quarta-feira, 13 de novembro de 2002

A ilha do Dr. Castro encontra-se em polvorosa, depois que um pequeno escândalo foi armado em torno da “família real”. Ocorre que uma das ex-noras do monstro do Caribe tinha sob seu poder uma fita de vídeo, que revela os “segredos de alcova” da nobre família e resolveu, após romper com um dos filhos de Castro, revelar ao mundo o que ninguém seria capaz de supor ocorrer por trás dos muros daquela mansão.



As autoridades estão feito baratas tontas tentando evitar que o povo descubra que por trás de um discurso que exige o sacrifício de todos e jogando a culpa da miséria em que se encontra o país, no “inimigo do Norte”, o tirano e sua família vivem como nababos. Pura perda de tempo; a informação se espalhou como rastilho de pólvora e vai ser muito difícil, daqui para a frente, tentar tapar o sol com peneira.



CENTENAS DE PESSOAS EM CUBA VIRAM A REPORTAGEM DE COMO VIVE O COMANDANTE EM CHEFE



Por Rafael M. Esteves, WA4ZZG, ex-CO2ZQ



Várias pessoas de inteira confiança nos confirmaram que ontem e hoje (11 e 12) viram em Havana, as duas primeiras reportagens sobre a vida íntima do déspota cubano que foi transmitido pelo Canal 23-WLTV, da cadeia Univisión, o qual é conduzido pelo jornalista Mario Vallejo.



Há vários dias Vallejo vinha anunciando na rádio e na televisão esta série de 10 capítulos que pode-se ver às 6 PM e 11 PM no mencionado canal do Sul da Flórida.



Este anúncio prévio da série mobilizou vários amigos e técnicos em televisão, os quais se deram a tarefa de preparar antenas de alta potência em várias sacadas e varandas de Havana, Cojímar, Guanabo, Santa Fé, Bacuranao e em outras áreas que não vamos divulgar.



As autoridades repressivas cubanas também escutam diariamente a rádio e a tv de Miami, e tomaram medidas de precaução, do mesmo modo que fizeram quando os lançadores (de beisebol) cubanos que escaparam do regime, jogaram na Série Mundial. Porém desta vez, sabendo que há muitas antenas parabólicas e pequenos discos escondidos e camuflados, foram um pouco drásticos e, em várias zonas da capital e bairros, o serviço de eletricidade foi suspenso por uns 15 minutos antes da série.



Nossas fontes informativas confirmaram que muitos estão gravando a série para depois passá-la em privado a outras pessoas. Isto é muito normal na ilha, uma vez que a maioria dos programas de Miami e outras cadeias são gravados, e depois são alugados entre amigos ou exibidos em casas particulares.



Se a famosa firma “Arbitrón” permitisse fazer uma pesquisa na capital cubana e seus bairros adjacentes, os resultados seriam uma grande surpresa para o regime e para os anunciantes dos Estados Unidos.



Fonte: La Voz de Cuba Libre – www.lavozdecubalibre.com



NAS TELAS DE HOJE A FACE OCULTA DE CASTRO



Ketty Rodrigez – El Nuevo Herald



O mundo inteiro verá pela primeira vez um Fidel Castro de pijama e pantuflas, um homem cansado e decrépito, através de um vídeo doméstico que revela a vida íntima e familiar do governante cubano, dentro de sua impenetrável mansão. “Veremos um Castro desmitificado, além de seu traje verde-oliva”, disse Mario Vallejo, o jovem repórter da WLTV Univisión/Canal 23, que saíra de Cuba em princípios dos anos 90 e que realizou entrevistas sobre a vida privada do mandatário, incluidas na série sobre um vídeo secreto que a cadeia de televisão levará ao ar desde hoje, até a próxima sexta-feira, em dez segmentos de cinco minutos cada um.



”Se mostrará a face oculta de um homem que embora rodeado de sua esposa, filhos e netos, mostra-se distante”, assegurou o jornalista para negar as críticas que indicam que o vídeo poderia mostrar uma imagem mais “humana” do governante. “Tudo ao contrário”. “Afinal, às pessoas ficará um sabor de que está em frente a um ser que é como uma múmia, indeiferente ao que se passa ao seu redor, e que não tem nada a ver com sua família”, enfatizou Vallejo. O vídeo mostra, além disso, os rostos nunca vistos de quatro dos filhos de Castro com Dalia Soto del Valle – a mulher com quem se casou em 1980, após a morte de Celia Sánches – e três de seus netos. “Saberemos quem é a verdadeira Dalia, uma mulher dominante com seus filhos e que sempre manteve relações com Castro, mesmo quando Celia estava viva”, acrescentou o repórter.



A vida luxuosa dentro da residência saltará aos olhos, quando os espectadores observarem que durante a refeição familiar – em um domingo qualquer – há vinhos que custam U$ 700 a garrafa. A mansão de Castro, denominada Punto Cero, é um local fechado, composto por várias propriedades estritamente vigiadas – nas quais antes viviam milionários – e às quais só têm acesso os filhos, netos e algumas noras de Fidel. “Nem sequer o próprio Raúl Castro, irmão do mandatário, pode entrar alí”, indicou Vallejo.



Foi precisamente através de Dashiell Torralba, ex-noiva de Antonio Castro Soto del Valle, um dos filhos do governante, que o vídeo saiu de Cuba. Ela o guardou zelozamente quando Antonio o deixou esquecido em sua casa, e uma vez que terminou a relação sentimental, decidiu utilizá-lo como “instrumento de vingança” contra a família. Torralba, cuja vida corre perigo e é procurada por agentes de segurança de Castro, foi entrevistada por Vallejo na América Latina, em um lugar que não pode ser revelado. A mulher desenhou um mapa da mansão de Castro, que coincide com umas fotos de satélite, tiradas pela NASA, e que provam sua exatidão.



O controverso vídeo trará à luz negócios ilícitos, como a compra e a venda de vistos na Espanha, nos quais um filho de Castro ganha U$ 30.000, e a conexão com um assassinato ocorrido em Miami e nunca resolvido. Para Alina Fernández, filha natural de Castro, este vídeo servirá para destruir a imagem de um homem que “predica austeridade, porém não a aplica”. “Tudo o que seja para desmistificá-lo, é útil para a causa cubana (no exílio), acrecentou Fernández.



Nenhum comentário: