terça-feira, 17 de agosto de 2004

Promessa é dívida e como prometi ontem, hoje trago dois casos de cortar o coração e causar ira, aquela “ira santa” de que nos falava o admirável Georges Bernanos, de quem sou fã incondicional, sobre a Ilha-cárcere.



Além dos CDR, das Brigadas de Resposta Rápida, da Polícia Política, há também um tal de Instituto Nacional da Residência que está muito longe de parecer com o nosso extinto BNH. Este é mais um órgão repressor que, além de ser a única fonte onde se pode adquirir a casa própria, serve também como uma espécie de “chantageador ideológico” na vida daquela gente tão massacrada e escravizada. Leiam a que está sendo exposta por este órgão, a esposa de um preso político.



A segunda nota sobre Cuba é um apelo comovente, da mãe de um preso político (quem na maldita ilha não tem um parente preso nas masmorras do monstro do Caribe?), que teve o teto de sua casa arrancado pelo furacão Charley e encontra-se numa situação de abalar até o mais insensível dos seres humanos; quer dizer, daqueles que ainda mantêm algum traço que o identifique como tal porque comunista deve pertencer a uma sub-raça, diferente de nós, eu penso.



As notas seguintes são todas sobre o descalabro ocorrido na Venezuela domingo passado e que só conseguiu convencer os “kamaradas”, pois estava tudo arranjado e, é óbvio, todos ratificaram a fraude, com a “consciência do dever cumprido”. Não vi nenhum pronunciamento do desgoverno brasileiro a esse respeito, até porque ontem o sr. da Silva estava na posse do novo presidente da República Dominicana. Todas as demais pessoas normais (e anti-comunistas) perceberam a fraude escandalosa: de um alto prelado do Vaticano a um parlamentar alemão. Que vergonha! Que horror!



Mas, a brava oposição, sobretudo os jornalistas, estão com os olhos bastante abertos e vão pressionar incansavelmente para que se faça nova auditoria, uma vez que os “observadores internacionais” não mostraram lisura suficiente para agir com a retidão, honestidade e seriedade que o caso requeria. Amanhã tem mais denúncias, algumas vindas da Argentina. Fiquem com Deus!



AMEAÇAM A ESPOSA DE MASEDA EM CONFISCAR SUA RESIDÊNCIA



Santa Clara – (Javier Machado, Cubanacán Press – www.cubanet.org) – A senhora Laura Inés Pollán Toledo, esposa do prisioneiro de consciência HÉCTOR MASEDA GUTIÉRREZ, foi intimada pela quarta vez ao Instituto Nacional de la Vivienda (INV), para neste 11 de agosto às 10 am, esclarecer ante um advogado o status legal de sua residência, nos escritórios pertencentes ao Grupo de Prevenção e Enfrentamento, situadas na rua 9na A nº 614/6 e 41 de Miramar.



A intimação, assinada pelo Dr. Jorge Iglesias Herrera, chefe do Grupo de Enfrentamento do INV, especifica que no comparecimento ante o Dr. Gustavo Carlos Miguet Ibieta a senhora Pollán Toledo tinha que apresentar vários documentos.



O funcionário a advertiu que desta vez se preparasse para o que vem e exigiu que cooperasse novamente ante ele na próxima semana, com a propriedade anterior da casa e a de Bayamo, onde residia anteriormente.



A primeira intimação do INV ocorreu em finais do mês de julho. No dia 7 do corrente mês, teve de acorrer tarde à citação porque era quarta-feira e, nesse dia, tinha chamada telefônica com seu esposo, que encontra-se recolhido na prisão La Pendiente de Villa Clara. No lugar, a secretária do advogado Miguet Ibieta lhe informou que este já havia saído.



Foi intimada novamente para o dia 9 às 10 am., com a advertência de que no caso de não cooperar, esse organismo disporia de “iniciar um processo confiscatório da residência” situada na rua Neptuno, nº 963, entre Amburu e Hospital do capitalino município de Centro Havana. Além disso, lhe pediram para levar o documento de propriedade do imóvel. Lá o funcionário insistiu que era necessário que apresentasse, além disso, o certificado de divórcio de seu casamento anterior, para assim provar documentalmente o mesmo.



A senhora Laura Pollán de Maseda disse a Cubanacán Press que esta é uma manobra da Polícia Política em uma tentativa de desestabilizá-la psicologicamente e tratar de frear as atividades que se desenvolvem em sua casa a favor dos presos políticos, especialmente as que são organizadas pelas Damas de Branco.



“A casa a adquiri legalmente, depois do divórcio com meu ex-marido. Aqui vivo há 13 anos e esta casa viu nascer e crescer meu neto, que já conta com 7 anos. Realmente, não entendo o que trazem contra mim, desde que os agentes da Segurança do Estado me visitaram no trabalho no dia 29 de fevereiro, para advertir-me de que eu também cometia ilegalidades. Já não lhes basta ter meu marido injustamente condenado por suas idéias e além disso longe quase 300 kilômetros do lar?”, disse finalmente Pollán Toledo.



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DE PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte: http://www.payolibre.com



S.O.S PARA ISABEL RAMOS



Por Anna Rosa Veitia



Havana - Isabel ramos, mãe do prisioneiro político ARTURO SUÁREZ RAMOS, que encontra-se recolhido na prisão Combinado del Este nesta capital, encontra-se mal de saúde, devido a suas doenças circulatórias e cardiopatia generalizada.



Esta mulher, anciã por demais e incansável lutadora dos direitos humanos na Ilha, ficou sem teto, uma vez que sua casa foi arrasada pelo furacão Charley, o qual passou por Santa Fe onde ela reside.



A senhora Ramos correu para a casa da vizinha e devido à sua queda na fuga calou-se, lastimando-se do pé e quebrando sua única bengala. Agora jaz em sua casa olhando as estrelas, sem teto e sem poder caminhar; de companhia, tem só a solidão.



Esta mãe, que sofreu durante longos anos o cárcere de seu filho Arturito, como o chamamos seus irmãos de luta, pede à todas as pessoas de boa vontade uma doação de muletas e algo para acalmar suas fortes dores. Amanhã será outro dia, Isabel é uma a mais das mães de prisioneiros políticos e de consciência que na Ilha lutam para sobreviver, apesar de que o governo não se cansa de dizer que os opositores e jornalistas independentes são assalariados do Império.



Santa Fe é um lugar residencial; neste povoado vive a maioria da hierarquia de Castro e seria bom que depois da celebração de seu aniversário, neste dia o senhor presidente desse um passada para ver como vive uma cubana “a pé”.



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DE PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte: http://www.payolibre.com



OBSERVADOR DA ALEMANHA PÕE EM DÚVIDA RESULTADOS OFERECIDOS PELO CNE



O observador do parlamento federal da Alemanha (Bundestag) para o Referendum da Venezuela, Peter Weiss, da União Democrata Cristã (CDU), expressou nesta segunda-feira suas dúvidas sobre a validade dos resultados, uma vez que “não foram dados a conhecer na presença de todos os membros do Conselho Eleitoral Nacional, nem dos observadores internacionais”, disse em uma declaração pública em Berlim.



É especialmente inquietante, disse o legislador do parlamento federal alemão, que todas as instituições que realizaram pesquisas entre os eleitores no mesmo dia das eleições, tenham chegado a resultados diferentes dos que registraram-se oficialmente.



O legislador assinalou do mesmo modo que a Coordenadora Democrática da Venezuela cometeu, a seu ver, “um erro, ao não nomear antes do Referendum, um candidato opositor conjunto”. Se os eleitores houvessem tido “uma clara alternativa, a mobilização” para encurtar o mandato presidencial do chefe de Estado Hugo Chávez, “seguramente teria tido mais êxito”.



Fonte: www.el-nacional.com



DESCOBREM PAPELETAS ELEITORAIS EM AVENIDA DE BARCELONA



Nesta terça-feira foram encontradas na avenida Intercomunal de Barcelona, várias papeletas eleitorais de máquinas de votação, por um grupo de vizinhos. Os denunciantes informaram que procuraram a Procuradoria para solicitar o início de uma investigação



As papeletas, que servem como suporte físico dos escrutínios, foram abandonadas na via pública e neles lia-se as opções “SÍ” e “NO”. A polícia regional apresentou-se no local e procedeu as buscas por mais papeletas nas proximidades e entre os arbustos.



Fonte: http://www.globovision.com



CARDEAL VENEZUELANO DENUNCIA “GIGANTESCA FRAUDE” NO REFERENDUM



Caracas – O Cardeal venezuelano José Castillo Lara, presidente emérito da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano, denunciou nesta segunda-feira “uma gigantesca fraude” durante o Referendum Revocatório, celebrado domingo na Venezuela, em que ganhou o presidente Hugo Chávez.



Em uma entrevista difundida pela Rádio Vaticano, o cardeal venezuelano, de 82 anos, afirma que durante o Referendum, que ratificou a Chávez no poder com 58,25% dos votos, houve “compra de votos e irregularidades”.



“Ontem foi cometida no Referendum uma gigantesca fraude, sobretudo porque nunca se tinha visto uma afluência às urnas tão grande. Nos centros eleitorais, modificando as disposições, puseram pessoas do partido do Governo”, assegurou o purpurado. “As pesquisas de boca de urna davam 65% a favor da revogação e só entre 35 a 40% para o presidente. Às pessoas pobres davam o equivalente de 50 a 60 dólares, se votassem pelo “NÃO” à revogação e à favor da manutenção do presidente”, acrescentou.



Fonte: lavozdecubalibre.com



MAIS “TRAMPAS” DO REVOCATÓRIO!



“Minhas mais cordiais saudações!



Sou Ernesto Pérez, portador da cédula de identidade 12.723.279 e lhes escrevo pois desejo que tomem conhecimento deste assunto (se puderem). O cidadão MARCOS PÉREZ JIMENEZ, MORTO EM SETEMBRO DE 2001, CI V-36669 VAI VOTAR NESTAS ELEIÇÕES.



Agradeço sua imediata participação neste assunto”.



FRAUDE EM MAISANTA



As Trianas de Maisanta acordaram às 3:00 AM para montar a fraude que se quer consumar hoje no RR contra Chávez. A votação se realizou entre 3:00 AM e 5:00 AM em centros de votação clandestinos, especilamente as edificações toldos do comando Vuelvan caras, em todo o país.



Os votantes não foram registrados e alguns selecoinados puderam vota, inclusive, duas vezes, já que a base de dados do CNE lhes permitiu votar com toda a liberdade, por mortos ou desaparecidos (2 milhões aproximadamente). Na hora e local de votação foram integrados no processo normal e com isto criaram a inéricia e operação Morrocoy nos votantes regulares. SÚMATE deve conhecer sobre este assunto e já está atuando a respeito.



Fonte: News – Noticias - www.VenezuelaNet.org



Traduções: G. Salgueiro





Nenhum comentário: