terça-feira, 23 de setembro de 2008





Ataque chavista ao canal Globovisión de Venezuela e Carta aos democratas da América

Por problemas de ordem pessoal não pude atualizar o Notalatina nesses últimos dias e hoje, mesmo sem condições, faço mais uma edição porque a situação na Bolívia ainda continua caótica e repleta de arbitrariedades, autoritarismo e crimes por parte do governo. Em meio à crise Evo Morales “parou a guerra” para ir ao Panamá receber um título de “Doutor Honoris Causa”, bem ao estilo Mont Pyton. Quando eu era menina e ouvia dizer que alguém recebeu um título desse, ficava imaginando o feito ou as qualidades excepcionais dentro de um campo do saber que justificavam a outorga da comenda. E, de fato, os que naquela época eram homenageados com tal honraria eram pessoas notáveis. Hoje, ao contrário, qualquer zé mané, de preferência comunista, recebe tal título. Se tudo isto não tivesse propósitos criminosos, eu diria que é surrealista.

Pois bem, o cocalero presidente Morales rumou para o Panamá onde o presidente Torrijos tem se esmerado em deixar cair a máscara de democrata, bajulando trastes com pendores de ditador como Chávez e agora Morales. Enquanto isso, foi negado o habeas corpus ao governador Leopoldo Fernández que continua preso e o Brasil, como era de se esperar, negou asilo político à família de Fernández. Claro, ele não é terrorista, não compartilha da idéia de implantar um regime comunista em seu país, daí não receber o menor respaldo dos membros do Foro de São Paulo, do qual Lula é membro fundador junto com Fidel Castro, não custa nada relembrar.

A esse respeito, Alejandro Peña Esclusa explica com clareza neste vídeo, concedido a um canal de televisão de Santa Cruz, na Bolívia, onde esteve acompanhando a situação de perto, e faz um alerta ao povo boliviano para que se mire no exemplo da Venezuela e reaja. Ele aproveita também para pedir perdão aos bolivianos pela interferência de Chávez em problemas internos de seu país, numa atitude de extrema dignidade e hombridade, caraterísticas marcantes em Esclusa e totalmente ausentes no Chapolim de Miraflores.

Além de interferir nos problemas internos dos países que dependem dos petrodólares venezuelanos, Chávez, em permanente surto psicótico agora acusa o diretor da Globovisión, Alberto Federico Ravell (na foto acima), de planejar seu “magnicídio”. Ocorre que a Globovisión está na mira deste delinqüente desde que ele fechou o canal RCTV em maio do ano passado e agora arranjou essa desculpa para atacar mais um dos seus opositores. Nesta madrugada, um bando que se identificou como “Grupo de Trabajo La Piedrita” lançou bombas lacrimogênas contra a sede da Globovisión e espalhou panfletos pelas ruas. Os panfletos declaram guerra à Globovisión e assinalam como “objetivo militar”. (Foto dos veículos utilizados na ação depredatória, acima).

A esse respeito, Lina Ron, uma deputada chavista do PSUV que é completamente desequilibrada, disse que Ravell e a Globovisión “são objetivos militares” e pediu ao governo que lhe tire a concessão. Para Lina Ron, “a Globovisión provoca dano e calúnia ao povo” acrescentando que o canal é “terrorista”. Ora, dona Ron, mas e a tv Al Jazeera que é reproduzida pela TeleSur, é o quê? Para esta desequilibrada chavista a Globovisión faz parte da conspiração para assasinar Chávez e disse que o tal bando “La Piedrita” “tem a liberdade de transitar por onde queira” e que se trata de um “grupo valente e decidido”. Mais uma vez dona Ron defende o “direito” de suas brigadas depredarem o patrimônio privado, negando, ao mesmo tempo, o direito do canal Globovisión de informar aos telespectadores as patifarias e crimes cometidos por Chávez e seus apaniguados.

Para Ravell, entretanto, o ataque contra o canal de televisão “estava por vir, pela linguagem de violência empregada por alguns funcionários do Governo, como o governador de Miranda, Diosdado Cabello e o deputado Mario Isea”. Ravell pediu ao governo e à Procuradoria para investigar o ocorrido – que, como aqui no Brasil com os vândalos do MST, vai acabar em NADA – alegando que “isto não fará o canal afastar-se do caminho eleitoral, nem falar da delinqüência, da inflação e da falta de governo”. Segundo Ravell, o canal inicia hoje a campanha eleitoral “com lágrimas nos olhos”, embora esteja seguro de que “haverá lágrimas de alegria e democracia no próximo dia 23 de novembro”, data das eleições. Em sua opinião, “é isto que aborrece os que vêem seu final eleitoral próximo”.

E em seguida o Notalatina divulga uma importantíssima carta escrita por Alejandro Peña Esclusa aos democratas da América que deve ser lida e refletida com seriedade, pois sintetiza tudo o que vimos falamos e apresentando em vídeos e áudios durante a cobertura deste evento na Bolívia, podendo ser lida também em espanhol clicando no título.

Fiquem com Deus e até a próxima!

****

Carta aos democratas da América: a Bolívia necessita de nossa ajuda



Caracas, 23 de setembro – Enquanto se escrevem estas linhas, uma das operações mais sofisticadas e perversas da história ibero-americana está sendo levada a cabo contra a Bolívia. Urge que todas as forças democráticas da região acorram em sua ajuda para evitar uma tragédia nesse país. Os fatos são os seguintes:

Em 10 de agosto de 2008 realizou-se um referendo que ratificou o mandato do presidente Evo Morales e da maioria dos prefeitos (governadores) opositores. Morales interpretou – ilegalmente – sua ratificação como uma carta branca para impor unilateralmente sua Constituição, de corte totalitário, e para desconhecer as autonomias departamentais (estaduais) que se haviam consquistado este mesmo ano, com o voto majoritário do povo boliviano.

Atentando contra a autonomia, Morales confiscou os benefícios provenientes do Imposto Direto dos Hidrocarbonetos (IDH), que correspondem às regiões, e anunciou uma consulta para referendar sua Constituição. Como era de se esperar, o povo saiu às ruas para protestar. Evo Morales ordenou reprimir os protestos, ocasionando numerosos mortos e feridos.

Sentindo-se encurralado pelos efeitos políticos do massacre, Morales pediu ajuda a seus aliados internacionais, particularmente Hugo Chávez, que ofereceu o envio de armas e tropas venezuelanas para sustentar militarmente o governo boliviano. Paralelamente, convocou-se uma reunião urgente da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), cujos integrantes – exceto um – pertencem ao Foro de São Paulo, organização política da qual Evo Morales também faz parte.

Os integrantes da UNASUL só escutaram a versão de Evo Morales, negando-se a receber os governadores opositores, apesar de que eles também foram ratificados pelo povo boliviano no mesmo dia que Morales. Em conseqüência, emitiram uma declaração parcializada, enviesada e fraudulenta, sobre a crise boliviana, culpando a oposição de tentar um golpe de Estado e de gerar violência, quando o verdadeiro culpado é Morales. Em resumo, outorgaram ao presidente boliviano uma licença para continuar matando e para impor seu projeto totalitário.

As mesas de diálogo que foram acordadas na reunião da UNASUL são uma farsa, porque obrigam a oposição a submeter-se aos desígnios do governo, sob pena de serem julgados como golpistas e/ou massacrados pelos grupos para-militares armados que se encontram em Cochabamba e Santa Cruz.

Uma mostra da parcialização e da injustiça existentes é o encarceramento do governador de Pando, Leopoldo Fernández, que foi acusado injustamente pelo governo das mortes ocorridas em seu estado, em que pese existirem inúmeras provas da responsabilidade do oficialismo nesses fatos. Tudo indica que quem ordenou a prisão de Fernández nem sequer foi Evo Moralaes, senão Hugo Chávez, que está intervindo flagrantemente nos assuntos internos da Bolívia.

A OEA tampouco garante uma mediação neutra, porque Chávez controla 21 dos 34 votos desse organismo multilateral. Insulza não se comporta como Secretário Geral da OEA, senão como candidato à presidência do Partido Socialista do Chile, organização que também pertence ao Foro de São Paulo. Quanto a Lula, mantém uma atitude aparentemente moderada, porém também exonera Evo Morales e culpa a oposição pelo ocorrido, o que não é de se estranhar, porque ele é o principal fundador do Foro de São Paulo.

O tratamento injusto e sem consideração que os aliados de Evo Morales – investidos como presidentes – dão à oposição boliviana não ajuda a resolver a crise, senão que a agrava, pondo mais lenha na fogueira. Por isso, urge constituir um Grupo de Amigos da Bolívia, conformado por cidadãos de toda a América, que sirva para contrabalançar a nefasta intervenção da UNASUL.

Fazemos um chamado a todas as forças democráticas da região a interessar-se pelo tema boliviano, a indagar qual é a realidade, a escutar todas as partes do conflito e a opor-se à ingerência indevida de Chávez e seus aliados nos assuntos internos da Bolívia.

Alejandro Peña Esclusa – Presidente de Fuerza Solidaria

Comentários e Traduções: G. Salgueiro

9 comentários:

  1. como podemos formar os grupos de amigos da bolívia?

    humberto sisley

    ResponderExcluir
  2. Olá Graça, tirando o que está ruim, o resto está bom, né?! hehehe.
    Ótima a atitude do Alejandro. Mas será que surtirá algum efeito diante destes "poderosos"?
    Veja abaixo que, enquanto isso...
    o bloco comunista segue solidário
    Grande beijo, fique em paz!

    Comissão da Unasul vai investigar morte de camponeses na Bolívia

    Uma comissão de especialistas de todos os países que compõem a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) vai investigar a violação dos direitos humanos no departamento de Pando, na Bolívia. O grupo será constituído na segunda-feira (29) e será coordenado pelo subsecretário de Direitos Humanos da Argentina, Rodolfo Matarollo.

    A decisão foi tomada hoje (24) em reunião da Unasul realizada na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

    Durante as manifestações contra o governo do presidente da Bolívia, Evo Morales, 3 0 camponeses foram mortos em Pando, na fronteira com o Acre.

    Evo Morales garantiu que o seu governo tem interesse em investigar as mortes. "O governo nacional estará esperando os delegados para essa investigação e dessa maneira esclarecer todos os acontecimentos na Bolívia", disse.

    Ele ressaltou que o objetivo do governo é garantir a autonomia legal e constitucional no país. "Quem rechaça e não quer legalizar a aprovação da nova Constituição são os inimigos do povo, especialmente do movimento campesino indígena, que historicamente apostou em uma nova Constituição, buscando igualdade e justiça social", ressaltou.

    A presidente do Chile, Michelle Bachelet, disse que a Unasul vai continuar trabalhando em apoio à democracia na Bolívia.

    Também participaram do encontro da Unasul os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; da Argentina, Cristina Kirschner, e do Paraguai, Fernando Lugo.
    Agência Brasil
    Portal Terra
    http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3206855-EI306,00-Comissao+da+Unasul+vai+investigar+morte+de+camponeses+na+Bolivia.html

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é mto bom. Parabéns pelo seu trabalho.

    Jorge Serrão foi ameaçado e acho que isso precisa ser divulgado.


    Recadinho ao Crime Organizado
    http://alertatotal.blogspot.com/2008/09/recadinho-ao-crime-organizado.html
    Por Jorge Serrão 25/09/08

    Fazer perguntas idiotas faz parte da minha atividade diária de jornalista há 25 anos. Faço uma, bem específica, aos representantes do Poder Judiciário e da Polícia Judiciária. Indago: Não é mais fácil trabalhar seriamente e desvendar crimes como o assassinato do ex-prefeito Celso Daniel (cadáver politicamente insepulto da República Sindicalista no poder), em vez de usar mecanismos judiciais ou policialescos para tentar intimidar um simples jornalista que apenas combate o Governo Ideológico do Crime Organizado?

    De cara, vou logo avisando que nunca me curvei a intimidações, quaisquer que fossem. Segundo, deixo bem claro que não faço parte do partido político no poder, não trabalho para o governo formal em nenhum de seus poderes, não corroboro com a mídia amestrada e nem faço parte de máfias ou facções criminosas. Portanto, não faço parte do Governo Ideológico do Crime Organizado.

    Por isso, não devo ser importunado em minha vida privada, sendo investigado por supostos inquéritos, como se fosse um bandido. Não sou, nem nunca serei. Ainda mais por filhotes da dita-dura. Gente que aprendeu a trabalhar usando métodos truculentos, fora da legalidade, e que hoje aproveitam suas lições do passado para aplicar na nova ordem anti-democrática atual.

    O meu recado é pessoal e tem endereço certo. Se alguém ficou nervisinho ou com raivinha de algo que o Alerta Total publicou ou veiculou, pela lei, devia antes contactar o editor do blog e pedir uma eventual retratação ou direito de resposta. O Alerta Total dá na hora.

    Agir nos subterrâneos do poder policialesco, e usar o iludido Judiciário para intimidar a atividade jornalística, através de inquéritos e inquisições de bastidor, é crime contra a liberdade de expressão prevista na Constituição. Ou será que a constituição não vale mais?
    Para mim, vale!

    Leia também: Notícia velha é que dá polêmica boa II
    http://alertatotal.blogspot.com/2008/09/notcia-velha-que-d-polmica-boa-ii.html

    Golpe dado

    Veja como estamos mesmo à caminho de um governo totalitário, travestido de democrata, no pior modelo bolchevique. O site Imortais Guerreiros publica um post de Rui Vicentini, de 8 de setembro passado, referindo-se a uma mega-festança do poder em São Paulo. Confira na íntegra a mensagem abaixo:

    Na comemoração dos 60 anos do grupo pão de açúcar [eu estive presente], a única coisa que se ouviu da ‘direita conservadora’ é a união do Brasil grande com Lula. Está se formando na elite empresarial brasileira um pensamento de que o Lula é um homem que a elite pode confiar com segurança. Empresários, e banqueiros, e ruralistas demonstraram ao lula, pessoalmente, suas intenções e projetos de que o PT continue no governo por mais 8 anos.

    Pois bem prestem atenção no meu alerta a todos. Para este projeto desta elite empresarial, é sumamente importante que a Marta vença em São Paulo. Se a Marta vencer em São Paulo é Lula quem ganhou. Ai ficará aberto mais uma reeleição do Lula com apoio da elite.

    O empresário Abílio Dinis, presidente do Grupo Pão de Açucar, foi pessoalmente se desculpar ao Lula pelo seu seqüestro em 1989 atribuído ao Lula e ao PT (o pedido de desculpa foi público). A imprensa de hoje já dá sinais de que o pedido de desculpas foi aceito e que, agora, vão em frente como aliados [empresários e Lula].

    O golpe que muitos temiam neste grupo da resistência e de militares não virá da esquerda e sim da direita e das elites corporativas.

    Detalhe:

    Havia muita gente da UDR e dos frigoríficos de carne bovina [setor a que eu pertenço] presente no encontro e todos, [b]quase por unanimidade, estão embarcando neste projeto de ‘Lula mais 8 anos’, no maior e mais rico estado da federação. Isto é um bom sinal do que poderá acontecer no futuro.

    Na Alemanha de 1930, Hitler vendeu seu peixe às elites, que o financiaram a troco dos lucros fáceis e generosos, e deu no que deu.

    Vicentini enviou a mensagem a todos os amigos, preocupados com a democracia. É bom se preocupar mesmo. A Segurança do Direito Natural no Brasil, sobretudo da privacidade do cidadão, nunca esteve tão ameaçada no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Graça,
    Vc conhece este link?

    http://www.elcato.org/node/2080

    ResponderExcluir
  5. Olá, amiga. Passe lá no Clausewitz, pois tem um prêmio para você lá...

    http://blogdoclausewitz.blogspot.com/2008/10/prmio-por-el-apoyo-las-vctimas-del.html

    ResponderExcluir
  6. Venho visitar o seu blog porque aprendo muito.
    E também com o Mestre Olavo de Carvalho.
    Mas o "´Mídia Sem Máscara" não consigo encontrar: o que aconteceu? Foi censurado?
    Será que a Graça nos pode esclarecer?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Cara Graça,

    Deixamos um prêmio para você em nosso blog: o Prêmio Por El Apoyo a Las Víctimas Del Terrorismo 2008.

    Ana

    ResponderExcluir
  8. Olá gostaria de colocar um link do notalatina em meu blog. Conheci através do Olavo de Carvalho. Acho que a internet pode disseminar informações que faça o ser humano pensar um pouco mais.
    http://saiuhoje.blogspot.com
    (deixar o link lá ou aqui no comentário)

    ResponderExcluir
  9. Oi,

    Desculpe responder com atraso mas aí vai o link do Notalatina:
    http://notalatina.blogspot.com
    Muito grata pelo interesse e divulgação!
    Abraço cordial
    MG

    ResponderExcluir

Comente este post. Insultos, baixarias ou agressões à proprietária serão solenemente ignorados.