terça-feira, 28 de janeiro de 2003

O Fórum Social Mundial está se encerrando amanhã, mas deixou marcas bem patentes do que pretendia: apologia ao atraso, ao ranço anti-americanista, ao ódio ao capitalismo, da reverência emocionada a monstros sanguinários e do endeusamento da palavra de múmias bolorentas como Nohan Chomsky, Boaventura Souza Santos e, claro, Hugo Chávez que teve uma homenagem à parte, com manifestos em prol da Revolução Bolivariana. E como não podia deixar de ser, rolou muito sexo, drogas e palavras de ordem.



Mas, para provar o quanto essa gente é boazinha e honesta, e só pensa no bem-estar do seu povo, o Notalatina conta hoje várias historinhas latinoamericanas sobre ética, honestidade e respeito pela liberdade de expressão e direitos humanos.



CHÁVEZ ANUNCIA CONTROLE DE PREÇOS PARA ALIMENTOS



O Presidente da República Hugo Chávez Frias, no Encontro de Solidariedade com a Revolução Bolivariana, realizado neste domingo em Porto Alegre, anunciou que implementará um controle de preços de alimentos na Venezuela.



”Para defender nosso povo da desestabilização econômica que agora está começando a andar na Venezuela, decidimos decretar uma medida de controle de câmbio, cujo esquema estamos trabalhando com muitos detalhes, sobretudo seus efeitos e como avitar que isto afete o povo. Então terá que instalar também um sistema de controle de preços e teremos que instalar um sistema nacional integral, pleno e nacional, de distribuição de alimentos e remédios para que não haja escassez, porque a medida tem que ser acompanhada com outras medidas sociais, políticas e econômicas”, explicou.



O mandatário venezuelano qualificou o Foro Social Mundial de Porto Alegre como ”o fato político mais importante que ocorre no mundo a cada ano”. Aproveitou para fazer umas reflexões sobre o que atualmente ocorre na Venezuela e suas consequências “para tantos prcessos que agora é que estão começando e continuarão aparecendo, não só na América latina, mas no mundo inteiro, porque o mundo tem que mudar. Estou seguro que mais cedo ou mais tarde surgirão processos, fenômenos, processos quase supressivos na Europa, África, Ásia, Oceania e em todo este continente latino-americano; está começando apenas uma nova época”, referiu.



O Chefe de Estado ainda referiu sobre a intenção fascista e golpista que nesse momento afeta o país e que está amaprada em uma campanha desestabilizadora por parte dos meios de comunicação privados, que ”prejudicam a saúde mental dos meninos e das meninas da Venezuela. Que ninguém no mundo estranhe se na Venezuela comerçarmos dentro em pouco a fechar as estações de televisão”, acrescentou. “Não faltará quem saia a condenar Chávez por atentar contra a liberdade de expressão. Quem disse que há uma liberdade ilimitada? Nenhuma liberdade é ilimitada. Tua liberdade termina quando começas a afetar a liberdade do irmão, do companheiro, a liberdade do outro”.



”É uma verdadeira tirania da comunicação e o que está ocorrendo na Venezuela é digno de estudo, inclusive psiquiátrico, porque há um grupo de psiquiatras venezuelanos que há pouco emitiu um comunicado onde alerta que um setor da população poderia estar sofrendo de dissociação psicótica”, assinalou o Presidente Chávez, ao explicar os efeitos da campanha do terror a que se têm juntado os principais emissoras de televisão do país.



Fonte: Site Rebelión



O presidente Chávez acusa todo mundo que lhe faz oposição de fascista, terrorista, golpista. Mas... enquanto isso, no estado de Barinas...



GOVERNADOR DE BARINAS SERVE DE LIGAÇÃO ENTRE ELN E CHÁVEZ



O “mestre” Chávez leva a seu filho as mensagens confidenciais do grupo guerrilheiro colombiano. O pai do tenente coronel Hugo Chávez, e governador do estado de Barinas, mantém fortes vínculos com o grupo guerrilheiro colombiano ELN, na fronteira de Guasdualito com Arauca.



Esta ligação é precisamente o comandante da Polícia Municipal que foi imposto pela guerrilha, sob ameaças ao prefeito da localidade. O chefe policial e um ex PTJ são os encarregados de comprar fuzis AK-47 a um homem conhecido com o nome de “Lênin”, em Acarigua e que está relacionado sentimentalmente a uma mulher de nacionalidade ucraniana, que vende tratores à Venezuela e é contrabandista de armas.



Estas joias do chavismo estiveram em Barinas recrutando gente para ser treinada pelo ELN para integrar a guerrilha urbana, e como se fosse pouco, se uniram com o Governador Chávez, para fazer chegar os pacotes confidenciais a seu “filho dileto”, o líder deste regime autoritário e terrorista.



Fonte: Militares Democráticos



FÓRUM SOCIAL MUNDIAL DECLARA BATALHA CONTRA AS MÍDIAS



Porto Alegre – O Fórum Social Mundial declarou hoje uma batalha contra os meios de comunicação do mundo e anunciou a criação de um ”Observatório internacional” para opor-se ao poder das grandes corporações da informação. O observatório será, segundo seus promotores, um “quinto poder”, que estará presente em todos os países para “defender o direito dos cidadãos a receber informação verídica”, resenhou Efe.



”Deste Fórum vai sair uma arma dos cidadãos para oporem-se ao poder das mídias”, disse o jornalista espanhol Ignacio Ramonet, diretor do jornal francês Le Monde Diplomatique e um dos líderes do Fórum Social Mundial.



Ramonet fez o anúncio em uma conferência sobre o papel dos meios de comunicação na globalização econômica, pronunciada em um ginásio ante uns 10 mil assistentes. Ramonet, que além disso é acadêmico, escritor e teórico da comunicação, argumentou que no passado os meios de comunicação social eram conhecidos como “o quarto poder” porque defendiam os cidadãos frente aos abusos dos pdoeres Executivo, Legislativo e Judiciário.



Agora, disse, ”somam-se aos poderes para oprimir os cidadãos”. “Por isso, insistiu, o movimento anti-globalização deve constituir esse quinto poder”. O jornalista disse que a situação atual da Venezuela é um exemplo do que considera uma agressão do quarto poder contra os cidadãos.



Ramonet acuso diretamente o empresário venezuelano de mídias Gustavo Cisneros, dono de um dos maiores grupos de comunicação da América Latina, de “dirigir a oposição” contra o presidente Chávez.

A mídia venezuelana tem sido um dos principais alvos de ataques no FSM, onde organizou-se atos e debates onde se lhes acusam de represetar interesses golpistas, tal como afirma o governante venezuelano.



Fonte: El Universal



É curioso esse código de “ética e moral” esquerdista, não é? Olhem só o que o mais novo presidente golpista e comunista está fazendo, há menos de 15 dias de governo!



ACUSAM O PRESIDENTE DO EQUADOR DE NEPOTISMO



Quito – Neste domingo continuou uma controvérsia política por denúncias de que o presidente Lucio Gutiérrez, um ex-coronel do exército, tem designado em diversos cargos do Governo, militares em serviço ativo e da reserva, bem como seus parentes. Nos últimos três dias, os meios de comuniação difundiram amplamente as listas dos nomes e graus dos militares, assim como seu parentesco com Gutiérrez, que assumiu o governo do país no dia 15 de janeiro.



Trata-se de uns 30 militares e ex-militares e ao menos meia dúzia de familiares diretos e indiretos do Presidente, segundo levantamentos jornalísticos, não desmentidos até agora, informou AP.



O diário El Universal informa neste domingo que Gutiérrez desmentiu as acusações de nepotismo. ”Não creio que seja justo, que por ser Presidente tenha que dizer-lhe que deixe seu trabalho”, respondeu Gutiérrez, segundo o jornal, ao ser consultado por cargos estatais designados para três de suas irmãs. Entre os postos entregues a ex-camaradas, figura o Ministério de Energia, ao coronel reformado Carlos Arboleda; o portafolio do Bemestar Social, ao ex-tenente-coronel Patricio Ortiz, e a Secretaria Geral (ministério) da Administração, ao ex-coronel Patricio Acosta.



”Apenas o fato da gratidão e da confiança não podem preencher vagas no manejo da institucionalidade”, comentou o analista político José Luis Ortiz, ao diário Expresso. Um cunhado de Gutiérrez, Napoleón Villa, coronel reformado da polícia, ficou com o cargo do estatal Fundo de Solidariedade, enquanto que as irmãs do mandatário (Susana, Paola e Janeth) e Jenny Pavón, uma sobrinha política, figuram nas listas para ocupar posições governamentais, segundo a imprensa.



Os jornais destacam, além disso, os casos de Xiemna Bolórquez, esposa de Gutiérrez, Gilmar Gutiérrez, seu irmão e Renán Borbúa, primo, foram eleitos deputados nas eleições de outubro.



Fonte: El Universal



Nenhum comentário: