segunda-feira, 28 de outubro de 2002

O Notalatina hoje mostra a repercussão que teve a vitória do “ungido”, sobretudo em países especialmente caros ao Foro de São Paulo, como Venezuela, Nicarágua e Cuba. Cumpre-se o combinado e três desses países membros não escondem sua alegria.



Cuba está representada numa matéria publicada em seu jornal oficial, o “Granma”, entretanto, o tirano do Caribe não se pronunciou. Isso evidencia ainda mais as suspeitas de que ele encontra-se hospitalizado na Ilha Margarita, na Venezuela, pois seria de se supor, no mínimo um telefonema de congratulações ao eleito, pois essa vitória lhe pertence mais do que a qualquer outro. Seu silêncio, nesse momento, portanto, soa mais que eloqüente...



CHÁVEZ FELICITA E DESEJA SORTE A LULA DA SILVA



O presidente da República, Hugo Chávez, desejou hoje, domingo, “toda a sorte do mundo” ao esquerdista Luiz Inácio Lula da Silva, que segundo sondagens de boca de urna acabou eleito no segundo turno como presidente do Brasil, com 63% dos votos.



”Daqui lhe faço chegar em nome de todo o povo da Venezuela esta mão, este coração, esta fé”, manifestou Chávez em seu programa semanal de rádio “Alô Presidente”, ao dar por certa a vitória do candidato esquerdista baseado nas informações enviadas da embaixada da Venezuela no Brasil.



Chávez teve palavras de elogio para o governante do Brasil que sai, Fernando Henrique Cardoso, a quem agradeceu seu “cavalheirismo e apoio irrestrito a esta Venezuela revolucionária”.



O governante venezuelano pediu “a Deus por Lula, pelo Brasil e pela integração de nossos povos, porque juntos fomos chamados a impulsionar esperanças”.



Fonte: Unión Radio



LULA CONVIDA LÍDER DA FRENTE SANDINISTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL PARA A POSSE



O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, convidou o líder da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) da Nicarágua, Daniel Ortega, para sua posse, informou hoje uma fonte política.



O porta-voz da FSLN, Freddy García, informou hoje à EFE que Ortega se comunicou por telefone ontem, domingo, com Lula, para felicitá-lo por sua vitória “em nome do povo da Nicarágua e do partido Sandinista”.



García disse que ”ambos os dirigentes ratificaram as firmes e fraternas relações entre o Partido dos Trabalhadores do Brasil e a FSLN da Nicarágua”.



O porta-voz disse ainda que o presidente eleito do Brasil aproveitou para convidar Ortega para sua posse, em janeiro de 2003.



Ortega ressaltou a importância que esta vitória de Lula, líder do Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil, tem para os povos da América Latina e Caribe, disse García.



O líder sandinista expressou a Lula o “júbilo” com que a FSLN e o povo nicaraguense receberam a notícia de sua vitória eleitoral, assegurou o porta-voz.



Diversos setores da esquerda, majoritariamente sandinistas, comemoraram a vitória do candidato socialista brasileiro ontem à noite, com uma festa popular no centro de Manágua, capital do país.



Fonte: EFE



LULA, PRESIDENTE



27 de outubro, um dia para celebrar



Nidia Díaz



O que todos esperávamos tornou-se realidade: Lula se lançou definitivamente com a vitória no segundo turno eleitoral, ao ser confirmado como o novo presidente do Brasil.



A outros, o fracasso de três tentativas anteriores (1989, 1994 e 1998) os haveria feito desistir de suas aspirações presidenciais, porém não Lula, que soube sempre que a luta seria longa e que só unindo vontades e somando forças poderia construir um Brasil para todos.



Assim foi sempre, desde que se assentou em São Bernardo do Campo, se fez operário metalúrgico e se incorporou em 1967 ao sindicato do setor, resultando eleito oito anos mais tarde à presidência do mesmo.



Com esse espírito perseverante de vir desde baixo, Lula conseguiu ontem a vitória para converter-se no primeiro presidente de origem operária do Brasil e América Latina, o qual faz deste 27 de outubro um dia para celebrar.



Em primeiro de janeiro próximo se produzirá a passagem do mandato presidencial. Serão os 65 dias iniciais de um período não extinto de perigos e de confusões. Não faltarão aqueles, desde dentro e desde fora, que tentarão tornar insustentável a situação interna deste Brasil afundado em uma profunda crise econômica, com o objetivo, como adiantaram alguns analistas, de “condicionar e domesticar” Lula.



O novo presidente, que não se envergonha por ser amigo de Cuba e opositor do neoliberalismo, disse que trabalhará para reverter a enorme dívida social acumulada com o povo.



Emprego, moradia, saúde e educação, formam parte de seu programa, que sendo o mínimo a que aspira o povo, será o máximo que poderá fazer, dadas a situação econômica interna, as estruturas políticas do sistema e as ataduras aos organismos financeiros internacionais, cujos compromissos aceitou honrar.



Nesse empenho, tem a seu favor, o fato de que sua candidatura e programa formaram um bloco histórico de caráter nacional, que soma não só aos setores despossuídos da sociedade, como também a parte do empresariado local, ao que as políticas desnacionalizadoras e de compromisso com os Estados Unidos fez voltarem-se para o PT, como opção de futuro.



Uma fissura se abriu ao neoliberalismo, embora toque a este novo Governo administrar a bancarrota de um modelo em crise. Inteligência, audácia e apego aos princípios poderão ser os ingredientes para que esta oportunidade que se deu aos brasileiros nas urnas, resulte em benefício de todos.



Fonte: Granma



Obs. Todos os grifos contidos na edição de hoje, são meus. (Notalatina)



Nenhum comentário: