terça-feira, 31 de agosto de 2004

O Notalatina fecha este mês tido como aziago, com notícias da Argentina, Honduras e dos Estados Unidos. Apesar de manterem uma distância geográfica considerável, suas relações estão mais próximas do que se possa imaginar.



A primeira nota, vinda da Argentina, mostra a ação desenfreada dos conhecidos “piqueteros”, uma espécie de vândalos, desocupados profissionais que em muito (ou quase tudo, posto que os ideais e as orientações são as mesmas e partem da mesma fonte) se assemelham à versão brasileira dos “Sem-teto” e grupos de desordeiros que estamos acostumados a ver por aqui.



Kirchner agora vai ter de provar do próprio veneno, pois elegeu recentemente para um cargo ministerial, um “ex” piquetero e, além disso, ele mesmo apoia esses marginais. Não deixem de ver as fotos do enfrentamento através do link indicado.



A segunda nota, vinda de Honduras, mostra com clareza a subserviência de certos países com relação ao mega-assassino do Caribe. Eu não quero inocentar de todo o cubano Posada Carriles mas, uma vez que ele foi indutado é, de fato, um homem livre e que deveria ter o direito legal de ir e vir para onde bem entendesse. Mas no mundo comunista as coisas não funcionam com esta lógica elementar das pessoas normais e de bem. Aliás, ser comunista já é, por si só, uma anormalidade, uma aberração inexplicável, penso.



Pois bem, vejam a verdadeira “caça à raposa” que se armou em torno deste cidadão, tendo os mais descarados defensores do assassino-em-chefe, dito que assim que o pobre homem for encontrado, “deve ser deportado, não necessariamente ao Panamá”. Todo mundo sabe o que acontecerá se este infeliz for deportado para Cuba. Ao contrário de como agem as pessoas civilizadas e do que prega o monstro abjeto Fidel Castro, se Carriles for deportado para a ilha sequer terá um ridículo e fraudulento “julgamento sumário” mas logo será fuzilado sob a pecha de “traidor”, como é a prática corrente ainda hoje na Ilha.



O que eu não consigo entender é como há tantos países apoiando e ajudando um criminoso tão desclassificado na escala humana, como Fidel Castro. Quem precisa daquela porcaria para alguma coisa? É Cuba quem precisa dos outros países, uma vez que está se tornando uma terra estéril, totalmente arruinada pela ganância e maldade deste ser desprezível! E este infeliz está no poder, escravizando o povo cubano há desgraçados 45 anos, justamente porque sempre teve o apoio e a conivência criminosa de paisecos sem significância nenhuma no planeta, como é o caso de Honduras, por exemplo. E quem continua sofrendo e sendo cada vez mais esmagado é o “povo cubano”, aquele “a pé”, que mal tem o que comer, numa escravidão impossível de se imaginar como real.



Bem, finalmente, a última nota que vem dos Estados Unidos dá conta da adesão de grandes astros de Hollywood no esporte favorito do ideário esquerdista do momento: arrasar com Bush, seja de que modo for. Aliás, essas estrelas que nadam em dinheiro e luxúria, são as mesmas que também apoiam os crimes que ocorrem em Cuba, como o brontossauro Denis Glover. Um nojo, essa gente!

Amanhã tem mais notícias. Fiquem com Deus!



PROTESTO DE PIQUETEROS RECEPCIONARÁ O PRESIDENTE LAGOS NA CASA ROSADA



Efetivos da Polícia Federal Argentina e do regimento Granaderos reforçaram hoje a segurança nos acessos à Casa Rosada, por causa dos protestos dos piquetereos que serão parte da “recepção” que o Presidente Ricardo Lagos terá na Argentina.



O presidente Néstor Kirchner reuniu-se esta manhã com membros da Conferência Episcopal da Argentina e só minutos antes de encontrar-se com o titular do Fundo Monetário Internacional (FMI), o espanhol Rodrigo Rato, diversos grupos de desocupados radicais, mais conhecidos como piqueteros, derrubaram obstáculos de segurança e cercaram a casa do governo.



