sexta-feira, 11 de março de 2011

Livraria (In)Cultura agride covardemente o Mídia Sem Máscara

Ontem eu já havia fechado a edição do Notalatina quando recebi a nota abaixo, escrita por Olavo de Carvalho que é, dentre outras coisas, proprietário do site Mídia Sem Máscara. Imediatamente divulguei pela rede e no FaceBook e hoje vários sites e blogs amigos se encarregaram de divulgar na rede a canalhice feita pela Livraria Cultura. 

Assim que recebi a nota liguei para Olavo, e fiquei sabendo que ele só tomou conhecimento da atitude da tal livraria porque um leitor do MSM tentou fazer uma compra através desse site e apareceu a mensagem (que hoje já não está mais, mas eu mesma pude atestar) de que, por “violar os termos da parceria” a mesma havia sido cancelada. Quer dizer, além de nos acusar de haver cometido uma (ou alguma ou todas) infração que levaria ao rompimento do contrato - que até o momento todos nós, articulistas e leitores desconhecemos - , a livraria violou - ela sim! - os termos do acordo que diz claramente em seu contrato: “O presente termo é celebrado por prazo indeterminado e poderá ser rescindido por qualquer uma das partes, a qualquer tempo, desde que a outra parte seja avisada, sempre por escrito.

Como vocês podem ver abaixo, pela data, a informação só foi dada depois que Roxane, esposa do Olavo, questionou a livraria. O Mídia Sem Máscara nunca foi informado do rompimento deste contrato, tampouco foi explicitado em qual das infrações incorreu. Também não sabemos desde quando a livraria resolveu tomar esta atitude o que demonstra que houve sim má-fé, expondo o Mídia Sem Máscara a um vexame e uma humilhação absolutamente desmerecidos perante seus leitores.

Como articulista fundadora do Mídia Sem Máscara e por acreditar que este é, talvez, o único site verdadeiramente independente, conservador e que prima pela verdade acima de tudo, deixo aqui meu protesto e o meu mais veemente repúdio a esta atitude infame da livraria que tem a pachorra de se chamar “cultura”. A quem interessa esta agressão? Quem estaria por trás desta atitude tão desclassificada? De uma coisa temos certeza: o Mídia Sem Máscara não precisa da Livraria Cultura mas esta livraria sim, precisa muito de nós. Por isso, sugiro a meus leitores e amigos que enviem seus protestos para a senhora “Caroline” neste endereço: caroline.zanao@livrariacultura.com.br. A livraria precisa se explicar, se quiser continuar com seu bom nome na praça. Fiquem com Deus e até a próxima!

Comentários: G. Salgueiro
Livraria (In)Cultura agride covardemente o Mídia Sem Máscara

Olavo de Carvalho
O leitor deve ter reparado que o link deste site para a Livraria Cultura, onde tantos de nossos amigos costumavam comprar livros, cessou abruptamente de funcionar, levando em vez disso para um aviso em que este site era acusado de "violar os termos da parceria". Pedindo esclarecimentos à livraria, recebemos dela a mensagem reproduzida no rodapé desta página, mensagem à qual fornecemos a seguinte resposta:
À
Livraria Cultura S. A.
Att. Caroline
Prezados senhores, 
Para legitimar juridicamente o cancelamento da parceria, não basta que vocês citem uma lista de infrações hipotéticas. Têm de esclarecer também:
1. Qual ou quais dessas cláusulas, em particular, teríamos infringido de fato.
2. Qual a prova lícita de que o fizemos - e nenhuma prova de acusação é lícita se não for confirmada por sentença judicial.
Cancelar a parceria de repente, sem nos dar esses esclarecimentos, importa em fazer ao nosso site acusações gravíssimas, desprovidas da mais mínima prova, caracterizando crimes de injúria, difamação e calúnia.
Tendo em vista as boas relações que sempre mantivemos com a Livraria Cultura, nada faremos de imediato, concedendo a vocês o prazo de 48 (quarenta e oito horas), a contar deste momento (19h01, hora de Brasília) para que nos informem quais as infrações alegadamente cometidas e nos apresentem cópia autenticada da respectiva sentença judicial.
Além disso, vocês têm também de nos explicar por que fizeram o cancelamento de maneira unilateral, abrupta e afoita, sem nos dar qualquer advertência prévia - submetendo-nos assim a um vexame público que em muito prejudica a reputação do nosso site e expõe o autor dessa iniciativa a um processo de reparação por danos morais, além da devida sanção penal.
O fato de que vocês tenham comunicado o cancelamento a "parceiros cadastrados" em geral, sem tê-lo comunicado diretamente a nós primeiro ou mesmo simultaneamente, revela acima de toda possibilidade de dúvida que seu intuito foi menos o de resguardar seus direitos - jamais violados - que o de trazer dano à nossa reputação.
E que, em vez de esclarecer com fatos e documentos a infração concreta que teríamos supostamente cometido, vocês espalhassem uma lista de infrações hipotéticas, dando a impressão de que cometemos todas elas, é coisa de uma perfídia sem par, excluindo in limine a hipótese de que tenham agido de boa-fé.
De todas as ofensas, agressões e ações discriminatórias que sofremos ao longo de muitos anos de atividade, essa foi a mais sórdida, a mais canalha, a mais intolerável.
Um bom pedido de desculpas é o mínimo que vocês nos devem.
Atenciosamente,

Olavo de Carvalho
P.S - Cópia desta mensagem, bem como da comunicação que a motivou (v. abaixo), será imediatamente publicada no site Mídia Sem Máscara. Não costumamos agir em segredo nem atacar pelas costas, como vocês fizeram conosco.
---------- Forwarded message ----------
From: Livraria Cultura S.A. < caroline.zanao@livrariacultura.com.br >
Date: 2011/3/10
Subject: Ref. 14352635 LCultura
To: Roxane Carvalho <*****@gmail.com>
Olá Roxane,
Enviamos aos emails cadastrados como parceiros uma mensagem informando o motivo do cancelamento. No Termo de Parceria há algumas cláusulas que restringem o uso da parceria em sites que contenham alguns conteúdos específicos, são else:
· Blasfêmias, obscenidades, nudez e violência gráfica;
· Manifestações de caráter político-partidário, religioso ou que denotem qualquer forma de preconceito;
· Promoção de atividades ilegais;
· Violação de propriedade intellectual e direitos autorais.
Os sites que contenham qualquer um dos conteúdos acima podem ter sua parceria cancelada a qualquer momento, conforme descrito no Termo de Acordo.
Caso tenha qualquer dúvida, estou à disposição.
abs,
Caroline

3 comentários:

Ronald disse...

Profa. Graça,
A que ponto chegamos, uma livraria se prestar a um papel ordinário desses. Concordo com a professora de que toda essa palhaçada é uma represália da escória de vagabundos...

Se entrega Corisco não me entrego não.

Cordial abraço

Anônimo disse...

Eu realmente lia sites como MSM e VeraDextra, continuo lendo, mas de uns dias pra cá, parece que defendem as mesmas coisas que os radicais islâmicos, então nem sei mais o que ler para se opor aos esquerdistas. Que diferença faz ser contra burca e questionar igualdade entre homem e mulher, como no veradextra, sei lá.

Carina Oliveira disse...

Verifiquei hoje no site MSM que o problema já foi resolvido, foi apenas um problema de comunicação e a Livraria Cultura já tratou o assunto com a maior transparência.

http://www.midiasemmascara.org/editorial/11915-aviso.html

Como cliente da Livraria Cultura, parabenizo a empresa, pois são poucas empresas que trabalham dessa forma e conduzem tão bem a relação cliente x empresa.

Acredito que esse problema foi apenas uma ação precipitada, que não reflete o posicionamento da empresa. Continuarei sendo cliente da Livraria Cultura e acompanharei o MSM.

"As convicções são inimigos da verdade bem mais perigosos que as mentiras."
Friedrich Nietzsche