sábado, 11 de abril de 2009

Mensagem de Páscoa

"Purifiquemos nossos sentimentos, e veremos a Cristo resplandecente da ofuscante Luz da Ressurreição, e ouvi-lo-emos exclamar: Rejubilai cantando o hino do triunfo!"


O Notalatina leva o ano todo falando de desgraças, fazendo denúncias e tentando alertar seus leitores sobre a maldição do comunismo crescente, não só no nosso continente mas, sobretudo, no Brasil. Hoje, entretanto, o assunto é outro e não podia ser diferente, uma vez que sou católica ortodoxa e a Páscoa é A FESTA DAS FESTAS para todos os cristãos do mundo.

Devo antes fazer um esclarecimento: as Igrejas Católicas Ortodoxas, que seguem o Velho Calendário (calendário Juliano), nem sempre coincidem com as datas das festas da Igreja Católica Romana. Por esta razão, nossa Páscoa será no próximo domingo (19) mas, em consideração aos meus amigos e eventuais leitores católicos romanos, publico hoje minha mensagem de Páscoa.

Nas Igrejas Ortodoxas a Páscoa é também chamada “Festa das Luzes”, simbolizando a Luz de Cristo que nos tirou das trevas - a escuridão da morte eterna - e nos deu a Luz da Ressurreição. Há uma grande festa dentro do átrio da igreja após o ofício das Matinas Pascais e um verdadeiro banquete é servido aos fiéis que passaram por um rigoroso jejum da Grande Quaresma que às vezes pode passar dos 40 dias. É um dia de grande júbilo e a liturgia de uma beleza só digna do nosso Rei, Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Então, com meus votos de uma Santa e Luminosa Páscoa de Cristo a todos, deixo como minha mensagem a Homilia de São João Crisóstomo (Doutor da Igreja e um dos autores da Liturgia dominical) que é lida durante o ofício de Matinas Pascais, celebrada na noite do Sábado Santo. Há ainda uma gravação desta homilia (com alguns termos modificados, mas com o mesmo significado), num podcast da Igreja Sérvia do Brasil, na voz do Arcipreste Alexis que vocês podem ouvir clicando aqui, retirado do site “Canal Ortodoxia Cristã”. A foto que ilustra a edição de hoje é um ícone da Ressurreição, e a frase abaixo dele, é uma ode cantada durante a cerimônia. Que a Luz da Ressurreição de Cristo brilhe no coração e espírito de cada um de nós, dando-nos discernimento, perseverança, força e retidão para seguirmos em nosso embate contra o inimigo. Feliz Páscoa para todos e até a próxima!


*****


Homilia de Páscoa de São João Crisóstomo


Que todo o homem piedoso e amigo de Deus goze esta bela e luminosa festa! Que todo o servo fiel entre com júbilo na alegria do seu Senhor! (Mt 25,23). O que carregou o peso do jejum venha agora receber a sua recompensa. O que trabalhou desde a primeira hora receba hoje o seu justo salário (Mt 20,1s). O que chegou depois de passada a terceira hora celebre esta festa na acção de graças. O que chegou depois da sexta hora não tenha receio, não ficará prejudicado. Se alguém tardou até à nona hora, aproxime-se sem hesitar. Se houver quem se atrasou até à décima primeira hora, não tenha medo da sua perguiça porque o Mestre é generoso e recebe o último como ao primeiro, exerce misericórdia sobre aquele mas cumula este. Dá a um e agracia o outro...

Assim, pois, entrai todos na alegria do vosso Mestre! Primeiros e últimos, ricos e pobres, os que vigiaram e os que se deixaram dormir, vós que jejuastes e vós que não jejuastes, alegrai-vos hoje! O festim está pronto, vinde todos (Mt 22,4)! O vitelo gordo está servido, que ninguém se vá embora com fome. Saciai-vos todos no banquete da fé, vinde servir-vos do tesouro da misericórdia. Que ninguém lamente a sua pobreza, porque o Reino chegou para todos; que ninguém chore as suas faltas, porque o perdão brotou do túmulo; que ninguém receie a morte, porque a morte do Salvador dela nos libertou. Aquele que a morte tinha agarrado destruiu-a, Aquele que desceu aos infernos despojou-os...

Isaías tinha-o predito ao dizer: "O inferno ficou consternado quando te encontrou" (14,9). O inferno ficou cheio de amargor porque foi arruinado; humilhado, porque foi entregue à morte; esmagado, porque foi aniquilado. Apoderou-se de um corpo e viu-se diante de Deus; agarrou-se à terra e encontrou o céu; apropriou-se do que via e foi derrotado por causa do Invisível. "Ó morte, onde está o teu aguilhão? Inferno, onde está a tua vitória?" (1 Co 15,55). Cristo ressuscitou e foste arruinado! Cristo ressuscitou e os demônios foram precipitados! Cristo ressuscitou e os anjos estão em júbilo! Cristo ressuscitou e já não há mortos nos túmulos porque Cristo, ressuscitado dos mortos, tornou-se as primícias dos que tinham adormecido. A Ele a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amén!

Comentários: G. Salgueiro

5 comentários:

Jeea disse...

Obrigada Graça pela linda e explicativa mensagem de Páscoa, que a tua seja de renascimento das esperanças, beijos

América, SOY YO disse...

E como precisamos da luz de Cristo para nós,nosso país, nosso continente e o mundo no combate às trevas!Graça, Deus te ilumine e proteja sempre.

Anônimo disse...

Graça, que Deus te ilumine e proteja sempre!!!!!!!

Patriota disse...

Fui bloqueado para não participar neste blog, pq?

G. Salgueiro disse...

Agradeço os carinhosos votos a mim formulados, retribuindo-os de coração.
Quanto ao Patriota, não, você não está impedido de participar deste blog. O bloqueio que havia como meu "seguidor" foi um lamentável equívoco que já desfiz. Desculpe, não era você que queria bloquear e cliquei no lugar errado.
Espero que compreenda e desculpe!
Abraços fraternais a todos,
MG