domingo, 29 de maio de 2005

É com uma enorme alegria que anuncio o “retorno” do Notalatina, após vários meses sem atualização por motivos vários, a maioria sério mas que não vem ao caso citar. De fevereiro até aqui, muitas águas rolaram por baixo da ponte, muitas denúncias gravíssimas deixaram de ser feitas sobretudo em Cuba e Venezuela mas, aos poucos, os leitores vão ficar outra vez informados sobre o que ocorre nesta parte do continente e que a grande mídia “amiga dos sinistros” nega, propositalmente, ao respeitável público brasileiro.

***

A situação dos militares que se opõem ao projeto ditatorial castro-chavista na Venezuela é algo que merece um artigo à parte e prometo que o farei, assim que me chegarem os dados que solicitei a uma amiga jornalista venezuelana que tem tudo a respeito. Através de um informe, tomei conhecimento de que já passam de 200 os militares que estão entre os presos-políticos (ou de consciência), passados arbitrariamente à reserva, exilados ou mesmo desaparecidos.

Seria de bom alvitre que o Sr. Lula da Silva respondesse se, quando se opunha à “ditadura militar” aqui no Brasil, o fazia por princípios ou por conveniência política?

A ditadura militar que ele apóia na Venezuela, com mais de 200 presos políticos, está mantendo um deles algemado em uma cama de hospital, enfermo, evacua sangue e Chávez não autoriza que o operem. Há outro oficial com um tiro na perna e Chávez não autoriza que lhe retirem a bala em um hospital.

Chávez tem seguido à risca a cartilha cubana de torturas a maus-tratos, pois os presos políticos encarcerados nas masmorras infectas da maior ilha cárcere do mundo, passam por situações bem semelhantes... É a universalização do Mal.

Bem, me parece que o Sr. da Silva terá que fazer algo ou então... deixar cair de vez sua máscara de “democrata” e “defensor dos direitos humanos”; ou será que os tais “direitos humanos” continuam sendo, na concepção desta gente sinistra, só para marginais e terroristas?

***

Cada dia mais ridícula a postura do aprendiz de ditador Chávez, que não consegue explicar a corrupção e o retumbante fracasso e declínio da PDVSA, depois que ele demitiu a quase totalidade do quadro funcional formado por técnicos venezuelanos capacitados e, em seus lugares, colocou incompetentes agentes cubanos que não entendem de outra coisa que não seja “agitação e terrorismo de Estado”.


O Ministro de Minas e Petróleo que é além disso Presidente da PDVSA, foi semana passada à Assembléia onde se limitou a falar da “antiga” PDVSA, tratando seus executivos de “meritocracia entregue às transnacionais”. Esqueceu-se, o idiota, algo que ocorre com freqüência ao seu chefete Chávez, que são eles mesmos, com 6 anos no Governo, o tal “governo anterior” e as corrupções que acusou à “antiga” PDVSA, também foram cometidas por figuras deste Governo.


Quando a oposição, que tinha que se limitar a falar pelo relatado por R. Ramírez lhe recordou o caso, e lhe perguntou se ia tomar alguma atitude sobre “esses” funcionários, ele simplesmente calou-se, não contestou, não disse nada!


O certo é que tudo indica mesmo que a PDVSA está sendo destruída por incapacidade; por isso, desde que Chávez tomou o controle da empresa estatal, nunca foi apresentado um balanço sequer. É mole? Até parece coisa do PT, que brada por “ética e moralidade” e tem se mostrado o campeão da calhordice.


***


E o Noticiero Digital nos dá uma informação que não deixa de ser chocante, pela ousadia em revelar publicamente “quem” é o Chefe Supremo das Forças Armadas Venezuelanas, que agora parece ser oficial: “no próximo dia 24 de junho de 2005, no próprio Campo de Carabobo, no marco da celebração do 184º Aniversário da Batalha de Carabobo e Dia do Exército Venezuelano, Forjador de Liberdades, o Presidente da República e Comandante-em Chefe da FAN, o Tenente-Coronel Hugo Rafael Chávez Frías, acompanhado do Comandante Geral do Exército, General de Divisão Raúl Isaías Baduel, imporá ao Comandante Fidel Castro Ruz, os três “Sol de Carabobo” (equivalentes às estrelas das nossas Forças Armadas) que o creditarão como General-em-Chefe do Exército Bolivariano”. Sem palavras...


Eu gostaria de saber se a esta solenidade irão os mesmos representantes brasileiros, eternos puxa-saco do Assassino-em-Chefe do Caribe e do ditador bufão venezuelano, Marco Aurélio Garcia, o cubano-brasileiro Comandante Daniel e o Sr. da Silva que não perde um convescote bem servido em finas iguarias, mesmo que seja à custa da fome e da miséria daquele bravo povo.


***

E finalmente, uma notícia que vem de Cuba. Bem, todo mundo sabe o quanto eu “adoro” aquela “ilha-da-liberdade”, “paraíso caribenho”, primor de “respeito” ao indivíduo e seus “direitos humanos”, justamente por causa do regime “legal” e “democraticamente” eleito pelo povo que reclama de barriga cheia, pois vive num legítimo “mar de felicidade”.

Pois vejam só: por ser tudo isto que eu falei acima é que o “cubano a pé”, aquele infeliz que tem a ousadia de dizer um rotundo NÃO à tanta liberdade e felicidade, não tem direito de possuir um telefone celular, que aqui no Brasil se vende até nos camelôs a preços quase simbólicos.

Parece brincadeira, não é? Mas, brincadeira mesmo ou melhor, ironia amarga que mais me dá vontade de chorar, são os adjetivos que emiti em relação à vida que leva o sofrido e escravizado cubano que não pertence à maldita Nomenklatura.

Este áudio, cujo link segue aqui (http://www.univision.com/content/audio.jhtml?cid=376562&channelName=Miami&_requestid=234111), revela com nitidez que, para se ter direito a possuir um celular em Cuba, tem que ser... estrangeiro! Isto mesmo!

Agora eu pergunto aos Chicos Buarques, Zés Dirceus, Lulas e Niemayers da vida: qual de vocês aceitaria uma vida desgraçada dessa, onde TUDO é negado a quem não aplaude, feito mico de circo, os ditames deste monstro que se crê dono da vida e da morte do seu povo?

Qual de vocês suportaria ver restaurantes, hospitais, farmácias, bares, cinemas, praias de SUA TERRA NATAL mas que vocês, por discordarem do regime não podem ter acesso e, se tentarem se aproximar vão acabar num cárcere imundo até enlouquecer ou apodrecer em vida?

Ouçam o áudio para acreditar no que estou falando. É este “modelo” de regime que querem, a qualquer preço, nos impor, a nós que temos a ousadia de acusar, denunciar e dizer NÃO! ao comunismo.

Na próxima edição eu conto mais, pois as notícias que o mundo não lhes deixa saber, pululam em minha caixa de mensagens aos borbotões.

Fiquem com Deus e até a próxima!

G. Salgueiro

Nenhum comentário: