quinta-feira, 9 de janeiro de 2003

Conforme o prometido, o Notalatina traz informações sobre a ainda tensa situação na Venezuela. São muitas denúncias, graves e que merecem bastante atenção, sobretudo num momento em que o “Eixo do Mal” tem-se articulado para levar a população, sobretudo a estrangeira, a crer que o golpista Hugo Chávez está sendo “vítima” de um golpe promovido pela “burguesia insatisfeita” com seus projetos sociais, e por “militares traidores”.



É preciso estar muito atento a emissoras de televisão e jornais que trabalham para a ”nomenklatura”, sendo a principal porta-voz, a jornalista Lucía Newman, da CNN, uma chilena, casada com um cubano integrante do Partido Comunista Cubano, e que está sempre onde há um conflito esquerda-direita, para distorcer os fatos, e “desinformar” a população. Há ainda nesta edição, a confirmação de que desde dezembro, petroleiros cubanos estão prontos para viajar à Venezuela, para acabar com a greve no setor.



FURA-GREVES CUBANOS PRONTOS PARA VIAJAR À VENEZUELA



HAVANA, 31 de dezembro (Ana Leonor Díaz, Grupo Decoro – www.cubanet.org) – Contrariando o desmentido do governo de Cuba, uma fonte da navegação Petrocost revelou que desde meados de dezembro há petroleiros cubanos prontos para viajar à Venezuela e romper a greve petroleira nesse país. A fonte, que pediu anonimato, disse que a agência empregadora Güincho Crewing Agency solicitou a capitães e demais oficiais experts em navios petroleiros que estivessem prontos para serem enviados à Venezuela.



Os marinheiros cubanos devem reportar sua localização a cada quatro horas à agência, além de terem prontos seus passaportes e equipamentos. De acordo com a informação proporcionada por esta fonte, o desmentido do governo cubano é “tecnicamente correto”, pois não se tratava de enviar tripulantes (marinheiros subalternos), mas capitães e oficiais, ou seja, pessoal de comando.



No dia 21 de dezembro uma nota da chancelaria cubana desmentiu que o governo se dispunha a enviar tripulações de marinheiros à Venezuela, para interromper a parada dos trabalhadores da empresa Petróleos da Venezuela (PDVSA), que pôs à beira do colapso o governo de Hugo Chávez.



Esta informação foi transmitida por telefone, pois o governo de Cuba não permite ao cidadão cubano acesso a Internet.



DENUNCIAM ENVIOS DE PETRÓLEO A CUBA EM MEIO À CRISE



Caracas, 5 de janeiro de 2003 – O presidente do sindicato único dos trabalhadores petroleiros Unapetrol, Horacio Medina, acusou hoje o presidente Hugo Chávez de foencer petróleo a Cuba, enquanto a cidadania vê-se obrigada a fazer longas filas nos poucos postos de abastecimento, pela escassez de combustível, disse DPA> Medina asseverou que o Governo carregava hoje uma embarcação com 230 barris de óleo cru, para enviar à ilha caribenha.



”Não entendo como é possível que se envie petróleo a Cuba, em meio desta crise e a escassez de gasolina que existe no país”, assinalou. Medina acrescentou que a empresa estatal cubana Cupet deve a Petróleos da Venezuela 49 milhões de dólares, o que torna mais “incompreensível” a conduta do Governo.



Este é o segundo envio a Cuba em poucos dias, já que na sexta-feira saiu outro navio à ilha com uma quantidade similar de óleo cru. Não vejo outra explicação para esta conduta, a não ser que a amizade e a ideologia de Chávez e do líder cubano Fidel Castro estejam acima dos interesses do país”, expressou. O Governo recorreu a importação do petróleo de outros países, como Brasil e Trinidad y Tobago, como paliativo ao desabastecimento de gasolina no país, enquanto se articula para a contartação de pessoal da Argélia para tratar de operar as instalções petroleiras



Fonte: El Universal



DENÚNCIA



Como podem constatar, não se deu e possivelmente não se dê o “Alô Presidente” de hoje, domingo 5 de janeiro. Em seu lugar, atualmente está sendo gravada uma mensagem para esta noite, declarando o Estado de Exceção. Essa mensagem se fará passar como se fosse direta, mas não será “ao vivo”, uma vez que já está tudo pronto para pôr Chávez bem resguardado e que ninguem saiba onde está.



Por favor passem essa mensagem, é necessário prevenir e que nada nos tome de surpresa.



Eleonora Bruzual



CNN MENTIROSA



Senhores,



Que classe de jornalismo é o que os senhores estão levando a cabo?

Quem lhes paga?



Ontem, 3 de dezembro, estivemos junto com nossa família na marcha pacífica pelo lado da oposição venezuelana. Temos vídeos onde conversamos com sua produtora, uma jovem (não Lucía Newman, que já tem demonstrado em Cuba sua total preferência para com esse regime autoritário, ditatorial e comunista) – e se vê CLARAMENTE, como é atingida por gases e agredida pelos grupos chavistas e militares do governo, e junto a ela e sua assistente – um jovem a quem tivemos que dar um pouco de vinagre pelos efeitos dos gases – estavam as pessoas da oposição – de onde não se lançou NEM UMA pedra, nem garrafa!!! Somente homens, mulheres, jovens, velhos e até crianças com apitos e bandeiras. As fimagens falam por si sós.



Senhores, ponho meu vídeo contra seu artigo onde disse que os grupos se atacaram mutuamente, que atiraram garrafas e pedras de ambos os lados.



Senhores, tenham UM POUCO de vergonha e honestidade com seu público! Nessa marcha haviam milhares de opositores ao governo corrupto e assassino do inquilino temporário de Miraflores, e todos VIMOS e vivemos o que ocorreu, e por outro lado, um grupo de desadaptados sociais, mercenários do governo que estão em sua maioria claramente alterados pelo uso de drogas e álcool.



Lhes digo que solicitarei a TODOS os cabo-operadores da Venezuela que dêem baixa na CNN. Boicotem a CNN no mundo!!!



Pelo que vejo hoje como os senhores resenham as notícias da Venezuela, falsas serão TODAS as suas notícias.



São uma vergonha para o meio jornalístico!



SHAME ON YOU!



Quero ver se se atrevem a publicar esta carta. Mentirosos!



Gloria Roland Haiek

Caracas, Venezuela



PS. Essa carta foi enviada à rede de televisão CNN



PROVÁVEL GUERRILHEIRO DA ELN ENTRE AS VÍTIMAS DO ENFRENTAMENTO NA VENEZUELA



Segundo informações transmitidas pela emissora caraquenha Unión Radio Noticias, o DAS (Segurança do Estado) da Colômbia admitiu que o cidadão colombiano Jairo Gregorio Morán, que foi uma das duas baixas do oficialismo no recente enfrentamento na Av. de Los Próceres, em Caracas, era um guerrilheiro da ELN (Exército de Libertação Nacional) da Colômbia. O indivíduo também tinha uma ampla ficha criminal na Venezuela, mas, apesar disso, recebeu serviços fúnebres com honras de Herói Nacional.



Apesar de sua irmã ter protestado ante a mídia e ter mostrado documentos que creditam a nacionalidade venezuelana, soube-se e tem sido denunciado por um grande número de dissidentes do regime chavista que guerrilheiros colombianos foram introduzidos furtivamente e documentados na Venezuela, para participar dos planos repressivos do governo.



Estas são as primeiras baixas do oficialismo, o qual desatou uma enérgica resposta do chavismo e seus adeptos, muito desproporcional em relação às dezenas de vítimas da violência chavista desde abril passado.



De Miami, para La Voz de Cuba Libre, reportou Rafael Coutin



NOMEARÃO REICH ENVIADO PRESIDENCIAL PARA AS AMÉRICAS



Tim Jonhson e Andrés Oppenheimer

The Miami Herald – Janeiro 8, 2003



Espera-se que a administração Bush anuncie uma reorganização de sua equipe de política latino-americana, que incluirá a nomeação do diplomata Otto Reich como ”enviado presidencial” às Américas, evitando assim uma batalha por sua confirmação no Senado, disseram ontem funcionários da administração.



Reich, de origem cubana, teve que encerrar suas funções no mês passado como o funcionário de maior autoridade para a América Latina, por não poder conseguir a confirmação senatorial. Agora irá mudar-se para a Casa Branca e se reportará diretamente a Condoleezza Rice, a assessora nacional de segurança, segundo os funcionários. Espera-se que o anúncio se concretize na semana que vem.



O substituto de Reich no Departamento de Estado será Roger Noriega, que atualmente serve como embaixador na ONU, disseram as fontes. Noriega era encarregado dos assuntos latino-americanos para o antigo senador Jesse Helms, republicano pela Carolina do Norte, que aposentou-se no mês passado.



Reich e Noriega consideram-se de linha dura em relação à Cuba e outros temas latino-americanos. Reich, um antigo embaixador na Venezuela, havia sido praticamente vetado pelo senador Christopher Dodd, democrata por Connecticut, e outros democratas opostos ao embargo.



Desde que Reich saíra do Departamento de Estado em fins de novembro – quando viu-se legalmente obrigado a renunciar por não ter apoio do Senado – não estava claro se haveria um novo esforço de confirmação este ano.



A decisão da administração de colocar Reich em um cargo que não requeira confirmação senatorial, evita a necessidade de enfrentar outra batalha no Senado, onde o resultado era incerto apesar de encontrar-se sob o controle republicano. O novo cargo de Reich seria uma versão um tanto diminuída do escritório de “enviado presidencial” para a América Latina, criada durante o governo Clinton e dissolvida por Bush.



Reich terá uma secretaria e pessoal num edifício adjacente à Casa Branca e se reportará a Rice, disseram funcionários. Porém, seus partidários afirmam que poderá representar um importante papel, porque trabalhará em contato direto com Rice e, por conseguinte, terá fácil acesso ao Presidente.



Fonte: La Voz de Cuba Libre – www.lavozdecubalibre.com



Nenhum comentário: