quarta-feira, 17 de novembro de 2004

Na última edição do Notalatina eu divulguei o que DE FATO ocorreu com relação aos 50 dançarinos e dirigentes do “Havana Nights Club” que pediram asilo nos Estados Unidos. A imprensa nacional insiste em chamá-los de “dissidentes” e a população inteira vem engolindo esta farsa.



Confesso que fico pasma em ver o quanto as pessoas gostam de se iludir, ou preferem mesmo a mentira embrulhada em papel de presente, sob encomenda para todos os gostos. Parece ser mais palátavel, mas fácil de digerir ou dá menos trabalho do que tentar raciocinar, não sei. Bem, o fato é que um evento desta magnitude jamais passaria pelos órgãos informativos de esquerda, notadamente o Granma, jornal oficial da ditadura castrista, sem que jorrassem artigos acusatórios rotulando os “dissidentes” de “Traidores da Revolução!”, “Gusanos!”, “Foram enfeitiçados pela máfia capitalista miamense!”, etc. Mas, nada. Nem uma linha, nem um nome citado, nem uma notinha de rodapé.



Percorri o Granma (como faço todos os dias, por dever de ofício, não por prazer), o site Argenpress, o Rebelión, o Cuba Solidariedad, dentre outros. Nada. Apenas aqueles a quem interessava plantar uma desinformaçãozinha para beneficiar o velho abutre, noticiaram com estardalhaço uma mentira que serve, unicamente, para esconder a verdade como segredo de Estado. Vários casos semelhantes já aconteceram, inúmeras vezes em vários países e não tenho lembrança de ver qualquer citação ou solidariedade para com os que clamavam por liberdade – de verdade.



Quem já leu ou estudou um pouco que seja sobre os métodos utilizados pela KGB ou mesmo o serviço de espionagem cubana sabe, muito bem, que para “servir à causa”, criam-se identidades fictícias, empresas fictícias, documentos fictícios e que, ao menor sinal de perigo, a situação é rapidamente invertida, de modo que os reais objetivos continuem preservados e salvos e a população continue alheia a eles, acreditando naquilo que querem fazer-lhes acreditar.



E, nesse caso, a “quem interessa” essa deserção massiva? “Quem” se beneficiou com esse pedido coletivo de asilo político no país inimigo de Cuba? “Por que”, o velho abutre Castro não se abalou com tal quadro nem fez declaração alguma? Sugiro uma releitura no que foi postado na edição do dia 15 passado, pois tudo já foi esclarecido naquela nota. Agora, se depois disso alguém ainda quiser continuar acreditando na mentira plantada para sustentar a maldita “revolução”, que o faça sabendo que está sendo feito de bobo voluntariamente, ou então, é conivente com tudo isso.



Nos informes de hoje, duas notícias sobre Cuba. Uma, dá conta da selvageria praticada na ilha-cárcere contra uma anciã, de 68 anos, que cometeu o pecado imperdoável de ter um filho que já passou pelas masmorras castristas por não concordar com o regime de escravidão do mega-assassino Fidel. Mesmo que aqui no Brasil ainda exista uma infinidade de idiotas úteis tentando desmentir as monstruosidades e crimes cometidos diuturnamente em Cuba, os relatos (e as fotos) falam por si sós; é inútil querer tapar o sol com a peneira.



A outra notícia informa sobre um grupo de valorosas dissidentes cubanas do M.A.R. POR CUBA que dará uma entrevista coletiva à imprensa durante a XIV Cúpula Ibero-americana que iniciou-se hoje, em San José da Costa Rica.



E, finalmente, a jornalista venezuelana Marianella Salazar nos brinda com algumas informações sobre os desmandos do comunismo castro-chavista naquele país irmão.



Por hoje é só. Fiquem com Deus e até a próxima!



BRUTALMENTE GOLPEADA MIRTA VILLANUEVA ALMEIDA, MÃE DO EX-PRESO POLÍTICO CUBANO CAMILO PÉREZ VILLANUEVA, POR EX-MEMBRO DO MINISTÉRIO DO INTERIOR CUBANO



Para poder ver as fotos de Mirta Villanueva Almeida no hospital, por favor, visite os seguintes endereços:

1. http://puenteinfocubamiami.org/cuba_latest2004.htm e

2. http://www.netforcuba.org/News-EN/2004/Nov/News445.htm



PARTE DE IMPRENSA



Puente Informativo Cuba Miami e Net for Cuba International, denunciam ante a opinião pública internacional, um novo e aleivoso crime perpetrado pelo regime cubano, desta vez contra uma senhora idosa indefesa em Havana, Cuba.



Às 6:00 PM do dia 3 de novembro de 2004, a senhora Mirta Villanueva Almeida, de 68 anos de idade, foi brutalmente golpeada em seu próprio domicílio, pelo ex-agente do Ministério do Interior cubano, Luis Batista Tamayo. A senhora Villanueva Almeida é mãe do ex-priosioneiro político Camilo Pérez Villanueva, posto recentemente em liberdade, que cumpriu uma condenação de 12 anos de privação de liberdade, na prisão Combinado del Este, na cidade de Havana. Tal informação foi revelada com exclusividade a Puente Informativo Cuba Miami e Net for Cuba International por seu filho, o senhor Pérez Villanueva.



“Enquanto minha mãe tratava de entrar em nosso domicílio pela porta do terraço de trás, lhe pulou em cima Luis Batista Tamayo, ex-membro do Ministério do Interior, pertencente à (SEPSA), uma empresa que se dedica à segurança e proteção S. A. do Governo Cubano, golpeando-lhe a tal extremo que foi necessário interná-la no hospital Fructuoso Rodríguez do Vedado, onde permaneceu internada pelo espaço de 4 dias”, afirmou.



“Minha mãe encontra-se engessada e apresenta várias lesões e outros traumatismos. Tem uma fraturada uma costela, a pelvis, a clavícula e a bacia. Lamentavelmente - prossegue o senhor Villanueva - e como já é de costume nesses casos, o agressor foi posto em liberdade apenas transcorridas 48 horas. O oficial Despaine, da Unidade de Fraternidade em Mantilha e todos os que pertencem à mesma, se solidarizaram com o agressor, que de uma maneira ou de outra responde aos interesses da polícia repressiva e do Governo Cubano”



“Sem dúvida alguma, estamos frente a um caso de abuso físico pela atitude contestária ao regime cubano que mantém esta anciã, ativista e incansável lutadora pelos direitos humanos. A ditadura comunista e seu sistema de terror policial é a responsável pelo que possa suceder a minha mãe de agora em diante. De fato, acusamos esta mesma ditadura e reiteramos o “Eu acuso” que fizera Mirta em dias passados”, terminou dizendo Camilo.



Mirta Villanueva Almeida de 68 anos de idade, é membro da Junta Diretora Nacional do Partido Democrático 30 de Novembro “Frank País” e porta-voz do Comitê de Mães “Leonor Pérez”.



Net for Cuba International condena firmemente estas ações e lembra à Comunidade Internacional que este é o momento de exigir ao regime cubano que cessem os abusos e atropelos contra o povo indefeso de Cuba.



Fonte: NetforCuba Internacional – www.netforcuba.org



AVISO DE COLETIVA DE IMPRENSA

VOZES PELA LIBERDADE E PELA DEMOCRACIA EM CUBA DURANTE A XIV CÚPULA IBERO-AMERICANA



San José, Costa Rica - Uma delegação de M.A.R POR CUBA chegará a San José da Costa Rica na quarta-feira 17 de novembro, com o propósito de fazer presente a realidade cubana, denunciar a situação dos prisioneiros políticos na ilha e fazer chegar uma carta da Assembléia para Promover a Sociedade Civil em Cuba, que agrupará mais de 365 organizações independentes dentro da ilha, assim como uma carta que 192 organizações de direitos humanos e pró-democracia pertencentes a Todos Unidos e a Assembléia para Promover a Sociedade Civil em Cuba, enviada através da organização para fazer chegar aos Chefes de Estado e de Governo participantes da XIV Cúpula Ibero-americana.



A delegação de M.A.R POR CUBA, acompanhada por ativistas de outras organizações exiladas cubanas – como Plantados, Federação Sindical Cubana e ex-prisioneiros poíticos - realizarão diversas atividades durante os dias da Cúpula.



Avisa-se por este meio às agências noticiosas da COLETIVA DE IMPRENSA programada para a quarta-feira 17 de novembro de 2004, às 5:00 PM no Salão Cocoris 1-4 do Hotel Meliá Cariari, localizado na auto-pista General Cañas, em frente ao Centro Comercial Real Cariari.



Durante a Coletiva de Imprensa, se escutarão as vozes desde Cuba de líderes da Assembléia para Promover a Sociedade Civil e familiares de prisioneiros políticos cubanos. Ao término da entrevista, se apresentará em primeira mão o documentário intitulado “Manto Negro”, com testemunhos de mulheres do presídio político feminino, sob a brutal ditadura de Fidel Castro. Os meios noticiosos terão acesso a cópias do mesmo, e aos pacites de imprensa que incluem o Itinerário de Atividades da delagação exilada.



“É importante que estas vozes sejam ouvidas, porque a tirania que detém o poder arbitrariamente em nossa Pátria e participa destas Cúpulas, não representa a nação cubana”, disse Sylvia G. Iriondo, Presidenta de M.A.R POR CUBA.



Fonte: www.marpocuba.org e www.netforcuba.org



ARTILHARIA DE OFÍCIO



Por Marianella Salazar



A idéia fixa do Magnicídio - Continua a caça contra os militares dissidentes de Altamira; sua busca se concentra principalmente no leste de Caracas, Guarenas e Guatire. A Sala Situacional de Miraflores e a Direção de Inteligência Militar conduzem à hipótese de que um franco-atirador contratado pelos generais na clandestinidade – mencionam o nome de Néstor González González – postado desde a zona de El Calvario, atentará contra a vida do presidente Chávez.



Doutrinação revolucionária - Começou a “Interação da FAN com seu povo”. Desde o dia 5 de novembro vem-se incluindo a política revolucionária no curso de Estado Maior, apesar de não ser matéria do currículo do curso. Uma conferência programada sobre desenvolvimento endógino, que seria proferida pelo tenente-coronel Ramón Clemente, não pode ser realizada porque o general Ochoa Méndez, diretor da Escola Superior do Exército esteve doutrinando os alunos durante duas horas. Ele explicou que este é o país que sonhava desde os anos sessenta e não entendia “como a oposição pode apoiar o neoliberalismo e opor-se à revolução”.



Assunto de Inteligência - O diretor de Inteligência da DISIP, o economista Pedro Luis Martí, teria recebido um aviso sobre sua destituição, antes da renúncia. Segundo as fontes, o ministro do Interior e Justiça, Jesse Chacón, o tinha sob suspeita por prováveis contatos com agentes de inteligência americanos. Presumem que Martí está em posse de informações muito comprometedoras, o que obrigará a descartar sua exclusão. Assinalam que o homem do aviso foi Ramiro Helmeyer.



Fonte: www.gentiuno.com



Traduções: G. Salgueiro



Nenhum comentário: