terça-feira, 14 de janeiro de 2003

Na última edição do Notalatina nós denunciamos a ameça de fechamento das emissoras de televisão que não rezassem pela cartilha chavista. Hoje, trazemos um comunicado da Indústria de Rádio e Televisão Venezuelana acerca dessa “ameaça”, tecendo sérias considerações sobre o comportamento raivoso, histérico e criminoso do tiranete Chávez, exortando a comunidade internacional e prestar mais atenção nos desmandos desse delinquente.



Ainda nessa edição, várias outras denúncias graves do desmantelamento em que se encontra a Venezuela atualmente: passageiros de um vôo oriundo da Holanda, denunciam o desembarque de iraquianos, cheio de aparatos no solo venezuelano; um ex-chefe militar colombiano afirma que as “Milícias Bolivarianas” são treinadas pelas FARC; em cadeia nacional, Chávez ameaça as escolas que aderiram à greve e a convocatória da Organização de Solidariedade dos Povos da África, Asia e América Latina (OSPAAAL) a todas as forças revolucionárias a se unirem em favor do delinquente Hugo Chávez.



COMUNICADO DA INDÚSTRIA DE RÁDIO E TELEVISÃO VENEZUELANA



CONSIDERANDO



- Que no dia de hoje, sexta-feira 10 de janeiro de 2003, o Presidente da República Bolivariana da Venezuela, cidadão Hugo Chávez Frías, dirigiu-se à Nação através de uma cadeia nacional;



- Que durante o transcurso dessa alocução proferiu, como é seu costume, insultos, ofensas, falsas acusações, agressões verbais e ameças contra diversos setores da vida nacional;



- Que esta intervenção abusiva do cidadão Hugo Chávez Frías, ao sentenciar sem provas e de maneira pública sobre a moralidade e conduta de outros cidadãos venezuelanos, reflete o grave problema da inexistência da separação de poderes na Venezuela, incorrendo, entre outras graves infrações ao ordenamento constitucional, em usurpação de funções;



- Que essa reiterada e insultante atitude do cidadão Hugo Chávez Frías teve como um de seus insultados, os meios de comunicação e seus representantes;



- Que as expressões do cidadão Hugo Chávez Frías constituem um triste exemplo do que o comitê de ministros do Conselho da Europa denominou ”a linguagem do ódio” e representam uma flagrante violação da Constituição vigente na Venezuela, do pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, da Convenção Americana sobre Direitos Humanos e constitui um novo desconhecimento das medidas cautelares e provisionais outorgadas pela Comissão e da Corte Interamericana de Direitos Humanos respectivamente;



- Que esta conduta do cidadão Hugo Chávez Frías instiga à violência contra os meios de comunicação, seus representantes e seus trabalhadores;



- Que esta instigação sistemática à violência por parte do cidadão Hugo Chávez Frías já cobrou vidas e continua pondo em risco a segurança e a vida das pessoas, e em especial, dos que trabalham nos meios de comunicação social da Venezuela.



RESOLVE:



Primeiro:



Manifestar seu mais rotundo repúdio a esta já reiterada atitude do cidadão Hugo Chávez Frías e exigir-lhe que deponha sua conduta de instigação ao ódio que tanto dano, morte e dor tem semeado na Venezuela.



Segundo:



Exigir aos representantes dos Poderes Públicos que, apesar do seqüestro de sua autonomia por parte do cidadão Hugo Chávez Frías, rechacem e colaborem na tarefa de deter estes desvios autoritários que violam a ordem constitucional e alteram a paz da República.



Terceiro:



Exortar os organismos internacionais a que fixem sua atenção no processo venezuelano ante o iminente perigo que seus cidadãos e em especial seus meios de comunicação social enfrentam, ante a inconstitucional e autocrática posição assumida pelo cidadão Hugo Chávez Frías.



Fonte: La Voz de Cuba Libre – www.lavozdecubalibre.com



IRAQUIANOS DESEMBARCAM NA VENEZUELA COM MUITO APARATO, INFORMAM PASSAGEIROS DO VÔO 775 DA KLM



Um grupo de passageiros do vôo 775 da KLM, procedente da Holanda, denunciou do Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía, a entrada de cidadãos iraquianos em território venezuelano, com a suposta missão de mobilizar navios petroleiros que encontram-se fundeados nas costas do país.



Ante os meios de comunicação, vários passageiros asseguraram que os iraquianos viajaram em primeira classe e foram recebidos pelo pessoal de imigração que – segundo testemunhas no aeroporto – agilizaram o procedimento correspondente à entrada de estrangeiros na Venezuela. “Os funcionários da imigração brindaram toda sua colaboração para passar primeiro estes estrangeiros que, além disso, os estavam esperando. Não é possível que tenham-se rido na cara de todos os que viajávamos neste vôo de nove horas”, informou uma das passageiras que se encontrava no avião.



Mesmo assim, várias pessoas asseguraram que os estrangeiros foram caçaroleados pelas pessoas que se encontravam esperando seus familiares e amigos em Maiquetía.



Fonte: El Nacional



EX-CHEFE MILITAR COLOMBIANO ASSEGURA QUE AS FARC TREINAM OS CÍRCULOS BOLIVARIANOS



O general Harold Bedoya Pizarro, ex-comandante militar colombiano e ex- candidato presidencial, descreveu a Venezuela como um “santuário” para a guerrilha de seu país, uma via de trânsito, alívio para o terrorismo internacional, e um importante ponto de conexão para o tráfico internacional de armas, resenhou DPA.



A denúncia de Bedoya Pizarr foi recolhida hoje no diário El Nuevo Herald de Miami. Segundo o ex-chefe militar, os grupos da guerrilha colombiana, em particular as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) “atuam livremente ao largo dos 2.200 km. De fronteira que têm a Colômbia e a Venezuela”, e inclusive provêem treinamento aos chamdos Círculos Bolivarianos que apoiam Hugo Chávez.



O general disse: “Tomamos conhecimento por informes de que na zona do Calguán, na época do presidente Andrés Pastrana, negociavam-se os sequestros com os delegados mandados por Chávez. Essa é a realidade. E, ademais, os grupos do ELN saem da Colômbia de helicóptero, entram na Venezuela, e daí os enviam a Cuba”.Bedoya acusou Chávez de atuar em conivência com Fidel Castro não só para introduzir armamento para a guerrilha, como também para prestar apoio aos grupos irregulares em zonas de alívio e facilitando-lhes o trânsito para e de Cuba. “O Exército colombiano tem documentada as incursões da guerrilha colombiana do território venezuelano”, disse ao jornal.



As declarações de Bedoya tornaram-se conhecidas quase imediatamente depois de que o coronel ativo da Guarda Nacional venezuelana, Manuel Carpio Manrique denunciasse publicamente que o Governo venezuelano autorizou o trânsito de dois conteiners carregados com armamento para serem “vendidos por altíssimas somas de dinheiro a organizações subversivas a outros países, particularmente a Colômbia”.

Bedoya informou que “o tráfico de armas é comum na Venezuela. A quantidade de armamento que se confisca dos grupos armados colombianos, procedente da Venezuela, inclusive os marcados com o escudo do exército venezuelano, é enorme”.



Fonte: El Universal – Miami

EM CADEIA NACIONAL, HUGO CHÁVEZ AMEAÇA ESCOLAS GREVISTAS DEMONSTRANDO SUA ABSOLUTA INTOLERÂNCIA



Em cadeia nacional, o Presidente da República, Hugo Chávez Frías, pediu ao povo que nesta segunda-feira se apresente em frente ás escolas que estejam fechadas, realizem assembléias populares e e se encarreguem dos centros educativos.



”Os conspiradores querem que as escolas sejam conduzidas pelo mesmo povo?, pois é isso o que faremos (...) o povo sabe o que tem que fazer com suas escolas”, disse o presidente para acrescentar ”a estes governadores a quem se lhes transferiu o manejo das escolas e hoje estão sabotando as escolas, pois vamos buscar uns bons advogados para buscar a via da intervenção da educação nesses estados, e nesses municípios de sabotadores”.



Durante o ato de juramento da Frente Nacional em Defesa ao Direito à Educação, o chefe de Estado indicou que serão tomadas medidas administrativas correspondentes. Assim como na PDVSA despedimos mais de mil sabotadores, (...) pois igualmente, se temos que despedir por abandono de trabalho e além disso demití-los por delitos penais violatórios da Constituição diretores de colégio, mestres ou mestras que descumpram com o seu dever, o faremos, nisso não temos problemas”.



Também ordenou ao Ministério de Educação Superior suspender o envio de recursos às universidades que paralizem suas atividades. A mensagem foi clara: se não há aulas, “o governo bolivariano não lhes mandará um centavo”. O presidente Hugo Chávez está estabelecendo uma variante do dogma castrista: ”Com a Revolução tudo, sem a Revolução nada”.



Fonte: La Voz de Cuba Libre – www.lavozdecubalibre.com



SECRETARIADO EXECUTIVO DA OSPAAAL CONCLAMA APOIO A CHÁVEZ



O Secretáriado Executivo da Organização de Solidariedade dos Povos da África, Ásia e América Latina (OSPAAAL) chama a todas as forças revolucionárias, progressistas e democráticas do mundo todo, para que condenem as ações desestabilizadoras contra o regime constitucional do Presidente Hugo Chávez Frías, e a expressar sua solidariedade com o povo venezuelano que hoje está nas ruas respaldando consequentemente seu Presidente, a Constituição e o processo revolucionário bolivariano.



SECRETARIADO EXECUTIVO DA OSPAAAL



Fonte: La Voz de Cuba Libre – www.lavozdecubalibre.com





Nenhum comentário: