Nesta entrevista, que vem precedida da nota que traduzo abaixo, Alejandro revela, dentre outras coisas, que a esposa do candidato Mauricio Funes, do ex-bando terrorista e hoje partido político legalizado Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN), membro do Foro de São Paulo, é brasileira e representante do PT naquele país centro-americano. Precisa explicar mais alguma coisa? Até o domingo será publicado um artigo meu, rebatendo a desinformação plantada pelo jornal Folha de São Paulo acerca desta eleição.
Comentários e traduções: G. Salgueiro
*****
UnoAmérica – 12 de março de 2009
Peña Esclusa: Alerta sobre El Salvador
Bogotá, 12 de março – O presidente de UnoAmérica, Alejandro Peña Esclusa, foi entrevistado esta manhã no programa do ex-ministro Fernando Lodoño, La Hora de la Verdad, que vai ao ar através da cadeia radial Súper.
Interrogado sobre as eleições presidenciais salvadorenhas, que serão realizadas no próximo domingo 15 de março, Peña Esclusa advertiu que, se perder as eleições, o candidato da Frente Farabundo Martí de Libertação nacional (FMLN), Mauricio Funes, provavelmente vai desconhecer os resultados, o qual poderia gerar uma espiral de violência nesse país centro-americano.
Funes vem denunciando – sem fundamento algum – uma possível fraude eleitoral. Peña Esclusa disse que Funes poderia se comportar como o ex-candidato presidencial mexicano Andrés Manuel López Obrador, que quis arrebatar pela força o que perdeu nas eleições. “Este cenário de violência conta com o aval de Hugo Chávez, que tem financiado ilegalmente a campanha do FMLN”, disse Peña Esclusa.
Os aliados internacionais do FMLN – agrupados em torno do Foro de São Paulo – se preparam para dar respaldo a Funes, sem sequer receber a informação oficial do Tribunal Supremo Eleitoral. Alguns deles já se encontram em El Salvador. Esta manobra se assemelha à que realizaram os integrantes da UNASUR em setembro de 2008, quando – reunidos no Chile – culparam a oposição boliviana pelo massacre de Pando, exonerando de toda a culpa o verdadeiro responsável, Evo Morales, sem sequer escutar a versão das demais partes envolvidas.
Embora seja certo que Hugo Chávez será o principal protagonista e coordenador do apoio internacional ao FMLN, não se pode perder de vista Lula da Silva – fundador do Foro de São Paulo e integrante da UANSUR – posto que a esposa de Mauricio Funes, Wanda Pignato, de origem brasileira, é a representante do Partido dos Trabalhadores do Brasil para a América Central.
A União de Organizações Democráticas da América – UnoAmérica – faz um chamado a todas as forças democráticas da região para manter-se alertas e vigilantes, a fim de contrapor-se à possível manobra do Foro de São Paulo para desconhecer os resultados eleitorais em El Salvador e promover a violência nesse país centro-americano.
Tenho certeza que os leitores, também, vão acompanhar de perto o Notalatina, nestas eleições de 15 de março em El Salvador.
ResponderExcluirBom trabalho e que o Espírito Santo a ilumine!
Marcelo Motta