sexta-feira, 22 de novembro de 2002

Sem perdão



Graça Salgueiro



Essa foi uma semana marcada por crimes hediondos, a maioria dos quais sequer foram tornados públicos pelos noticários dos jornais e televisão.



Na madrugada de domingo para segunda-feira, as FARC “justiçaram” 16 membros do grupo rival Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), cujos corpos foram encontrados pela Defesa Civil e Polícia da cidade de Chocó. Para esse bando criminoso que carrega nas costas mais de 30.000 assassinatos indiscriminados, dentre eles uma infinidade de crianças e religiosos, matar, simplesmente, não satisfaz; há que ter requintes de crueldade na maioria dos casos, como na explosão de um botijão de gás em uma igreja, onde 56 crianças pereceram dilaceradas, ficando alguns pedaços de corpos grudados nas paredes do templo. Com seus desafetos da AUC não foi diferente. Suas vítimas foram castradas e decapitadas sumariamente. O reconhecimento dos corpos só tornou-se possível, através dos braceletes com a sigla do bando que traziam nos braços.



Na manhã da quarta-feira, um ônibus explode em um bairro de Jerusalém. Em seu interior havia estudantes e trabalhadores. Gente inocente, que nada tem a ver com essa guerra estúpida e insana. O autor do crime-suicida, pertencente ao Hamas, planejou tudo, despediu-se do pai e do irmão que sabiam do seu intento e entrou no ônibus com uma enorme carga de explosivos, como se fora um passageiro comum, se dirigindo ao trabalho como os demais. Crianças despediram-se dos pais e entraram sorridentes no ônibus da morte, sem saber que aquele seria o último sorriso esboçado em suas curtas vidas.



Ontem foi dado conhecimento de um dos crimes mais hediondos de que já tive notícia. O canal de televisão 51 – TELEMUNDO – de Miami, apresentou a mãe de um jovem estudante sul-americano, cuja procedência não me foi confirmada, que chorava e pedia justiça para o bárbaro crime cometido contra seu filho, um jovem cristão de 21 anos, estudante de medicina em Cuba, chamado Miguel A. Vargas.



A mãe de Miguel, Glória Bastos, contou que o filho havia deixado uma mensagem gravada em sua secretária eletrônica, informando que estava tendo problemas com um negócio que pretendia fazer com um carro. Resolveu ir à delegacia denunciar as pessoas com quem estava negociando e foi encontrado morto, depois. Na gravação telefônica ele dá o nome dessas pessoas. A senhora Glória apresentou na televisão fotos de como lhe foram entregues os restos do seu filho e denuncia que quem o torturou e assassinou, deve ter conhecimentos médicos, pela forma como foram feitas certas incisões, e acredita que não pode ser obra de uma pessoa só. Ela fazia um carinho no rosto do filho e chorava, enquanto os telespectadores tomavam conhecimento de como esse rapaz foi morto.



Mas afinal, como foi assassinado Miguel? Todos os seus órgãos internos foram retirados, além dos olhos e cérebro. Seus testículos foram arrancados, bem como sua língua, e suas unhas de mãos e pés. A foto apresentada na televisão mostrava uma enorme e mal feita costura nas costas; no lugar dos olhos e vísceras colocaram algodão.



Alguém é capaz de imaginar o desespero e a dor dessa mãe? Ela diz que quer apurar os fatos e exige que o governo cubano seja responsabilizado por tal barbaridade, mas é uma pessoa humilde, visivelmente de poucas posses; será que ela consegue? Quem seria capaz de enfrentar um psicopata sanguinário como Fidel Castro, sem temer pela própria vida?



Esse caso não chegou ao Brasil nem deve chegar, tampouco vi noticiado em nenhum jornal latino-americano, sobretudo o Granma, noticioso oficial da ilha. Ninguém fala nada, ninguém responde às dúvidas e queixas dessa mãe. Esse tipo de crime é comum na China, um dos países com maior índice de torturas e desrespeito à vida humana do planeta. Cuba segue logo atrás e foi lá que fez escola.



Há dados que não chegam ao conhecimento do público e que têm relação com este caso. Cuba sobrevive, depois que perdeu os gordos subsídios da antiga União Soviética, de favores de outros países que são pagos com treinamento de guerrilheiros. Há “convênios” dessa natureza com a Venezuela, que lhe fornece petróleo em troca de “bolsas escolares” universitárias, para estudantes carentes, a maioria deles indígenas. Aviões são fretados e cerca de 200 a 300 jovens estudantes são levados à Cuba, felizes em seu sonho e na ilusão de que poderão graduar-se “gratuitamente”, a grande maioria, em medicina. A Colômbia também possui acordo semelhante, cujo pagamento é apoio bélico e treinamento aos guerrilheiros das FARC, membros do Foro de São Paulo, o mesmo ao qual pertence o futuro presidente do Brasil. A Bolívia também tem acordos dessa natureza e, recentemente o Brasil entrou nessa ciranda de apoios bilaterais, quando a UniverCidade (Faculdade da Cidade – Rio de Janeiro) assinou em setembro passado um acordo de cooperação entre os ministérios de educação de ambos os países.



Ocorre que aos estudantes é repassada a idéia de que é “um grande privilégio” estudar de graça num país cujo “nível de ensino é um dos melhores e mais avançados do mundo”. Chegando lá, entretanto, deparam-se com uma realidade bastante diferente. Os alojamentos são de péssima qualidade, sujos e infectos. Recentemente fui informada de uma epidemia de tuberculose entre os estudantes estrangeiros, em consequência da má alimentação e trabalhos forçados a que são submetidos. Os que se mostram mais renitentes ao credo revolucionário são privados de comida e “participam” dos campos de reeducação, onde trabalham na lavoura sem as mais mínimas condições de segurança e humanidade. Isso, aliás, é também uma prática empregada com crianças entre 5 e 15 anos, cujos pais são opositores ao regime castro-comunista. Alunos cubanos que ousam mostra-se contra o regime, são punidos, além dessas privações já citadas, com o não recebimento do diploma ao final do curso, ou expulsos das faculdades, como ocorreu agora, dia 19 deste mês, com três alunos que foram denunciados de ter assinado o Projeto Varela.



Miguel A. Vargas foi mais um desses jovens inocentes, cujo objetivo era tornar-se médico, graduado em uma boa faculdade sob os auspícios de um governante bom para com os pobres. As pessoas que o assassinaram ainda não foram identificadas (e talvez nunca sejam), mas pela forma inumana como aconteceu, justo depois de tentar denunciar alguém, não deixa muita margem de dúvida de onde partiu. Arrancarem-lhe a língua é simbolicamente, além da punição, o aviso de que não tem o direito de falar. Em Cuba, só o Psicopata em Chefe fala. Quem ousa contrariar-lhe, paga com prisão e torturas, ou com a vida.



Faço esse relato emocionada, lembrando das tantas vidas ceifadas barbaramente naquela Ilha do Inferno, porque quero deixar registrado aqui, para todo e qualquer jovem que sonhe com o “paraíso caribenho” e queira estudar numa dessas “melhores universidades do mundo”, que não caia nessa armadilha preparada pelos adoradores de um monstro sanguinário. Lá, só há miséria, escravidão e morte. É uma terra de mortos-vivos, onde os únicos bem vivos são protagonistas da morte, diária e silenciosa.



Que Deus acolha no Seu reino esse jovem cristão, mais uma vítima calada à força com a tortura e a morte e se apiade de sua pobre alma.



Nenhum comentário: