quarta-feira, 15 de abril de 2009

Avisos urgentes

O Notalatina faz hoje uma edição só de avisos, para os quais quero chamar a atenção dos leitores. O primeiro deles é sobre um prêmio que foi outorgado a Dom José Cardoso Sobrinho, Arcebispo de Olinda e Recife, oferecido pela organização “Human Life International” em defesa da vida.

Quando houve aquele episódio da gravidez da menina de 9 anos, natural de Alagoinha, vi com tristeza que, até mesmo dentre aqueles que se dizem católicos, houve muitas, pesadas e infundadas críticas a Dom José, baseadas apenas nas falsas informações divulgadas pelos jornais. Ocorre que Dom José fez o que lhe cabia e o que pôde como chefe máximo da diocese pernambucana, e se não deu assistência à menina e sua família foi porque não teve acesso a elas – impedidas de contato com qualquer pessoa, por uma gang de ONGs abortistas internacionais -, como nenhuma das pessoas contrárias ao aborto.

Penso que sou uma pessoa isenta para defendê-lo uma vez que ele não é bispo da minha Igreja e, portanto, não estou subordinada a ele. Por isso, chamo a atenção daqueles que o criticaram que analisem a situação sem paixões e à luz da verdade. E é por acreditar que Dom José é DE FATO um bom Pastor de Almas, como o cargo lhe exige, que publico aqui com muita alegria o convite da cerimônia de entrega deste honroso e merecido prêmio.

Outro aviso é sobre a programação e reservas para o encontro da UnoAmérica no Rio (no final desta edição), acrescentando que os interessados devem escrever par este e-mail lspenitente@faroldademocracia.org, a fim de receber as orientações de como fazer o depósito. Entretanto, diante de algumas dificuldades técnicas (já sanadas) no Farol da Democracia Representativa que está promovendo o evento, a inscrição também pode ser feita no dia da palestra.

E o último aviso é que, diante da minha participação neste evento onde vou proferir duas palestras, vou ficar (mais ou menos) ausente da rede a partir de amanhã até o dia 02 de maio, inclusive sem atualizar o Notalatina. Ficarei muito feliz de encontrar os que prestigiam este modesto blog no encontro do Rio. Então, fiquem com Deus e até a volta!


*****

Human Life International premia a Arcebispo de Olinda e Recife por defesa da vida


Human Life International é uma organização internacional cuja missão é a construção de uma cultura que evidencie e defenda a vida em contraponto àquela de morte que se instalou em todo o mundo.

“A Human Life International tem a honra de conceder a Dom José Cardoso Sobrinho, Arcebispo de Olinda e Recife, o Prêmio Cardeal Von Galen em reconhecimento por sua atitude heróica no cumprimento do ministério episcopal, na defesa da vida humana, ao enfrentar o desagrado de tantos que promovem a cultura da morte”.

Agindo em nome das associações católicas pró-vida em mais de 80 países do mundo, a Human Life International concede o Prêmio Cardeal Von Galen a personalidades – especialmente Prelados – que se destacam na defesa da sacralidade da vida conforme a Lei de Deus proclamada pela Igreja Católica.

O Prêmio leva o nome do Bem-Aventurado Clemens August Von Galen (1878-1946), bispo de Münster (Alemanha) durante a era nazista, o qual levantou sua voz em defesa dos pobres e dos doentes, protestando contra a eutanásia, a perseguição dos judeus e a expulsão dos religiosos. Por causa de sua coragem, ficou conhecido como o “Leão de Münster”. O lema que escolheu quando foi eleito bispo foi “Nem elogios nem ameaças” (me distanciarão de Deus).

O Prêmio já foi concedido a outros prelados que se destacaram em iniciativas em defesa da vida e da moral católica, como o Cardeal Lopez Trujillo, o Cardeal Tumi de Benin, Dom Antonio Arregui, arcebispo de Guayaquil e presidente da Conferência Episcopal Equatoriana, e muitos outros em vários países.

O cardeal Von Galen demonstrou coragem ao enfrentar os nazistas, desvelando a verdade sobre a ideologia do nazismo, defendendo a liberdade da Igreja e das associações católicas, bem como a educação religiosa. Acusou abertamente o nazismo de discriminação contra os cristãos, os quais eram encarcerados e assassinados. Condenou outros abusos do governo totalitário, lutou pelo direito à vida e denunciou de modo veemente o massacre das pessoas deficientes físicas e mentais consideradas “inúteis”.

Dom José Cardoso Sobrinho se destacou pelo empenho com que lutou pelos gêmeos nascituros daquela pobre menina grávida de apenas 9 anos de idade, em face de tanto negativismo, sobretudo em vários setores da mídia.

O Mons. Ignacio Barreiro-Carámbula, JD, STD, chefe do bureau da Human Life International em Roma, virá ao Recife em nome do Rev. Padre Thomas Euteneuer, Presidente do Human Life International e entregará pessoalmente a Dom José o Prêmio Cardeal Von Galen.

A solenidade para outorga do Prêmio será no dia 16 de abril de 2009, às 20 horas, no auditório do Colégio Damas, à Av. Rui Barbosa, 1426, no bairro dos Aflitos, no Recife.


*****

UNOAMÉRICA E O EIXO DO MAL LATINO AMERICANO

Dia 25 de abril – Anfiteatro do Centro Médico Barrashopping,
Avenida das Américas, 4.666, 3° piso – Expansão
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ – Brasil
Tel: (021) 2430-9000/2430-9001
Fax: (021) 2430-9296
HORÁRIO: das 09 às 13 horas
ATENÇÃO: EM FUNÇÃO DO HORÁRIO A ÚNICA ENTRADA PARA O CENTRO MÉDICO É A [ I ], NÍVEL LAGOA (FUNDOS, COM ELEVADOR PANORÂMICO)
09:00 – Recepção
09:15 – Apresentação: JORGE ROBERTO PEREIRA
Presidente do Farol da Democracia Representativa
Saudação: JOÃO RICARDO MODERNO – Presidente da Academia Brasileira de Filosofia
09:45 – PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS NA AMÉRICA LATINA
ALEJANDRO PEÑA ESCLUSA Presidente de UNOAMÉRICA
10:30 – AS FARC E O NARCO-TERRORISMO NA AMÉRICA LATINA
GRAÇA SALGUEIRO
Delegada de UNOAMÉRICA no Brasil
11:15 – Cofeebreak
11:45 – DEBATE: INTRODUÇÃO E COORDENAÇÃO:
HEITOR DE PAOLA – Diretor Cultural do Farol da Democracia Representativa e Delegado de UNOAMÉRICA no Brasil
13:00 - Encerramento
200 lugares apenas. Inscrição: R$15,00, depósito comprovado em conta.
Inscrições e reserva:
lspenitente@faroldademocracia.org


Comentários: G. Salgueiro

2 comentários:

Marcelo Motta disse...

Graça,

Teu amor pela Igreja me deixa feliz, e te traz um mar de bênçãos.

Uma Feliz e Santa Páscoa no Domingo, 19.

Boa viagem, e que a Virgem Maria, Mater Boni Consilii, e São João Crisóstomo, patrimônio comum da Igreja Romana e Ortodoxa, a protejam!

Marcelo Cypriano Motta

Rodrigo disse...

Graça, me perdoe a indiscrição, mas quando você disse que a Igreja Católica não é a sua Igreja eu fiquei confuso! Não me lembro exatamente em que post, mas já li você falando do Papa João Paulo II e da infalibilidade papal como se fosse uma católica! Se você não se importa, qual a sua religião? Já deixo claro que, independente da sua religião, admiro o seu trabalho e a sua coragem!
Fique com DEUS!