Os piqueteros protestam pela detenção de seu principal dirigente, Raúl Castells, preso há alguns dias e, além de exigir uma reunião urgente com o presidente Kirchner, ameaçam ingressar pela força na sede do Executivo, onde será celebrada uma reunião entre Kirchner e Lagos.



A polícia reforçou seu contingente normal postado nos arredores do palácio do governo, normalmente obstaculizado, enquanto que os tradicionais Granaderos, a guarda do palácio, saíram de seus postos e concentraram-se no interior da Casa Rosada.



No palácio mesmo, fecharam-se as portas de acesso, assim como as janelas que vão dar à Praça de Maio, para prevenir deste modo que algum enfrentamento derive em pedradas ou, inclusive, alguma iniciativa de incêndio.



Nos arredores da Casa Rosada entretanto, centenas de piqueteros encapuzados e portando paus mantêem-se ameaçadores, embora já tenha havido focos de enfrentamento com os efetivos policiais que em algum momento do dia deverão liberar os acessos, pois está prevista a chegada do presidente chileno Ricardo Lages.



Obs. Vejam as imagens com exclusividade do site Seprin, neste link: http://www.seprin.com/portal/notas/incidentes-plaza31-08-04.htm (G.S.)



Fonte: www.latercera.cl



EM HONDURAS ORDENAM DETER E DEPORTAR POSADA CARRILES



Diario Noticuba Internacional



Tegucigalpa, (EFE) – A Polícia e a Direção de Migração de Honduras buscam o anti-castrista Luis Posada Carriles, que teria ingressado ilegalmente no país, informou uma fonte oficial. “Organizou-se uma equipe de investigação e rastreamento desse senhor em hotéis, residências particulares e outros locais nos quais poderia estar”, sublinhou a mesma fonte, que pediu o anonimato.



O ministro hondurenho de Segurança, Oscar Alvarez, “ordenou a busca e detenção de Posada Carriles, que poderia estar em San Pedro Sula”, acrescentou. Outra fonte oficial indicou que Posada estaria alojado no hotel central de San Pedro Sula, ou “escondido em alguma residência de um conhecido empresário” da mesma cidade, onde hoje produziu-se uma unusual operação policial, segundo constatou EFE.



As autoridades hondurenhas também procuram esse mesmo empresário, de origem estrangeira, que teria facilitado o ingresso de Posada Carriles, segundo versões conduzidas pela Polícia e Migração. Se for localizado em San Pedro Sula, a Migração “deportará Posada Carriles ao país de procedência”, disse a fonte oficial que conversou com EFE que, além disso, admitiu que “é vergonhoso que se dê este tipo de situações no país”.



Em Tegucigalpa também transpirou a informação de que as mesmas autoridades locais estariam buscando, de maneira disfarçada, a saída de Posada Carriles, pela “repercussão” que teria nas relações diplomáticas entre Honduras e Cuba.



Carlos Sosa Coello, ex-embaixador de Honduras na Venezuela, disse hoje à Rádio América, em Tegucigalpa, que se for certo que Posada encontra-se em San Pedro Sula, seria lamentável para o país. Sosa Coello comentou que o melhor que Honduras pode fazer é “capturá-lo e deportá-lo”, não necessariamente ao Panamá.



Meios de comunicação e setores políticos, entre outros, começaram a exigir hoje que se informe se Posada Carriles encontra-se em Honduras e que, se confirmar-se esta versão, explique-se aos hondurenhos como foi que ele ingressou no país. Duas fontes diplomáticas credenciadas em Tegucigalpa indicaram a EFE que trata-se de “um caso surpreendente e delicado para Honduras” e que “se for certo, poderia repercutir nas relações entre Honduras e Cuba”



O ministro da Segurança de Honduras disse na quinta-feira que não permitirá “o ingresso de nenhum terrorista no país”. A operação de busca em San Pedro Sula é coordenada pelo vice-ministro de Segurança, Armando Calidonio, que afirmou que se Posada estiver no país, “o vamos capturar”.



Posada Carriles, junto com Guillermo Novo, Pedro Remón e Gaspar Jiménez, os outros três anti-castristas indultados na terça-feira pela presidenta do Panamá, Mireya Moscoso, chegaram na quinta-feira a San Pedro Sula em um vôo particular. Novo, Remón e Jiménez fizeram uma troca de avião e viajaram ontem mesmo para Miami, Estados Unidos, enquanto que Posada teria ficado em San Pedro Sula, segundo o diretor de Migração, Ramón Romero.



Romero disse que se surpreendia de que Guillermo Novo, Pedro Renón e Gaspar Jiménez tenham entrado no país como Ernesto Abreo, Orlando González e Miguel Alvarez respectivamente, e imediatamente tenham seguido rumo a Miami. Além disso, o informe das autoridades panamenhas indica que no vôo particular vinham quatro pessoas, entre elas Posada Carriles, porém no manifesto apresentado em San Pedro Sula, “informaram somente três”.



Moscoso indultou os anti-castristas, que foram detidos no Panamá em novembro de 2000, depois que Fidel Castro denunciou que eles planejavam atentar contra sua vida durante a X Cúpula Ibero-americana, que celebrou-se no território panamenho. Em 20 de abril passado, um tribunal panamenho condenou Posada e Jiménez a oito anos de cárcere e Remón e Novo a sete, por delitos contra a segurança coletiva e falsificação de documentos.



Fonte: lavozdecubalibre.com



ATORES SIMPATIZANTES DE CASTRO FORMAM ALIANÇA CONTRA BUSH E UNEM-SE À ORGANIZAÇÃO MOVEON.ORG



Um grupo de atores de Hollywood, simpatizantes da tirania castrista, lança uma campanha de publicidade contra George Bush. A publicidade continua jogando um importante “embaçamento eleitoral” na pré-campanha para as eleições norte-americanas. Nos últimos dias, diversos grupos republicanos e democratas atacaram o líder de seu partido rival com spots nos quais ventilavam trapos sujos de seu passado. Agora, toca o turno a atores como Matt Damon e Kevin Bacon que não têm duvidado em pôr seu rosto ao serviço comercial para atacar a figura de George Bush.



A força que tem a publicidade a serviço da política, seduziu a um grupo de atores e diretores de Hollywood que, junto à organização “progressista MoveOn.org, decidu investir seu tempo e seu dinheiro em lançar uma série de spots de televisão nos que criticam o atual presidente do Estados Unidos, segundo publicou o diário Usa Today.



O primeiro anúncio chama-se Everybody e começou a ser emitido nesta semana, coincidindo com a celebração da convenção republicana em Nova York.



Posteriormente, e até o próximo dia 2 de novembro – data na qual se celebrarão as eleições – irão aparecendo novos spots. Em um deles, participam a atriz Scarlett Johansson e Kevin Bacon, em que perguntam: “O que aconteceria se os mesmos homens que se beneficiam da guerra tivessem que lutar contra ela?”.



Em outro anúncio, os norte-americanos poderão ver Matt Damon mostrando diversos profissionais que perderam seus empregos, ao tempo que afirma: “George Bush, é seu trabalho ou o vosso”.



Entre outros rostos conhecidos de Hollywood, nesta campanha publicitária, têem participado diretores como Rob Reiner, John Sayles e Benny Boom e músicos como Moby.



Matt Damon e Kevin Bacon unem-se assim a Alec Baldwin, Barbra Streisand, Robert Redford, Danny Glover, Martin Sheen e meia dezena mais que, apesar de haverem triunfado artística e economicamente dentro do sistema, sentem-se frustrados politicamente.



Fonte: lavozdecubalibre.com



Traduções: G. Salgueiro



Nenhum comentário: