quinta-feira, 2 de setembro de 2004

Antes de iniciar o informativo de hoje, quero pedir desculpas pela ausência de ontem. Ainda não foi a “Lei da Mordaça” mas um problema no meu micro, já solucionado, graças a Deus.



Hoje o Notalatina abre sua edição com um apelo dramático vindo de Cuba (de onde mais vêm apelos assim, não é mesmo?), em favor de sete cubanos que fugiram em busca de liberdade, arriscando a vida no “mar de tubarões”. Qualquer coisa é melhor do que continuar sendo perseguido e ameaçado constantemente, pelo regime mais sanguinário e desumano da América Latina.



Se esta maldita revolução tivesse vindo para promover o bem-estar social do seu povo, como vivem pregando os adoradores do assassino-em-chefe, por que será que tanta gente prefere morrer comido pelos tubarões ou afogado no mar do Caribe do que viver sob as botas deste monstro abjeto? Não é preciso ser muito inteligente para saber a resposta... Que Deus os proteja e que eles consigam chegar ao destino almejado com vida!



Há ainda mais duas notícias sobre Cuba, uma das quais desvela toda a desumanidade do regime, sobretudo nas masmorras infernais a que são confinados os presos políticos. Nunca tive notícia de um só preso político que não fosse vítima de inúmeros padecimentos físicos e debilidade de saúde. Mais uma vez eu pergunto: por que será? Uma das formas de torturar esses presos é privando-os de assistência médica, dietas a que muitas vezes lhes foi ministrada e medicação para seus males.



E, finalmente, uma nota vergonhosa do novo presidente do Panamá, mais um lambe-botas servil ao mega-assassino do Caribe, Fidel Castro. Este monstro abjeto sobrevive no poder ditatorial há malditos 45 anos, porque existem imbecis fracos de vontade e de caráter nanico e pervertido para apoiá-lo e glorificá-lo como se fosse gente.



Amanhã tem mais. Fiquem com Deus!



CHAMADO URGENTE PELO RESGATE DE 7 OPOSITORES



Havana – Necessitamos a solidariedade e o maior apoio de todos os irmãos do exílio e do governo dos Estados Unidos, para a busca e resgate dos sete irmãos cubanos do Partido Democrático 30 de Novembro “Frank País” que tiveram que abandonar sua terra cubana na madrugada de hoje, dia 31 de agosto, pondo em perigo suas vidas, por culpa do regime totalitário que os persegue e oprime constantemente, além de serem procurados neste momento por parte dos seguranças do Estado que estão indignados com as atividades que estes irmãos vêm realizando nestes dias.



Agradecemos por favor, avisar a Hermanos al Rescate e enviar informação urgente assim que souberem deles. Podem avisar por esta mesma via de correio, ou chamar pelos telefones: 53 (7) 527240 a Anayka Paneca Román ou ao meu telefone atual: 53 (7) 528239.



Não esqueçam: qualquer informação de nossos irmãos, façam-nos saber e lutem para que estes irmãos não regressem (a Cuba) porque correm grandes perigos nas mãos do regime totalitário e ditatorial.



Os nomes dos sete irmãos são: Mario Paneca Rodríguez, Alejandro Llerena Romero, Pedro Batista Méndez, David Martínez Fernández, Jorge Luis Conde Morales, Axel Emilio Rondan Herrera e Frank García Llerena.



Reportou desde Havana, Cuba, Ada Kaly Márquez Abascal, coordenadora nacional em funções do Partido Democrático 30 de Novembro “Frank País”



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DE PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte: http://www.payolibre.com



DAMAS DE BRANCO PELA ANISTIA



“Que se saiba que não queremos migalhas; queremos a liberdade!”



Havana – As Damas de Branco estamos lutando forte para conseguir a Anisitia dos presos de consciência e políticos. Estamos recoletando assinaturas para apresentá-las à Assembléia do Poder Popular, pelo menos 10.000, segundo estabelece a Constituição vigente.



Para isso já solicitamos o apoio de diferentes organizações, para torná-lo massivo, porém, de forma humana, há que ter presente que nós não temos preferências políticas nem religiosas, que somente estamos unidas pela dor, e tudo o que fazemos é puramente humano e por amor.



Já nos deram sua aprovação e respaldo: Oswaldo J. Paya Sardiñas, líder do Movimento Cristão Libertação, com as 25.000 assinaturas do Projeto Varela, que no ítem 2.A pede anistia, o Partido Liberal Democrático Cubano, o Movimento Liberal Cubano, as Bibliotecas Independentes, o Colégio de Pedagogos, os Sindicatos Independentes, TODOS UNIDOS, Solidariedade Democrática, o Movimento 24 de Fevereiro, Corrente Martiana e a Fundação pela Liberdade de Expressão, entre outros.



Continuaremos até ter as assinaturas mais que suficientes e apresentá-las, porque já apresentamos uma carta assinada pelas esposas no dia 19 de março, outra no dia 22 de junho e ainda não tivemos respostas, apesar de que a Constituição estabelece que os Dirigentes devem dar resposta às preocupações cidadãs em um prazo não maior que 60 dias úteis.



Peço-te que faças isto chegar à Anistia Internacional, Human Rights Watch e a todas as Organizações que forem necessárias para que saibam que as esposas e familiares estamos lutando pela liberdade deles, porém que não somos ouvidas; por isso, pedimos insistentemente todo o apoio e solidariedade internacional.



Que se difunda esta nota para que não acreditem no canto de sereia das transferências e das 7 liberdades extra-penais. Isso é um gesto, porém insuficiente ante o reclamo humano e a injustiça cometida.



De Havana, Laura Inés Pollán, esposa de Héctor Fernando Maseda Gutiérrez, prisioneiro de consciência condenado a 20 anos de prisão, na província de Villa Clara.



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DE PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte: http://www.payolibre.com



SUSPENDEM DIETA MÉDICA A UM PRESO POLÍTICO



Placetas – Por María Elena Alpízar, Grupo Decoro / www.cubanet.org – O prisioneiro político Andy Frómeta Cuenca, confinado na prisão Kilo 5 e meio de Pinar del Río, denunciou que as autoridades da penitenciária lhe suspenderam arbitrariamente a dieta médica que lhe corresponde, pelo seu padecimento de úlcera péptica.



Em conversa telefônica, o réu disse que o chefe do serviço médico Julio Pozo Dubet, o major Inocente Delgado e o carcereiro Osmani Izquierdo Carmona lhe anunciaram o vencimento da dieta, e que entretanto tinha que ingerir a comida servida aos demais reclusos.



Na discussão suscitada pelos militares, o carcereiro Izquierdo Carmona manifestou ao réu “que se Cuba fosse invadida”, ele mesmo se encarregaria de fuzilá-lo. Frómeta Cuenca, oriundo de Guantânamo, já cumpriu 12 anos de uma sanção de 39 anos de privação de liberdade.



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DE PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte: http://www.payolibre.com



TORRIJOS ESTABELECERÁ RELAÇÕES COM CASTRO IMEDIATAMENTE



Panamá – O presidente eleito do Panamá, Martín Torrijos, anunciou ontem sua decisão de iniciar gestões para a normalização das relações com Cuba, no mesmo dia em que tome posse do cargo.



Em uma declaração difundida por seu gabinete, Torrijos asseverou que de acordo com seu propósito de manter um intercâmbio cordial e de respeito com os países do mundo, a partir de 1º de setembro se iniciarão os trâmites para a pronta normalização das relações diplomáticas com o governo de Fidel Castro. “O cumprimento dos compromissos internacionais e o respeito à administração de justiça são fundamentais para a imagem internacional desta nação e devem constituir-se em prioridades de uma adequada gestão de governo”, sinalizou.



Torrijos qualificou de lamentável que a atual mandatária, Mireya Moscoso e o ministro de Governo e Justiça, Arnulfo Escalona, tenham interrompido o processo judicial contra Luis Posada Carrilles, Gaspar Jiménez, Pedro Remón e Guillermo Novo, indultados pela mandatária.



Lembrou que “um dos pilares sobre os quais repousa a democracia é a separação dos poderes e o órgão judicial havia admitido uma sentença condenatória contra os mencionados senhores, que encontravam-se em processo de apelação”.



Fonte: www.lavozdecubalibre.com



Traduções: G. Salgueiro





Nenhum comentário: