quarta-feira, 6 de agosto de 2008





Na noite da segunda-feira 04 de agosto, o canal de tv RCN da Colômbia, no programa RCN Notícias, apresentou o vídeo completo da “Operação Xeque”, causando grande alvoroço e comoção entre os telespectadores. Para o governo entretanto, a divulgação deste vídeo caiu muito mal, não só porque houve vazamento de informação sigilosa por parte de algum militar que participou da operação (é bom recordar que o grupo total foi composto de 18 pessoas, mais os Comandantes Geral, do Exército, da Aeronáutica, da Polícia e o ministro da Defesa, além do próprio presidente Uribe), como também por expor os oficiais do serviço de Inteligência que DEVEM permanecer anônimos. Este anonimato não é “vedetismo” mas questão de SEGURANÇA deles, da Instituição aonde servem e da própria Nação.

Neste vídeo (de aproximadamente 30 minutos divididos em 5 partes), aparece toda a operação desde o princípio, gravada pelos próprios militares: a preparação dos helicópteros nos hangares, o treinamento dos participantes da operação, o deslocamento dos helicópteros até a base na selva, o resgate, etc. Nele pode-se observar com clareza – porque posaram para fotos – que foram usados os logos da Cruz Vermelha, da tv chavista TeleSur e da tv equatoriana Ecuavisa. Isto causou muita polêmica, sobretudo com relação à Cruz Vermelha que afirmou que este uso indevido fere leis internacionais nas operações de ajuda humanitária, e põe em dúvida se os integrantes da missão são de fato membros da referida instituição ou militares disfarçados.

Ao tomar conhecimento do fato o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, expressou seu descontentamento com veemência. Disse ele: “Como disse o senhor presidente, lamentamos muitíssimo que este logo tenha sido utilizado contra instruções precisas e novamente oferecemos desculpas. Com o vídeo de ontem demonstra-se que a realidade foi diferente, que o logo foi utilizado desde o começo da operação; lamentamos que isto tenha sucedido, porém no governo dissemos a verdade que conhecemos naquele momento e vamos averiguar isso, porque dissemos o que nos foi dito. Vamos investigar o que ocorreu”. Leiam aqui a declaração completa do ministro Juan Manuel Santos.

E o presidente Uribe emitiu um comunicado à imprensa esta manhã: “O Presidente reitera a necessidade de permitir que todos os meios de comunicação tenham igual e oportuno acesso às notícias mais importantes. É grave que integrantes das Forças Armadas filtrem notícias de maneira clandestina e sem coordenação com seus superiores. Ademais, é grave que nas primeiras investigações sobre a Operação não tenha sido revelada toda a verdade”. “Toda a verdade”, a que se refere Uribe, não é revelar para o mundo o vídeo completo com detalhes secretos da operação, mas que os logos tivessem sido usados desde o princípio ferindo as ordens superiores estabelecidas desde o treinamento. O canal RCN defendeu-se afirmando que é papel da imprensa correr atrás dos “furos” e alegando que pouco importa se pagou-se ou não para obter a informação. Todavia, questiona o “direito” do governo de “omitir” à população as informações completas sobre a operação.

A esse respeito, é lícito também se questionar a serventia para o público da revelação dos detalhes internos que precederam uma operação sigilosa e de altíssimo risco, que resultou plenamente exitosa. Não estamos tratando de um filme de espionagem mas da realidade cotidiana de um país em guerra, onde o inimigo não dá trégua, mesmo enfraquecido e debilitado em vários aspectos, não apenas no militar. Ainda ontem 3 militares da Força Aérea, que cumpriam missão de treinamento, sofreram um acidente fatal. Segundo o Boletim Informativo datado de hoje, 5 de agosto, há fortes indícios de ter-se tratado de um ato terrorista; mais um.

Outro ponto questionado pela RCN durante a exibição do vídeo é a forma como foram tratados os terroristas “Cesar” e “Gafa”, imobilizados durante a operação. Eles foram sedados, algemados, tiveram as calças abaixadas e o rosto coberto por um pano. Ao chegar no acampamento “Cesar” foi arrastado e “Gafa” carregado nos ombros do militar que fingia-se de médico da organização. Quando acordaram, receberam água e o militar falou naturalmente com eles afirmando que seus direitos seriam respeitados. É assim que procedem aqueles que agem em conformidade com a lei mas o tumulto certamente virá, por parte das esquerdas – sobretudo Chávez que fará disso mais um motivo de espalhafato -, como existe em torno à Base americana em Guatánamo. O que mais esta gente quer? Os delinqüentes tiveram seus direitos respeitados, como prisioneiros de guerra – que não são. E isto é mais que o suficiente, pois não é assim que eles tratam aqueles que seqüestram. É bom lembrar aqui, o caso dos 11 deputados assassinados e que, para não assumir que são reles e frios psicopatas que matam a troco de nada, mentiram dizendo que eles foram abatidos durante um confronto com terroristas do ELN.

Se eu fosse a única pessoa a tomar conhecimento desses vídeos não os repassaria, não porque tivesse ferido minha sensibilidade ver um criminoso apenas de cuecas e arrastado pelo chão. Não. Não repassaria porque há coisas que não devem mesmo ser dadas a conhecer a qualquer um. O que importa para os colombianos e o mundo é que 15 pessoas foram libertadas com vida sem que um só disparo fosse dado. Sem que uma gota de sangue – de ninguém – fosse derramado e dois terroristas estão hoje atrás das grades onde irão pagar pelos crimes cometidos, como manda a Lei. Os métodos utilizados foram lícitos? Usar os logos de instituições que não participaram da operação é crime? Não creio. Quantas vezes se tem notícia, não só aqui no Brasil, de que criminosos vestindo uniforme de policiais assaltam, roubam e matam suas vítimas, fazendo falsas blitz? Ao contrário destes, os militares da Operação Xeque em vez de morte trouxeram vida e liberdade; em vez de armas, usaram a inteligência e ludibriaram os marginais acabando com o flagelo de, em alguns casos, 10 anos de campo de concentração, torturas físicas e psíquicas.

O que entristece e empana o brilho da incomparável Operação Xeque é a atitude do (ou dos, não se sabe) militar que revelou os aspectos confidenciais do caso. Feriu os princípios da disciplina, da hierarquia e da confiança. Traiu seus superiores, sua Instituição e sua Pátria. A troco de quê? A serviço de quem? Com qual objetivo? É incompreensível, inaceitável e condenável sob todos os aspectos este comportamento; meu desejo é que este fato insólito seja descoberto e o (ir)responsável punido. E como já é de domínio público, aqui estão os 5 vídeos da Operação Xeque. Repasso-os para que se possa ver a magnitude do trabalho destes anônimos guerreiros que, cumprida a missão e entregues as vítimas às suas famílias e os terroristas à Justiça, voltaram silenciosamente para suas casas, com a certeza do dever cumprido. Vejam aqui: Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4 e Parte 5.
Fiquem com Deus e até a próxima!

Comentários e traduções: G. Salgueiro

12 comentários:

Suzy disse...

Graça, acho que a traição pode ter sido provocada por Chávez, que faz qualquer coisa para prejudicar Uribe e o povo colombiano. Não duvido nada se tiver o dedo sujo desse ditador venezuelano.
Agora, a Cruz Vermelha, tão "humanitária" parece se importar mais com os narcoterroristas das FARC do que com os resgate dos reféns do campo de concentração dos narconandidos...
Deus nos proteja de "organismos Humanitários" desse tipo!

Parabéns querida pelo "furo" de reportagem com os vídeos inéditos!

Grande abraço

G. Salgueiro disse...

Oi, Suzy!

Sinceramente, não sei o que pensar a respeito. Já houve infiltração das FARC no Exército colombiano mas foi descoberta a guerrilheira que está onde era mesmo seu lugar: na cadeia.
Entretanto, este era um grupo pequeno e seletíssimo! A não ser que tenha sido a partir de algum funcionário que não seja do grupo de Inteligência. Sei lá... É difícil imaginar isto e agora só resta esperar as investigações porque uma hora dessas eu acabo recebendo a informação e prometo que divulgo.
Quanto à CR, o que eles querem mesmo são os tais "acordos humanitários", aqueles circos macabros com uita publicidade e holofotes, onde a última coisa que importa são as vítimas.
Estas organizações dão asco...
Beijos, querida!
MG

O BERRO da Formiga disse...

Olá Graça;
Sempre reproduzo os seus textos, tanto do blog como do La Historia Paralela, e só agora reparei que voce habilitou os comentários. Isso é bom, pois agora podemos ter um canal do contato com voce.
Parabéns e muito obrigado por seu trabalho voluntário que cedo ou tarde receberá o merecido reconhecimento. O Olavo tem toda a razão: quem não lê Notalatina "tá por fora"!
Quanto a divulgação do vídeo, considero que tem um lado bom; pelo menos servirá para calar a boca dos que dizem que a operação foi marmelada.

Em tempo: se puder, passe as coordenadas abaixo p/ o general Montoya detonar outro esconderijo das FARC.

15°47'56.51"S
47°51'38.61"O
Palácio do Planalto, Brasília, DF, Brasil.

G. Salgueiro disse...

Olá, "Formiga"! :-))

Obrigada por seus comentários e apoio que muito me sensibilizaram.
O Notalatina vai fazer 6 anos de existência dia 08 de setembro (daqui a exatamente 1 mês) e eu não quis pôr espaço para comentários por causa da petralhada, que você certamente sabe como é e como age.
Entretanto, estava sentindo falta deste feedback, desta troca de informações que sempre enriquece o nosso trabalho.
Veja, você acaba de me passar uma informação importantíssima mas tanto o Gen Montoya, quanto o Gen Freddy Padilla (de quem sou tiete declarada!) e o ministro Juan Manuel Santos, já as têm.
Ou você acha que as atitudes do presidente Uribe em relação ao Brasil é por puro desconhecimento?
Há um ditado usado em psicologia que é muito sábio e diz: "não apresse o rio, pois ele corre sozinho". Cada coisa tem seu tempo e quem tem pressa come cru, não é mesmo? ;-))
Aguarde, pois.
Abração e volte sempre!
MG

Anonymous disse...

Parabéns Graça pelo deu aniversário!!!
Felicidades!!!!!!!

11/08/2008

PS: O Olavo q me disse.

G. Salgueiro disse...

Não sei quem é você que está me cumprimentando mas, de todo modo, obrigada.
Olavo me cumprimentou ao vivo no True Outspeak, o que foi uma honraria imensa.
Abs,
MG

Mayr Fortuna disse...

E aí Dna. Graça Salgueiro?

Parabens por mais um cumpleaños!

Que esta data se repita pelos próximos 242 anos.

PS: Você não me conhece, mas acompanho o seu blog desde o dia em que ouví o Professor falar de você. Só tenho uma reclamação, você passa longo tempo sem postar. Mas, reconheço, não é grave.
Como você é uma pesquisadora, peço, se possível, dedicar mais algum espaço ao problema Bolívia - não, não sou boliviano.

G. Salgueiro disse...

Oi, Mayr,

Agradeço sensibilizada o cumprimento pelo meu cumpleaños! :-))
De fato, eu não posto o tanto quanto gostaria - e não é por falta de assunto - mas porque tenho que, sozinha, dar conta de trocentas coisas.
Em geral os blogueiros trabalham em equipe ou com mais uma pessoa; eu faço tudo sozinha: desde a pesquisa, às traduções, escrever o texto, editar, etc. E às vezes meu provedor me deixa na mão e a conexão cai justo quando estou editanto. É uma loucura, hehehe...
Quanto à Bolívia, infelizmente não pude fazer comentários sobre o referendo passado, mas fiz uma (ou duas) edições aqui no blog sobre o que deu autonomia a Santa Cruz, além de ter alguns artigos escritos no Mídia Sem Máscara. Dá uma pesquisada e você vai encontrar, sim.
O problema, meu caro, é que a América Latina inteira ferve e eu não tenho só o Notalatina pra cuidar...
Mas, venha sempre. A próxima edição será, muito provavelmente, sobre a situação da Argentina, com os julgamentos e condenações imorais aos militares que combateram o terrorismo nas décadas de 70/80 lá.
Abraços
MG

Mayr Fortuna disse...

Bom, Graça, se eu puder ajudar, em traduções eu digo, você pode contar.

Textos em Inglês e Castelhano eu domino. Pode mandar.

Para falar comigo e receber meu e-mail particular, deixe um recado aquí.

Grato.

Cadinho RoCo disse...

O grande problema está é no êxito desta operação que expôs a verdadeira face de autoridades que não gostam de ter suas verdadeiras faces focadas pela realidade dos acontecimentos. A operação foi espetacular, o Governo Uribe está de parabéns e o resto é que assuma as consequências que surgem a cada dia que passa.
Cadinho RoCo

G. Salgueiro disse...

Oi, Mayr,

Só hoje estou podendo responder seu gentil recadinho.
Agradeço a oferta mas a questão não é fazer as traduções e sim tempo para preparar o blog.
De todo modo, muito grata.
Abs,
MG

G. Salgueiro disse...

É isto mesmo que penso, Cadinho. No Brasil, as Olimpíadas chegaram numa hora-chave para abafar do nosso patético povo, o envolvimento do ParTido-Estado com este bando narco-terrorista. Observe que não se fala mais no assunto, entretanto, numa nota publicada hoje no jornal "El Tiempo", de Bogotá, Uribe deu uma alfinetada do delinqüente Daniel Ortega dizendo que "direito a asilo político no mundo, NÃO é para terroristas". Quer dizer, para bom entendedor, meia palavra basta, né?
Uribe não é bobo, como tenho sempre afirmado aqui e em artigos mas é, acima de tudo, inteligente e diplomático; ele sabe quando e como mexer com as alianças do Brasil com as FARC.
Abração
MG