sexta-feira, 15 de novembro de 2002

Me dou ao luxo de sair um pouco da brutal realidade que nos cerca escutando a monumental Missa Longa – k 141, fechando o CD com a belíssima “Ave Verum Corpus” de Wolfgang Amadeus Mozart, meu tão amado, enquanto deito no Notalatina as desgraças e o sangue que escorre mundo afora. Isso é fuga, dirão os mais críticos, mas eu digo que é uma tentativa de preservação da saúde mental e fortalecimento do intelecto e do espírito.



Acabei de receber do amigo Nahum Sirotski, lá de Israel um artigo medonho e doloroso, mas encheu-me de uma estranha e inefável ternura, ao constatar que o que mantém aquele homem vivo, lá no olho do furacão, é uma fé indiscutível. No fim, ele faz um “apelo” para que as pessoas leiam as Sagradas Escrituras. Tanto quanto eu, ele reconhece a riqueza das histórias ali relatadas com uma simplicidade ímpar, um verdadeiro elixir revigorante dessa coisa tão fora de moda hoje em dia, que é a preservação da integridade do espírito, a fé e a busca do Deus de nossos pais.



Mas vamos ao que interessa. Hoje ficamos sabendo que o Monsenhor Jimenez foi resgatado pelas Forças Militares da Colômbia, das mãos sangrentas dos guerrilheiros das FARC. Soubemos também que o tirano senil do Caribe não compareceu à XII Cúpula Iberoamericana, preferindo mandar seus capachos em seu lugar. A pressão de cubanos molestados por ele, no exílio ou em outras situações, como o caso do Dr. Juan López Linares, cuja carta publicamos ontem, foi motivo para que a covardia se manifestasse e ele fugisse, mais uma vez, à responsabilidade de assumir que nega os direitos humanos mais elementares a seu povo. Além dessas notícias, temos ainda as famosas notinhas do meu amigo e colaborador Carlos Reis.



CASTRO NÃO VIAJA À CÚPULA IBEROAMERICANA



HAVANA – (AFP) – O líder cubano Fidel Castro não assistirá à Cúpula Iberoamericana que se inaugura nesta sexta-feira e a delegação será encabeçada pelo vice-presidente Carlos Lage Dávila, segundo informou uma nota oficial publicada nesta sexta-feira na primeira página do diário Granma.



O Granma assinalou que a comitiva presidida por Lage participará da “cerimônia inaugural, das sessões plenárias e do ato de encerramento marcado para sábado 16, e participará também de encontros bilaterais com outras delegações que estarão presentes ao evento”.



Lage encabeçou também a delegação cubana na XII Cúpula, realizado no ano passado em Lima, na qual Castro esteve ausente pela primeira vez desde o início deste tipo de encontros.



Completam a comitiva cubana à XII Cúpula Iberoamerican, o chanceler Felipe Pérez Roque, o vice-ministro de Relações Exteriores Pedro Núñez Mosquera, coordenador nacional iberoamericano; Raúl Taladrid, vice-ministro de Inversão Estrangeira e Colaboração, assim como Omar Córdova, embaixador cubano na República Dominicana.



A notícia surpreendeu os correspondentes e diplomatas estrangeiros em Havana, pois o dispositivo da imprensa cubana enviada à dominicana e a ampla cobertura sobre a Cúpula, parecia confirmar a assistência do presidente. Por razões de segurança, as viagens de Castro são mantidas no mais estrito silêncio, considerando que sobre mandatário pesam mais de 600 planos de atentados, segundo fontes oficiais cubanas. (Isso dá a medida do quanto ele é “amado”. Notalatina)



Esta será a segunda ausência do mandatário cubano a uma reunião presidencial este ano, pois tampouco assistiu à II Cúpula da União Européia (EU), América Latina e o Caribe de Madri, realizada em maio, quando Lage encabeçou também a delegação de seu país. A mais recente saída de Castro neste ano foi uma viagem relâmpago em 20 e 21 de março para assistir à Cúpula Mundial contra a pobreza, realizada em Monterrey, México. Depois de falar ante os plenários de Monterrey, Castro anunciou sua saída “devido a uma situação especial criada por minha participação”.



Segundo soube-se depois, o mandatário cubano havia recebido um pedido de seu anfitrião mexicano, Vicente Fox, para que se retirasse da reunião cedo, de modo a não coincidir com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.



Ante a negativa mexicana de reconhecer o pedido, Castro revelou o conteúdo e a gravação de sua conversa pessoal com Fox, o que azedou ainda mais o desencontro entre os dois países. A diferença bilateral havia começado com declarações sobre a ilha, do chanceler Jorge Castañeda e o voto mexicano na Comissão de Direitos Humanos nas Nações Unidas em Genebra, em favor de uma resolução contra o governo de Havana.



