terça-feira, 21 de janeiro de 2003

Hoje o dia foi especialmente difícil para a escolha das informações a serem editadas, porque são muitas as notícias, infelizmente, nenhuma boa, no mundo latino. De um correspondente venezuelano recebo a informação de que a gasolina enviada do Brasil para a Venezuela, em fins do ano passado, além de servir para “honrar” os compromissos com o ditador cubano, está sendo vendida no câmbio negro, pelos próprios homens do governo. Chávez sabe e faz vistas grossas. Também me informa que os transportadores de combustível, que têm seus caminhões particulares, estão lhes confiscando o veículo, sem pagamento ou indenização de espécie alguma.



Ainda através desse amigo, fico sabendo que Chávez mandou “dispensar” todas as mulheres grávidas que trabalhavam na PDVSA, num flagrante desrespeito às Leis e à Constituição.



A farsa do ano foi o segundo turno das “eleições cubanas”, mas esse é um assunto que vai ficar para amanhã, porque coisas mais urgentes aguardam por divulgação, como por exemplo, a CENSURA E PERSEGUIÇÃO que vêm sofrendo algumas emissoras de televisão que não “dançam a rumba chavista” e as nomeações dos novos Ministros, do Interior e Justiça e da Infraestrutura. Há ainda uma denúncia gravíssima, recebida através de um informe vindo da Venezuela. Não há, por enquanto, como confirmar a veracidade, mas também ninguém ainda a desmentiu. O perigo ronda no ar, com a ameaça de um auto-golpe, provavelmente para o próximo dia 23 de janeiro.



CHÁVEZ NOMEOU O NOVO MINISTRO DE INTERIOR E JUSTIÇA E COMANDANTE GERAL DO EXÉRCITO



O presidente da República, Hugo Chávez, durante seu programa radial “Alô Presidente”, anunciou que o General Lucas Rincón Romero será o novo ministro de Interior e Justiça e também informou a designação como novo Comandante Geral do Exército, o General Jorge García Carneiro. Lucas Rincón, o único general de três estrelas do Exército da Venezuela em mais de 70 anos, ocupará o cargo antes ocupado por Diosdado Cabello, que esta semana tomou posse na pasta da Infraestrutura. O General em Chefe (reformado) foi chamado a ocupar seu sexto cargo no Governo e seu terceiro ministério. Foi chefe da Casa Militar, Ministro da Secretaria, Comandante do Exército, Chefe Militar da Força Armada e Ministro da Defesa, o que demonstrou a notável confiança que o Chefe do Estado pôs no militar durante sua situação de atividade. Ficou sem cargo quando entrou para a reforma e foi removido do Ministério da Defesa. Não pode voltar como civil à Secretaria, porque o despacho foi eliminado e sua nomeação ficou pendente.



Hugo Chávez disse que devia “felicitar o General García Carneiro, porquanto o designou Comandante Geral do Exército, vai assumir esta semana (...) em substituição a Julio José García Montoya”, disse Chávez.



Fonte: El Universal, de Caracas.



MINISTÉRIO DE INFRAESTRUTURA INICIA PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS CONTRA GLOBOVISIÓN E RCTV



Fiscais do Ministério de Infraestrutua iniciaram procedimentos administrativos contra dois canais de televisão da Venezuela. Globovisión e RCTV são as emissoras afetadas por esta disposição emanada do despacho minsterial presidido por Diosdado Cabello.



Ás primeiras horas da tarde desta segunda-feira, fiscais do Minfra tentaram iniciar um procedimento contra e emissora de televisão Globovisión, segundo indicou a defensora do canal, Perla Jaime. Tais representantes governamentais não aguardaram pela assinatura da cópia do documento no qual a empresa se inteirava da visita e foram embora sem dar declarações à imprensa. Portanto, em primeira instância, a inspeção ficou sem efeito.



Em seguida, um dos comissionados do Ministério, que mostrou-se reticente em mostar suas credenciais, voltou para consignar o papel na qual a vice-presidenta do canal colocou sua rubrica para confirmar o início do procedimento. Minutos depois, os funcionários voltaram a abandonar o canal televisivo.



O informe censuraria os espaços da programação nos quais a Globovisión transmite comerciais da Coordenadora Democrática e pediria sanções por supostas violações do estabelecido no art. 171 da Lei de Telecomunicações.



Por seu lado, Israel Álvarez, membro da Defensoria dos Direitos Humanos da América Latina e observador internacional, de passagem pelo prédio da emissora, criticou a pouca formalidade e o caráter irregular que imperou sobre a falida intenção de abertura do processo, por parte dos enviados do Governo. “Estamos observando e informando à Comissão Interamericana de Direitos que as autoridades nacionais estão de costas para os procedimentos regulares e legais”, denunciou.



Álvarez acrescentou que os ficais deveriam notificar com antecedência, quando se produziria o “procedimento administrativo”, ao qual já havia aludido em suas declarações o vice-presidente executivo no passado 17 de janeiro, casualmente a data na qual se redigiu o documento de notificação da inspeção ao canal.



O Minfra também “visitou” a RCTV



Representantes do Ministério de Infraestrutura também se apresentaram na sede do canal televisivo privado RCTV, localizado em Quinta Crespo, para efetivar a notificação de abertura de um processo administrativo contra essa empresa.



Carmen Carillo, consultora jurídica do Minfra, indicou que seguia instruções do recém-designado ministro Diosdado Cabello. Carillo não forneceu informação sobre as especificações que continha tal notificação, nem sobre as possíveis sanções que a mesma conduziria. Não obstante, a funcionária da Infraestrutura esclareceu que o procedimento será feito respeitando o devido processo, que contempla um lapso de tempo para que os implicados exerçam seu direito de defesa e desvirtuem, se for o caso, os fatos que se lhe imputam.



Marcel Granier, presidente das empresas 1BC, qualificou este fato como uma nova agressão governamental à liberdade de expressão, que nesta ocasião, segundo ele, adquiriu a forma de “modalidade jurídica”. A juízo de Granier, este procedimento viola o Pacto de San José e outros princípios consagrados em acordos subscritos internacionalmente por nossa República.



Entretanto, Oswaldo Quintana, consultor jurpidico do canal, iniciou as gestões pertinentes ao caso, e destacou que as sanções implícitas neste procedimento podem acarretar a suspensão temporal ou definitiva das transmissões dessa estação televisiva.



Enquanto sucediam todos estes procedimentos formais, os empregados do canal “caçarolearam” a delegação do Minfra, gritando palavras de ordem em defesa da liberdade de expressão.



Fonte: El Nacional



HUGO CHÁVEZ ESTÁ PERDENDO A CONFIANÇA EM GAVIRIA, JIMMY CARTER E NO “GRUPO DE PAÍSES AMIGOS”. SOB TAL EFEITO PODERÁ PÔR EM PRÁTICA O SEGUINTE PLANO



Nos próximos dias ingressarão na Venezuela, por via terrestre, integrantes do movimento guerrilheiro colombiano M-19 o qual foi desmobilizado de seus campos usuais de operações. Esta mobilização está sendo financiada pela administração de Chávez, com dinheiro do erário público venezuelano. O ingresso já foi coordenado por altas personalidades do regime e será efetuada através das fronteiras de ambos os países.



O informe indica que o ingresso em território venezuelano será efetuado em mais de 100 veículos que já foram vistos em território colombiano com placas venezuelanas, e em cada veículo transportarão um mínimo de 2 ou 3 pessoas pertencentes ao mencionado grupo guerrilheiro, aos quais há pessoas esperando no lado venezuelano. Suspeita-se que o objetivo é realizar atos terroristas e de apoio tipo militar ao governo, caso seja necessário, por ausência da FAN em determinados lugares ou que tais Forças tenham escrúpulos em massacrar oposicionistas.



Recentemente interceptou-se um pedido de armamento e munições ao Exército, com anotação específica de que o que não tivesse nesse componente militar, fosse adquirido no exterior. A lista de solicitação inclui:

10 metralhadoras M-60

10 sub-metralhadoras “Minimini” calibre 5.56 mm

6.000 granadas de mão

20 fuzis “Sniper” 30B para franco-atiradores

20 foguetes (mísseis) AT4

Metralhadoras anti-aéreas

3.000 granadas telescópicas (?)

400 granadas 103

5 lança-granadas de 40 mm

60 MP5 com silenciador

Dezenas de caixas de munições para todas as armas solicitadas


Este arsenal poderia ser utilizado contra o Exército, em caso necessário.



Os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que já se encontram em território venezuelano, estão localizados nas zonas dos estados de Aragua e Carabobo. A localização nesses estados centrais permite seu emprego imediato, em qualquer direção, a pedido do regime, quando seja necessário. Estima-se que nesses dois estados encontram-se atualmente 400 combatentes destes grupos de experimentados terroristas.



Há um Coronel de sobrenome Barillas, da ativa ou reformado, que está coordenando na Casa Militar as atividades com os círculos chavistas que operam na Capital da República. Na semana passada este coronel efetuou reuniões com os dirigentes que comandam estas organizações paramilitares, entre os quais encontrava-se Lina Ron que ao que parece toma parte atualmente da chefatura dos comandos urbanos.



Também foi transmitido que o CICPC (CTPJ) recebeu instruções de Miraflores, para preparar as condições para a detenção de todos os altos representantes da Coordenadora Democrática e os principais opositores (civis e militares) ao regime. Com efeito, mantêm vigilância e acompanhamento sobre todos os representantes desta organização opositora e sobre os principais focos de oposição nas principais cidades do País. É necessário lembrar que o General de Divisão (Guarda Nacional) Alfonso Martínez, que se opôs a Chávez, está detido sem procedimento judicial.



Os comissários políticos cubanos estão aconselhando a intervenção imediata dos meios de comunicação e a provocação armada nos lugares onde encontram-se os dirigentes para justiçá-los. Alegam que detê-los ou deixá-los fugir do país, impediria a consolidação do Governo por muito tempo. Esta medida desesperada deve-se a que não existem as condições, como houve em Cuba, dos fuzilamentos em massa, o que tampouco seria possível devido a pressão internacional.



Nota: Apesar desse informe especial não ter sido confirmado, tampouco desmentido, a verdade é que nessa último parágrafo fala-se de algo que já é fato consumado: a intervenção nos meios de comunicação, dos que não rezam pela cartilha chavista, editado na nota anterior. Notalatina.



Fonte: La Voz de Cuba Libre – www.lavozdecubalibre.com



AVISO URGENTE – AMEAÇA DE AUTO-GOLPE!



De Caracas nos chega o seguinte nota, com o apelo para sua publicação, para evitar surpresas dolorosas aos habitantes da Venezuela. O comunicado avisa o seguinte:



Há uma estrutura montada para o dia 23 de janeiro do presente, que é muito importante que vocês divulguem para preparar-se e evitar os conflitos de AUTO-GOLPE que se vão executar.



1. Membros adultos que residem nos edifícios em construção e que foram invadidos nas proximidades do metrô del Valle, lhes deram acomodações em todos os hotéis próximos a Miraflores, alí gozam de todos os gastos cobertos por Diosdado Cabello e García Carneiro. É por isso a mudança de Diosdado para o Ministério de Infraestrutura, onde manejará grandes quantidades de dinheiro.



2. Para esse dia 23 de janeiro, onde haverá uma marcha, todos os Funcionários Públicos devem assistir, por ser de caráter obrigatório e aí lhes será dada cobertura, como uma cortina de fumaça.



3. Se observarem o comercial emitido e difundido à noite do dia 13 de janeiro, no Canal 8, notarão que a chave na música de fundo é “Há fogo no 23...”, que é sinal para vir armado, cada um dos integrantes da revolução. Já foram emitidas notificações aos grupos das FARC, os radicais dos Círculos Bolivarianos, e outros grupos paramilitares, treinados por Otaiza e Acosta Carlett em Aragua.



AÇÕES QUE VÃO SER TOMADAS PELAS FORÇAS REPRESSIVAS DE CHÁVEZ:



1. Destruição e/ou tomada dos meios de comunicação;

2. Diferentes saques em diferentes pontos da cidade;

3. Assassinar diferentes jornalistas, dentro ou fora de suas casas;

4. Criar situações violentas, de modo que ninguém possa sair de seu domicílio;

5. Neutralizar a Praça Altamira, criando morte e confusão, se necessário;

6. Destruição dos postos de gasolina da Ferrari.



O desepero de Rangel motiva Chávez a radicalizar ainda mais a situação e não perder a pouca autoridade que ainda mantém. Não podemos ficar tranquilos sabendo o que hoje se decidiu, embora que o comercial tenha dito dia 23 ou ANTES. Não podemos definir a data exata, embora uma medida para vocês é revisar os hotéis e monitorar algumas pessoas que já se localizam aí.



Fonte: La Voz de Cuba Libre – www.lavozdecubalibre.com



Nenhum comentário: