quarta-feira, 18 de agosto de 2004

Inicio a edição de hoje fazendo uma confissão. Confesso que estou impressionada com a estupidez reinante em certas cabeças e a capacidade que elas têm em crer que toda a humanidade é tão estúpida e parva quanto elas imaginam que seja. Digo isso me referindo a dois episódios distintos, um aqui no Brasil e outro na Venezuela, distintos na forma mas gêmeos siameses na essência.



No caso do Brasil, a imensa empulhação que querem nos empurrar goela abaixo sobre a crise tardia (afinal, se passaram 11 anos!) de consciência do jornalista da Veja, em relação à calúnia plantada – e que deu certo – sobre irregularidades na vida política de Ibsen Pinheiro, ao mesmo tempo em que cria-se um órgão censor/repressor da livre expressão jornalística, no melhor estilo do DIP varguista que só favorece (e como!) o próprio Partido-Estado onde ele está sendo gestado, o PT; e são os próprios “coleguinhas” que estão promovendo isso, conscientes uns, idiotas úteis outros, numa afronta descomunal aos cérebros pensantes do país.



E na Venzuela, com essa mega fraude do Referendum de domingo passado que estão querendo nos impôr como “modelo de verdadeira democracia”. Isso me fez lembrar, também, quando da posse do presidente Lula em que todos os meios de comunicação repetiam, como papagaio de bordel, que era “a festa da democracia”. Isso me faz rir! Até nos cacoetes essa esquerdalha abjeta não tem um pingo de autenticidade e imaginação, afinal, os ideais e os chavões repetidos há mais de 40 anos permancem intactos, como mofo e tudo.



Mas disse isso tudo porque o tema que ainda ferve no caldeirão político latino-americano são as incontáveis fraudes grosseiras que aos poucos vão sendo descobertas na Venezuela. Numa nota editada hoje, aqui no Notalatina, a Coordenadora Democrática faz uma porção de exigências aos “observadores internacionais”, para que se esclareça este impasse. Entretanto, vi na CNN que tanto a CD quanto o Sumate excluíram-se da auditoria proposta por tais observadores e o CNE, uma vez que sequer tiveram a decência de acusar recebimento da petição encaminhada por eles a tais órgãos. Ademais, a imoralidade proposta pelo CNE, de auditar aleatoriamente apenas 150 urnas de votação quando há mais de 5.000 só no país, fora as do exterior, é indgino, é vil, é querer fazer todos de idiotas e zombar da seriedade política desta situação e do trabalho proposto pelos órgãos opositores; ou então, é passar recibo de qual lado estão e a quem servem mesmo. Do lado da verdade é que não é...



Mas hoje há uma denúncia muito grave vinda da Argentina, conforme prometi, sobre mais um ato de vandalismo dos “piqueteros”, bando de marginais que, do mesmo modo que os “sem-qualquer-coisa-sobretudo-sem-vergonha” do Brasil, acabaram com uma solenidade em honra a San Martín, além de desmoralizar e amofinar os militares presentes ao evento.



E de Cuba, para variar, mais uma denúncia dos desaforos e desrespeito que sofrem aqueles que não aceitam a escravidão que o abjeto e ignóbil monstro do Caribe lhes quer impor, na marra. Por hoje é só. Fiquem com Deus e até amanhã!



PIQUETEROS SUSPENDEM ATOS EM HOMENAGEM A SAN MARTÍN



Em meio à cerimônmia, chegaram ao local por volta de 50 piqueteros integrantes do bando Barrios de Pie, que lançaram aos gritos vários questionamentos contra autoridades do Exército, organizadores da homenagem.



Autoridades do Exército decidiram suspender esta manhã os atos de homenagem a José de San Martín que se levavam a cabo na cidade de Mendoza, quando chegou ao local uma bando piquetero que manifestou seu repúdio aos chefes militares que estavam lá.



O ato estava sendo realizado em frente ao Monumento ao Libertador, situado na Praça San Martín, no centro da capital mendoncina, ao cumprir-se hoje o 154º aniversário da morte do prócer. Então, os chefes da instituição que estavam no local, decidiram suspender o ato para evitar enfrentamentos ou situações violentas, segundo se explicou. A manifestação foi seguida de perto por efetivos da Polícia de Mendoza.



Fonte: http://www.infobae.com



RENÉ MONTES DE OCA DENUNCIA AUMENTO DA REPRESSÃO CONTRA MEMBROS DE SEU PARTIDO



Cidade de Havana – http://www.adcuba.org/ - René Montes de Oca martija, Secretário Geral do Partido Pró-Direitos Humanos de Cuba, filiado à Dundação Andrei Sakarov, denuncia desde a Capital cubana que no último mês viu-se um recrudescimento da repressão governamental contra membros de sua organização. As ameaças contra sua pessoa não cessaram. Recentemente, foi apedrejada a casa do delegado na Província de Havana, Luis González Medina, enquanto se realizava uma atividade opositora.



No domingo passado foram interceptados pela Polícia Política, Michael Pérez Castañeda e Michael Hernández Ibáñez, aos quais se pediu a carteira de identidade na via pública. Do mesmo modo, Camilo Cairo Falcón teve que pagar uma fiança de 200 pesos cubanos e encontra-se à espera de julgamento, acusado de “desacato”.



Também foram ameaçados e detidos: Reinaldo González Santiago, Gabriel Sánchez Valdez, Ismael Acosta Hernández, Reimundo Alejandro Caspio Cruz, Niurka Maria Pena Rodríguez, Rolando Manuel Santiago Vega, José Reiniel Fleitas, Alfredo Suárez Leandro e Rodolfo Ramírez Caldoso. Encontram-se à espera de julgamento Lázaro Caridad Porras, na prisão de Sandino, Pinar del Río e José Francisco Rodríguez Callejas.



No caso de Reimundo Caspio, o ativista foi vítima de um registro em sua casa, no passado 8 de agosto, enquanto Rolando Santiago foi golepado por um ex-policial e recebeu multa por desacato. Esta repressão obedece à atitude contestatária que o Partido Pró-Direitos Humanos de Cuba leva a cabo.



Estes são alguns casos; continuaremos informando de todos os atropelos que comete o governo cubano contra nossos irmãos e nosso povo. Reportou Carlos Alberto Oyarce



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DE PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte: http://www.payolibre.com



E AS FRAUDES NÃO PARAM DE VIR À TONA...



“Assim me chegou, assim o passo. Os alunos de Estudos Internacionais, da Universidade Central da Venezuela, descobrira, que as máquinas de votação Smartmatic estavam programadas para que o SIM fosse NÃO e o NÃO fosse sim.



O governo da Venezuela os mantém presos no Hotel Hilton e não os deixa sair...”.



DEPUTADO ITALIANO CRÊ EM FRAUDE E TEM MOTIVOS...



Roma – O Presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara de Deputados da Itália, Gustavo Selva, disse na terça-feira que o mandatário venezuelano, Hugo Chávez, tem “uma vocação ditatorial”, resenhou AP. “Nas cinco horas de discussão que tive com ele há dois anos, tive a precisa impressão da vocação ditatorial do presidente ‘bolivariano’, como ele mesmo se define”, manifestou o deputado da Aliança Nacional, que integra o governo.



Disse também lhe deu a impressão de que Chávez tinha “o domínio total dos aparatos das forças de segurança do Estado”. Atribuiu o aval que o ex-presidente Jimmy Carter dei ao triunfo de Chávez, “ao interesse dos Estados Unidos de não aumentar posteriormente neste período o preço do petróleo, do qual se nutre por um terço da Venezuela”. Selva concorda com a oposição venezuelana de que se tratou de uma “fraude eleitoral”



Fonte: lavozdecubalibre.com



OPOSIÇÃO APRESENTOU CONDIÇÕES PARA A VERIFICAÇÃO DOS RESULTADOS



A Coordenadora Democrática enviou uma comunicação à OEA e ao Centro Carter, onde pede sua intermediação para que se leve a cabo uma rápida verificação dos resultados apresentados pelo Conselho Nacional Eleitoral, assim como uma série de condições para que ela se realize.



A organização opositora exigiu uma revisão da ata automatizada, da lista de votos impressos pela máquina, da memória de armazenamento, checagem das urnas selecionadas com seus respectivos protetores, acesso ao console de servidores, sala alterna de totalização e cadernos de votação.



A CD, pela voz de , pediu uma perícia na sede do CNE em Caracas para corroborar a veracidade da informação. Asdrúbal Aguiar, porta-voz da organização, explicou que estão solicitando a revisão das atas expedidas automaticamente, o ingresso na memória da máquina e acesso às papeletas, para desta maneira poder confrontar estes dados com os resultados apresentados.



Aguiar espera que a entidade eleitoral responda com clareza à petição que estão fazendo. Os dirigentes da CD anunciaram a conformação de uma comissão de advogados e experts em informática para investigar o processo eleitoral, e apresentar as denúncias ante o CNE e eventualmente ao Tribunal Supremo de Justiça e organismos internacionais.



Fonte: www.el-nacional.com



MULTIPLICAM-SE AS DENÚNCIAS DE FRAUDE



Mais de 30 bilhetes expedidos por máquinas de votação no Revocatório e que se supunha estavam sob resguardo militar, foram localizados por vizinhos, próximo de um viveiro que está situado na Avenida Intercomunal, urbanização La Fundación Mendoza de Barcelona, em Anozoátegui.



Entre os papéis também estava uma circular do Comando Unificado da Força Armada Nacional para o chefe do Destacamento 75 da Guarda Nacional, Tenente Coronel Sergio José Rivero Marcano, um dos chefes do Plano República em Puerto La Cruz.



Após exigir uma investigação, o governador David De Lima e dirigentes da Coordenadora Democrática intimaram o General Alexis Maneiro Gómez, comandante de guarnição e chefe do Comando Regional 7 da Guarda Nacional, a dar uma explicação. “Se querem provas de fraude, em Barcelona as estamos apresentando”, disse De Lima.



Gonzalo Sucre, Luis Guevara e outros vizinhos foram os que encontraram o material eleitoral. Os bilhetes foram expedidos em uma mesa do bairro Brisas del Mar. A circular da CUFAN dá explicação interna dos procedimentos que se devem seguir para a custodia e vigilância nas mesas de votação.



Problemas matemáticos



Antonio Rojas Suárez, governador do estado de Bolívar, aassinalou que “Estivemos revisando as atas de escrutínio e encontramos algumas inconsistências, algumas anormalidades que nos chamam vigorosamente a atenção, como é o caso da repetição permanente da mesma votação para a opção SIM, em muitos centros de votação”. O mandatário regional manifestou que a opção NÃO em uma das máquinas eleitorais teve 366 votos e a opção SIM 133; em outra máquina eleitoral a opção NÃO teve 369 e a opção SIM, outra vez 133, e na máquina seguinte volta a se repetir a opção SIM com 133 e “verificam-se que em todas as atas desse centro de votação repete-se a mesma irregularidade”.



Rojas Suárez reiterou que “Quando se faz uma contagem rápida e se coteja com o CNE está perfeita, porém, quando se revisa com as de outros centros, nos damos conta de que isso se repete sempre; cremos seriamente que o problema é no software das máquinas”, comentou. No julgamento de Rojas Suárez é necessário que neste caso a observação internacional, que não encontrou nenhuma “anormalidade”, simplesmente se dedique a revisar profundamente: “Isto foi somente em um povoado, em cidade capital do município Heres, quer dizer, cidade de Bolívar; falta revisar Zulia, Caracas, Distrito Federal”.



Chovem os casos do “teto”



Federico Black, coordenador municipal da aliança opositora no município de Tubores, em Nueva Esparta, denunciou que se está realizando ua análise similar à que se fez em Bolívar, e encontrou-se coincidências que “matematicamente são impossíveis”. Até ontem à tarde, a análise só se havia efetuado em um dos 11 municípios do estado, porém para esta quarta se obterão os resultados de toda a entidade federal. Citou o caso da escola Tubores, onde aparece um choque de 175 votos pelo SIM em todos os cadernos. Acrescentou que em outros centros, muito separados geograficamente, porém com uma população menor que 5% do total de eleitores do estado, encontrou-se que se reeptem 89 votos pelo SIM.



Por outro lado, a Comissão Eleitoral da Coordenadora Democrática em Aragua encontrou sérias irregularidades em quatro municípios do estado, nos quais se evidenciava o choque na totalização dos votos SIM. Margarita Tablante formulou a denúncia ante os meios de comunicação e citou o caso da Rosa Amelia Flores, no município Santiago Mariño, onde em três máquinas o SIM obteve a mesma quantidade de 114 votos.



No estado de Lara também surgiram denúncias. Extraoficialmente encontraram que o número de votos que mais se repete nas mesas a favor do SIM é o de 181. Os bairros onde há sinais dessa tendência são Concepción, Santa Rosa, Juan de Villegas e Iribarren. Alguns centros de votação onde se encontrou essa “coincidência” foram a unidade educativa Miguel Romero Antoni e o colégio San Pedro.



Caçarolaço expontâneo



Às 9:00 da noite desta terça-feira estourou em várias zonas de Caracas um caçarolaço expontâneo de opositores, em protesto pela suposta fraude que deu o triunfo ao Presidente no Referendum Revocatório do domingo passado. Algumas organizações haviam anunciado pela Internet o protesto às 8:00 da noite, entretanto foi uma hora depois, quando estourou o caçarolaço por vários minutos.



Fonte: www.el-nacional.com



Traduções: G. Salgueiro





Nenhum comentário: