segunda-feira, 21 de junho de 2004

O Notalatina hoje está voltado inteiramente para a Venezuela, considerando que neste final de semana me chegaram muitas informações e denúncias sérias, certamente desconhecidas do público brasileiro.



Quando eu sube que o Referendo Revocatório (RR) havia sido marcado para 15 de agosto fiquei contente, pois livrava a possibilidade de conduzir o Vice-presidente, José Rangel, para o posto do mandatário bufão Chávez (que acabaria sendo sua eminência parda, sem dúvida) e a situação continuaria a mesma de antes. Hoje, porém, lendo uma das notas que divulgo abaixo, um arrepio correu-me pela espinha, pois o que antes me pareceu uma notícia alvissareira, agora torna-se uma arma bastante perigosa. Lá no fundo do meu coração eu não acreditava que as coisas correriam pacificamente, sem uma trampa qualquer e a postura de um “verdadeiro democrata” que Chávez vinha apresentando, sempre me pareceu ser sintoma de algum trunfo na manga que o delinqüente mental tinha bem escondido. Agora, penso que meu “faro” não está me enganando e isso é assustador.



Há ainda nas notas de hoje, denúncias graves relacionadas à Armada Naval, que muito me lembraram certas situações vividas pela nossa gloriosa Marinha do Brasil. Há denúncias de crime de narcotráfico, e uma carta escrita pelo prefeito da cidade de Baruta, encarcerado injustamente na polícia política do regime chavista, a DISIP.



Espero amanhã trazer notícias de Cuba, pois lá, todo dia tem tragédia; apenas meus queridos amigos cubanos me pouparam de mais dissabores nesse final de semana.



Boa leitura e até amanhã!



VOCÊ SABIA?



Por Miguel Angel Nieto



1. Sabia você que se o RR for em 15 de agosto, e os resultados forem dados no dia 20, o TSJ poderia interpretar que o RR se deu oficialmente no momento dos resultados?



2. Você sabia que a empresa automatizadora não tem nenhum tipo de experiência em eleições?



3. Você sabia que as máquinas que vão utilizar no RR são as mesmas que as loterias usam nos jogos on-line?



4. Sabia você que por não haver auditoria “enquanto está quente”, nunca se saberá se os resultados expressados pelo computador equivalem à vontade popular?



5. Sabia você que se o oficialismo for ao TSJ com qualquer tipo de recurso, se paralizará o RR até depois do dia 19 de agosto?



6. Você sabia que na quarta-feira 9 de junho, o TSJ aprovou uma lei que afirma que, mesmo Chávez sendo revocado, pode ser candidato imediatamente?



7. Você sabia que Chávez tem julgamentos pendentes em Haya, e que imediatamente após sair do poder seria preso? Ainda assim, tem gente que crê que Chávez entregará o Governo pacificamente...



8. Você sabia que no lapso de dois meses daqui até o RR, o regime o utilizará para armar ainda mais seus acólitos e aprovar a reforma do Código Penal?



9. Você sabia que Chávez acabará por substituir a nossa Força Armada Nacional por milícias?



10. Sabia você que foi aprovada a Lei da Mordaça e a Lei de Polícia Nacional?



11. Sabia você que no dia 10 de junho Ezequiel Zamora, Vice-presidente do CNE, denunciou uma iminência de fraude no organismo?



12. Sabia você que quem tenha assinado (o “reparo”), não poderá ser membro de mesa no RR?



O REGIME sairá pacífica e eleitoralmente ou está ganhando tempo?



Fonte: www.VenezuelaNet.org



Carta de Henrique Capriles, Prefeito de Baruta, ao país, desde sua cela na prisão da DISIP



Nota: Para os que não vivem aqui, ou regressaram antes de 1998, ano no qual foi eleito Chávez como Presidente da Venezuela, Henrique Capriles é um advogado de aproximadamente 34 anos, encarcerado há mais de um mês, tendo sido eleito democraticamente Prefeito de Baruta e acusado de atentar contra a Embaixada Cubana em abril de 2002, quando Chávez foi derrocado por algumas horas. Existe um vídeo onde o Embaixador de Cuba agradece ao Dr. Capriles por hever-lhe oferecido proteção, enquanto um grupo de opositores a Chávez gritava palavras de ordem contra Cuba nos arredores da Embaixada, à qual está localizada dentro de sua Prefeitura.



Saudações, Leonel



Helicoide, 10 de junho de 2004.



Hoje cumprem-se 31 dias desde meu encarceramento. Hoje, mais do que nunca, me sinto animado pela Venezuela que vem, pelo país que vamos descobrir adiante, pelo país onde a Justiça funcionará e onde cada um possa ser dono de seu próprio destino.



Todos os dias devemos nos perguntar se este é um país justo, não porque eu viva uma injustiça, senão porque é impossível pensar em justiça quando tendo tanta riqueza (petróleo, reservas, etc.) tenha tanta pobreza. Tanto petróleo no solo, tanto dinheiro nas reservas internacionais e tanta gente sem trabalho. Porém, sabem, esta terra de Bolívar tem algo que muitas outras nações nos invejam: minha gente, meu povo! E esse povo está muito próximo de poder expressar-se. De poder decidir entre o passado e o futuro. Temos uma realidade e esta é que em 15 de agosto haverá Referendo e que esse referendo o ganhará o futuro e não o passado. Porque a prova à qual se submeterá o governante é se há governo ou não, se temos mais qualidade de vida, mais segurança, mais e melhor educação, saúde, menos corrupção, enfim, a tarefa de um governo. Porque os governos existem para trabalhar em favor das pessoas e não contra elas e, sobretudo, com honestidade, transparência.



Outro dia me enviaram uma carta em que dizia: “Não digas a Deus quão grandes são teus problemas; diz a teus problemas o quão grande é Deus, e verás como eles se desvanecem”. E assim é. Deus está conosco, Deus está com a Venezuela e Deus permitirá que a Justiça se imponha. O cárcere e a prisão jamais nos tirarão a esperança de viver em um país justo para todos.



Para sempre e desde a DISIP, no momento,



Henrique Capriles Radonski - Prefeito de Baruta



Fonte: www.VenezuelaNet.org



Apanharam o Capitão de navio (chavista) Rodríguez Chacín



Tal como me chegou, repasso, ainda sem confirmação. Ana



Pegaram o Capitão de navio (chavista) Rodríguez Chacín ajudando os movimentos indígenas do Equador. Foi detido pelo Exército equatoriano.



Há que IMPEDIR que o regime negocie e se esconda tudo. O regime está tentando abafar o caso e impedir a informação; há gravações. Estão tentando negociar em troca de alguns embarques de gasolina. O DAS o confirmou.



Fonte: www.VenezuelaNet.org



“O NARCOTRANSPORTE”



O Transporte ARBV Capana T-61 da Armada, regressou há 15 dias de Miami, onde devia ter atracado no cais da Base Naval de Puerto Cabello com um carregamento de móveis e utensílios e linha branca, porém, na última hora foi desviado misteriosamente para o Apostadero Naval de Turiamo. A razão é que fontes de inteligência internacionais (a DEA?) informaram às autoridades venezuelanas sobre um carregamento de cocaína que encontrava-se nesse navio da Armada Venezuelana e que não pôde ser desembarcado no território dos Estados Unidos, graças a um trabalho de vigilância e inteligência que permitiu abortar a entrega durante a estadia do navio em Miami.



O alarme desnorteou o movimento de emergência do Comandante da Armada VA Maniglia, o Comandante Naval de Operações VA Perozo e o responsável direto pela frota CA Ugarte Acosta que é o Comandante da Esquadra. Este delito tem sido manejado com muita discreção; atualmente o navio está na Base Naval de Puerto Cabello, porém a tripulação está isolada, as investigações continuam, parece que foram apreendidos 15 kilos da droga. Recentemente ocorreu um caso similar na Colômbia e a tripulação do Navio Escola Gloria foi destituída e passada à ordem dos tribunais competentes, sem ocultar nada à opinião pública. Por que aqui não se fez o mesmo? Será que há peixes grandes implicados?



As autoridades navais devem dar uma explicação ao país...



“A perseguição”



Ao Capitão de Corveta Domínguez Moreno, que foi meu ajudante, desde que me pronunciei contra o regime, não o têm cessado de humilhar e perseguir, para que peça baixa ou cometa uma falta, de maneira que possam expulsá-lo da Armada. Pois bem, este excelente oficial tem agüentado de tudo. O enviaram para realizar o curso de COMANDO E ESTADO MAIOR NAVAL para que fracassasse e assim pudessem expulsá-lo. Resulta que este oficial tirou a maior nota do curso e o Vice-Almirante chavista Maniglia, em um ato de desespero deu a ordem para que não apresentasse a tese e não pudesse se graduar, e que o retirarão da Armada se interpuser um recurso e não lhe fizessem caso. O VA Maniglia chamou o Capitão de Corveta e lhe disse que o expelira e que esqueça-se que MOLINA TAMAYO regressará ao país talvez dentro de dez anos, já que os chavistas controlam as FAN.



É bom que se saiba o que sucede com os oficiais com pujança dentro das FAN. Se aplicará justiça quando caia o regime, de maneira que nunca mais suceda na Venezuela o que está padecendo hoje a SOCIEDADE.



Saudações, continuemos na luta; falta pouco!



Carlos Molina Tamayo

Contra-Almirante da República da Venezuela – no exílio
.



Desmoralização da Armada



A escola de groumetes da Armada em Catia de La Mar está paralizada desde dias antes do reparo das assinaturas. Muitos dos não juramentados estão abandonando a escola, por não haver atividade nenhuma. O treinamento de nado e salvamento só operou na primeira e segunda companhia; a terceira, está abandonada.



Fonte: www.VenezuelaNet.org



Traduções: G. Salgueiro



Nenhum comentário: