terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O destino da Venezuela nas mãos de Cuba e Rússia

Foto de Chávez tirada por algum enfermeiro ou médico através de um celular, daí a baixa resolução. Observa-se a verruga no alto da testa, a bata hospitalar e o traqueóstomo. Esta sim, parece ser o Chávez real e atual.

E Chávez voltou para morrer em casa. É justo e é digno. Curiosamente, conforme me chamou a atenção um amigo, partiram de Havana no mesmo dia, Chávez e a blogueira Yoani Sánchez. Ele chegou de madrugada, secretamente, em um avião previamente preparado para o transporte, tendo como acompanhantes Maduro - é claro! - e a equipe de médicos e enfermeiros que o assistiam no CIMEQ. Ela também chegou de madrugada ao Recife, e depois disso a imprensa do mundo inteiro não fala de outra coisa. Hoje pela manhã recebi um telefonema de uma jornalista de Miami querendo saber se eu tinha ido entrevistá-la, como falar com ela ou com o produtor do filme. Expliquei-lhe que não fui ao aeroporto pelo avançado da hora, que ela havia chegado e partido em seguida para Salvador que distava muito da minha cidade, e que não conhecia o diretor do tal documentário em que ela participou.

Coincidência ou não, dessas duas saídas “ilustres” de Havana, a segunda abafou convenientemente a primeira.  A mídia inteira tem divulgado que Chávez foi levado para o 9º andar do Hospital Militar, mas uma equipe do jornal Últimas Noticias esteve lá tentando colher alguma informação e ninguém soube informar nada. Nem a guarda presidencial, nem faxineiros, tampouco o corpo de enfermagem. Maduro havia pedido à multidão que se aglomerava em frente ao hospital que não fizesse algazarra que no devido tempo eles iriam ter notícias, dispersando assim a militância histérica.

Entretanto, como tudo neste caso - e como ocorre com todo chefão comunista, sobretudo se está sob o controle dos Castro -, o verdadeiro paradeiro de Chávez não é o anunciado. Nelson Bocaranda informa em sua coluna de hoje que Chávez “viajou sob sedação e ao chegar à Venezuela, foi levado em ambulância a uma instalação especialmente preparada no Fuerte Tiuna. Lembremos que já antes de 2011 ele esteve recolhido nessa guarnição militar na residência que antes havia sido do ministro da Defesa e que foi convertida em uma segunda casa presidencial”.

Bem, e por que estou falando disso? Porque enquanto ele esteve em Cuba e o governo do país foi usurpado, com a conivência de todos os países aliados pertencentes ao Foro de São Paulo, Maduro e Cabello começaram a dilapidação do país. Segundo uma denúncia do deputado oposicionista por Carabobo, Carlos Eduardo Berrizbeitia, Secretário Geral Nacional do Projeto Venezuela, o governo tenta conseguir o voto 99 na Assembléia Nacional, necessário para habilitar os irmãos Castro no governo. Segundo o deputado, “quem decide os destinos do país são Fidel e Raúl Castro, através de altos funcionários do governo venezuelano, mas necessitam um marco legal, avalizado pelas instituições que lhes permitirá legislar e governar a Venezuela desde Havana”.

Berrizbeitia afirma ainda que, através da coação os deputados oficialistas estão tentando desesperadamente conseguir o voto 99 para aprovar uma Lei Habilitante dando plenos poderes aos Castro. Essas leis habilitantes correspondem mais ou menos às nossas “medidas provisórias”, só que permanentes, cuja criação se deu após Chávez perder o referendo de 2008 que permitiria sua re-eleição indefinida. E fazendo uso dessa prerrogativa foi que ele passou por cima da vontade popular e se deu esse direito legalmente. Reza o Artigo 203 da Constituição Nacional:

“...São Leis Habilitantes as sancionadas pela Assembléia Nacional pelas três quintas partes de seus integrantes, a fim de estabelecer as diretrizes, propósitos e o marco das matérias que se delegam ao Presidente da República, com grau e valor de lei. As Leis habilitantes devem fixar o prazo de seu exercício”.

No dia 1º de novembro Chávez havia ordenado preparar uma “cobertura” especial para um militar cubano de alto grau, que desempenharia funções de “Assessor Adjunto” no Ministério do Poder Popular para a Defesa (MPPD). Sabe-se que Chávez costumava festejar os aniversários desses amigos cubanos com grande pompa, dentre os quais se incluem 14 deles que realizam tarefas de “assessoramento”, tanto no MPPD, como no Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional, o temível SEBIN, assim como no Gabinete Presidencial.

Esses militares realizam esse tipo de trabalho na Venezuela, Bolívia e Equador. Seus nomes podem ser verificados AQUI, juntamente com o número de seus passaportes. Do mesmo modo, como parte de um projeto para re-estruturar os organismos de inteligência venezuelanos, intitulado “Projeto Escudo Cubano”, encontram-se no MPPD quatro membros do KGB bielorrusso: Mikhail Kostsiurau, Dzmitry Hrytsenia, Ihiar Siamashka e Ivan Rassokau, cujos números de passaporte constam da matéria.

O adido militar venezuelano na Bielorrússia, General de Brigada Luis Eduardo Médori Viamonte, é um assíduo visitante do quartel da inteligência bielorrussa, a cargo do Major-General Vadin Zaitsev, com quem realiza incontáveis escapadas tanto para Teerã como para a Turquia, para retirar e realizar transferências de dinheiro bolivariano, segundo se tomou conhecimento através das seguintes contas: #8400020000177 do Belarusbank, #27-48076967 do Banco Nacional de Dubai e uma no Garantikbank de Ankara. Há na Escola Militar de Cadetes da Bielorrússia militares venezuelanos fazendo curso de aperfeiçoamento em sistema de mísseis, manejo de artilharia anti-aérea e inteligência de sinais. Enquanto isso, os donos desses dinheiros, os cidadãos venezuelanos, afundados na miséria, na violência desmedida e no total desabastecimento, conforme já comentei em outra edição.

O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) afirmou que está pronto para juramentar Chávez como presidente assim que os médicos dêem seu aval. Soube-se que eles pretendiam ir até o hospital e tomar o juramento a portas fechadas, o que se configura mais um fraude porque, sem testemunhas fora do eixo da Nomenklatura, não se pode afirmar com segurança que foi ele mesmo quem jurou. A esse respeito, o advogado constitucionalista Gerardo Blyde afirmou o seguinte em entrevista à Globovisión

“A juramentação não pode ser como afirmaram ontem os porta-vozes do PSUV, quando o mandatário esteja ‘bem e saudável’. Ele deve ser juramentado não só ante a presidência do TSJ, senão ao menos ante a metade mais um dos magistrados que devem constituir-se para a sessão de maneira formal”. Ele acrescentou ainda que, se o mandatário pode tomar decisões e expressá-las, está apto para se juramentar porque isto não depende das capacidades motoras mas de poder tomar decisões válidas.

Bem, com isso ele deixou Maduro, Cabello, Villegas, a presidente do TSJ e Cilia Flores em apuros, uma vez que desde o leito de UTI, Chávez enviou mensagem de Natal aos militares, nomeou Elías Jaua como chanceler, enviou extensa mensagem à Cúpula da CELAC, e mais recentemente, no mesmo dia em que regressava de Havana, teve tempo e disposição para enviar uma mensagem de felicitações ao presidente do Equador, Rafael Correa, pela sua vitória na re-re-eleição. 

E ao chegar na Venezuela, teria escrito Chávez em sua conta de Twitter: “Chegamos de novo à Pátria venezuelana. Obrigado, meu Deus! Obrigado, Povo amado! Aqui continuaremos o tratamento”. Por mais chocante que pareça, coloquei a foto que recebi hoje de um contato venezuelano e que, embora não haja 100% de confirmação, tudo leva a crer que é mesmo dele, para que se possa analisar se uma pessoa nesse estado é capaz de ter escrito tudo o que escreveu, tomou decisões, fez nomeações e mais que isso: está em condições físicas e mentais de tomar posse e continuar governando.

É um verdadeiro escárnio, um desapego total à verdade e um desrespeito incomensurável ao povo venezuelano que se minta tanto, se roube tanto e se venda o país - que é de TODOS os venezuelanos - a abutres comunistas cuja vida humana não passa de um objeto de uso pessoal que é descartada como um papel higiênico usado. E conforme eu anunciei antes, o retardamento em declarar a impossibilidade de Chávez ser empossado, passando o governo provisório a Cabello e chamando a eleições em trinta dias, era para dar tempo ao usurpador chofer de ônibus de fazer sua campanha, de modo a garantir a vitória nas eleições. Bingo! Numa pesquisa de opinião feita ontem Maduro ganharia com folga, sobretudo porque a oposição está dividida, fragmentada e sem um líder visível, depois da traição descarada de Henrique Capriles. Sinto profunda lástima por tudo isso que estão passando os bons venezuelanos, tantos amigos queridos, do fundo do coração. Fiquem com Deus e até a próxima!

Comentários e traduções: G. Salgueiro


13 comentários:

Mario disse...

Chavito está nas últimas mesmo. Nem Fidel o salvará desta vez. Será melhor ou pior para Venezuela?

Anônimo disse...

Deu para perceber que Yoani não é liberal, que está mais para social-democrata (não que se defina como tal, pois parece não versada em ideologias políticas), mas é inegável que dentro dessas limitações, tem contribuído para desgastar a imagem dos Castro.

Ela mesma declarou que não faz parte da oposição política em Cuba e que é tão-somente uma cronista da realidade que sofre e vê o sofimento do povo cubano com a ditadura.

Por tudo isso, acho que você e o Heitor de Paola estão exagerando e sendo injustos com ela. Vocês não podem cobrar dela o que ela não se propõe a fazer. Ela é uma mulher, como ela mesma diz, que quer viver numa Cuba democrática e com liberdade de expressão. Só isso.

Ela disse que nos anos 90 era fã de Sinead O'connor e por isso raspou a cabeça para se parecer com a cantora. Está claro que é uma espécie de hippie cubana, uma mulher um tanto anárquica que denuncia a repressão do regime, sem maior engajamento político.

O relevante é que ela está denunciando a seu modo a opressão na ilha, o que termina por beneficiar a oposição organizada de lá.

Não vejo como ela esteja prejudicando os que lutam para a queda do regime dessa forma. Muito pelo contrário.

Quanto às suas respostas na Câmara, vocês queriam o que? que ela caisse na armadilha do Suplicy e do outro socialista do PSB? A resposta sobre o embargo foi inteligente: que era contra para que deixasse de ser um falso argumento para justificar o fracasso do regime. Quanto aos espiões, se ela respondesse ser a favor da prisão deles nos EUA, poderia ser acusada de traição a Cuba e sofrer represálias juntamente com sua família, que lá está.

Vocês queriam o que da parte dela? Suicídio?

Pensem que em nenhum momento ela se posicionou como representante da oposição, muito pelo contrário.

Ou será que a oposição cubana está a reclamar de reserva de mercado?

Por favor, minha gente, não vamos misturar as coisas.

Luiz disse...

Toda vez que vejo notícias sobre o Chavez fico triste pelo povo venezuelano! Que os deuses tenham pena da Venezuela.

Anônimo disse...

Não insultei, não postei baixaria e não agredi, mas tão-somente chamei a atenção para a possibilidade de se estar fazendo uma injustiça com a cubana.

Consequência: não se publicou meu respeitoso comentário e não se o redarguiu. Simplesmente, ignorou-se-o.

Suspeitar de alguém é legítimo e aceitável; já acusar peremptoriamente alguém sem qualquer prova é demonstração de má-fé e canalhice.

Admirava e consultava esse blog vez por outra, pois me parecia confiável. Já não penso mesma coisa depois desse tratamento covarde que me fora dado.

Só vocês perdem credibilidade em agindo dessa maneira abjeta.

Adios, para sempre.

G. Salgueiro disse...

Ao "Anônimo" apressadinho que abordou neste comentário um tema que não estava em discussão, e me acusa de CENSURA, informo que não vivo pendurada no computador e muito menos no blog.

Publico ou não os comentários, quando os vejo e quando posso. Foi o caso dos seus dois.

Quanto à crítica a mim e ao Heitor De Paola, informo apenas que nossas fontes não são os jornalecos brasileiros e não fizemos qualquer julgamento infundado.

Mas, este é um tema que já não me interessa mais e só o tempo dirá que falou a verdade e quem mentiu, mesmo que isto leve 10, 20 ou 30 anos.

Quanto ao último comentário grosseiro ("má-fé e canalhice", "tratamento covarde" e "agindo de maneira abjeta"), para quem clama que "Suspeitar de alguém é legítimo e aceitável; já acusar peremptoriamente alguém sem qualquer prova é demonstração de má-fé e canalhice", eu pergunto: quem é o canalha abjeto aqui? Quem julgou sem conhecer os fatos?

Ademais, só os covardes escrevem coisas no anonimato, que não é o meu caso nem o do Heitor. Não quer mais vir aqui? Pois não venha que não me faz falta alguma, pois não fui buscar um fantasma para escrever sandices no meu blog. Está achando ruim? A porta da rua é serventia da casa!

Até nunca mais!

Jotaroberto disse...

O outro Chavez que o jornal El Pais matou ha um tempo atraz, era mais parecido com o Chavez original.

Anônimo disse...

Realmente e muito interesante que no mesmo dia em que chaves veio a venezuela Yone tambem veio e os jornais nao fala nada mais nada alem dela em questao de noticias da america latina a nao ser artigos pequenos e pequenas notas sem da muita importancia ao que estar realmente acontecendo
Obrigado Gra¢a mais uma vez por nos manter informados dessas noticias faltantes
Que Deus nos abencoe e nos livre deste mal que e o comunismo agora em forma de colonia de cuba
Rafael Marcos

Anônimo disse...

Olá Graça Salgueiro, como vai? Gostaria de mostrar um coisa que pouca gente se deu conta ainda. Trata-se de uma propaganda subliminar da Amanco colocada na rádio bandeirantes desde o ano passado, quando do início da disputa política para a presidência do Brasil. No Youtube, no canal da Amanco diz: " Publicado em 15/08/2012

Confira o spot de rádio "Liderança". Só quem tem uma linha completa de produtos com inovação e qualidade podia ser líder mundial."

Vou colocar o link do vídeo-audio abaixo, ( https://www.youtube.com/watch?v=nbp3SnRYgSc ) mas é preciso comentar como se dá o "subliminar". A propaganda é sobre equipamentos da Amanco, empresa que vende produtos para a construção CIVIL. Até aqui tudo bem. Coloca-se um personagem com a voz parecida com a do Lula, isto é, Fred Flinstone, que diz:
["Para entender essa LIDERANÇA vou fazer uma comparação: Se as empresas de tubos fossem felinos, a Amanco seria um Leão. Se fossem os Flinstones, a Amanco seria...seria EU, que sou o CHEFE DA CASA(Então a "Vilma" diz, com voz indignada) -"Como é que é, Fred?" (Então "Fred" responde) -"Ahn, seria a "Vilma", minha LÍDER.""]
Ora, Quem era a CHEFE DA CASA CIVIL do governo Lula? Dilma. A propaganda simplesmente faz Fred Flinstone (que tem a voz parecida com a do Lula) transformar A CHEFE DA CASA na LÍDER da nação. Não é óbvio isso?... E o que dizer então da chamada:"Ninguém mais precisa viver no passado. O futuro já chegou..."? Não é justamente o que a mente revolucionária e o Partido dos Trabalhadores repetem até a exaustão?...Pois é. As propagandas subliminares são tão óbvias, que somente um cego não consegue enxergar. É preciso fazer um "printscreen" da imagem do youtube, e fazer o download desse vídeo-áudio. Para espalhar como se dá essas "publicidades" escancaradas. Abraço.

G. Salgueiro disse...

Muito interessante e pertinente sua mensagem, comentaristas das 11:48 h. mas, por favor, da próxima vez SE IDENTIFIQUE porque não vou mais aceitar comentários de ANÔNIMOS.

Eu desconhecia essa propaganda porque nunca passou aqui, mas suas análises fazem total sentido. Aliás, a propaganda subliminar foi muito usada pelo nazismo e stalinismo, porque é muitíssimo eficiente e, ao contrário do que você afirma, é preciso ter um pouco de inteligência e ser bom observador para perceber. A massa, a manada de ignorantes não percebe o que se quer dizer nas entrelinhas, mas a mensagem oculta fica no inconsciente, daí sua eficiência.

Obrigada pela rica contribuição!

Abraço,
MG

Anônimo disse...

Ah...sobre a propaganda...seria ideal saber a data exata que ela foi ao ar. Desde quando ela está nas rádios.S erá que é mesmo de 15/08/2012? Ou será que reajustaram a data? de qualquer forma, se não foi campanha para a presidência (eleições de 2010), foi campanha a favor do PT (prefeitura de 2012?)...

Anônimo disse...

Triste e previsível o fim de Hugo Chavez, o valentão anti imperialista.
Quanto à Yoni Sanches, eu estou com contigo, com Heitor de Paola, e com o Klauber. Ela falou que o Fidel e o Raúl são muito malvados para serem comunistas, na última entrevista que vi. Ora, comunismo é lixo, e Stalin, Lênin, Ceaucescu, Pol Pot, Mao Tse Tung entre outros, são tão asquerosos quanto os irmãos Castro. Então a Dona Yoni pode ir para o raio que a parta, que a mim ela não engana.

Anônimo disse...

Fiz um comentário que só foi publicado porque você não resistiu a responder ao meu posterior protesto por sua não publicação e ainda se fazendo de vítima de injustiça que não cometi com você.

Agora, Olavo publicou um texto que em muito coincide com minha posição em relação à Yoni Sánchez. Quero ver se você terá a coerência de contestar Olavo,seu guru.

Admiro e respeito muito o Olavo, mas sou intelectualmente independente e também conheço a fundo a esquerda, pois, como ele e o Reinaldo Azevedo, já pertenci ao campo socialista. Não me identifico porque tenho meus motivos e não vou me expor para provar a outrem que sou corajoso.

Agora é com você e o Olavo.

G. Salgueiro disse...

"Corajoso anônimo que não pode se identificar":

Estou chegando ao computador somente agora, 14:54 da tarde, e publiquei seu comentário APENAS para esclarecer algumas coisas:

1. Para quem disse que não leria mais meu blog, porque ele "perdera a credibilidade", você não tem palavra e não resistiu, não só lendo como enviando outro comentário boboca;

2. Recebo uma média de 1.000 a 1.200 mensagens/DIA, de modo que checo a correspondência no portal do meu servidor e, é evidente que leio as mensagens da última enviada à primeira, ou seja, de trás para a frente;

3. Não menti para "inculpá-lo" da outra vez, mas, conforme disse no item 2, li primeiro a última mensagem e depois fui ver a primeira, não havendo de minha parte qualquer gesto de má-fé;

4. Olavo não é meu "guru" por duas razões simples: nem ele se propõe a isso, nem eu tampouco me sujeitaria a ter alguém teleguiando minha vida, determinando como devo agir ou pensar. Olavo é meu amigo pessoal, a quem deve muitíssimo e não canso de externar, e meu professor no curso de filosofia;

5. Li o artigo dele antes mesmo de ser publicado e discordei sim, que ele tivesse posto na boca da blogueira palavras que ela não disse. E disse a ele mesmo, que depois reconheceu que se equivocou quanto a isso. Entretanto, disse-lhe também que a análise apresentada por ele estava irretocável, e esse era também o meu ponto de vista e de uma parte da verdadeira dissidência cubana. Os artigos que tenho traduzido e publicado, aqui e em outros sites, são palavras de descontentamento daqueles que CONHECEM a repressão cubana por terem vivido na pele, e SABEM que ela mente;

6. Quanto à sua "necessidade" de permanecer no anonimato, continuo considerando um ato de covardia, pois se não pode "aparecer" deveria manter a matraca fechada, não se expondo. Ao contrário, com esse conto de que "tem motivos para não se expor", se dá ares de uma importância que certamente não tem. E por isso não lhe tenho o mais mínimo respeito. Só decidi responder esse comentário para deixar claro alguns pontos que julgo necessários.

Entretanto, informo-lhe e a TODAS as pessoas que desejam fazer comentários no meu blog, que mensagens anônimas serão SUMARIAMENTE DELETADAS, pois quem não tem coragem de se identificar, como eu faço com nome e sobrenome, deve manter a boca fechada.

MG