Hoje é um dia extremamente importante para a Colômbia e todo o nosso continente, pois se decidirá nas urnas quem será o substituto legítimo do presidente Álvaro Uribe. No momento em que escrevo estas linhas as urnas eleitorais acabam de ser fechadas e as eleições concluídas. Entretanto, numa primeira parcial Patricia Janiot, de CNN em Espanhol, que sempre faz as grandes coberturas eleitorais latino-americanas, acabou de informar que com vinte e poucos por cento das mesas escrutinadas, 69,2% dos votos foram para o candidato governista, Juan Manuel Santos, enquanto Antanas Mockus está com 27,67%.
Como venho dizendo há tempo aqui neste blog, Santos não é meu candidato preferido por ser uma pessoa muito vaidosa e orgulhosa, além de não ter o carisma e a diplomacia de Uribe, mas de longe é o único candidato apresentado que pode dar continuidade ao Plano de Segurança Democrática implantado pelo presidente Uribe, sobretudo por ter participado ativamente enquanto seu ministro de Defesa.
Assim que cheguei em Bogotá observei que a cidade é cercada por imensas montanhas verdes que demonstram ter uma mata muito densa e fechada. Conversando com um amigo colombiano perguntei se era ali que as FARC se escondiam e ele, numa gostosa gargalhada, me respondeu que “era até 8 anos atrás”. Depois que Uribe assumiu a presidência e implantou este plano, as FARC estão cada vez correndo mais para a periferia, buscando regiões fronteiriças com países como Venezuela, Equador, Panamá e Brasil, que sempre lhes ofereceram apoio através do Foro de São Paulo. A capital Bogotá está praticamente livre de seus ataques, assim como dezenas de outros estados mais próximos da capital.
Com a espetacular Operação Camaleão, que citei na última edição, os colombianos viram com mais clareza – se alguma dúvida ainda havia – que o sucessor de Uribe tinha que ser alguém que desse continuidade a este trabalho magnífico de derrotar as FARC. A Colômbia, como vários outros países civilizados, não pára por causa de um jogo de futebol mas pára para homenagear seus heróis, resgatados e os que os resgataram. Nesta edição disponho para meus leitores dos vídeos que mostram como se passou esta magnífica operação que gastou muita munição mas não derramou uma só gota de sangue, pois o fator surpresa foi tão espetacular que os guerrilheiros largaram seus reféns e saíram correndo sem sequer tentar revidar os tiros e granadas; queriam apenas se salvar de uma morte certa.
Esta operação vem sendo desenvolvida há 8 meses e um dos coronéis que a idealizou também participou das outras duas operações que marcaram o governo Uribe e colocaram as Forças Militares colombianas entre as melhores do mundo: Operação Xeque e Operação Fênix, que devolveu à liberdade 15 policiais, militares, os três norte-americanos e Ingrid Betancourt, e a que destruiu o acampamento de Raúl Reyes.
Imaginem que alguns soldados chegaram a passar 15 dias disfarçados de árvores para colher informações e precisar, milimetricamente, o local onde estavam os seqüestrados!
Bem, mas não quero me alongar mais, pois a melhor notícia que posso dar é que Juan Manuel Santos já pode ser dado como o novo presidente da Colômbia, pois 75% das mesas já foi escrutinada com um resultado de 68,9% para Santos contra 27,7% de Mockus. Noto a cara de insatisfação da jornalista Claudia Palacios ao revelar este resultado, e as desculpas que encontrava para justificar a derrota de Mockus, alegando que ele “não teve oportunidade de se expressar corretamente”. Sem comentários...
Amanhã escrevo mais e faço uma análise mais detalhada desta eleição, poruqe agora quero fazer um brinde à manutenção da democracia, da Segurança Democrática e do respeito ao Estado de Direito no ÚNICO país do nosso continente. Que Deus abençoe a Colômbia e seu povo maravilhoso! Viva Uribe, viva a Colômbia e viva Juan Manuel Santos! Fiquem com Deus e até a próxima!
Comentários: G. Salgueiro
Graças a Deus! Um Homem sério na continuação do governo Uribe. Que Deus o abençoe muito.
ResponderExcluirGraça, você e Olavo têm, no mínimo, um dedinho de honra nesta vitória.
Parabéns pelo trabalho e dedicação à verdade.
Abraços fraternos.
Grande notícia Graça. Essa valeu muito mais, do que se o Brasil ganhasse todas as Copas.
ResponderExcluirDeus abençoe a Colômbia.
Hamilton
Perfeito!!!
ResponderExcluirGraça, parabéns pela cobertura. Maravilhoso, tudo. Grandes irmãos colombianos.
Pergunta: desta vez o que diziam as "empresas de propaganda do FSP", as mesmas que disseram que no primeiro turno existia um empate técnico? Desta vez tentaram manipular as pessoas do mesmo jeito?
Abraços Graça!!!
Alex
Euclides, amigo,
ResponderExcluirSim, me sinto muito feliz em saber que "talvez" possa ter mudado alguns votos a favor de Santos nas palestras e entrevistas que fiz. Com relação ao Olavo, tenho certeza de que ele tem muita responsabilidade nisso, pois suas palestras foram ouvidas com muita atenção e o respeito que ele merece.
Talvez amanhã eu já possa disponibilizar aqui o discurso de Santos que foi muito bom!
Mas já estou com saudades de Uribe... :-(
Abração!
MG
Pois é, Hamilton!
ResponderExcluirNo Brasil as pessoas desdenham do que se passa com os nossos vizinhos e não percebem a importância que esta eleição tem para nós.
Deve ter sido um soco no estômago da petezada, a vitória de Santos, pois eles preferiam o palhaço Mockus por ser facilmente manipulável.
Perderam, e feio!
Deus é grande a muitas vitórias mais ainda vão transbordar na Colômbia porque aquela gente merece.
Abração!
MG
Alex, querido,
ResponderExcluirNão; desta vez - apesar de ser óbvia esta vitória - eles não arriscaram sua credibilidade e ficaram caladinhos.
Mas você não pode imaginar o tamanho da minha alegria, porque em seu discurso de há pouco Santos foi muito claro: as FARC que se cuidem porque ele não vai dar trégua nem um só dia!
Que Deus o abençoe e proteja, pois ele vai precisar muito disso!
Beijão!
MG
Parabéns ao sucessor de Uribe! Continuidade à defesa da arduamente conquistada liberdade, contra o esquerdismo parente de Chávez e Lula!
ResponderExcluirFalta ainda aos povos do Brasil, Venezuela e Argentina expulsarem a esquerda dos cargos políticos. E sem esquecer de Cuba, a última fronteira!
Saludos, D. Graça Salgueiro. Nós, do Partido Alfa, prevemos que seria uma vitória esmagadora da Direita na Colômbia, e o foi. Oxalá seja o principio de uma guinada à Direita em toda a América Latina. Nuestras congratulaciones más especiales a todos usteds. Ruben Baz.
ResponderExcluirSr. Graça Salgueiro,
ResponderExcluirPor favor, defina logo pra quem a senhora trabalha, se é para CIA, para o Uribe ou para o Exercito Colombiano. Aliás, eu teria um uso mais profilático para essa carta do Uribe que a senhora ostenta
Quem não tem o que disser inventa, né seu anônimo. Dá pena ver a falta de argumento, de propostas, de idéias, de debates "nêsti paíz".
ResponderExcluir