Representantes de grupos anti-castristas radicais com base na cidade norte-americana de Miami, se haviam deslocado até a República Dominicana para repudiar a presença do mandatário cubano, entre eles Alina Fernández Revuelta, filha de Castro que reside nos Estados Unidos. Também organizações da dissidência interna na ilha, como a “Assembléia para promover a Sociedade Civil”, encabeçada por Marta Beatriz Roque e o grupo “Todos Unidos”, presidido por Oswaldo Payá, enviaram mensagens à Cúpula, denunciando a situação dos direitos humanos na ilha.



Payá, recente ganhador dos prêmio Sakarov de Direitos Humanos, outorgado pelo Parlamento Europeu, é o promotor do Projeto Varela, uma iniciativa que reclama um referendum para modificar leis eleitorais e a anistia dos presos políticos.



Fonte: El Nuevo Herald



EXÉRCITO RESGATA MONSENHOR JIMENEZ

FORÇAS MILITARES DA COLÔMBIA EXÉRCITO NACIONAL



Bogotá, 15 de novembro de 2002



COMUNICADO À IMPRENSA



Como resultado de operações ofensivas, o Exército Nacional resgatou na manhã de hoje, sãos e salvos, o Bispo de Zipaquira, Monsenhor Jorge Enrique Jiménez e o pároco do município de Pacho, Desiderio Orjuela, sequestrados por terroristas da quadrilha Policarpa Salavarrieta das FARC, na segunda-feira passada à tarde.



O resgate do alto prelado da Igreja Católica e Presidente do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM), produziu-se no setor de Pisco Grande, zona rural do município de Topaiti, no norte do departamento de Cundinamarca.



Neste setor, efetivos do Batalhão de Contra-guerrilhas 16, unidade da Brigada Móvel 2 que está agregada operacionalmente à 5ª Divisão do Exército, travou intensos combates com o reduto terrorista que conduzia Monsenhor Jiménez a pé.



Durante os enfrentamentos, que todavia registram-se na zona com vistas a resgatar outros cidadãos em poder das FARC, as tropas deram baixa em um terrorista, confiscaram um fuzil e imobilizaram um veículo. Minutos antes do resgate do alto prelado da Igreja Católica, os efetivos castrenses capturaram um terrorista identificado como Jose Hernando Anzola.



Neste momento, Monsenhor Jiménez e o padre Orjuela são levados à Bogotá num helicóptero. Os dois sacerdotes viajam em companhia do senhor Brigadeiro General Reinaldo Castellanos Trujillo, Comandante da Quinta Divisão, que dirigiu pessoalmente a operação resgate.



A operação militar avançou com o apoio de efetivos da Polícia Nacional. Para o êxito da mesma, também foi fundamental a informação fornecida pela comunidade e as informações que foram recolhidas como parte do programa de recompensas.



Major General Carlos Alberto Ospina Ovalle

Comandante do Exército



HISTORINHAS



O Bush, desculpem a intimidade, encontrar-se-á com Lula em 10 de dezembro na Casa Branca. Com tanta coisa importante, a primeira preocupação dos analistas é a de saber qual língua eles falarão. Dizem que o inglês do Bush é muito ruim. Mas poucos sabem que o espanhol dele es muy bueno. Já o espanhol do Lula é o mais próximo que se pode ter da língua de Castela. É caribenho, aprimorado em muitas reuniões do Fórum de São Paulo. Dizem as más línguas brasileiras que tem um sotaque cubano. Vamos ver e ouvir.



A controvérsia sobre a data de posse do Fidel Castro, digo, do Lula, parece estar terminando. O Ramez Tebet, presidente do Congresso, que poderia passar a faixa ao Lula, porque FHC se recusa a invadir o mandato constitucional do eleito, finge não gostar da idéia que o faria presidente por alguns dias. Isso estragaria a cerimônia da transição democrática tão bem ensaiada nesse ano eleitoral. Afinal de contas, quem como FHC, se dedicou tanto a fazer de Lula o presidente de vocês (eu ainda estou negando freudianamente o “nosso”), não poderia deixar de sair na foto oficial. Aquela que vai para os anais, os nossos!



Enquanto isso, lá na democracia de Iraque, onde o parlamento é unanimemente soberano para deixar a última palavra para o Big al Brother, caracterizando-se como instituição igualzinha àquela de Cuba ( dirigida pelo Alarcón, estrela do Fórum Social Mundial), mixou a guerra, pelo menos por enquanto. Saddan deu uma de magnânimo, primeiro mandando o seu parlamento de araque negar as inspeções, para depois se apresentar como salvador da pátria. E ainda tem bobo que escreve na imprensa: “Decisão de Saddan surpreende o mundo!”.



Pegaram o Enéas já na primeira curva! A Globo ParTicipações está dando 10 minutos diários para a destruição da reputação do Dr. Enéas Carneiro. Bem feito, para ele! Quem mandou fazer tanto voto assim sendo dono de um partido minúsculo, a ainda por cima não socialista, sem ter uma TV só para si, e sem receber ajuda do narco-comunismo e da mídia internacional! Será que esse Enéas não se enxerga? Amanhã ou depois o seu partido será chamado de fascista! De Le Pen brasileiro e corrupto ele já foi!



Carlos Reis





Nenhum comentário: