domingo, 30 de maio de 2010

Eleições na Colômbia - Boletim final


Com 98,88% das urnas apuradas já se pode dar o resultado como definido, onde Juan Manuel Santos alcançou 46.57%, mais de 50% de seu principal contendor, Antanas Mockus que obteve até o momento 21,47%.

Santos conseguiu obter mais votos neste primeiro turno do que o presidente Uribe em 2002 e parece que isto está incomodando muito aqueles que prediziam um “empate técnico” entre os dois candidatos.

Uma situação patética está ocorrendo neste momento. A jornalista Claudia Palacios da CNN em Espanhol está entrevistando Carlos Lemoine, diretor do Centro Nacional de Consultoria, um dos mais conceituados centros de pesquisas de opinião da Colômbia, e ela pergunta qual a razão para o brutal equívoco no resultado que já está praticamente definido. Este senhor – que parece estar bêbado, pelo modo reticente e com língua enrolada com que fala – não oferece uma resposta convincente, parecendo estar decepcionado com os resultados.

Outro fato também divulgado por este canal de televisão é que Antanas Mockus estaria estudando com sua equipe de campanha a possibilidade de se retirar da disputa, em decorrência da acachapante derrota inicial. Isto são apenas rumores não confirmados mas que vale a pena registrar.

Muita gente deve estar chorando agora, como Chávez, por exemplo, e de nada adiantou as FARC primeiro emitirem um boletim conclamando a população a boicotar as eleições e depois fazendo descarada campanha para Mockus porque os colombianos não acreditam mais em cantos de sereia e sabem perfeitamente bem que terrorismo não se combate com “girassóis”.

A festa ainda não acabou e o Notalatina seguirá com os boletins informando as últimas notícias deste grande acontecimento. Fiquem com Deus e até já!

Comentários: G. Salgueiro

6 comentários:

Cavaleiro do Templo disse...

É muito incrível isto! Das duas uma: ou os colombianos acordaram ou, o que acho muito mais fácil (visto que colombiano não é brasileiro), tudo o que foi dito até então enquanto pesquisa de intenção de voto era mais do mesmo: mentira canalha das empresas de publicidade, digo, de míRdia.

Mas o mais importante é CONTINUAÇÃO DO SIM ÀS POLÍTICAS DO URIBE. E o não gritante ao Foro de São Paulo, mesmo com seus novos disfarces.

PARABÉNS GRAÇA!!! GRAÇAS A DEUS!!!

Alex
Cavaleiro do Templo

Cripens disse...

Grande vitória do bem na Colômbia!

Parabéns ao povo colombiano, precisamos de gente assim no Brasil!

Renato disse...

Dona Graça, é a velha história:

Os socialistas assassinos inventam a mentira e a propagam. Depois acreditam na mesma mentira; depois quando tudo dá errado, eles ficam "surpresos".

Unknown disse...

Viva a Colômbia. Deus abençoe a Colômbia!

PoPa disse...

Não acho que as pesquisas tenham errado. Acho que os entrevistados tinham um certo receio de não declarar o vot ao descolado e interessante verde... E talvez o apoio de Chavez tenha ferrado com o cara, também.

Carlos disse...

Tomara que o maldito Chávez comece a declarar logo seu apoio à monstrenga Dilma. É o pior cabo eleitoral do mundo. O problema é que se não for a DilmAborto, é o Aborto do Serra... Xi...
Mas o Foro de São Paulo começa a levar uma surra aqui, outra ali.
Carlos.