira foi entrevistado na semana passada pela “Actualidad Radio 2010” dos Estados Unidos, pois acreditavam que ele daria informações concretas e confiáveis sobre o que postou em seu blog. Escutem aqui a entrevista que ele deu à tal rádio, especificamente durante o minuto 3:16, onde o entrevistador lhe pergunta se ele viu os documentos que comprovam a metástase que atingiu o fígado. É isto que me faz corar de vergonha porque nos jornais do exterior diz-se que esta notícia “vazou do Brasil”, citando o tal jornalista como fonte confiável e me envergonha mais ainda, quando a notícia que O Globo informa hoje reafirma que seu famoso articulista “já havia antecipado a notícia”. Isto é uma vergonha, pois passamos para o mundo a imagem de um jornalismo irresponsável e fofoqueiro, uma vez que nada do que afirmou o tal jornalista tem sustentação em provas e hoje mostra-se não ser verdadeiro.
O que há de concreto e correto, é o que vem informando o jornalista Nelson Bocaranda: o estado de saúde de Chávez piorou, ele tem tomado esteróides para parecer “saudável” (daí a inchação excessiva), viajou sábado para Cuba mas ninguém sabia, até então, o que havia se passado na ilha e qual era o real quadro clínico dele até aquele momento da publicação. Chávez voltou no domingo à noite de Cuba e hoje falou publicamente, revelando que após exaustivos exames constatou-se que há novas lesões no mesmo local onde foi detectado o câncer, quer dizer, no cólon.
O que segue abaixo é a tradução da matéria publicada em Globovisión hoje à tarde, tendo ao final a entrevista que Chávez deu de manhã cedo. 
O presidente Hugo Chávez informou que deverá ser submetido a uma nova intervenção cirúrgica para extrair uma “lesão de 2 centímetros de diâmetro” que lhe foi diagnosticada no mesmo local onde foi “extraído um tumor há quase um ano”. Ele assinalou que viajou no sábado a Cuba para realizar exames rigorosos que encontraram esse resultado. “Não tenho metástase em nenhuma parte”, disse. 
“Supõe-se menos complicada (a operação) que a anterior. Estou em boas condições físicas para enfrentar essa batalha. Sei que assim como alguns se alegram, a maioria sofrerá por isto. Peço-lhe perdão, pois não quero fazer meu povo sofrer”. Chávez indicou que uma vez extraída a lesão, será verificada para ver se tem relação ou não com o tumor anterior: “Que ninguém se alarme, que ninguém se alegre”, comentou.
Ele acrescentou que na noite desta terça-feira ou na quarta-feira avaliará com sua equipe onde se realizará a intervenção cirúrgica. “Há várias possibilidades”, disse. O mandatário nacional fez o anúncio desde o Complexo Industrial Santa Inés, localizado no estado Barinas, lugar ao qual chegou há duas noites desde Cuba.
Bem, o resto da matéria não interessa, pois falava de Carnaval e quero me ater somente à questão de sua saúde. Ao contrário do que muita gente imagina, torço, sinceramente, para que ele se recupere e possa pagar na justiça por todos os crimes que cometeu. Morrer não é solução para tantas desgraças que este infeliz provocou não só ao seu país e seu povo que ele hipocritamente diz amar, mas aos outros vizinhos do continente. Ademais, morrer agora, em plena campanha presidencial, o transformaria da noite para o dia em “herói” e “mártir” dos comunistas. Assistam ao vídeo, fiquem com Deus e até a próxima!



Presidente Chávez debe someterse a una nueva... por Globovision


Tradução e comentários: G. Salgueiro

Nenhum comentário: