quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Entrevista ao programa "La Hora de la Verdad", da Colômbia




Antes de entrar no tema da edição de hoje, necessito fazer alguns comentários relativos às coisas que postam no Notalatina, a maioria das quais não merece nem respeito e muito menos publicação, e dar alguns avisos. 

Estou mudando de residência e por esta razão tenho tido muito menos tempo do que o habitual, embora meu sincero desejo fosse fazer edições mais amiúde. Como todos sabem, este blog é totalmente elaborado por mim e, embora receba informações preciosas que sei que não vão ser divulgadas e muito menos analisadas no Brasil, não tenho podido escrever por absoluta falta de tempo. Não tenho assessores, não tenho patrocinadores e, portanto, escrevo somente por uma questão de consciência para que fique registrado que tais ou quais fatos aconteceram e a mídia - de um modo geral - silenciou.
Um leitor, muito respeitosamente, criticou-me por ter chamado Piedad Córdoba, a porta-voz das FARC no Senado colombiano, de “negra asquerosa”. Eu publiquei o comentário porque queria responder mas em seguida um demente - sem me conhecer, nem de perto nem de longe - logo rotulou-me de “racista odiosa”. Pelo desrespeito, foi para o lixo. Ao leitor que questiona porquê a chamo assim, digo-lhe que não houve - como não há - nenhum “racismo” de minha parte mas apenas a chamei como ela é conhecida na Colômbia, inclusive pelas próprias FARC que a apodam de “a Negra” ou “a Negrinha”. Entre o povo colombiano a coisa vai mais além, chamando-a de “negra asquerosa” (como eu a chamei) ou “a negra do turbante”. 
E aqui mesmo no Brasil, em tempos em que a sociedade era sadia e não infectada pela novilíngua gramsciana e muito menos havia um “ministério do racismo”, era comum as pessoas se dirigirem a um negro como “negão”, sem que houvesse aí embutido qualquer racismo ou ele se ofendesse. Tenho vários amigos negros, não mulatos mas negros mesmo, e nunca houve qualquer mal-estar por causa da cor; um de meus melhores amigos, por exemplo, é negro azulado e nunca houve qualquer problema entre nós por causa de cor da pele. Isto só é percebido pelos pobres em espírito que se preocupam com as aparências. A mim, a única coisa que importa é o caráter, acreditem ou não. Portanto, “racista odiosa” é a mãe!
Outro leitor questiona o pedido de doações ao blog, alegando que o Google oferece o sistema gratuitamente. É verdade. Todavia, o que o Google não oferece, nem grátis nem pagando, é o conteúdo apresentado no blog que me custa muitíssimo em livros importados, horas de pesquisa, horas de estudo, gasto com telefonemas para o exterior quando necessito alguma informação com urgência, energia física e elétrica, custo de internet, etc.
Como em geral o brasileiro prefere receber tudo de graça e desrespeita e menospreza o trabalho alheio, desconhecendo completamente o que é generosidade, acha afrontoso que eu peça àqueles que queiram e possam colaborar com os custos do meu trabalho. Há blogs que são regiamente remunerados para falar bem desse ou daquele político, outros são subvencionados por empresas ou ONGs mas o Notalatina não; conto apenas com meu parco salário para bancar o meu trabalho e algumas almas caridosas que vez por outra fazem um depósito - nada milionário - a quem sou comovidamente agradecida. 
Ademais, este não é o único blog que tem anúncio de doação. Aqui no Brasil quase todos têm, então, por que o problema apenas com o Notalatina? Para quem não sabe, é muito comum em países onde as pessoas têm o hábito de fazer contribuições, pois até mesmo sites famosos dos Estados Unidos, onde seus proprietários são ricos, têm um banner de “donation”. Só no Brasil - e para alguns espíritos tacanhos - isto parece vergonhoso ou afrontoso. E não tenho vergonha de dizer que  preciso sim, pelas razões que expus mais acima, de modo que agradeço do fundo do coração a quem quiser contribuir financeiramente para que eu possa continuar oferecendo um trabalho de qualidade, com informações que de um modo geral não se vê em outro blog e muito menos na mídia.
Bem, mas o motivo desta edição de hoje - que escrevo apressadamente - é para divulgar uma entrevista que tive a honra de conceder a don Fernando Londoño, em seu programa “La Hora de la Verdad”, realizada ontem pela “Radio Super” da Colômbia. Há poucos dias havia sido divulgado pela rede na Colômbia, a ficha criminal da candidata Dilma Rousseff. Eles custaram a acreditar que alguém com aquela ficha pudesse ser a candidata presidencial mais votada até o momento e don Fernando então perguntou se eu me dispunha a comentar para os ouvintes colombianos. Muito honrada, aceitei. 
No momento da entrevista eu estava extremamente nervosa, não por insegurança no tema mas porque o programa é ao vivo, sem cortes, direto com o público. E a minha preocupação estava mais centrada no conteúdo a informar do que na correção do idioma que domino bem mas naquela circunstância acabei gaguejando. Espero que os leitores relevem este detalhe e ouçam a perplexidade dos colombianos com o que se passa no Brasil, e lá ninguém tem conhecimento.
Devo ficar um longo tempo ausente, em decorrência da mudança de residência, mas tão logo minha vida se normalize volto a fazer outra edição. Fiquem com Deus e até a próxima!


Esta foto é de quando estivemos na Colômbia, eu e Olavo, com don Fernando Londoño em seu prestigiado programa radial "La Hora de la Verdad"




Comentários: G. Salgueiro

31 comentários:

Cavaleiro do Templo disse...

MARAVILHA!!!

Que rode o mundo, pelo menos a Iberoamerica. A Iberoamerica está acordando, a Colômbia entrou para o Conselho de Segurança da ONU (http://www.elnuevoherald.com/2010/10/12/818704/colombia-elegida-al-consejo-de.html), a casa vermelha está caindo.

Parabéns Graça!

Alex

Fusca disse...

No Brasil, os representantes das FARC NO governo brasileiro são Gilberto Carvalho, Marco Aurélio Garcia e Dirceu, isso no primeiro escalão (diretamente subordinados ao chefão) de acordo com os arquivos do computador do chefão Raul Reyes. Dilma assinou a requisição para que a esposa de outro chefão das FARC, "cura" Medina, recebesse alto cargo no Ministério da Pesca (pesca de que?)

Resistência Cultural disse...

Em qualquer país civilizado, onde ainda existem resquícios de liberdade de imprensa, a livre contribuição financeira por parte do grande público a um meio de comunicação qualquer, um site, um blog, etc, é sinal de probidade e independência. Só no Brasil, é vexame.

Esta semana, eu assisti no youtube a uma entrevista com o Carlos Lacerda, em que o admirável homem público, a despeito de seus defeitos, reclama contra certo jornal que o acusava de incoerência. O argumento (irrespondível e sarcástico) de Lacerda foi recordar que o mesmo jornal mudara de "opinião" acerca de determinado governo, em decorrência do patrocício que passara a receber do mesmo. "Quando eles mudam de idéia ganhando dinheiro, é coerência; quando a gente muda de graça, é incoerência...", fulminou o então líder da Frente Ampla. Que falta faz!

A entrevista pode ser vista aqui: http://www.youtube.com/watch?v=QHWNkMoaAWY

É isso aí! Meus parabéns à sra. Graça Salgueiro pelos notáveis serviços prestados ao Brasil.

Anônimo disse...

Não nos abandone, voce é muito importante para todos nós. Não dê ouvidos a espíritos de porco.
Saúde e fique com Deus!!

Álvaro

Xupacabr@ / Hallcox Hall / Laudelino Lima disse...

Parabéns Graça.
Se precisar de alguma ajuda nesse período é só falar.

Xupacabr@ / Hallcox Hall / Laudelino Lima disse...

Graça, segue o link de sua entrevista: http://www.4shared.com/audio/6_aPoyP9/GRACIA_SALGUIERO_12_DE_OCT.html

Romullo disse...

Parabéns e muito obrigado pelo seu trabalho!

América, SOY YO disse...

Simplesmente vergonhosa, vexatória a situação política no nosso país, há muito já deveria ter sido pedido o impeachment de Lula. Colocaste muito bem os pontos mais sensíveis,tua entrevista foi excelente, parabéns!Precisava ser ancorada no YouTube, para que mais pessoas tivessem acesso a informações que até a imprensa censurada não divulga.
Um grande abraço,
Beth

Anônimo disse...

Graça

Parabéns pela entrevista!
Essas oportunidades, são raras.

Como contribuição a ti, seria interessante falar com Dom Fernando, para explicar-lhe que o Serra não é Centro Direita... ficou esse detalhe por esclarecer, e que afinal se fazem de leitão para mamar deitado...

Um abraço
Fernando Gonçalves

Anônimo disse...

Olha, ajudar financeiramente a egotrip de uma mulher, que ninguém sabe quem é, que usa um vocabulário cheio de qualificadores de baixo nível para as pessoas que desgosta, não faz o menor sentido. Jornalista independente? Com esse jeito agressivo, Você parece mais uma palpiteira de plantão, que tem um séquito que bate palma para suas grosserias virtuais,que por serem incapazes de formular a própria opinião, precisam da muleta da pseudo-intectualidade alheia. E veja bem, nem entro no mérito da qualidade da "informação" que você diz ter, pois você escreve como uma desequilibrada rancorosa que desmerece a seriedade com que quer ser vista.
Não encare meu comentário como um insulto, pois não é essa a intenção. se fosse, eu não teria escrupúlos de admiti-lo. Nem necessita publica-lo, obviamente.
Mas quem publica o que pensa, fica exposto a críticas, que muitas vezes odeia ouvir. Mas de vez em quando, o exercicio da humildade é bom para entendermos como somos vistos. E não seja hipócrita de dizer que não se importa com isso.
Abraços! Cuide-se!

Euclides disse...

Esse Anônimo é um panaca. Qual é a SUA intelectualidade? Tem? Não tem, mas fica a acusar quem faz um trabalho sério que você, por supuesto, não entende uma vírgula

¿Por que no te callas?

Vá peidar na água pra ver se faz glú-glú!

Seu QI de ameba só pode ser avaliado em microscópio.

Cuide-se você. Se voltar com essa conversa, você vai conhecer com quantas leis se faz uma ameaça.

Pegue seu pirulito e vá pra casa! Já passou da hora de criança ficar no computador.

Anônimo disse...

Aquela ficha criminal montada pela folha se São paulo? A senhora teve a coragem de explicar o contexto que o país vivia, que não havia canais democráticos abertos para a luta politica, e que a Senhora Dilma Roussef participou da resistência a um regime ilegal? Também teve a coragem de dizer, e espero que os colombianos tenho essa visão, ao fato inconteste que qualquer documento produzido pelos órgãos de repressao da ditadura são suspeitos por si só(afinal, eles montavam até laudos periciais para justificar a morte),enfim, certamente não. O que foi feito nesse programa tem um nome clarissimo: Difamação. Aqui no Brasil consta no Código Penal.

rafael disse...

Que ficha criminal de Dilma Roussef?A senhora sabia que essa ficha é uma farsa? Alias só de ter sido montada pelos órgãos de repressão já faz com que a mesma tenha sua legitimidade jogada na lama.

Anônimo disse...

É fácil, muito fácil desqualificar uma pessoa que é bem vinda com seus comentários e visão da america latina. Este ente que se esconde com nome de anônimo/17/10/2010 02:37 no mínimo deve ser um bosta que apóia e negocia drogas e armas e não gostou de ler umas verdades.Mais um covarde.

Álvaro

Resistência Cultural disse...

Ao sr. Anônimo (O Digníssimo), se acaso me incluiu no "séquito" da sra. Graça Salgueiro, tenho a lhe dizer algo bem singelo: "séquito" é a puta que o pariu!

Peço, por gentileza, não encare este meu comentário como um insulto à senhora sua mãe, pobre infeliz que o gerou; o insulto é dirigido unicamente ao senhor.

De mais e mais, por que o senhor não cria, ao menos, um pouquinho de vergonha na cara e diz o seu nome e de onde veio, ao invés de se esconder como rato?

Seria interessante, outrossim, que o senhor entrasse efetivamente "no mérito da qualidade da 'informação'", pois, somente dessa forma, suas reclamações contra a sra. Graça Salgueiro teriam alguma validade; querendo ou não, a sordidez das suas palavras se referem ao modo pelo qual a notável jornalista se expressa, a seu ver sintoma de pouca ou nenhuma credibilidade.

Desafio-o a fazê-lo. Vejamos se tem coragem e honradez para tal.

José Lorêdo de Souza Filho

Dárcio Bracarense disse...

Prezada Graça,
Acompanho Olavo de Carvalho e seus programas toda segunda, e por meio de uma indicação do próprio, conheci seu trabalho. Venho a louvar seu esforço e admitir que talvez seja o único trabalho intelectualmente honesto produzido no país.
Sou comerciante e como se sabe, sou de uma classe reconhecida como criminosa no país, já que gero empregos e dou a possibilidade dos funcionários viverem de seu trabalho, e não de uma bolsa que o força a votar no partido que as provê.
Por esse motivo não tenho feito contribuições, mas logo que consiga estruturar minha vida financeira faço questão de contribuir para seu blog, e ainda repudio qualquer manifestação contrária a tal ação.
Devemos muito a você, que justamente por não depender de uma verba partidária, possui a possibilidade de tratar apenas com a verdade sem medo de atingir a quem por ventura viesse a lhe sustentar.
Parabéns, e espero que de tudo certo em sua mudança, para que volte logo.
Boa sorte e Muuuuito obrigado!

Anônimo disse...

Falácia "Argumentum ad hominem" detectado no comentário anônimo acima.

Continue na luta, Graça!!

G. Salgueiro disse...

A todos os amigos que se manifestaram em meu apoio:

Agradeço de coração, confirmando que escrevo para pessoas de bem que prezam a verdade.
Não estou me mudando de Recife mas apenas de apartamento, pois, contrariando o que dizem os desocupados espíritos de porco, não sou rica, nem recebo em dólares como "agente da CIA". Vivo de aluguel e como o proprietário pediu o apartamento que moro, estou me mudando para outro.
Aos covardes anônimos que, por falta de ARGUMENTOS que contestem minhas denúncias e são "machos" apenas para me agredir, digo-lhes que não tenho hábito de comer esterco e por isso mesmo é que publiquei todo o lixo produzido por vocês, pois quero que meus leitores vejam o tipo de coisas que esta gentalha pensa a meu respeito e as agressões que sofro, especialmente o maricón anônimo que escreveu no dia 17 Outubro, 2010 02:37. Leiam os "argumentos" deste elemento e digam: quem é o agressivo, desequilibrado e "palpiteiro de plantão" aqui?
Esta é a nova tática desta comunalha covarde e estúpida: agredir a PESSOA que denuncia sem sequer raspar de leve nas denúncias apresentadas.
Como diz aquele ditado árabe, "os cães ladram e a caravana passa".
Façam um favor a si mesmos e vão procurar a sua turma; não apareçam mais porque não os convidei, tampouco lhes pedi NADA. Aqui é lugar de gente de bem e do bem, não presídio ou bordel.
Não vou mais publicar as afrontas ignorantes de comuna raivoso nenhum; abri uma exceção desta vez apenas para conhecimento dos meus leitores, a quem prezo e respeito.
Aos leitores amigos, que Deus os abençoe abundantemente.
Aos espíritos de porco, vão ao raio que os parta!
MG

América, SOY YO disse...

Invocação à Justiça Divina

Domingo, 24 de outubro, às 10h, na Iglesia del Gimnasio Moderno, em Bogotá, será celebrada eucaristia em cadeia com vários países, com invocação à Justiça Divina e pela liberdade de Alejandro Peña Esclusa.O convite está no site da Unoamérica (http://unoamerica.org/unoPAG/imagenes.php?id=195), que agradece a petição dominical pela liberdade de um homem justo, preso político, por discordar do regime de Hugo Chávez. Peçamos também por todos os combatentes da liberdade e da democracia que se encontram encarcerados, vítimas da tirania e do despotismo. "O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes; mas o Senhor se ri dele, pois vê que vem chegando o seu dia".( Salmo 37: 12-13)

Anônimo disse...

Querida,
Não a conhecia, infelizmente! Depois de uma longa jornada exercendo meus "direitos"como cidadã, retornei ao site do Olavo de Carvalho e através dele, cheguei até você e sua jornada corajosa - por nós, pelos outros, por nossa Nação, por esta e pelas futuras gerações.

Amiga de época e de espírito, que Deus a proteja e inspire. E lembre, seu exemplo é força para todos nós que nos dedicamos à construção de um novo amanhã para o Brasil.

Com admiração,

Mãe de verdade.

Josiel Dias disse...

Parabéns pelo belo trabalho.
Estarei marcando ponto diariamente por aqui.

Josiel Dias
Mensagem edioficante para alma
http://josiel-dias.blogspot.com

Anônimo disse...

Prezada sra. Graça Salgueiro

A sra. é uma grande Brasileira.Seu blog, o Mídia sem Mascara, o trabalho do sr. Olavo de Reinaldo Azevedo se assemelham a BBC de Londres transmitindo aos países ocupados por Nazistas ou Comunistas.
Uma voz solitária em meio ao massacre da repetição da mentira.
Acompanho seu blog a muito tempo, não caia nas milhares de armadilhas de internautas comunistas.
Não ligue, não desanime! Quanto mais a sra. for ouvida mas vão inventar calunias a seu respeito.
E sabemos bem quem é o pai da mentira!
Muito obrigado pelo seu trabalho.
Pastor Carlos Astério

Anônimo disse...

ONDE HÁ FUMAÇA HÁ FOGO.

O que leva a petralhada a ficar tão enfurecida nos últimos dias? Qual a razão de tanto rancor e tantas mentiras?
Creio que, em primeiro lugar, apesar de tantos milhões e milhões gastos dos nossos suados impostos, muita gente não está engolindo esses índices absurdos de popularidade e aprovação de Laula; em segundo, porque Lula não está conseguindo transferir, por osmose, tais taxas para Dilma Roussef.
Também penso que pesquisas internas dos partidos estejam indicando que a diferença entre ela e José Serra seja bem menor do que indicam as pesquisas dos institutos que não acertaram o resultado do primeiro turno, porque quiserem inflar a boneca candidata.
Acho que estamos no limite entre a democracia e a ditadura, os jovens não percebem isso, os velhos parecem ter se esquecido. Enquanto isso, os que sempre tentaram implantar a tirania socialista continuam com seus planos.
Alerta!!!!
Abs do Brasil.

Seu leitor Gutenberg, J.

http://www.laudaamassada.blogspot.com

Anônimo disse...

SOBRE DILMA E A FICHA.

Cara Graça, tem leitores questionando a veracidade da ficha policial da Dilma.
Pode ser que a ficha não seja a verdadeira, mas o que os defensores dela deixam escapar e sobre o que não há o que falar é que o processo contra ela, que é um documento público, está trancado no Superior Tribunal Militar, sob a alegação absurda de que poderia ser usado politicamente.
É claro que seria, e é legítimo se for. Não usam e abusam da reescrita do passado de Serra, atribuindo-lhe o que não disse ou fez?
Dilma Roussef foi da luta armada, e ela mesmo disse, em várias oportunidades, ao lonfo do tempo, que treinou guerrlha na fronteira com o Uruguai, com montoneros; ela disse que entrou duas vezes em quartéis para roubar armas; eplanejou ações de seu grupo. E tais ações matarm gente. Isso é história do Brasil.
Leitores mal intencionados dizem que ela lutava contra a ditadura.
É fato, mes é meia verdade. Ela lutava, assim como outros grupos armados, para derrubar o governo militar e implantar um regime comunista no Brasil.
Isso foi assumido pelo senhor Fernando Gabeira, nestas eleições. Ele, que também foi da luta armada disse que tinham lutado não pela democracia, mas para derrubar os militares e implantarem um regime comunista no Brasil. E ainda conclamou a Dilma a ser sincera e contar sobre seu passado.
Dilma tem que ficar mascarando a própria por que? Quais as informações que constam do tal processo? Querem que votemos em personagem de criação literária.
O presidente do Uruguai, aos menos, o ex-montonero Mojica, falou muita coisa interessante sobre o passado em sua entrevista nas páginas amarelas de Veja. Ao menos reviu o que fez nos anos 60 e 70. Uma pessoa honrada.

Gutenberg.J.
http:laudaamassada.blogspot.com

Magna disse...

Sra. Graça Salgueiro.

Leia isto daqui: Ingrid Betancourt falando sobre as Farc e tecendo elogios a Sra. Dilma Rousseff.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/farc-fazem-hoje-mesmo-mal-que-ditadura-fez-com-dilma-diz-ingrid.html

bjaraujo disse...

Quanto a racismo é nojeto ver uma pessoa se censurando por uns ignorantes; estes sim cheios de ódio, rancor, racismo e preconceito pois em tudo vê racismo e preconceito. Ignoram o carinho, a intimidade, a opinião própria e conceitual, os valores e crenças do indivíduo.
Pronto falei.

A meu vizinho e vizinha chamo negão e amarela. Me chame sem maldade de gordo, marrom ou careca e atenderei como o nome.

Parabéns, Graça. Jamais se censure.

Carlos H disse...

Ontem no México um fazendeiro resistiu a bala à tentativa de invasão de sua propriedade pelos narcos, que queriam tomá-la:

http://www.blogdelnarco.com/2010/11/don-alejo-garza-tamez-defendio-su.html

http://www.vanguardia.com.mx/defiendesuranchodelnarcohastalamuerte-595068.html

Anônimo disse...

Graça, indiquei o Notalatina ao Selo Sunshine Award, um prêmio que reconhece os melhores Sites e Blogs da Internet.
Visite http://fazendooqueecerto.blogspot.com/2010/11/selo-sunshine-award.html e inteire-se sobre o assunto.
Grande abraço!

CSREIS disse...

Muito Obrigado pelo Blog!
Esse "cuide-se" desse anônimos aí me deixou até desconfiado...

Anônimo disse...

Alguém pode postar um novo link para a entrevista? Talvez alguém que tenha o arquivo possa fazer o upload novamente, o link informado está quebrado.

obrigado

G. Salgueiro disse...

Muito obrigada pelo aviso, Anderson!
Já está consertado.
Abraço,
MG